+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 150km (Provedor do 0)

    Bom dia galera, queria saber qual os procedimentos para iniciar do zero um provedor de internet que sai de uma cidade para outra passando link via wireless a 150km de distancia, quantas torres, quais equipamentos de qualidade, estou conseguindo um link de 100mbs da embratel, mais queria saber como faco pra fazer acontecer do inicio da cidade ate a cidade que quero fazer o provedor. Obg desde já.

  2. #2

    Padrão Re: Enlace 150km (Provedor do 0)

    Citação Postado originalmente por shyhidden Ver Post
    Bom dia galera, queria saber qual os procedimentos para iniciar do zero um provedor de internet que sai de uma cidade para outra passando link via wireless a 150km de distancia, quantas torres, quais equipamentos de qualidade, estou conseguindo um link de 100mbs da embratel, mais queria saber como faco pra fazer acontecer do inicio da cidade ate a cidade que quero fazer o provedor. Obg desde já.
    Bom dia amigo,

    Esse PTP que vc precisa fazer, ele tem visada limpa ou tem prédios, arvores, contrantes pelo caminho ?

    Quantos Metros sera a torre da sua estação ?
    Qual o Radio que utilizara para passar essa Banda ? (Pelo Sinal Nao sera Barato).
    Qual RB utilizara Como controlador ?
    Como atendera seus Clientes ?

    Essas São as perguntas básicas para se ter noção de como vc recebera o seu Link, Aconselho vc verificar a viabilidade por Fibra, talvez saia muito mais em conta, do que comprar um par de radio licenciado.


    Essas Sao as perguntas basicas par

  3. #3

    Padrão Re: Enlace 150km (Provedor do 0)

    Bom dia Jiago, tem morros a qual queria por as torres, queria por de 30m a cada torre ou mais se precisar, no caso o rádio não sei se é melhor o Rocket com antena de 30 ou Mikrotik com antena da oiwtech, com RB 433 AH ou superior, cartões R52hn ou o próprio da ubiquiti xr5, a parte dos clientes seria ppoe.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace 150km (Provedor do 0)

    Citação Postado originalmente por shyhidden Ver Post
    Bom dia galera, queria saber qual os procedimentos para iniciar do zero um provedor de internet que sai de uma cidade para outra passando link via wireless a 150km de distancia, quantas torres, quais equipamentos de qualidade, estou conseguindo um link de 100mbs da embratel, mais queria saber como faco pra fazer acontecer do inicio da cidade ate a cidade que quero fazer o provedor. Obg desde já.
    Qual região do país?

  5. #5

    Padrão Re: Enlace 150km (Provedor do 0)

    Região nordeste, Maranhão, de Balsas à Tasso Fragoso

  6. #6

    Padrão Re: Enlace 150km (Provedor do 0)

    Citação Postado originalmente por shyhidden Ver Post
    Bom dia Jiago, tem morros a qual queria por as torres, queria por de 30m a cada torre ou mais se precisar, no caso o rádio não sei se é melhor o Rocket com antena de 30 ou Mikrotik com antena da oiwtech, com RB 433 AH ou superior, cartões R52hn ou o próprio da ubiquiti xr5, a parte dos clientes seria ppoe.
    Siim, tenta sempre deixar os radios em alturas iguais, assim vc vai ter mais facilidade para fechar o enlace.

    tenho um cliente que tem um PTP de 38 KM, que montei com 2 ALGcom de 34Dbi de 1,2Mts com Rocket AC Lite,em 2 estaçoes de 36 Metros de altura, no momento esta passando 140MB.

    Outro radio que vc tbm pode usar e a RB 922AC, e um excelente radio, ainda nao trabalhei com ele, mais ouço falar que são Pau pra toda obra.

    Vai postando mais detalhes, ajudarei no que for possível

  7. #7

    Padrão Re: Enlace 150km (Provedor do 0)

    140mb????? Isso é sério? Jiago se possível sem encomodar, quando tiver tempo, queria a relação dos seus equipamentos, vou fazer igualzinho o seu, com total de 4 torres, queria passar 100mbs dedicado nelas acho que 100mbs dedicados dá pra sustentar 700 clientes, vou ter q investir em baterias e placa solar também.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace 150km (Provedor do 0)

    Se vai trabalhar com Wi-Fi .
    Tenho uns aps parados aqui,talvez lhe ajude.
    Me contate no privado.

  9. #9
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Enlace 150km (Provedor do 0)

    amigão não economize, trabalhe com equipamentos de ultima geração. o forum esta cheio de informações pesquise bastante, no site www.redecompleta.com.br tem videos aula sobre roteamento e ptp. compre e aprenda a mexer com mikrotik o basico. faca vc msm!!

  10. #10

    Padrão Re: Enlace 150km (Provedor do 0)

    Sanchez eu sei mexer com Mikrotik mano, não estou pensando em economizar, obg pelo apoio, vou seguir com o link q vc passou, obg manao

  11. #11

    Padrão Re: Enlace 150km (Provedor do 0)

    Citação Postado originalmente por shyhidden Ver Post
    Bom dia galera, queria saber qual os procedimentos para iniciar do zero um provedor de internet que sai de uma cidade para outra passando link via wireless a 150km de distancia, quantas torres, quais equipamentos de qualidade, estou conseguindo um link de 100mbs da embratel, mais queria saber como faco pra fazer acontecer do inicio da cidade ate a cidade que quero fazer o provedor. Obg desde já.
    O passo inicial é você mapear todo o percurso com um bom programa tipo Radio Móbile ou semelhante. Só isso ira determinar quantas torres vai precisar.
    O máximo que o pessoal vai poder te ajudar é por indicar equipamentos. Lembrando que se quer chegar os 100Mega efetivos, pensa em equipamentos com porta Giga.

    E realmente como você disse, não dá para economizar em link.... Link é sempre o ponto fraco ... digo isso porque numa rede para distribuir o sinal você vai acertando os detalhes, mas link meu amigo, se não for eficiente põe todo seu trabalho ¨na chon¨como diria a D. Armênia da novela...

  12. #12

    Padrão Re: Enlace 150km (Provedor do 0)

    Kkkk,é verdade mano, isso é terrível, e sobre o rádio mobile eu não sei usar

  13. #13

    Padrão Re: Enlace 150km (Provedor do 0)

    Citação Postado originalmente por shyhidden Ver Post
    Kkkk,é verdade mano, isso é terrível, e sobre o rádio mobile eu não sei usar
    Usa um Link Planner que já terá uma boa idéia do local ou locais a transpor.

  14. #14

    Padrão Re: Enlace 150km (Provedor do 0)

    Vou averiguar isso hoje ainda e te mando o feedback

  15. #15

    Padrão Re: Enlace 150km (Provedor do 0)

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Usa um Link Planner que já terá uma boa idéia do local ou locais a transpor.
    1929, a régua do Google heart é precisa não é?

  16. #16

    Padrão Re: Enlace 150km (Provedor do 0)

    Citação Postado originalmente por shyhidden Ver Post
    1929, a régua do Google heart é precisa não é?
    Sim, para medições no Google Earth no nosso setor é suficiente. Me parece que no gráfico de desnível as medições não levam em conta a curvatura da terra. Mas em distâncias não tem erro.

  17. #17

    Padrão Re: Enlace 150km (Provedor do 0)

    Citação Postado originalmente por shyhidden Ver Post
    140mb????? Isso é sério? Jiago se possível sem encomodar, quando tiver tempo, queria a relação dos seus equipamentos, vou fazer igualzinho o seu, com total de 4 torres, queria passar 100mbs dedicado nelas acho que 100mbs dedicados dá pra sustentar 700 clientes, vou ter q investir em baterias e placa solar também.
    quando tiver um tempo, me chama aqui que te ajudo ai com seus equipamentos amigo.

  18. #18

    Padrão Re: Enlace 150km (Provedor do 0)

    Obg Jiago, mais falar da papelada, quais licenças e onde eu tiro?

  19. #19

    Padrão Re: Enlace 150km (Provedor do 0)

    Citação Postado originalmente por shyhidden Ver Post
    Obg Jiago, mais falar da papelada, quais licenças e onde eu tiro?
    Se vc já estiver um CNPJ ativo, só entrar em contato com alguma empresa q preste consultoria para fazer o credenciamento junto a anatel