+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Protetores Surto Clamper Pocket em Nobreak ??? pode ?

    fiz essa pergunta para vários vendedores e ninguém soube me responder! só dizem que deve ser ligado na energia!eu comprei 9 Pocket de 3 polos 10a cada e cada um vai ser ligado nas tomada de uma régua de energia com interruptor individual que vai ser ligada em um Nobreak de baixa potencia uns 700kva e em cada tomada da régua com o protetor vai ser ligado uma fonte da ubnt poe que alimenta os rádios a minha duvida é pode ligar que não vai danificar o Nobreak nem as fontes poe? isso ajuda a ter mais proteção ? tem algum risco a longo prazo ? se alguém ai souber me dizer e me explica se vou ter mais proteção ou não agradeço muito.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ICLAMP3PTRA.3.jpg
Visualizações:	206
Tamanho: 	39,5 KB
ID:      	68023   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20171214_130700.jpg
Visualizações:	241
Tamanho: 	2,20 MB
ID:      	68024  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20171214_130722.jpg
Visualizações:	262
Tamanho: 	2,20 MB
ID:      	68025   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20171214_130737.jpg
Visualizações:	198
Tamanho: 	2,26 MB
ID:      	68026  


  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Protetores Surto Clamper Pocket em Nobreak ??? pode ?

    Qualquer protetor só tem eficiência comprovada se ativer aterramento adequado, do contrário só minimiza podendo queimar mais à frente.
    O ideal é que toda a rede interna seja revisada, racks aterrados, e nesta sala onde fica os switches, PC/gerenciador etc possua a gaiola de faraday.

  3. #3

    Padrão Re: Protetores Surto Clamper Pocket em Nobreak ??? pode ?

    bastava um antes da regua poe

  4. #4

    Padrão Re: Protetores Surto Clamper Pocket em Nobreak ??? pode ?

    aqui tudo tem aterramento individual e instalação elétrica ok com proteção de acordo com as normas só não tem o esquema de gaiola e sim um para raio franklin na torre. Os protetores depois que eu tinha comprado um vendedor me falou que ele não pede ser ligado nas saídas de um estabilizador e quando perguntei sobre nobreak ele só falou que tinha que liga na energia nem soube me explica o motivo e não encontro nada sobre o assunto ai fica a duvida minha intenção era usar um individual para cada fonte poe com intenção de proteger a mais cada um só não sei se é seguro a longo prazo e se pode liga na saída de energia do nobreak assim ficaria mais fácil fazer uma troca de fonte sem desliga as outras e eu não curto usar patch panel poe já que se tiver algum problema tem que tira ele todo desligando tudo meu pensamento é sera que pode usar ou sera que isso mais tarde pode altera o nobreak e as fontes poe e ate danificar os rádios ? uma coisa que notei meu idr desliga se puxa o Pocket da tomada quando tem algum equipamento ligado nele isso é normal ?

  5. #5

    Padrão Re: Protetores Surto Clamper Pocket em Nobreak ??? pode ?

    voce pode sim ligar ele antes de nobreack, eu aqui tenho ligado aqeuel maiorzinho da clamper, e tenho fontes -48 ligados nele tambem

  6. #6

    Padrão Re: Protetores Surto Clamper Pocket em Nobreak ??? pode ?

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    voce pode sim ligar ele antes de nobreack, eu aqui tenho ligado aqeuel maiorzinho da clamper, e tenho fontes -48 ligados nele tambem
    mais pode liga ele na saída do nobreack ? ate mesmo vários usando uma régua ? quanto tempo tem que você usa ?

  7. #7

    Padrão Re: Protetores Surto Clamper Pocket em Nobreak ??? pode ?

    Poder ligar esses centelhadores antes ou depois de no break pode. Mas... se ligar antes do no break protegerá também o no break. Se ligar depois, caso exista surto na rede elétrica (E isso não é tão comum apesar de muita gente botar culpa nela) o no break vai torrar parte do circuito antes do centelhador (No protetor da Clamper) atuar.

    Única coisa que teria potencial pra danificar um no break é alto consumo, consumo indutivo tipo motor, ou transformador. Protetores em geral não tem circuito complexo pra nada.

    (Na verdade no break decente devia ter filtro de linha e uns centelhadores na entrada, mas no break pequeno de 700VA (Duvido que seja de 700KVA, isso seria do tamanho de uma casa!) não tem nada de proteção ou filtragem, a sujeira que entra é a que sai. E picos de tensão se forem rápidos passam reto também, já que leva uns microssegundos pro circuito processar o dado de tensão subindo, nesses microssegundos a eletricidade viaja quilômetros, não apenas metros)

  8. #8
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Protetores Surto Clamper Pocket em Nobreak ??? pode ?

    Nos aparelhos que funcionam via POE, exceto roteadores domésticos, já vem com protetores de surto e sobrevoltagem. Raramente as fontes chaveadas queimar em surtos pra tensões em elevação, mas sim quando a rede cai abaixo de 100 volts AC na rede elétrica ou menos de 8 ou 11 volts na entrada dos equipamentos.
    Os no-breaks antigos da sms, tshara etc possuem protetores na entrada e saída e normalmente são montados em gabinetes de ferro. As novas além de aguentarem menos da metads do que diz, são em gabinete de plástico e sem protetores.

    A maioria das fontes de PC, Notebook, Ubiquiti, mikrotik, TVs etc vem com circuito de proteção contra surtos( 140 volts se forem somente em 127 volts, ou 270 V se forem automáticas ou em 230 V).
    Maior problema é quando a rede elétrica cai para menos de 100 volts ou 180 volts onde a corrente consumida pelo circuito primário chega a dobrar, mas o fio não é calculado para tal(trafo pwm). Nunca medi, mas em teoria é de 180 mA para 12 volts e 350 mA para 24 volts ambos com capacidade de carga em 2 ampères. Um fusível de 500 mA, que facilmente se acha no mercado ajuda e muito, já usei fusíveis de 100 e 250 mA, e atualmente é muito difícil de encontrar. Então, compra uma régua de extensão com protetores e fusíveis e o consumo total é de 3A no maiores das hipóteses mas o fusível da extensão é de 10 A.
    Minha fonte é de 35 A nominal, e 12 volts e consumo nominal mínimo de 5 A e teve um pico de consumo de 50 A, fusível não queimou mesmo com 2 A de ação rápida; mas os fusíveis na linha de 12 volts, esse já perdi as contas. Ela possui termostato, marcador de temperatura, cooler, voltímetro digital CC, amperímetro analógico; na temperatura ambiente de até 24°C o cooler raramente é acionado, a 32°C a cada 10 minutos.

  9. #9

    Padrão Re: Protetores Surto Clamper Pocket em Nobreak ??? pode ?

    uso antes na entrada do nobrebreak ja tem uns 5 anos

  10. #10

    Padrão Re: Protetores Surto Clamper Pocket em Nobreak ??? pode ?

    Coloca dois clamper vcl slim no quadro
    um para fase e um para neutro
    caso seja 2 fases e um neutro tem que ter 3 dps
    caso teja 3 fases e um neutro tem que ter 4 dps

    um para cada cabo

    ou compra dois e coloca antes da tomada e joga o polo de baixo no aterramento