Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão CCR 1036 8G 2S+ Em , problema com pppoe e downgrade

    Boa noite pessoal, hoje tenho uma CCR1016 como concentrador pppoe no qual autentica cerca de 1400 clientes com cerca de 45 a 50% de CPU, comprei uma 1036 8G 2S+ EM para colocar no lugar e consequentemente baixar o processamento devido a sua quantidade de processadores, so que a rb não funciona se quer 1 dia sem derrubar os clientes, isso quando não reinicia sozinha coisa que não acontece com a 1016 exatamente na mesma estrutura a qual ja ficou mais de 200 dias up, outra coisa que não consigo é fazer downgrade na versão da ccr1036 so funciona a cima da 6.38, tentei colocar ela na versão 6.37.5 bugfix que é a mesma da versão da ccr 1016 e ela não aceita, simplesmente para no boot inicial e tenho que reinstalar pelo netinstall toda vez, testei ultima vez com a versão 6.38.7 bugfix e o problema se mantem, a minha pergunta é justamente essa, alguem ja teve esse problema de não conseguir fazer downgrade a baixa da versão 6.38 nessa rb e qual versão estão usando com sucesso para pppoe nessa rb? Grato pela atenção.

  2. #2

    Padrão Re: CCR 1036 8G 2S+ Em , problema com pppoe e downgrade

    Bem vindo ao mundo da ccr 1036 kkkk.....e normal ela fazer isso mesmo, voce ta usando somente 1 porta para autenticar os clientes? se for tenta usar umas 5 portas para autenticar os clientes.

  3. #3
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: CCR 1036 8G 2S+ Em , problema com pppoe e downgrade

    Citação Postado originalmente por jcmaster85 Ver Post
    Boa noite pessoal, hoje tenho uma CCR1016 como concentrador pppoe no qual autentica cerca de 1400 clientes com cerca de 45 a 50% de CPU, comprei uma 1036 8G 2S+ EM para colocar no lugar e consequentemente baixar o processamento devido a sua quantidade de processadores, so que a rb não funciona se quer 1 dia sem derrubar os clientes, isso quando não reinicia sozinha coisa que não acontece com a 1016 exatamente na mesma estrutura a qual ja ficou mais de 200 dias up, outra coisa que não consigo é fazer downgrade na versão da ccr1036 so funciona a cima da 6.38, tentei colocar ela na versão 6.37.5 bugfix que é a mesma da versão da ccr 1016 e ela não aceita, simplesmente para no boot inicial e tenho que reinstalar pelo netinstall toda vez, testei ultima vez com a versão 6.38.7 bugfix e o problema se mantem, a minha pergunta é justamente essa, alguem ja teve esse problema de não conseguir fazer downgrade a baixa da versão 6.38 nessa rb e qual versão estão usando com sucesso para pppoe nessa rb? Grato pela atenção.


    Complicado já fi acontecendo isto com vários amigos em um deles era um enlace que estava com problema, quando este enlace caia cerca de 200 clientes reconectavam ao mesmo tempo era o suficiente pra reiniciar a 1036, foi alterado a configuração do PADO, time tudo que imaginar até hj ta desta forma,

    aki comigo tenho 1400 sessões 3 por 2 a metade desconectava e conectava novamente
    só que aki é tudo fibra

    passei pro cisco nunca mais tive dor de cabeça


    CORE2#sh pppoe session
    1 session in LCP_NEGOTIATION (LCP) State
    6253 sessions in LOCALLY_TERMINATED (PTA) State
    6254 sessions total

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: CCR 1036 8G 2S+ Em , problema com pppoe e downgrade

    Citação Postado originalmente por jackfukuta Ver Post
    Bem vindo ao mundo da ccr 1036 kkkk.....e normal ela fazer isso mesmo, voce ta usando somente 1 porta para autenticar os clientes? se for tenta usar umas 5 portas para autenticar os clientes.
    kkk complicado pode usar as 10 portas separada que da na mesma

    e pode olhar o processador vai ter 1 no 100%

  5. #5

    Padrão Re: CCR 1036 8G 2S+ Em , problema com pppoe e downgrade

    isso e verdade, só da uma amenizada mais não resolve não, unico jeito de resolver e não usar mikrotik para autenticar ai sim vc dorme kkk

  6. #6
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: CCR 1036 8G 2S+ Em , problema com pppoe e downgrade

    Citação Postado originalmente por jackfukuta Ver Post
    isso e verdade, só da uma amenizada mais não resolve não, unico jeito de resolver e não usar mikrotik para autenticar ai sim vc dorme kkk
    Crio que na tão sonhada versão 7 os caras consiga um balance de carga do cpu, I/O etc

    ai talvez funcione

  7. #7

    Padrão Re: CCR 1036 8G 2S+ Em , problema com pppoe e downgrade

    Pois é, aqui tenho um bom pedaço na fibra e uma grande parte no radio, uso 3 portas para autenticação incluindo uma 10G e mesmo assim acontece.

  8. #8

    Padrão Re: CCR 1036 8G 2S+ Em , problema com pppoe e downgrade

    Outro problema que peguei com esse modelo da CCR não sei se foi pela data de fabricação do equipamento, mas não consigo de forma alguma fazer downgrade pra versão abaixo da 6.38, todas que coloco se quer inicia o router, morre na primeira tela e reinicia, ai tenho que ir pro netinstall, alguem ja passou por isso?

  9. #9

    Padrão Re: CCR 1036 8G 2S+ Em , problema com pppoe e downgrade

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    kkk complicado pode usar as 10 portas separada que da na mesma

    e pode olhar o processador vai ter 1 no 100%
    Tenho que descordar, ajudo um colega no Rio que tem em 3000 sessões por ccr1036 e funciona bem até demais, desde sejam configuradas corretamente. Se alguém precisar de mim, [email protected]

  10. #10
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: CCR 1036 8G 2S+ Em , problema com pppoe e downgrade

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Tenho que descordar, ajudo um colega no Rio que tem em 3000 sessões por ccr1036 e funciona bem até demais, desde sejam configuradas corretamente. Se alguém precisar de mim, [email protected]
    pode discordar a vontade o problema não é ser bem configurada não isto posso garantir

    alias qual seria as configurações corretamente ????

  11. #11

    Padrão Re: CCR 1036 8G 2S+ Em , problema com pppoe e downgrade

    Eu não tenho problemas com o PPPoE propriamente dito nas CCRs. Mas o maior concentrador que tenho aqui tem 500 sessões.

    O que acho meio falho não só nas CCR mas no routerOS em si são os processos de roteamento dinâmico que rodam em um único core. Com isso, quando cai um setor, um dos processadores topa atualizando as tabelas de roteamento e mandando para as outras da rede. Fica assim alguns segundos e o concentrador inteiro cai de performance.

  12. #12
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: CCR 1036 8G 2S+ Em , problema com pppoe e downgrade

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Eu não tenho problemas com o PPPoE propriamente dito nas CCRs. Mas o maior concentrador que tenho aqui tem 500 sessões.

    O que acho meio falho não só nas CCR mas no routerOS em si são os processos de roteamento dinâmico que rodam em um único core. Com isso, quando cai um setor, um dos processadores topa atualizando as tabelas de roteamento e mandando para as outras da rede. Fica assim alguns segundos e o concentrador inteiro cai de performance.
    aki até 2 mil pppoe foi que uma blz
    estranho que tenho algumas com 4 mil pppoe e funciona kkkk
    ai não da pra fizer que é configuração

  13. #13

    Padrão

    Pois é, aqui a mesma configuração que funciona redondinho com uma 1016 na qual ja passei varias vezes de 100 dias de up não rola na 1036, não da pra entender, qual a versão que esta usando nas suas CCRs?

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    aki até 2 mil pppoe foi que uma blz
    estranho que tenho algumas com 4 mil pppoe e funciona kkkk
    ai não da pra fizer que é configuração

  14. #14
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: CCR 1036 8G 2S+ Em , problema com pppoe e downgrade

    ja testei todas kkkk

  15. #15

    Padrão Re: CCR 1036 8G 2S+ Em , problema com pppoe e downgrade

    Amigos, bom dia.

    O porcessador que fica em 100% é responsável pelos upDates de roteamento, em teoria nosso amigo deve estar usando algum roteamento dinâmico (como OSPF) que exige esses updates.

    Quanto as CCRs 1036 ... tenho inúmeras na rede como concentrador PPPoE e trabalhando sem dores de cabeça com até 1.800 conexões. Não digo que são totalmente livre de Bugs, porém muito das vezes não sabemos otimizar o equipamento para extrairmos o que precisamos.

    a versão que conseguimos dar uma ótima estabilizada na rede foi 6.39.3 (Bugfix)

    @jackfukuta , você distribui IPs públicos diretamente a seus clientes?

  16. #16

    Padrão Re: CCR 1036 8G 2S+ Em , problema com pppoe e downgrade

    Bom dia aqui eu não usava OSPF porem agora estou usando e tive que dividir em 3 CCR para não ter mais problemas.
    Sim eu distribu IPs públicos para os clientes.
    Vou tentar atualizar minhas ccr todas para essa nova versão para fazer os teste.

  17. #17

    Padrão Re: CCR 1036 8G 2S+ Em , problema com pppoe e downgrade

    Olá pessoal!

    um ótimo 2023 a todos!

    Nos dias de hoje temos a versão 7 do ROUTER OS!

    Alguém sabe dizer se este BUG foi resolvido na nova versão 7.6 ESTABLE?
    Obs.: hoje 01/01/2023 na versão 6.48.6 Long-term o BUG ainda permanece!!!

    ....
    "Na minha opinião creio que seja alguma falha NO PROJETO do próprio HARDWARE. não sendo o sistema o problema!!!"
    HOJE tenho uma CCR-1009 7G 1C 1S+ RODANDO COM 1200 Clientes, (Tive que recolocar no lugar da 1036) o CPU estava por volta de 65% na ccr-1009, quando resolvi colocar a CCR-1036 ... processamento caiu pra 14% a 17% no horário de pico!!
    ... ocorre que a 1036 na mesma versão do sistema e com as mesmas configurações já tive 5 desconexões em massa nos últimos 3 dias!

    Se alguém tiver alguma novidade conta ai pra gente!!!

    a CCR-1036 já esta atualizada para a versão 7.6 ESTABLE, ocorre que estou com medo de devolver pra produção!!!

  18. #18

    Padrão Re: CCR 1036 8G 2S+ Em , problema com pppoe e downgrade

    Citação Postado originalmente por JulianoVB Ver Post
    Olá pessoal!

    um ótimo 2023 a todos!

    Nos dias de hoje temos a versão 7 do ROUTER OS!

    Alguém sabe dizer se este BUG foi resolvido na nova versão 7.6 ESTABLE?
    Obs.: hoje 01/01/2023 na versão 6.48.6 Long-term o BUG ainda permanece!!!

    ....
    "Na minha opinião creio que seja alguma falha NO PROJETO do próprio HARDWARE. não sendo o sistema o problema!!!"
    HOJE tenho uma CCR-1009 7G 1C 1S+ RODANDO COM 1200 Clientes, (Tive que recolocar no lugar da 1036) o CPU estava por volta de 65% na ccr-1009, quando resolvi colocar a CCR-1036 ... processamento caiu pra 14% a 17% no horário de pico!!
    ... ocorre que a 1036 na mesma versão do sistema e com as mesmas configurações já tive 5 desconexões em massa nos últimos 3 dias!

    Se alguém tiver alguma novidade conta ai pra gente!!!

    a CCR-1036 já esta atualizada para a versão 7.6 ESTABLE, ocorre que estou com medo de devolver pra produção!!!
    Você faz tudo em um Hardware só? Se a resposta for sim, o problema ta ai!

  19. #19

    Padrão Re: CCR 1036 8G 2S+ Em , problema com pppoe e downgrade

    Citação Postado originalmente por wld.net1 Ver Post
    Você faz tudo em um Hardware só? Se a resposta for sim, o problema ta ai!
    Ok!!! Agora te pergunto ... Porque a 1009 está rodando com as mesmas configurações?

  20. #20

    Padrão Re: CCR 1036 8G 2S+ Em , problema com pppoe e downgrade

    Citação Postado originalmente por wld.net1 Ver Post
    Você faz tudo em um Hardware só? Se a resposta for sim, o problema ta ai!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_20230106-123845-119.png
Visualizações:	103
Tamanho: 	87,1 KB
ID:      	70699