+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Ajuda com Rotas Estáticas (acho que é isso) Balanceando trafego dos links

    Olá Srs, bom dia (no caso).
    Primeiramente gostaria de apresentar meu cenário atual.
    Link-1 Vivo 35 MB ADSL (Modo Bridge PPPoE)
    Link-2 Vivo 35 MB ADSL (Modo Bridge PPPoE)
    Link-3 15 MB Outra Operadora (PPPoE)

    Tenho os seguintes equipamentos disponíveis.

    1 RB 3011
    1 RB 750

    Vamos lá então, uma certa vez utilizei um meio de designar os acessos do PPPoE via IP>Firewell>Adress List e setei 2 Pool que eu tinha criado... uma para o link (no caso Link-1 e Link-2) aonde a Pool 1 utilizava o Link-1 e a Pool 2 utilizava o Link-2. Mudei este cenário e voltei para o Balance PCC, que não esta me atendendo satisfatoriamente. Atualmente fiz o balance na RB 750 e repasso em 1 porta chamada de Saida para a minha RB 3011, no qual tenho o PPPoE configurado nela.

    Queria então concentrar tudo nessa RB 3011 e ouvir falar que tem como eu setar via Mangle uma determinada classe de IP utilizar o link escolhido.
    Ex ip 192.168.200.2~~192.168.200.50 vai utilizar o Link-1 e os demais o link 2 obviamente.

    Alguém aqui tem esse domínio e possa me ajudar?

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com Rotas Estáticas (acho que é isso) Balanceando trafego dos links

    up

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com Rotas Estáticas (acho que é isso) Balanceando trafego dos links

    Bom dia

    ##Acredito que as regras funcionem so tem de mudar o gateway na segunda regras para o do seu ambiente

    /ip firewall mangle add chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark=ROTA_PARA_LINK1 passthrough=yes src-address=192.168.200.2-192.168.200.50


    /ip route add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.1.1.1 check-gateway=ping distance=1 routing-mark=ROTA_PARA_LINK1

    ## grupo do whatsapp pra usuarios mikrotik

    https://chat.whatsapp.com/FqnXwJf0XtrJ4WzMrsXBKj

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com Rotas Estáticas (acho que é isso) Balanceando trafego dos links

    Citação Postado originalmente por Gemada3 Ver Post
    up
    Vc pode usar a "ferramenta de tópico" que fica acima da postagem e escolher a opçao "Acompanhar topico"

  5. #5

    Padrão

    Tenho cenário identico. porém, todos adsl da oi. Um detalhe e um problema que acontecia comigo. como tenho 2 modens da oi, instalado na mesma casa, uma vez que eles ficam em bridge, pegam o mesmo gateway da oi, e quando isso acontecia, a navegação so funcionava em um link, e os que estavam no outro link ficam sem internet. para solucionar isso. pus um modem em bridge e outro roteado, e quando o roteado cai, o mikrotik não desativa as rotas desse link roteado, ai tive que fazer um failover pelo netwatch. a regra pra balance que uso são essas que o amigo postou. quando usava os 2 modem em bridge, usava as rotas estaticas, e suas ditancias para manipular o failover, so que como falei, como os modem estavam na mesma central, as vezes eles pegavam o mesmo gateway e a navegação em um dos link não funcionava. e as vezes o link adsl não tinha caido, mas sim, estava com o mesmo gateway ... enfim. são essas marcações no magle, mais rotas estaticas, e se você não tem problema em pegar o mesmo gateway para os 2 link da vivo. e so manipular qual assume se um cair pelas rotas do mangle. o failover com net watch e bem simples, e no caso se precisar rotear algum modem. ele faz o test de ping, quando o modem roteador não retorna o ping, tem um pequeno script no proprio netwatch que desativa as rotas. se não ficou claro, e precisar de ajuda, posto fotos do passo a passo do balance com netwatch

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda com Rotas Estáticas (acho que é isso) Balanceando trafego dos links

    Eh exatamente isso que fiz... com a ajuda de um amigo. Sua resposta esta idêntica. Obrigado pela ajuda.

    Tive que marcar o IP statica para cada cliente, assim determinando em qual link ele acessa pelo IP.