+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ccr1036 - PPPoE TRAVANDO - DESCONEXOES EM MASSA

    Olá pessoal!

    um ótimo 2023 a todos!

    Muitos ja devem ter tido problemas com a CCR-1036 desconectando PPPoE

    Nos dias de hoje temos a versão 7 do ROUTER OS!

    Alguém sabe dizer se este BUG foi resolvido na nova versão 7.6 ESTABLE?
    Obs.: hoje 01/01/2023 na versão 6.48.6 Long-term o BUG ainda permanece!!!

    ....
    "Na minha opinião creio que seja alguma falha NO PROJETO do próprio HARDWARE. não sendo o sistema o problema!!!"
    HOJE tenho uma CCR-1009 7G 1C 1S+ RODANDO COM 1200 Clientes, (Tive que recolocar no lugar da 1036) o CPU estava por volta de 65% na ccr-1009, quando resolvi colocar a CCR-1036 ... processamento caiu pra 14% a 17% no horário de pico!!
    ... ocorre que a 1036 na mesma versão do sistema e com as mesmas configurações já tive 5 desconexões em massa nos últimos 3 dias!

    Se alguém tiver alguma novidade conta ai pra gente!!!

    a CCR-1036 já esta atualizada para a versão 7.6 ESTABLE, ocorre que estou com medo de devolver pra produção!!!

  2. #2

    Padrão Re: Ccr1036 - PPPoE TRAVANDO - DESCONEXOES EM MASSA

    Julio, é muito relativo essa queda de conexão.

    São N problemas que podem ocorrer, agora condenar a caixa acredito que não seja o seu problema de fato.

    Essa caixa hoje roda o que? apenas o pppoe server?

    Em relação a versão, tenho usado a 6.49.7, 6.48.2, 6.48.6 e 6.46.1, nenhuma dessas versões me trouxe esse problema. Atualmente rodo apenas o pppoe server e mais nada.

    Acredito que seja algum outro problema ai sem ser a caixa.

  3. #3

    Padrão Re: Ccr1036 - PPPoE TRAVANDO - DESCONEXOES EM MASSA

    como disse anteriormente... se fosse problemas de configuração, ou qualquer outro problema de rede, como poderia a 1009 estar rodando sem problemas? somente devolvi a 1009 no lugar da 1036 a rede já esta estavel novamente!!!!

    https://under-linux.org/showthread.php?t=188750

    https://under-linux.org/showthread.php?t=191932

    outra coisa, ja conversei com outros aqui na minha região que tambem tiveram o mesmo problema com a 1036, a resposta até o momento é abandonar o mikrotik!!!

    Fico o agradecido por prontificar-se a responder... vamos aguardar pra ver se outros podem sugerir algo!!!

  4. #4

    Padrão Re: Ccr1036 - PPPoE TRAVANDO - DESCONEXOES EM MASSA

    Obs.: abri o tópico para que pessoas que não estavam acompanhando os dois topicos acima tambem pudesse opinar, pois esse bug é bem conhecido, inclusive a aproximadamente dois anos atras enviei um arquivo de suporte de um provedor que prestava serviços para o suporte mikrotik, que tambem ocorria o mesmo problema, e a propria mikrotik reconhecia como BUG, mas não tinha solução no momento, e conforme descrito por alguns colegas que tambem passaram por este problema, prometeram que na versão 6.47 o bug havia sido corrigido.... ajuste que neste momento tenho certeza que não ocorreu!!!

  5. #5

    Padrão Re: Ccr1036 - PPPoE TRAVANDO - DESCONEXOES EM MASSA

    Vai de Ccr1072 que resolve .

  6. #6

    Padrão Re: Ccr1036 - PPPoE TRAVANDO - DESCONEXOES EM MASSA

    não vi ninguem reclamar do BUG com a 1072, mas ha um receio de comprar e o problema ocorrer como acontece com a 1036!!!
    ... mas vamos analisar pois se for pra comprar a 1072, talvez haja soluções melhores com um pouco mais de investimento!!!

    ou abaixo da 1072, talvez um EDGE ROUTER

  7. #7

    Padrão Re: Ccr1036 - PPPoE TRAVANDO - DESCONEXOES EM MASSA

    Eu estava com um cenário parecido com o seu .Fui dividindo as portas ,afinal todas são 10Gb e colocando vlan em tudo .Pra mim resolveu.
    Se for pensar em algo mais robusto seria melhor ir de Huawei em diante .Eu não iria de Edge porque tem pouca informação .
    Sugeri a CCR1072 porque encontra usada no ML por uns 10k .Creio que com esse valor não dá para fazer muita coisa ,mas se tratando da sua realidade seria um ótimo custo benefício .Afinal vc teria como aproveitar seus outros equipamentos para fazer nat ,firewall e etc .

  8. #8

    Padrão Re: Ccr1036 - PPPoE TRAVANDO - DESCONEXOES EM MASSA

    O unico jeito de resolver esse problema e deixar a ccr 1036 somente para pppoe mais nada alem disso, nada de firewall nem connections tracking, ai vai dar bom ate uns 1500 clientes tranquilo, se voce ativar qualquer coisa de firewall a caixa nao aguenta e faz desconexão em massa mesmo.
    Sempre separa sua rede em vlan por evita problema de loop tambem.

  9. #9

    Padrão Re: Ccr1036 - PPPoE TRAVANDO - DESCONEXOES EM MASSA

    Nossa configuração tem vlans individuais pra cada ramal que sai da OLT, vou confirmar pra você tem regras de firewal na caixa, porem estava ao telefone com outro provedor que esta passando pelo mesmo problema... o cenario dele é identico a sua orientação... e ele disse que dia sim, dia não esta caindo tambem!!

    "Agora o que me deixa revoltado é a CCR1009 que é uma caixa inferior não ter o problema!!!"

    se a 1009 esta aguentando porque a 1036 PIPOCA?

  10. #10

    Padrão Re: Ccr1036 - PPPoE TRAVANDO - DESCONEXOES EM MASSA

    Citação Postado originalmente por JulianoVB Ver Post
    Olá pessoal!

    um ótimo 2023 a todos!

    Muitos ja devem ter tido problemas com a CCR-1036 desconectando PPPoE

    Nos dias de hoje temos a versão 7 do ROUTER OS!

    Alguém sabe dizer se este BUG foi resolvido na nova versão 7.6 ESTABLE?
    Obs.: hoje 01/01/2023 na versão 6.48.6 Long-term o BUG ainda permanece!!!

    ....
    "Na minha opinião creio que seja alguma falha NO PROJETO do próprio HARDWARE. não sendo o sistema o problema!!!"
    HOJE tenho uma CCR-1009 7G 1C 1S+ RODANDO COM 1200 Clientes, (Tive que recolocar no lugar da 1036) o CPU estava por volta de 65% na ccr-1009, quando resolvi colocar a CCR-1036 ... processamento caiu pra 14% a 17% no horário de pico!!
    ... ocorre que a 1036 na mesma versão do sistema e com as mesmas configurações já tive 5 desconexões em massa nos últimos 3 dias!

    Se alguém tiver alguma novidade conta ai pra gente!!!

    a CCR-1036 já esta atualizada para a versão 7.6 ESTABLE, ocorre que estou com medo de devolver pra produção!!!


    Não sei se tem muito a ver com seu caso, mas tive problema da CCR 1036 reiniciar do nada e caíam umas conexões PPPoE tambem, mas eram poucas e essas logo subiam novamente. Tanto com processamento baixo, como alto. Porém, na maioria das vezes era em horário de pico com processamento na casa de 40%. PPPoE demorava muito pra subir após reiniciar e nessa CCR tem firewall e PPPoE. Resolvi colocando a versão 6.48.6. Está ha 65 dias ligada e sem apresentar nenhum problema, o que nunca havia atingido e agora quando caem muitas conexões PPPoE, seja por falta de energia ou algum rompimento, percebi que as conexões sobem muito mais rápido, além de uma pequena melhora no processamento.

  11. #11
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ccr1036 - PPPoE TRAVANDO - DESCONEXOES EM MASSA

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Vai de Ccr1072 que resolve .
    não sacaneia

  12. #12
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ccr1036 - PPPoE TRAVANDO - DESCONEXOES EM MASSA

    Citação Postado originalmente por JulianoVB Ver Post
    Nossa configuração tem vlans individuais pra cada ramal que sai da OLT, vou confirmar pra você tem regras de firewal na caixa, porem estava ao telefone com outro provedor que esta passando pelo mesmo problema... o cenario dele é identico a sua orientação... e ele disse que dia sim, dia não esta caindo tambem!!

    "Agora o que me deixa revoltado é a CCR1009 que é uma caixa inferior não ter o problema!!!"

    se a 1009 esta aguentando porque a 1036 PIPOCA?
    chama o pai kkkkk

  13. #13
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ccr1036 - PPPoE TRAVANDO - DESCONEXOES EM MASSA

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Eu estava com um cenário parecido com o seu .Fui dividindo as portas ,afinal todas são 10Gb e colocando vlan em tudo .Pra mim resolveu.
    Se for pensar em algo mais robusto seria melhor ir de Huawei em diante .Eu não iria de Edge porque tem pouca informação .
    Sugeri a CCR1072 porque encontra usada no ML por uns 10k .Creio que com esse valor não dá para fazer muita coisa ,mas se tratando da sua realidade seria um ótimo custo benefício .Afinal vc teria como aproveitar seus outros equipamentos para fazer nat ,firewall e etc .
    accel-ppp é lindo