Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão Começar Rede FTTH

olá pessoal!!!...

90 % da minha rede é via radio 10 % cabo utp tenho 300 clientes , ja estou querendo começar a usar ftth na cidade , mais o dinheiro ta pouco tive olhando as olt vi algumas com preços que cabe no meu bolso, queria começar com EPON com as olts da v solutions, alguem ja usou ou usa , atende bem suas necessidades ou dar muito problemas futuramente quero mecher com fiber home

agradeço...

Padrão Re: Começar Rede FTTH

Se a grana está curta quem sabe você dá uma pesquisada na rede Metro da Computech? Já vi post aqui onde elogiaram...

Entao, eu nao consigo ver como essa rede Metro pode funcionar bem.

Imagina que estou começando montar minha rede, e cascateio 5 switchs. Como nao vou ter clientes, nao vai funcionar. O sinal só chegará no switch 2 se o switch 1 estiver ligado, e para isso tenho q ter clientes nele. E o cliente não pode desligar a fonte (isso inclui ele nao desligar o estabilizador ou no-break).

O problema fica ainda pior no switch 5 desse meu exemplo. Todos os outros switchs (1,2,3 e 4) tem que ter clientes com as fontes ligadas.

Quando tiver muitos clientes, esse problema estará resolvido, mas no inicio, é muuuuuuito arriscado dar problemas, mesmo usando uma topologia em anel.

Uso as OLTs da V-Solution tenho 9 OLTs deles e todas funcionando muito bem a todo vapor estão rodando na faixa de 850 clientes nelas e estou implantando mais uma de 8P na rede. elas não estão todas no mesmo CPD estão espalhas nos Bairros e chego nos bairros com PTP de fibra.

Acho a XWave metro um grande avanço em relação às redes UTP mas analisando com mais cuidado, tem de pesar na balança.

Para região com baixa densidade de usuários, acaba saindo mais caro que ftth, já que a distância máxima da caixa até o assinante seria de 100m, incluindo o cabeamento dentro da casa do assinante, atravessar ruas, etc. Com isso, precisaríamos de 1 caixa por quarteirão.

Agora conseguir pelo menos 8 assinantes em 1 único quarteirão já passa a ser bem interessante.

Citação Postado originalmente por jlima2001 Ver Post
    Entao, eu nao consigo ver como essa rede Metro pode funcionar bem.

Imagina que estou começando montar minha rede, e cascateio 5 switchs. Como nao vou ter clientes, nao vai funcionar. O sinal só chegará no switch 2 se o switch 1 estiver ligado, e para isso tenho q ter clientes nele. E o cliente não pode desligar a fonte (isso inclui ele nao desligar o estabilizador ou no-break).

O problema fica ainda pior no switch 5 desse meu exemplo. Todos os outros switchs (1,2,3 e 4) tem que ter clientes com as fontes ligadas.

Quando tiver muitos clientes, esse problema estará resolvido, mas no inicio, é muuuuuuito arriscado dar problemas, mesmo usando uma topologia em anel.
    Este era um grande problema mesmo... mas com o lançamento do chaveador ótico isso teria sido solucionado segundo a Computech... ou seja, não precisa mais ter no caminho caixas energizadas com POE reverso. Não me perguntem como funciona o chaveador pois só vi no site e nos vídeos.

E quanto a distância não precisa ser de 100 metros, pois entre cada caixa vai um cabo ótico. E como é com conversor ótico não precisa levar em conta o cálculo de perda entre caixas. É como um ponto a ponto entre as caixas... Vejo assim muita versatilidade em futuras expansões.. e naõ precisa fazer fusão de fibra..

O que precisa é que a distância do cliente até a caixa não seja maior que 100metros pois é cabo utp.
    Uma pergunta: qual seria a diferença operacional de usar onu e fibra até o cliente ou usar utp do cliente até a caixa de distribuição? Só seria o caso de queimar ou travar o SW? Pois o que passa neste cabo utp da caixa até o cliente é na prática o mesmo que passa na fibra.
    Ah! tem o marketing junto ao cliente: ¨aqui é 100% fibra¨

Tudo na fibra ótica com OLT e ONU precisa haver cálculo para cada setor instalado.

Como a pergunta do autor do tópico está relacionado com poucos recursos financeiros a Metro pode ser uma solução...