+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antena que vem no groove

    pessoal aquelas antenas que vem nos groove elas funciona em 5.8, alguém usa? ate quantos metro da pra usar...?

  2. #2

    Padrão Re: Antena que vem no groove

    É uma antena básica mas ok, é dual-band mesmo, são cerca de 6dBi nas 2 bandas.

    Sobre distância, a contraparte da conexão vai usar qual antena? Vai usar qual data rate? Wifi é bidirecional, não depende só de um dos lados da conexão.

    Assim no chute não dá, pelo calculo de free space loss um rádio 5,8GHz a 18dBm, com antena de 6dBi (QUALQUER rádio com essa potência, e QUALQUER antena com esse ganho) em 1km vai dar sinal -67dBm numa CPE com antena de 16dBi (SXT Lite5). E isso é sinal suficiente só pra MCS5 (Uns 23Mbps de throughput)

    Em 2,4Ghz com mesma potência e ganhos de antena falamos em -60dBm (Mas CPE 16dBi 2,4GHz é rara e CARA), que é sinal suficiente pra MCS7. Só que 2,4GHz tem zona de Fresnel enorme, esquece a possibilidade de ter sinal conforme cálculo em 2,4GHz porque nunca vai ter zona de Fresnel 100% limpa.

    Calcula aqui, bota digamos Bullet M5, bota antena de 6dBi, no outro lado bota Bullet M5 e o ganho da antena da CPE 5GHz que quer calcular, vai ter ideia do sinal real, esse cálculo usa potência e ganho de antena, não existe nenhuma diferença entre 18dBm saindo de um Bullet M5 ou saindo de um Groove A52HPN, sinal é sinal.

  3. #3

    Padrão Re: Antena que vem no groove

    Eu até fui olhar no site da Mikrotik se havia algo de novo com relação a Groove.
    E lá mostra uma apresentação do Groove com uma anteninha omni.

    Seria esta a que você se refere?

    Groove é 1 x 1 e 2.4 / 5.8 . A antena tem 6dbi de ganho em 2.4 e 8 dbi em 5.8.. Então pelas informações do fabricante, funciona..

    Agora, fica a questão: funcionar funciona, mas não é a melhor opção se for para provedor.

  4. #4

    Padrão Re: Antena que vem no groove

    8 db em 5.8 praticamente uma omnitik, e isso mesmo??

  5. #5

    Padrão Re: Antena que vem no groove

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    É uma antena básica mas ok, é dual-band mesmo, são cerca de 6dBi nas 2 bandas.

    Sobre distância, a contraparte da conexão vai usar qual antena? Vai usar qual data rate? Wifi é bidirecional, não depende só de um dos lados da conexão.

    Assim no chute não dá, pelo calculo de free space loss um rádio 5,8GHz a 18dBm, com antena de 6dBi (QUALQUER rádio com essa potência, e QUALQUER antena com esse ganho) em 1km vai dar sinal -67dBm numa CPE com antena de 16dBi (SXT Lite5). E isso é sinal suficiente só pra MCS5 (Uns 23Mbps de throughput)

    Em 2,4Ghz com mesma potência e ganhos de antena falamos em -60dBm (Mas CPE 16dBi 2,4GHz é rara e CARA), que é sinal suficiente pra MCS7. Só que 2,4GHz tem zona de Fresnel enorme, esquece a possibilidade de ter sinal conforme cálculo em 2,4GHz porque nunca vai ter zona de Fresnel 100% limpa.

    Calcula aqui, bota digamos Bullet M5, bota antena de 6dBi, no outro lado bota Bullet M5 e o ganho da antena da CPE 5GHz que quer calcular, vai ter ideia do sinal real, esse cálculo usa potência e ganho de antena, não existe nenhuma diferença entre 18dBm saindo de um Bullet M5 ou saindo de um Groove A52HPN, sinal é sinal.
    Usarei no cliente litebeam de 23 dbi.

  6. #6

    Padrão Re: Antena que vem no groove

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    8 db em 5.8 praticamente uma omnitik, e isso mesmo??
    Mas omnitik é dupla-polarização. Ou seja, onde Groove só funciona com MCS4 (Passando pouco menos de 20Mbps provavelmente), a Omnitik vai ter quase 40Mbps (Usando MCS12).

    Pra mim Groove só faz sentido se já tiver antena single maior, ou for usar a antena original agora pra daqui um tempo trocar por uma maior, ou mudar a banda, enfim, pra ser um quebra-galho que pode fazer ptp ou ptmp nas 2 bandas só trocando antena, mas pra uso fixo é um investimento ruim (Omnitik por sua vez tem zero versatilidade, é só um ap 5GHz, não tem outra opção de uso).

    Mas a antena é boa, em um escritório eu troquei ela por uma omni Oiw 9dBi (Tenho várias aqui) aí que tudo piorou, melhoria de fato só tive trocando ela por setorial 60° de 12dBi (Panelinha da Aquario).

    Pra mim que isso era 6dBi nas 2 bandas, acho que alguma versão mais velha era isso, faz quase 2 anos que não compro elas (RB711 geralmente é muito mais barata).

  7. #7

    Padrão Re: Antena que vem no groove

    Citação Postado originalmente por hostjunior Ver Post
    Usarei no cliente litebeam de 23 dbi.
    Se usar MCS4 (20Mbps com sorte, uns 12-14Mbps em ptmp com 7 ou 8 clientes de baixo tráfego), dá pra uns 3km se tiver zona de Fresnel sempre limpa, vai ter acima de -70dBm em até 3km, e isso é sinal ok pra MCS4.

    Pra planos tipo 3Mbps dá pra usar. Acima disso só se forem meio próximos, com zona de Fresnel totalmente limpa sem falta (Nada de 1 cliente com visada meia boca). 5Mbps eu ainda usaria. 10Mbps nem a pau, nem com clientes a 1km, pra essa banda tem que ser dupla-polarização, senão 3 ou 4 clientes consumindo um pouquinho mais já criam gargalo.

  8. #8

    Padrão Re: Antena que vem no groove

    isso é temporário pretendo colocar uma omni de 12 dbi ou painel...problema de usar painel é pq tenho cliente na frente e atras ai o custo é maio rsrs.... eu tava com um basestatio de 16dbi com rockt pra esse local mas surgiu cliente que iria ficar atraz da basestation....