Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ofertar Tv por assinatura, (tv a cabo) será que é viável atualmente?

    Boa noite, abrir esse tópico com intuito de iniciar uma discussão saudável sobre a oferta do serviço de tv a cabo em conjunto com internet banda larga por um provedor de internet.

    Tenho alguns prós e contras que me deixam na dúvida no momento em que pretendo investir nesse ramo, sei, obviamente que é um investimento alto, porém pretenderia iniciar com um line-up modesto com principalmente canais abertos, e alguns poucos fechados...

    Pontos positivos que me levam a entender que é pode ser um bom ramo:

    1 - No interior reina a conhecida antena parabólica, que em breve fechará os canais analógicos, e os novos canais em HD etc, estarão em satélites distintos, então o pessoal para sintonizar todos aqueles canais no futuro terão que ter 2 ou mais antenas para sats distintos, será um terror isso, muitos usuários partiram para algum serviço pago que reúna tudo isso em um só cabo ou antena! Sem contar ainda que no interior tirando a parabólica poucos canais abertos existem em UHF e VHF e alguns com péssima qualidade de sinal, assim só de ofertar ae 40 canais abertos com alta qualidade acho que já atrairia bastante gente, ainda sem falar que o usuário não precisaria comprar receptor antena nada disso!.

    2- Um combo com tv + internet fidelizará muito os clientes, visto que poderá até fazer propagandas tipo "assine a tv e ganhe 5Mbs ou 10Mbs de internet", e será uma receita adicional legal, a ideia é iniciar apenas com canais abertos e ir adicionando aos poucos os canais fechados...

    3- A aceitação de um serviço de tv por assinatura ofertado uma empresa local será muito maior do que as existentes atualmente como tv via satélite etc...

    4- A oferta de um serviço como esse consolida qualquer empresa no ramo, da um up no provedor e uma moral sobre os concorrentes, já que não é para qualquer um...

    Agora vem os pontos negativos, que me desanimam quando penso em entrar no ramo:

    1- A tv pirata que vem conquistando o Brasil todo, a com 2 antenas ou mesmo que libera o sinal via internet com logins chamados de cs, o usuário que conhece o mundo da tv fechada, já entra mal acostumado com pacotes de centenas de canais que custariam o olho da cara, não vão querer ter pacotes mais simples, só se acabasse a pirataria de sinal ae sim poderia surgir no brasil a fora centenas de empresas do setor.

    2 - A onda de assistir tudo via internet (netflix, youtube etc) como muitos falam, a internet é bidirecional, usar a mesma para assistir filmes, séries etc não é tecnicamente viável, mais o usuário não quer saber disso, ele quer apenas usar e usar, mais as redes de telecomunicações são limitadas, é ai que entra a questão da TV que é unidirecional, ideal para esse tipo de serviço.
    Dizem que o netflix entre outros serviços estão ganhando espaço da tv por assinatura, mais isso poderia ser revertido pelos canais fechados com programação nova, filmes novos lançamentos, programação aovivo etc...

    Eu acho que é a primeira hipótese é que me faz pensar duas vezes em não me aventurar por esses caminhos, pois há que diga ainda que tv fechada é coisa do passado, mais não sei, se tivesse um apagão geral da tv pirata, vai existir no brasil um mercado de milhões de usuários já viciados que contrataram algum serviço pago, pois não suportaram mais ficar sem a programação da tv fechada.


    Acompanho o site da anatel constantemente, e todo mês novas empresas retiram a licença SeAC, então se o negocio fosse ruim novas empresas não estariam entrando no ramo o que acham?

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Ofertar Tv por assinatura, (tv a cabo) será que é viável atualmente?

    Já questionei isso com os provedores daqui e digamos nesta cidade tem 21 mil habitantes, 14 mil no município-sede, mais ou menos umas 2800 residências e digamos que 1/3 contrate o serviço, daria cerca de 930 residências, isso se não tiver "gato" sobre esse serviço, vamos cair então para 660 residências.
    Cultura do do brasileiro é que empresa lucra horrores, inclusive autônomos e liberais, pode até ser mas grande parte vai para o investimento. Se fosse assim operadoras de telefonia não estariam quebradas, mas uma delas firmou contratos bilionários com fabricantes já pensando em introdução de rede 5G e superiores no Brasil além dos 3G e 4G que está sendo implantado no país, não sei até onde isso é verdade..

    Nesta cidade cabear é burrice, isso eu mesmo disse aos provedores. Existe pontos críticos em que os postes são mais baixos, e no momento em que passar um caminhão com excesso de altura está feito a desgraça e a CEMIG pouco pode fazer, por que teria de mudar todo espaçamento entre os postes( 40m para 25m ou 30m), é toda uma logística que não é nada barato.
    Na minha casa, a parte baixa do fio "barriga" fica a menos de 4 metros, onde da varanda consigo alcançar o fio sem levantar os pés e não estou no centro entre os postes. Um caminhão baú, se fosse um cruzamento já faria o estragão, uns 5 anos atrás o ônibus só por estar com o teto levantado; Foi B.O. pra lá e pra cá, pessoal de engenharia da Oi-fixo me ligou e com um certo tempo trocaram dois postes. Se não fosse o B.O. até hoje estaria acontecendo o problema, Até a própria PM precisou de fazer B.O. por que era constante a interrupção do serviço 190.
    O bom seria criar um canal de serviço dentro do próprio provedor, impedindo que dela navegasse a outros sites, limitando apenas a canais de rádio e TV on-line, valendo apenas para um determinado dispositivo ou dois, acima disso cobra-se o adicional. TV consome muita banda.

  3. #3

    Padrão Re: Ofertar Tv por assinatura, (tv a cabo) será que é viável atualmente?

    Na minha opnião.... a rede só funciona com fibra, rádio até funciona (eu trabalho com rádio), quem gosta mesmo de assistir tv são pessoas com mais idade, só assistem canais abertos, a parabólica não vai parar de funcionar, e pensa num povo que idolatra a parabólica, o povo brasileiro é corrupto, gosta da skygato que não paga nada por mês, netflix também tá saindo de moda, esse mês mesmo eu nem fiz recarga de netflix, tem aparelhos de iptv no mercadolivre por R$99,00, não presta, mas tem, cada vez mais o povo quer se livrar de gastos, eu sei que você está muito interessado em implantar na sua rede, mas aguarde mais um pouco, a pirataria nunca vai acabar, sou concorrente de provedor com fibra com planos bem atrativos, mas em contrapartida a rede deles fica fora pelo menos 3x na semana, a minha não fica, funciona muito bem. O cliente quer uma internet que funcione e seja barata. Veja que nas pesquisas a tv por assinatura perdeu milhões de clientes por esses meses, um abraço e espero ter ajudado.

  4. #4

    Padrão Re: Ofertar Tv por assinatura, (tv a cabo) será que é viável atualmente?

    Pelas pesquisa que fizemos, nas cidades onde possuem pequenas empresas de tv a cabo local ofertando o serviço, o número de assinantes de tv fechada chega a ser 30x maior do que naquelas cidades que só tem tv fechada via sat (sky*claro*etc).

    Estamos pesquisando a muito tempo, o problema é a ansiedade, existe no mercado equipamentos com preços bem acessíveis que da para ofertar canais em SD, já para canais em HD o preço sobe para umas 20X a mais, mais ae que está ofertar poucos canais HD de inicio como as pequenas operadoras estão fazendo.

    A parabólica não vai acabar nunca, ocorre é que aquela grade de canais que o povão está acostumado a assistir vai ficar em vários sats distintos, então com uma antena e receptor não vai conseguir ver tudo, esse pessoal vais partir para algum serviço que já tenha todos os canais juntos...

  5. #5

    Padrão Re: Ofertar Tv por assinatura, (tv a cabo) será que é viável atualmente?

    se vc tem uma rede estável e dinheiro pra implantar, seja feliz!!! Te dou toda força! eu me interessaria muito no negócio, mas só acho que funciona com fibra por causa do consumo de alta banda.Hoje pra mim não compensar lançar fibra.

  6. #6

    Padrão Re: Ofertar Tv por assinatura, (tv a cabo) será que é viável atualmente?

    O seu cabeamento, dimensionamento dos links, etc, tem que ser bom, para não sobrecarregar quando duas pessoas na casa estiverem vendo TV e alguém resolver acessar internet ou jogar. Senão já viu, daí começa a reclamação.

    E quanto à questão da pirataria, você já entrou em contato com as emissoras de tv aberta se eles autorizam a redistribuição do sinal deles pela sua rede ?

  7. #7
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ofertar Tv por assinatura, (tv a cabo) será que é viável atualmente?

    eu tenho vontade de transmitir pelo menos os canais aberto,
    mais nunca vi uma solução pra isto
    alguém sabe me dizer uma que funcione mesmo

  8. #8

    Padrão Re: Ofertar Tv por assinatura, (tv a cabo) será que é viável atualmente?

    Citação Postado originalmente por RODRIGOQUATI Ver Post
    se vc tem uma rede estável e dinheiro pra implantar, seja feliz!!! Te dou toda força! eu me interessaria muito no negócio, mas só acho que funciona com fibra por causa do consumo de alta banda.Hoje pra mim não compensar lançar fibra.
    Oi blz? minha forma de implantação não seria IPTV, seria uma rede mista de fibra com coaxial, na verdade como a cidade é pequena predominaria o coaxial, e fibra apenas para levar o sinal RF para os bairros onde seria convertido para coaxial, a internet pretendo usar a rede atual de utp com fibra ou no futuro so fibra.

    Pouca gente sabe mais em se falando de tv na fibra, existem duas formas a primeira seria a IPTV onde os sinais de audio e vídeo são convertidos para dados através de streaming, e a segunda convertendo os sinais de áudio e video em RF, até onde eu sei, a NET usa a segunda opção, no cabo que chega na residencia, a banda larga esta em uma faixa de frequência, a TV em outra, elas não compartilham a mesma coisa, nem a tv vem como dados pois realmente assim logo comprometeria a internet...

    A forma que pretendo trabalhar, os sinais de tv no coaxial ou na fibra não consumiram banda alguma!, penso que em 5 anos pode ser o booom das tvs a cabo nos pequenos provedores, porém tem aquela questão da pirataria, se ela pelo menos reduzisse, as vezes acredito que as grandes operadoras estão deixando isso rolar solto para viciar o povo e no futuro nego vai ter que pagar pelo serviço pois já estarão viciados

  9. #9
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ofertar Tv por assinatura, (tv a cabo) será que é viável atualmente?

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Oi blz? minha forma de implantação não seria IPTV, seria uma rede mista de fibra com coaxial, na verdade como a cidade é pequena predominaria o coaxial, e fibra apenas para levar o sinal RF para os bairros onde seria convertido para coaxial, a internet pretendo usar a rede atual de utp com fibra ou no futuro so fibra.

    Pouca gente sabe mais em se falando de tv na fibra, existem duas formas a primeira seria a IPTV onde os sinais de audio e vídeo são convertidos para dados através de streaming, e a segunda convertendo os sinais de áudio e video em RF, até onde eu sei, a NET usa a segunda opção, no cabo que chega na residencia, a banda larga esta em uma faixa de frequência, a TV em outra, elas não compartilham a mesma coisa, nem a tv vem como dados pois realmente assim logo comprometeria a internet...

    A forma que pretendo trabalhar, os sinais de tv no coaxial ou na fibra não consumiram banda alguma!, penso que em 5 anos pode ser o booom das tvs a cabo nos pequenos provedores, porém tem aquela questão da pirataria, se ela pelo menos reduzisse, as vezes acredito que as grandes operadoras está deixando isso rolar solto para viciar o povo e no futuro nego vai ter que pagar pelo serviço pois já estarão viciados
    já cotou alguma empresa pra comprar os equipamentos ????
    head-end, conversor etc

  10. #10

    Padrão Re: Ofertar Tv por assinatura, (tv a cabo) será que é viável atualmente?

    A questão é : como ganhar dinheiro com Tv por assinatura.... Fazendo as contas, sempre vejo que a Internet da lucro , TV e Telefonia , só aborrecimento.

  11. #11

    Padrão Re: Ofertar Tv por assinatura, (tv a cabo) será que é viável atualmente?

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    já cotou alguma empresa pra comprar os equipamentos ????
    head-end, conversor etc
    Sim, é muito barato para se mandar canais digitais (SD) já canais em hd fica um pouco caro, chegar ficar 30X mais caro colocar um canal hd, mais a ideia seria começlar com apenas uns 5 ou 10 canais, no exterior esse preço cai bastante, um head end pronto sai caro vai gastar umas 5 vezes mais, mais montar você mesmo um head-end pequeno com equipamentos avulsos saí bem barato!!! não da nem pra acreditar.

    Para 50 canais abertos (todos digitais SD) nenhum analógico, nenhum HD, com equipamentos comprados no brasil, da para montar com 35 mil ou menos que isso para começar atender saindo com 4 cabos coaxiais um em cada direção (excluído cabeamento de rua e equipamentos de rua), agora se quiser atender um bairro afastado, levo o sinal na fibra para 2km ou 3km e lá jogo tudo no coaxial. Agora para jogar a internet nesse cabo seja docsis (como a NET faz) ou hpna ae já fica caro, mais minha ideia é usar cabeamento separado.

    Nessa forma de trabalho o número de usuários é ilimitado, bastando chegar em cada residencia com a potencia de sinal adequada...

  12. #12

    Padrão Re: Ofertar Tv por assinatura, (tv a cabo) será que é viável atualmente?

    Citação Postado originalmente por DaspreLinks Ver Post
    A questão é : como ganhar dinheiro com Tv por assinatura.... Fazendo as contas, sempre vejo que a Internet da lucro , TV e Telefonia , só aborrecimento.
    Atualmente o valor do MB baixou muito, vejo por esse lado, porém ninguém quer saber mais de 1Mbs, como a anos atrás, o consumo quadruplicou depois da era dos Smartfones, e o preço da internet só cai! tem empresa ofertando 30mbs por 29,90, pode ser que no futuro nem a internet seja rentável, alias se for rentável somente será para as grandes operadoras que monopolizaram novamente o mercado.

  13. #13
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ofertar Tv por assinatura, (tv a cabo) será que é viável atualmente?

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Sim, é muito barato para se mandar canais digitais (SD) já canais em hd fica um pouco caro, chegar ficar 30X mais caro colocar um canal hd, mais a ideia seria começlar com apenas uns 5 ou 10 canais, no exterior esse preço cai bastante, um head end pronto sai caro vai gastar umas 5 vezes mais, mais montar você mesmo um head-end pequeno com equipamentos avulsos saí bem barato!!! não da nem pra acreditar.

    Para 50 canais abertos (todos digitais SD) nenhum analógico, nenhum HD, com equipamentos comprados no brasil, da para montar com 35 mil ou menos que isso para começar atender saindo com 4 cabos coaxiais um em cada direção (excluído cabeamento de rua e equipamentos de rua), agora se quiser atender um bairro afastado, levo o sinal na fibra para 2km ou 3km e lá jogo tudo no coaxial. Agora para jogar a internet nesse cabo seja docsis (como a NET faz) ou hpna ae já fica caro, mais minha ideia é usar cabeamento separado.

    Nessa forma de trabalho o número de usuários é ilimitado, bastando chegar em cada residencia com a potencia de sinal adequada...
    eu pergunto usando a rede de fibra

    entendeu

  14. #14

    Padrão Re: Ofertar Tv por assinatura, (tv a cabo) será que é viável atualmente?

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    eu tenho vontade de transmitir pelo menos os canais aberto,
    mais nunca vi uma solução pra isto
    alguém sabe me dizer uma que funcione mesmo
    é fácil tem os conversores de canais para mpeg mkv mp4 um bom seria o HDHomeRun cada turner é um canal em HD que converte em vídeo e sai por uma porta rj45 ai tem o plex que usa e gerencia os canais abertos também pode usar os azbox com converso e joga canais pagos mais tem que ser escondido nem canal aberto e nm pago vale a pena eu já tinha pensado nisso tv hoje em dia é mais youtube netflix

  15. #15

    Padrão Re: Ofertar Tv por assinatura, (tv a cabo) será que é viável atualmente?

    canal aberto ninguem quer mais.

  16. #16

    Padrão Re: Ofertar Tv por assinatura, (tv a cabo) será que é viável atualmente?

    Vamos apimentar a conversa, como o pessoal está lidando com o Multicast em redes roteadas? Inclusive quem tem uma malha MPLS em sua rede. Fico curioso com isso, pouco se fala sobre roteamento multicast.

  17. #17

    Padrão Re: Ofertar Tv por assinatura, (tv a cabo) será que é viável atualmente?

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Vamos apimentar a conversa, como o pessoal está lidando com o Multicast em redes roteadas? Inclusive quem tem uma malha MPLS em sua rede. Fico curioso com isso, pouco se fala sobre roteamento multicast.
    Acho que multicast deve ser a única forma de viabilizar um uso mais intenso de material de vídeo. O consumo de banda no total vai cair drasticamente.

  18. #18

    Padrão Re: Ofertar Tv por assinatura, (tv a cabo) será que é viável atualmente?

    TV rodando em Unicast é uma loucura sem fim, o consumo de banda dentro da rede seria absurdo e não daria a demanda. O Multicast (alguém já pensou isso no Anycast em IPv6?) está aí para isso, mas ainda fico em dúvida em saber a opinião dos mais experientes no roteamento desse tráfego.

  19. #19

    Padrão Re: Ofertar Tv por assinatura, (tv a cabo) será que é viável atualmente?

    esse assunto eh bacana, ofertar TV agrega valor a empresa, mesmo que o usuario nao coloque TV na casa dele apenas internet.

    todos nos aqui sabemos que headend de tv fechada eh caro, nao compensa para quem tem poucos clientes, ate na casa dos 1000 assinante de internet que ja eh um numero bem legal, eh pouco pra headend de tv fechada, sua implementacao de uma grade de 60 canais sai caro ocupa muito espaco fisico e seu custo mensal eh mais caro ainda!

    tv aberta eh legal, tem varios canais e eh de graca estou pesquisando sobre documentacao nao sei nada ao certo, mais parece que sendo autorizado pela emissora vc nao paga nada para retransmitir mensalmente.

    blz entao vamos de tv aberta apenas pra falar que tem TV e fornece tv aberta!
    solucao barata iptv!?!??

    captura la os canais aberto e transmite com switch multicast rede IGMP, com vlan exclusiva pra multcast, parece que o pessoal ta usando assim e vai bem!!

    vai otimiza o consumo da banda de intranet nao vai gerar broadcast na rede inteira, mais vai consumir banda na sua intranet, vai comer banda na porta do switch ate chega nesse cliente, ou ate mesmo na porta PON caso for fibra ftth.

    no cliente vc vai ter que ter algum top-set-box, nele soh vai da pra ligar 1 tv HDMI, se o cara tem 3 tv, precisa de 3 top-set-box, tudo isso vai encarecendo!!

    moral da historia: ainda eh caro tanto para o provedor quanto para o cliente.
    se vc quer agregar valor a sua empresa e tem um numero legal de assinantes, talvez compense tv aberta para comecar e sentir as coisas!

  20. #20

    Padrão Re: Ofertar Tv por assinatura, (tv a cabo) será que é viável atualmente?

    Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    esse assunto eh bacana, ofertar TV agrega valor a empresa, mesmo que o usuario nao coloque TV na casa dele apenas internet.

    todos nos aqui sabemos que headend de tv fechada eh caro, nao compensa para quem tem poucos clientes, ate na casa dos 1000 assinante de internet que ja eh um numero bem legal, eh pouco pra headend de tv fechada, sua implementacao de uma grade de 60 canais sai caro ocupa muito espaco fisico e seu custo mensal eh mais caro ainda!

    tv aberta eh legal, tem varios canais e eh de graca estou pesquisando sobre documentacao nao sei nada ao certo, mais parece que sendo autorizado pela emissora vc nao paga nada para retransmitir mensalmente.

    blz entao vamos de tv aberta apenas pra falar que tem TV e fornece tv aberta!
    solucao barata iptv!?!??

    captura la os canais aberto e transmite com switch multicast rede IGMP, com vlan exclusiva pra multcast, parece que o pessoal ta usando assim e vai bem!!

    vai otimiza o consumo da banda de intranet nao vai gerar broadcast na rede inteira, mais vai consumir banda na sua intranet, vai comer banda na porta do switch ate chega nesse cliente, ou ate mesmo na porta PON caso for fibra ftth.

    no cliente vc vai ter que ter algum top-set-box, nele soh vai da pra ligar 1 tv HDMI, se o cara tem 3 tv, precisa de 3 top-set-box, tudo isso vai encarecendo!!

    moral da historia: ainda eh caro tanto para o provedor quanto para o cliente.
    se vc quer agregar valor a sua empresa e tem um numero legal de assinantes, talvez compense tv aberta para comecar e sentir as coisas!
    Digo mais, existem dezenas de bons canais que sao abertos e ate as operadoras ofertam eles, ate agente achava que eram pagos porem estao la abertinhos nos mais variados satelites, outros canais pagos tb chegam a ficar ate mais de meses abertos, outros ficam semanas abertos, outros tem feed e ficam aberto durante os eventos, no geral da pra conseguir rodar varios canais fechados esses que estao temporariamente abertos, e quano eles codificam vem outros e outros, so ter uma pessoa pra cuidar disso, sempre atualizando o line up!
    Jogos ? fpc? nada disso, disponibilize varios canais da globo de varios estados que tera praticamente os principais jogos para assistir.