+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Poste de Concreto 18~22mts

    Pessoal preciso montar 4 torres pequenas entre 18~22mts em alguns bairro. Porem o espaço esta complicado, folhando a internet achei uma imagem interessante de um cara que montou pequenos pop em cima de Postes de Concreto, e ficou bacana olhando pela image.

    Fotos
    https://imgur.com/a/kdqFG

    Alguém mais já viu alguém usando essa solução, ou saberia informar se e confiável, achei interessante pois aqui esta complicado achar terreno. não sei quanto ele gastou na estrutura de ferro que fez junto ao poste, mais achei algo interessante para MicroPOP.

    Desde já muito obrigado.

  2. #2
    Avatar de ToqueTelKrug
    Ingresso
    Jan 2017
    Localização
    União da Vitória
    Posts
    17

    Padrão Re: Poste de Concreto 18~22mts

    Já trabalhei em uma estrutura parecida com essa amigo, você pode economizar em toda essa estrutura metálica, a caixa com fontes, baterias, etc, deixa fixa no poste em uma altura menor e sobe só com os cabos até o ptp, setoriais. E faz degraus direto nos furos do poste, igual o que as companhias elétricas fazem. Requer bem mais atenção ao subir, mas economiza bastante.

  3. #3

    Padrão Re: Poste de Concreto 18~22mts

    Citação Postado originalmente por ToqueTelKrug Ver Post
    Já trabalhei em uma estrutura parecida com essa amigo, você pode economizar em toda essa estrutura metálica, a caixa com fontes, baterias, etc, deixa fixa no poste em uma altura menor e sobe só com os cabos até o ptp, setoriais. E faz degraus direto nos furos do poste, igual o que as companhias elétricas fazem. Requer bem mais atenção ao subir, mas economiza bastante.
    Achei interessante a estrutura parece dar mais segurança. Acho que mesmo com a estrutura deve sair mais em conta, que o gasto de uma torre estaiada de 20mts.

    Aqui para montar uma torre estaiada sai em torno de 7~9mil 20mts e portante 12~15mil.
    Meu medo seria a resistência, o amigo dessas fotos cita que o poste dele e de daN 600 com 13~15mts. Vou ver com a empresa de energia qual poste eles me recomendariam para tal façanha e ver o que eles falam, pois para levantar os postes achei bastante terreno.

    Ruim das torres alem de achar o terreno tem o problema do dono do terreno, tenho uma de 27mts em uma casa onde o senhor da casa solta os amigos pit bull dele perto da torre e não tem quem entre no quintal quando precisa dar manutenção se ele não estiver em casa para prender.

    Imagina der um pane na torre e o senhor estiver fora por alguns dia, ferra tudo. Por isso achei a parte do poste interessante pois da para levantar perto do muro onde mesmo com cachorro não atrapalharia a manutenção, problema mesmo e questão de segurança tanto para quem vai subir como para o dono do terreno.

    Você chegou a ver tal estrutura com ate quantos mts? e ao subir aparenta ter segurança igual a uma torre estaiada?

    Pensei em fazer a parte do pe similar as minhas torres, 10% da altura do poste seria concretado em um buraco de 100x100 com 2.2mts de fundura, onde ficariam com 19.8mts de altura um poste de 22mts.

  4. #4

    Padrão Re: Poste de Concreto 18~22mts

    Eu acho complicado um poste dessa altura. Aqui na região às cias elétricas usam poste de 12m. Sendo 2 enterrados. Acredito q até uns 15m eu arriscaria mais que isso não. Aqui num vendaval eu tirei 18 postes da estrada q caíram com o vento. Eram postes quadrados, não sei se foi coincidência ou não,mas ñ vi nem poste cilíndrico no chão nesse mesmo temporal. E olha q caiu mais de 80 aqui na região.

  5. #5

    Padrão Re: Poste de Concreto 18~22mts

    Citação Postado originalmente por luti1901 Ver Post
    Eu acho complicado um poste dessa altura. Aqui na região às cias elétricas usam poste de 12m. Sendo 2 enterrados. Acredito q até uns 15m eu arriscaria mais que isso não. Aqui num vendaval eu tirei 18 postes da estrada q caíram com o vento. Eram postes quadrados, não sei se foi coincidência ou não,mas ñ vi nem poste cilíndrico no chão nesse mesmo temporal. E olha q caiu mais de 80 aqui na região.
    E exatamente isso ai que tenho medo. Pois pelos cálculos eu iria gastar pra fazer igual a foto com 15mts 4mil. Mais se for pra segurança melhor gastar 8.500,00 e levantar uma autoportante de 21mts.

    Achei que mais pessoas já havia montado pequenos pop assim, mais to achando que não e bom ariscar.

  6. #6

    Padrão Re: Poste de Concreto 18~22mts

    R$ 8 mil por autoportante pequena assim tá caro!

    Pra 18m dá pra simplificar bastante o projeto, barateando muito, basicamente usa o mesmo material de torre estaiada de uns 50m, mas com largura na base tipo 70cm. 12m até 2 módulos de 6m aguenta sem estaios (Durante a montagem as vezes pessoal deixa sem estaios pra voltar depois e terminar, mas aí chove, ponte cai, e passam semanas até voltar e terminar!), 18m ainda não é nada muito alto, não precisa uma estrutura muito grande. Pra antena direcional de 60cm há muito arrasto aerodinâmico, mas com 3 ou 4 setoriais, e um mini-ptp com digamos Nanobeam M5 19, não há arrasto significativo pra exigir torre muito cara.

    Dá uma procurada melhor nos serralheiros por aí, deve achar algo na casa dos R$ 200 por metro (Estaias acha a R$ 120 por metro), em 18m daria R$ 3,6 mil. Seria coisa tipo o módulo inferior com 6m pra economizar material e baratear fabricação, e os de cima com 3m (Senão fica pesado pra içar via arara). O uso de tubos pra mim encarece a coisa pela demora, com cantoneira 1" chapa 1/8 fica mais fácil, faz triangular mesmo, a soldagem é mais rápida quando pode aumentar a corrente do soldador e não se preocupar em furas tubos. São esses detalhes bobos que tornam a fabricação de torres mais baratas. Se fosse só 1 não valeria a pena fazer moldes e tal, mas pra 4 compensa planejar melhor umas auto portantes de custo mais baixo. 18m é tranquilo, não precisa muito. 21m não sei se aumenta muito o custo, na base mal muda 5cm a mais de concreto pra baixo, ao invés de 0,7m³ de cimento põe 0,75m³, é diferença baixa no custo. É só achar serralheiro com prática nisso (Ou estar numa das 20 cidades com um eng. mecânico que não cobre R$ 20 mil pra fazer um projeto de torre de R$ 2 mil, que é o típico deles, fazer projeto mais subdimensionado que de serralheiro zé-oreia).

  7. #7

    Padrão Re: Poste de Concreto 18~22mts

    Nas fotos postadas do poste, a estrutura não deve ter mais de 8 metros, levando em conta a referencia da casa ao lado... E mesmo assim não é um poste comum... Ele deve ter sido projetado por engenheiro para ter uma ferragem que possa absorver todo o esforço. Fica caro..

    Agora, levar isso para 18 a 22 metros é pedir encrenca. Se tiver um engenheiro acessível para conversar ele irá já de dar uma prévia da estrutura que precisaria. Mas imagino uma coluna com pelo menos 60cm de circunferência na base. Se for de secção quadrada daí vai ter que ser mais, pois como já comentaram o arrasto só no poste vai ser grande. Um poste que não vai conseguir levantar com um guindaste qualquer.

  8. #8
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Poste de Concreto 18~22mts

    Não sou a favor de montar postes para distribuir sinal de internet, uma vez que existe questões legais a respeito( locação, seção, lei orgânica, crea etc.).
    Aqui os provedores via rádio, locam um espaço numa casa, montam um dois mastros de 6 metros em cima do telhado e pronto. Tendo visada da sua torre principal, não precisa estar no alto por que mesmo no ponto baixo dá para atender muitos clientes.

  9. #9

    Padrão Re: Poste de Concreto 18~22mts

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    R$ 8 mil por autoportante pequena assim tá caro!

    Pra 18m dá pra simplificar bastante o projeto, barateando muito, basicamente usa o mesmo material de torre estaiada de uns 50m, mas com largura na base tipo 70cm. 12m até 2 módulos de 6m aguenta sem estaios (Durante a montagem as vezes pessoal deixa sem estaios pra voltar depois e terminar, mas aí chove, ponte cai, e passam semanas até voltar e terminar!), 18m ainda não é nada muito alto, não precisa uma estrutura muito grande. Pra antena direcional de 60cm há muito arrasto aerodinâmico, mas com 3 ou 4 setoriais, e um mini-ptp com digamos Nanobeam M5 19, não há arrasto significativo pra exigir torre muito cara.

    Dá uma procurada melhor nos serralheiros por aí, deve achar algo na casa dos R$ 200 por metro (Estaias acha a R$ 120 por metro), em 18m daria R$ 3,6 mil. Seria coisa tipo o módulo inferior com 6m pra economizar material e baratear fabricação, e os de cima com 3m (Senão fica pesado pra içar via arara). O uso de tubos pra mim encarece a coisa pela demora, com cantoneira 1" chapa 1/8 fica mais fácil, faz triangular mesmo, a soldagem é mais rápida quando pode aumentar a corrente do soldador e não se preocupar em furas tubos. São esses detalhes bobos que tornam a fabricação de torres mais baratas. Se fosse só 1 não valeria a pena fazer moldes e tal, mas pra 4 compensa planejar melhor umas auto portantes de custo mais baixo. 18m é tranquilo, não precisa muito. 21m não sei se aumenta muito o custo, na base mal muda 5cm a mais de concreto pra baixo, ao invés de 0,7m³ de cimento põe 0,75m³, é diferença baixa no custo. É só achar serralheiro com prática nisso (Ou estar numa das 20 cidades com um eng. mecânico que não cobre R$ 20 mil pra fazer um projeto de torre de R$ 2 mil, que é o típico deles, fazer projeto mais subdimensionado que de serralheiro zé-oreia).
    Aqui ta difícil achar portante entre 18~21mts por um valor bacana, tudo na faixa dos R$ 440/metro. Pagaria feliz se acha-se a R$ 200/metro. Conversando com os cara que trabalha na empresa que fornece energia na minha região, recomendaram pular fora dos postes.

    Vou tentar convencer algum deles e fazer mais em conta, pois não precisa ser uma baita torre. não vamos por nada pesado nela.

    Vai ficar nela apenas 2x basestation 16dbi de 120 com basebox5 e 1x sxt lite5 no ptp, apenas antenas leves e pequenas. arrasto praticamente zero.

    Aqui tem 2 eng. querem R$ 10 mil pelo projeto, nem rola muita coisa por um projetinho de 21mt, e R$ 20 mil em um projeto de 30~66mt portante.

    Para não dizer que não achei nada mais barato achei uma em SP a R$ 300/metro 21mt base de 1.55mt e termina em 60cm, Porem o frete do caminhão desanimo.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Nas fotos postadas do poste, a estrutura não deve ter mais de 8 metros, levando em conta a referencia da casa ao lado... E mesmo assim não é um poste comum... Ele deve ter sido projetado por engenheiro para ter uma ferragem que possa absorver todo o esforço. Fica caro..

    Agora, levar isso para 18 a 22 metros é pedir encrenca. Se tiver um engenheiro acessível para conversar ele irá já de dar uma prévia da estrutura que precisaria. Mas imagino uma coluna com pelo menos 60cm de circunferência na base. Se for de secção quadrada daí vai ter que ser mais, pois como já comentaram o arrasto só no poste vai ser grande. Um poste que não vai conseguir levantar com um guindaste qualquer.
    Sim guindaste não pode ser aqueles normal mesmo não. Mais já desisti hehe, os cara que trabalham na energia me deu uns relatos que fez desistir da ideia na hora.
    Vou ver se consigo e uma portante mais em conta mesmo.

  10. #10

    Padrão Re: Poste de Concreto 18~22mts

    Aqui utilizo postes de 12 metros somente, são muito faceis de comprar!
    Fui comprar postes mais altos e a empresa que fabrica exige compra minima de 5 postes por causa do frete, a ultima cotação para postes de 21 metros foi há um ano e meio atras, o valor era de R$ 2100, por poste + frete!

    Em relação a resistência do poste existem vários modelos disponíveis no fabricante, porem em relação a segurança você pode consultar o catalago dos postes!

    por exemplo existem postes de iluminação, que são mais baratos porem menos resistentes, e existem postes para implantação de redes que são muito mais resistentes e mais caros!

    https://www.romagnole.com.br/produto...os_de_concreto

    Ao consultar a tabela dos postes veja que tem postes com carga de ruptura de até 6000kg!

    aqui tem uma fabrica de postes menores até 300kg, homologado pela concessionaria de energia, são meus clientes!

    Acompanhei como são feitos os testes em um dia que estive lá para atende-los!

    Eles prendem o poste deitado, o pé é preso na mesma altura que seria enterrado!

    Na ponta eles colocam uma balança presa a ponta de um guincho, e um cabo na ponta do poste e vão erguendo o guincho até chegar no ponto de curvatura exigido pela concessionaria.(o poste tem que ser flexível e resistente ao mesmo tempo) em relação a envergadura o poste testado naquele dia teria que atingir no minimo 1,5 metros sem rompimento independente da carga, e em relação ao peso não poderia romper-se com menos de 180Kg!

    O poste testado na ocasião, é este comum que vemos nas portas de dezenas de residencias, agora imagine a resistência dos postes maiores!

    Consulte a tabela dos postes e com certeza você encontrará algum que lhe atenderá!

  11. #11

    Padrão Re: Poste de Concreto 18~22mts

    Estou montando um ... 12m .... estrutura de 6,5m .... 1,5m no poste e o restante pra cima ....

    Comprei um de 600dan ,diz a fábrica que aguenta 1000 kg até , feito pra colocar transformadores.

    Mais de peso e mínimo , 2 basestation, 2 powerbeam ... 23dbi ... acredito que levanto ele em janeiro já .

  12. #12

    Padrão Re: Poste de Concreto 18~22mts

    @offzinho , dependendo da sua cidade pode ser viável comprar desta empresa que o @JulianoVB citou... Eles são do Paraná. Você é de que estado? E valor na média de 100 reais o metro.

    Se sua cidade é ligeiramente plana sem altos e baixos pode ser uma saída estes pré-fabricados.
    Até nem sabia que fabricavam neste comprimento. Lá nas tabelas tem até 25m.

    Agora, nunca subestime a sua instalação porque no momento não precisa de mais altura, ou mais resistência. Amanhã ou depois pode precisar expandir e daí a coisa fica perdida. O tradicional é a torre estaiada , mas como você citou que não tem espaço, vários postes de 25 metros pode resolver uma bela cobertura.
    Uma coisa que não ficou clara para mim no caso do poste pré-fabricado é o acesso ao topo. Talvez tenha que pensar numa escada fixada na lateral, ou outra estrutura permanente. E daí pode inviabilizar..

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    @offzinho , dependendo da sua cidade pode ser viável comprar desta empresa que o @JulianoVB citou... Eles são do Paraná. Você é de que estado? E valor na média de 100 reais o metro.

    Se sua cidade é ligeiramente plana sem altos e baixos pode ser uma saída estes pré-fabricados.
    Até nem sabia que fabricavam neste comprimento. Lá nas tabelas tem até 25m.

    Agora, nunca subestime a sua instalação porque no momento não precisa de mais altura, ou mais resistência. Amanhã ou depois pode precisar expandir e daí a coisa fica perdida. O tradicional é a torre estaiada , mas como você citou que não tem espaço, vários postes de 25 metros pode resolver uma bela cobertura.
    Uma coisa que não ficou clara para mim no caso do poste pré-fabricado é o acesso ao topo. Talvez tenha que pensar numa escada fixada na lateral, ou outra estrutura permanente. E daí pode inviabilizar..
    Moro no MS, a uns 400km de onde ele mencionou, pra mim ate 20mt já serviria de boa, pois não irei precisar mudar nada mais pra frente seria só o que mencionei mesmo, 2 basestation de 16dbi e um ptp com sxt lite5.

    A parte ruim realmente e o acesso ao topo, teria que montar uma escada ou uma estrutura igual o cara montou na foto. Porem acho que aquela estrutura não deve ser bom montar em poste acima de 15mt pelo peso da ferragem.

    Vou entrar em contato com a empresa que o @JulianoVB citou mostrar a foto e pedir uma opinião para ver o que eles falam, dependendo ter que morrer em R$ 440/mt da autoportante.