Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equipamentos em modo Bridge processam pacotes?

    Meus caros me surgiu essa simples duvida sobre equipamentos em modo bridge. Gostaria de saber se o PPS (Pacotes Por Segundo) tem influencia em um equipamento que esta configurando em modo bridge, nesse caso estou na duvida sobre um painel novo que sera instalado no provedor que eu trabalho, o chefe veio bastante entusiasmado porque o tal painel faz 80 mil pps e quer trocar outros 2 que estamos usando por este modelo de 80 mil pps. Os 2 que já estão em uso diz no manual fazer 60 mil pps.

    Então oque me dizem sobre isso, vamos realmente ter uma grande e perceptível diferença caso façamos essa troca ou o pps não tem influencia devido utilizarmos os paineis em modo bridge?

  2. #2

    Padrão Re: Equipamentos em modo Bridge processam pacotes?

    A questão fica um pouco mais embaixo. Qual os equipamentos atuais ? Qual modelo dos novos ?

  3. #3

    Padrão Re: Equipamentos em modo Bridge processam pacotes?

    Sim, em bridge a CPU está processando os pacotes. A única exceção é quando você tem chip de switch no equipamento e está devidamente configurado, como na maioria dos equipamentos MikroTik com mais de 1 porta Ethernet.

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Equipamentos em modo Bridge processam pacotes?

    Sempre me perguntei, mas como não sou provedor e chegar no máximo 8 dispositivos em minha rede, mas na média é 2 ou 3 dispositivos mas acho que existe um certo fundamento.
    Sempre recebo via wireless, ADSL2 é uma porcaria e cara( velox) e atualmente qualquer tipo de atendimento cobram, segundo certas informações.

    Recebia no airgrid, passava no roteador via PPoE e wireless da rede ou Lan nas portas; qualquer oscilação nos dias mais quentes o roteador travava afff. Comecei a usar um roteador só para discar o PPoE e outro fazia o roteamento, mas travava ainda embora com menos frequencia. Usava um timer para desligar das 23:30 Hs até 5:00 Hs diariamente, ajudou a minimizar o problema.
    Troquei de operadora, esse já com SXT e IP estático, o timer fazia com que ele ficasse mais lento, demorei a descobrir. Comprei um roteador 3Com, nas LANs com DHCP ativado era um problema, desativei no desktop foi incrível; no Wireless( multilaser e outras marcas), quando o note tinha internet os celulares nada e vice-versa, comecei a xingar o produto da HP. Resolvi desativar o DHCP do multilaser o resultado foi fenomenal, desliguei o timer por que se eu desligar o SXT ou o HP, a internet oscila muito por algumas horas. Conclui que são produtos que jamais podem ser desligados.
    São 30 meses, que não sei o que é ficar reiniciando ou resetando o roteador. Fiz o mesmo procedimento na casa da ex, só que no caso o modelo da intelbrás permite que possa desativar somente a LAN( DHCP), mas permite apenas 11 conexões simultâneas, muito bom para uso residencial. O HP é infinitamente maior, só não sei dizer quanto e pode usar um PC para fazer o gerenciamento.
    Roteadores domésticos suportam de 8 a 32 conexões conforme a configuração, se quiser descobrir basta programar em modo estático ou atribuir um MAC a um IP;
    Servidor Privilegiado ou IP estático tem uma pequena vantagem, mesmo que descubra a senha, precisa a faixa de IP então mais dificil de roubar a internet. Os ladrões de internet gostam de roubar que está no modo invisível, pois se acham "seguros" e acabam vacilando mais.
    Infelizmente não é qualquer celular que funciona em IP estático, e aqui atualmente quase todos clientes ficam em seu roteadores no modo bridge, eu tive de pedir para que não o fizesse e como sei programar...

  5. #5

    Padrão Re: Equipamentos em modo Bridge processam pacotes?

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Sim, em bridge a CPU está processando os pacotes. A única exceção é quando você tem chip de switch no equipamento e está devidamente configurado, como na maioria dos equipamentos MikroTik com mais de 1 porta Ethernet.
    Utilizando o modo switch não tem processamento de pacotes ?

  6. #6

    Padrão Re: Equipamentos em modo Bridge processam pacotes?

    O modo switch usa o chipset switch que tem nas RBs, desse modo toda a comutação é realizada a nível de hardware. Se usar bridge, toda a comutação é realizada a nível de software. Em ambos os casos não há processamento de pacotes (Packet é PDU de camada 3), mas sim de frames (Frame é PDU de camada 2).

    A resposta óbvia é que comutação a nível de hardware é mais rápida do que a nível de software, pois você tem um hardware inteiramente dedicado para comutar frames dentro do domínio de broadcast.

  7. #7

    Padrão Re: Equipamentos em modo Bridge processam pacotes?

    Os equipamentos estão da seguinte forma: Painéis em bridge conectados a uma rb onde tem um tunnel eoip para cada painel que faz a conexão com o servidor onde os clientes são autenticados.

    De qualquer canto da rede nos acessamos estes painéis, cada um deles tem um ip /30.

  8. #8

    Padrão Re: Equipamentos em modo Bridge processam pacotes?

    Pra saber se vai ter desempenho melhor precisa saber quantos acotes estão sendo processados atualmente, mas eu ficaria mais preocupado com a banda passante.

  9. #9

    Padrão Equipamentos em modo Bridge processam pacotes?

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    O modo switch usa o chipset switch que tem nas RBs, desse modo toda a comutação é realizada a nível de hardware. Se usar bridge, toda a comutação é realizada a nível de software. Em ambos os casos não há processamento de pacotes (Packet é PDU de camada 3), mas sim de frames (Frame é PDU de camada 2).

    A resposta óbvia é que comutação a nível de hardware é mais rápida do que a nível de software, pois você tem um hardware inteiramente dedicado para comutar frames dentro do domínio de broadcast.
    Mikrotik está mudando a forma de como vai trabalhar em bridge nessas últimas versões do RouterOS. Já está utilizando na bridge o chipset switch.
    E todo switch que utilizo, vem com o forwarding rate ou a capacidade de encaminhamentos de pacotes, expresso em Mpps – Milhões de Pacotes Por Segundo.

  10. #10

    Padrão Re: Equipamentos em modo Bridge processam pacotes?

    Não só porque está descrito no switch que ele comuta pacotes, modelo OSI não mudou, que eu me lembre.

  11. #11

    Padrão Equipamentos em modo Bridge processam pacotes?

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Não só porque está descrito no switch que ele comuta pacotes, modelo OSI não mudou, que eu me lembre.
    Posso estar mais enganado ainda ... Mas o PDU da camada 3 é o Pacote.
    É que esses switch’s aqui é layer 3, e o mikrotik quando configurado com filtros na bridge, passa a ter o comportamento de um layer 3 também.

  12. #12

    Padrão Re: Equipamentos em modo Bridge processam pacotes?

    Acho que você me entendeu errado: toda a comutação que ocorre na camada 2 são frames e não pacotes, como você mesmo disse pacote é PDU de camada 3. Mesmo o switch sendo L3, se ele for "processar" em L2 será frame.

    Minha rede toda está com switch Layer 3 (Extreme, HP, Juniper e alguns Mikrotik), mas continuam fazendo comutação de frames e alguns deles roteamento de pacotes!

  13. #13

    Padrão Re: Equipamentos em modo Bridge processam pacotes?

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Acho que você me entendeu errado: toda a comutação que ocorre na camada 2 são frames e não pacotes, como você mesmo disse pacote é PDU de camada 3. Mesmo o switch sendo L3, se ele for "processar" em L2 será frame.

    Minha rede toda está com switch Layer 3 (Extreme, HP, Juniper e alguns Mikrotik), mas continuam fazendo comutação de frames e alguns deles roteamento de pacotes!
    Hoje foi falta de café ☕️ kkkkkkk.
    Isso mesmo.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fabiospfreitas Ver Post
    Meus caros me surgiu essa simples duvida sobre equipamentos em modo bridge. Gostaria de saber se o PPS (Pacotes Por Segundo) tem influencia em um equipamento que esta configurando em modo bridge, nesse caso estou na duvida sobre um painel novo que sera instalado no provedor que eu trabalho, o chefe veio bastante entusiasmado porque o tal painel faz 80 mil pps e quer trocar outros 2 que estamos usando por este modelo de 80 mil pps. Os 2 que já estão em uso diz no manual fazer 60 mil pps.

    Então oque me dizem sobre isso, vamos realmente ter uma grande e perceptível diferença caso façamos essa troca ou o pps não tem influencia devido utilizarmos os paineis em modo bridge?
    Todos os equipamentos processam pacotes.

  15. #15

    Padrão Equipamentos em modo Bridge processam pacotes?

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Todos os equipamentos processam pacotes.
    Os antigos HUBs nem preciso comentar né (camada 1 física).
    Já os switch’s mais simples, trabalham na camada 2 (enlace) no modelo OSI, com capacidade de identificar a origem e destino do frame (MAC Address).
    Então não são todos equipamentos que processam pacotes. O comportamento de um dispositivo layer 3, vai variando de acordo com o seu funcionamento. Já dispositivos de camada 2 para baixo é frame apenas.
    No caso do mikrotik por exemplo, ele vai variar de acordo com sua configuração. Pode apenas ser um simples switch layer 2, como um também layer 3, etc.

  16. #16

    Padrão Re: Equipamentos em modo Bridge processam pacotes?

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Todos os equipamentos processam pacotes.
    Conforme o amigo acima disse, essa afirmação generalizada está incorreta (de acordo o modelo OSI).

    Pacote é um PDU exclusivo da camada 3, ou seja, basicamente roteadores. Enquanto switches comutam frames, há uma enorme diferença nisso.

  17. #17

    Padrão Re: Equipamentos em modo Bridge processam pacotes?

    No meu modo de ver as coisas, a sua pergunta ficou confusa..


    Seu chefe vai trocar equipamento ou só o painel? Pois painel não tem limite. O que tem limite são os equipamentos conectados no painel.

    Ou você está falando em equipamento com antena integrada?

    Qual seria marca e modelos dos equipamentos ou do painel que seu chefe pretende?

  18. #18

    Padrão Re: Equipamentos em modo Bridge processam pacotes?

    Ele pretende trocar apenas o painel que esta em uso, que é um painel da intelbras apc 5m 90.
    Usamos este painel como Acesse Point (Auto WDS) em modo bridge.

  19. #19

    Padrão Re: Equipamentos em modo Bridge processam pacotes?

    Agradeço a boa disposição de todos que postaram seus esclarecimentos.

    Só uma observação meus caros, essa duvido sobre o processamento de pacotes no equipamento em modo Bridge, se refere ao painel da intelbras, quero sabe se ele processa pacotes estando nesse modo.blz

    Um Abraço!

  20. #20

    Padrão Re: Equipamentos em modo Bridge processam pacotes?

    Citação Postado originalmente por fabiospfreitas Ver Post
    Agradeço a boa disposição de todos que postaram seus esclarecimentos.

    Só uma observação meus caros, essa duvido sobre o processamento de pacotes no equipamento em modo Bridge, se refere ao painel da intelbras, quero sabe se ele processa pacotes estando nesse modo.blz

    Um Abraço!
    Você conseguiu entender alguma coisa do que escreveram?
    Pergunto isso, porque essa pergunta foi respondida varias vezes.