+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Angry Vlan's na rb260gs

    Amigos bom dia gostaria de uma ajudinha de vcs para um plano B, tenho uma rb 260gs e estou querendo configurar ela
    para que o link entre na porta 1 e saia pelas outras portas (RJ45 e sfp) mais elas tem que ter vlans , mais só acho videos que o link entra na sfp e sai pela RJ45 com vlans.

    Já estou de cabeça quente pois não estou conseguindo, por favor alguém me ajudeeee

  2. #2

    Padrão Re: Vlan's na rb260gs

    Sfp e ether são iguais. Não muda a configuração. Só muda o nome da porta.

  3. #3

    Padrão Re: Vlan's na rb260gs

    Como assim? Posso editar as porta é isso?

  4. #4

    Padrão Re: Vlan's na rb260gs

    Mais alguém ajuda aí amigos tô no sofoco

  5. #5

    Padrão Re: Vlan's na rb260gs

    Explique melhor o que precisa

  6. #6

    Padrão Re: Vlan's na rb260gs

    Essa é a RB 260gs um switch da Mikrotik, não se configura ela pelo winbox e sim pelo navegador só que eu não sei como configurar ela para o link do concentrador PPPoE entra na porta ether 1 e as outras portas inclusive a sfp saísse com VLANsClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         images%20(1).jpeg
Visualizações:	129
Tamanho: 	12,2 KB
ID:      	68060

  7. #7

    Padrão Re: Vlan's na rb260gs

    Você já procurou a documentação oficial?

  8. #8

    Padrão Re: Vlan's na rb260gs

    Por que sair com VLAN? Vc irá conectar em uma porta Trunk?

    O que vc quer fazer não seria as conexões PPPoE chegarem sem tag nas portas 2 - 4 e SFP e ter um trunk na 1 atendendo os PPPoE através de várias vlans, assim identificando de qual porta vem a conexão?

    Está confuso o que quer fazer.

  9. #9

    Padrão Re: Vlan's na rb260gs

    Opa. As RB260GS ou GSP não fazem VLAN. Elas simplesmente autorizam que uma ou mais VLAN transite por determinadas portas.
    Exemplo: vlan100 sempre entra pela porta sfp mas so pode passar nas portas 2 e 4.
    vlan101 sempre entra pela porta ether5 mas so pode passar pelas portas 3 e 1>

    As RB260 não tem gerencia como switchs gerenciaveis.

  10. #10

    Padrão Re: Vlan's na rb260gs

    Citação Postado originalmente por xantro Ver Post
    Opa. As RB260GS ou GSP não fazem VLAN. Elas simplesmente autorizam que uma ou mais VLAN transite por determinadas portas.
    Exemplo: vlan100 sempre entra pela porta sfp mas so pode passar nas portas 2 e 4.
    vlan101 sempre entra pela porta ether5 mas so pode passar pelas portas 3 e 1>

    As RB260 não tem gerencia como switchs gerenciaveis.
    Eu não entendi a limitação em relação a switch gerenciáveis. Pode dar um exemplo mais específico de limite. Tô aprendendo mais agora que saiu a versão 6.41 do mk, me forçando a estudar um pouco mais.

  11. #11

    Padrão Re: Vlan's na rb260gs

    Também não entendi. Ele não coloca os tags nas portas trunk?

  12. #12

    Padrão Re: Vlan's na rb260gs

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Também não entendi. Ele não coloca os tags nas portas trunk?
    Sim. Deve ser outra. Por isso pedi exemplo.

  13. #13

    Padrão Re: Vlan's na rb260gs

    Poxa como posso explicar melhor, eu não trabalho com fibra, então estou querendo que os dados que sai do concentrador PPPoE entre na porta 1 e as portas 2,3,4 e 5 tenhas VLANs, pq eu quero colocar essa 260gs no meio da rede para uma melhor manutenção da rede

  14. #14

    Padrão Re: Vlan's na rb260gs

    Citação Postado originalmente por Paulo José da Silva Ver Post
    Poxa como posso explicar melhor, eu não trabalho com fibra, então estou querendo que os dados que sai do concentrador PPPoE entre na porta 1 e as portas 2,3,4 e 5 tenhas VLANs, pq eu quero colocar essa 260gs no meio da rede para uma melhor manutenção da rede
    A melhor dica nesse caso é, procure um profissional.
    Sério, sem conhecimento básico não adianta nem tentar, ainda mais em um ambiente já em produção.