Resultados da Enquete: Que tipo de plano você usa?

Votantes
13. Você não pode votar nesta enquete
  • Download e upload simétricos

    3 23,08%
  • Download e upload assimétricos.

    10 76,92%
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como tem configurado planos de velocidade? Simétrico ou Assimétrico.

    Qual a melhor opção para configuração dos planos de velocidade a serem adotados seja numa rede wireless ou cabeada?

    Planos simétricos com down e up iguais, ou planos assimétricos com down maior do que upload?

    E o que os levou a decidirem por um ou por outro?

  2. #2

    Padrão Re: Como tem configurado planos de velocidade? Simétrico ou Assimétrico.

    Em wireless, ptmp, assimétrico com certeza.

    Em rede cabeada, nunca tive experiência, mas se o meio for realmente Full duplex poderia ser simétrico.

    Faço assimétrico no wireless porque o gargalo é no tráfego agregado, então, upload simétrico tomaria tempo do download já espremido do rádio

  3. #3

    Padrão Re: Como tem configurado planos de velocidade? Simétrico ou Assimétrico.

    Aqui tanto em redes wireless (entrego 800k de upload), adsl, ftth ou cabeada estou entregando upload menor que o download, mas nada menos que 2Mbps de upload.

  4. #4

    Padrão

    Uso aqui planos simétricos tanto no radio como cabeado, nunca tive problemas com gargalo!
    veja o print... Sempre o upload se mantem numa proporção de no máximo 20% do download. Mesmo sendo simetricos,
    Vendo 5/5 10/10 20/20 30/30 Mbs
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	390
Tamanho: 	84,8 KB
ID:      	67945

  5. #5

    Padrão Re: Como tem configurado planos de velocidade? Simétrico ou Assimétrico.

    @Anderson28, hoje eu trabaho da mesma forma tanto na rádio quanto na fibra, clientes mais contentes diferencial, de planos, carregamento de foto, video entre outros melhor, e nao ocupa 20% de banda contratada, de resto só alegria vc hj tem quantos clientes no total

  6. #6

    Padrão Re: Como tem configurado planos de velocidade? Simétrico ou Assimétrico.

    e detalhe minha rede e pacpon na fibra, uso solucoes metro ethernet, muito top... me atende bem

  7. #7
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Como tem configurado planos de velocidade? Simétrico ou Assimétrico.

    o upload menor evita que o seu cliente compartilha com vários vizinhos.
    ou use p2p, torrents.

  8. #8

    Padrão Re: Como tem configurado planos de velocidade? Simétrico ou Assimétrico.

    mais ai entra outra regra meu amigo, e só limitar conexões... e problema solucionado.

  9. #9

    Padrão Re: Como tem configurado planos de velocidade? Simétrico ou Assimétrico.

    Citação Postado originalmente por gandhi Ver Post
    mais ai entra outra regra meu amigo, e só limitar conexões... e problema solucionado.
    Amigo, como esse controle pode ser feito ?

    Poderia compartilhar conosco ?

  10. #10

    Padrão Re: Como tem configurado planos de velocidade? Simétrico ou Assimétrico.

    Para entendermos melhor como funciona o tráfego numa rede, gostaria de saber primeiramente uma coisa:
    - uma porta Ethernet por exemplo trafega 100mega full duplex como padrão...
    - uma interface wireless vai depender de muitos fatores, mas levando em conta um cenário considerado normal, com capacidade de processamento, o tráfego de download consome ¨espaço ¨ do tráfego de upload? E caso esteja ocorrendo um upload alto, vai ¨comprar ¨espaço na interface a ponto de prejudicar o download?

  11. #11

    Padrão Re: Como tem configurado planos de velocidade? Simétrico ou Assimétrico.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Para entendermos melhor como funciona o tráfego numa rede, gostaria de saber primeiramente uma coisa:
    - uma porta Ethernet por exemplo trafega 100mega full duplex como padrão...
    - uma interface wireless vai depender de muitos fatores, mas levando em conta um cenário considerado normal, com capacidade de processamento, o tráfego de download consome ¨espaço ¨ do tráfego de upload? E caso esteja ocorrendo um upload alto, vai ¨comprar ¨espaço na interface a ponto de prejudicar o download?
    Não sei como fica quando o rádio está operando em CSMA, mas com TDMA ele tem lá os slots de Airtime, que são distribuídos tanto para o download quanto upload, uma vez que é half duplex.

    Porém, dentro do escopo do TDMA tem a reserva ou limite de Airtime entre download e upload (75/25, 67/33, 50/50...), então isso deve impedir que o tráfego em um sentido tome os recursos do outro.

    Essa disputa de recursos só deve impactar mesmo quando está no modo dynamic ou flexible (termos usados por MikroTik e UBNT, respectivamente). Nesse caso, se o consumo de upload vai afetar o download, vai depender do quanto o rádio está usando de sua capacidade no momento. Em horário de pico, em ponto de acesso perto do limite, o gasto de Airtime com upload pode fazer falta para o download. Até em PTP acontece isso.

  12. #12

    Padrão Re: Como tem configurado planos de velocidade? Simétrico ou Assimétrico.

    Citação Postado originalmente por Anderson28 Ver Post
    Uso aqui planos simétricos tanto no radio como cabeado, nunca tive problemas com gargalo!
    veja o print... Sempre o upload se mantem numa proporção de no máximo 20% do download. Mesmo sendo simetricos,
    Vendo 5/5 10/10 20/20 30/30 Mbs
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	390
Tamanho: 	84,8 KB
ID:      	67945
    Desculpe acordar o tópico, mais amigo poderia me informar uma coisa.
    Atualmente vendo planos de 1, 2, 3 e 4Mb, estou querendo parar com os planos de 1 e 2Mb e ficar apenas nos de 3 e 4Mb.

    Porem a duvida mesmo e o seguinte quantos clientes por painel você tem com 5Mb?

    Meu maior painel tem 42 Clientes que e o máximo que colocamos por Basebox5, usamos com nv2 e nos cliente sxt lite5. Agora estamos limitando a 30 clientes, ambos com sinal entre -37 e -58 com distancia máxima de 2km da torre.

    Poderia me dar sua opinião que vende planos mais elevados como os rádios se comporta, com esses planos.

    Desde já muito obrigado.

  13. #13

    Padrão Re: Como tem configurado planos de velocidade? Simétrico ou Assimétrico.

    Citação Postado originalmente por gandhi Ver Post
    @Anderson28, hoje eu trabaho da mesma forma tanto na rádio quanto na fibra, clientes mais contentes diferencial, de planos, carregamento de foto, video entre outros melhor, e nao ocupa 20% de banda contratada, de resto só alegria vc hj tem quantos clientes no total
    Citação Postado originalmente por Anderson28 Ver Post
    Uso aqui planos simétricos tanto no radio como cabeado, nunca tive problemas com gargalo!
    veja o print... Sempre o upload se mantem numa proporção de no máximo 20% do download. Mesmo sendo simetricos,
    Vendo 5/5 10/10 20/20 30/30 Mbs
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	390
Tamanho: 	84,8 KB
ID:      	67945
    É interessante ler os relatos de quem utiliza simétrico com resultados positivos.

    Eu não tenho o conhecimento suficiente para entrar no âmago da questão. Me limito a experiência prática. Quando configurava assimétrico notava que havia mais relatos de clientes com respeito a lentidão.. Com configuração simétrica comecei a monitorar e notei que clientes já fluiam melhor. Mesmo que o consumo de download fosse o mesmo, deixando o upload simétrico a média não passa mesmo de uns 20%. Até menos me parece...No entanto a sensação de navegação é melhor pois hoje o usuário não fica só recebendo dados da net. Ele participa em carregar conteúdo a todo momento...
    Isto se reflete numa exigência maior de upload para carregar fotos e vídeos. Se ele tem um plano com 20% de upload vai sentir uma demora maior em postar vídeos e fotos. Se ele tem simétrico utiliza o máximo que consegue no plano e logo volta ao normal. Então também não vejo porque iria criar gargalos com upload alto.

    Me parece que este negócio de assimétrico foi herdado da tecnologia ADSL que tecnicamente não permite up e down iguais. Isto é próprio da tecnologia. Mas a vasta maioria dos provedores não são adsl, então porque continuar com esta prática?
    Como eu disse, não sei até que ponto a teoria pode explicar mas a prática mostra que simétrico deveria ser o padrão. Quem tiver dúvida que experimente...Se experimentar e não der certo vai ter argumento para não utilizar.

    Sem experimentar vai ficar no campo da especulação..

  14. #14

    Padrão Re: Como tem configurado planos de velocidade? Simétrico ou Assimétrico.

    @1929,

    Concordo que quanto mais banda entregar, seja download como upload, a tendência é de melhorar a experiência.

    No entanto, trafegar dados custa dinheiro, veja que apesar de nossos links de trânsito serem simétricos, em nossas redes, nem todo o circuito é.

    Tenho casos em que o backhaul está em cima de um rocket fazendo um PTP para outra região. Neste caso, o limite é o tráfego agregado, portanto, se dimensionarmos o tráfego como simétrico, a capacidade de atendimento cairia pela metade.

    Até mesmo em atendimento GPON, a capacidade do downstream é o dobro do upstream.

    Bom, tudo isso é teoria. Na prática, o que fazemos aqui é dar até 30% da banda de download em upload, ou seja, um plano de 10 megas tem 3 megas de upload. Nos circuitos ADSL2 com annex M, ele chega na verdade a uns 2,5 megas. Nos rádios, é mais complicado, não chega a 1 mega, mesmo estando os 3 megas liberados.

  15. #15

    Padrão Re: Como tem configurado planos de velocidade? Simétrico ou Assimétrico.

    Citação Postado originalmente por gandhi Ver Post
    @Anderson28, hoje eu trabaho da mesma forma tanto na rádio quanto na fibra, clientes mais contentes diferencial, de planos, carregamento de foto, video entre outros melhor, e nao ocupa 20% de banda contratada, de resto só alegria vc hj tem quantos clientes no total
    Citação Postado originalmente por Anderson28 Ver Post
    Uso aqui planos simétricos tanto no radio como cabeado, nunca tive problemas com gargalo!
    veja o print... Sempre o upload se mantem numa proporção de no máximo 20% do download. Mesmo sendo simetricos,
    Vendo 5/5 10/10 20/20 30/30 Mbs
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	390
Tamanho: 	84,8 KB
ID:      	67945
    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    @1929,

    Concordo que quanto mais banda entregar, seja download como upload, a tendência é de melhorar a experiência.

    No entanto, trafegar dados custa dinheiro, veja que apesar de nossos links de trânsito serem simétricos, em nossas redes, nem todo o circuito é.

    Tenho casos em que o backhaul está em cima de um rocket fazendo um PTP para outra região. Neste caso, o limite é o tráfego agregado, portanto, se dimensionarmos o tráfego como simétrico, a capacidade de atendimento cairia pela metade.

    Até mesmo em atendimento GPON, a capacidade do downstream é o dobro do upstream.

    Bom, tudo isso é teoria. Na prática, o que fazemos aqui é dar até 30% da banda de download em upload, ou seja, um plano de 10 megas tem 3 megas de upload. Nos circuitos ADSL2 com annex M, ele chega na verdade a uns 2,5 megas. Nos rádios, é mais complicado, não chega a 1 mega, mesmo estando os 3 megas liberados.
    Esta é a minha dúvida. Se o trafego de upload usa o ¨espaço ¨do tráfego de download. Por exemplo, numa porta /100 ela reserva 50 para down e 50 para upload ou ela distribui a capacidade de tráfego que é 100mega. Por exemplo se tiver só 4 mega de upload ela vai permitir o tráfego em teoria de 96 mega de download? Eu penso que não.

    E quando a custar caro, quando se compra link ele é simétrico, ou seja mesmo não usando mais upload estamos pagando igualmente por ele.

    Se deixar igual e como a tendência é a conexão não usar muito upload, no momento que alguém precisa de upload ele vai ter uma experiencia melhor e mesmo assim como o upload é o menos requisitado, ele logo vai baixar o upload da conexão para o normal. A não ser que o sujeito tenha o PC dele como servidor de conteúdo onde o upload vai ser sempre alto

  16. #16

    Padrão Re: Como tem configurado planos de velocidade? Simétrico ou Assimétrico.

    @1929,

    Estava me referindo ao custo de transporte dos dados do cliente até seu data center.

    Os links que compramos são full duplex mesmo mas do Data Center até o cliente, geralmente não. Para implementar full duplex, os custos são diferentes mesmo. Ou você provisiona banda de um link half duplex, portando metade da velocidade em cada sentido e passando a percepção de ser um link full duplex ou usa tecnologias full duplex como redes metro, rádios licenciados que já tem provisionado estes tempos.

    Esta é a minha dúvida. Se o trafego de upload usa o ¨espaço ¨do tráfego de download. Por exemplo, numa porta /100 ela reserva 50 para down e 50 para upload ou ela distribui a capacidade de tráfego que é 100mega. Por exemplo se tiver só 4 mega de upload ela vai permitir o tráfego em teoria de 96 mega de download? Eu penso que não.
    Veja que hoje temos 2 principais vilões de banda. Vídeos online e downloads. Os downloads usam tcp, portando precisam do ack para seguir a transmissão do download. Logo, uma limitação no upload pode eventualmente impactar o download caso esteja no gargalo. Nos vídeos, geralmente são usadas transmissões UDP, que não requerem a confirmação e portanto podem seguir transmitindo sem consumo do upload do usuário.

    Quanto a deixar a conexão simétrica, concordo que a baixa utilização dos usuários tende a deixar o tráfego com download bem maior que o upload mesmo assim. Problema é em um setor que tenha 5 usuários de 8 megas full por exemplo, ligarem o torrent e começarem a upar 40 megabits. Vai engargalar o painel.