+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Interface 1Gbps no limite e agora?

    Boa tarde a todos!

    Tenho uma CCR onde tem um cabo da ether1 até uma OLT, só que a porta da OLT e da CCR säo Giga, e esta no limite...

    A pergunta é:

    Tenho portas sobrando na CCR e tenho portas uplink sobrando na OLT, como deveria proceder para de certa forma agregar mais uma interface e conseguir usar mais de 1Gbps...

    Desde de já adradeço!

    Abraços,

  2. #2

    Padrão Re: Interface 1Gbps no limite e agora?

    Prezado,

    Pra literalmente "Agregar" você pode fazer um Bonding ele vai somar o tráfego das duas portas, assim você terá 2gb no total. A configuração precisa ser feita tanto do lado da OLT quando do lado da CCR.

  3. #3

    Padrão Re: Interface 1Gbps no limite e agora?

    Boa noite Felipe,
    Mas a OLT não faz bonding, e eu tentei habilitar na CCR mas não funciona (o outro lado teria que ser outro MK) ou não?

  4. #4

    Padrão Re: Interface 1Gbps no limite e agora?

    Citação Postado originalmente por number Ver Post
    Boa noite Felipe,
    Mas a OLT não faz bonding, e eu tentei habilitar na CCR mas não funciona (o outro lado teria que ser outro MK) ou não?
    Amigo, ambos os equipamentos fazem sim. Procure por link agregation ou lacp.

  5. #5

    Padrão Re: Interface 1Gbps no limite e agora?

    Outra possibilidade é ter varias portas uplink, agregando cada porta uplink a 1 porta PON de sua OLT

  6. #6

    Padrão Re: Interface 1Gbps no limite e agora?

    Pessoal aprende MikroTik mas não aprende 802.XX. Bonding é o nome que a MikroTik da para LACP, enquanto a Cisco chama de PortChannel ou EtherChannel.

  7. #7

    Padrão Re: Interface 1Gbps no limite e agora?

    Citação Postado originalmente por herlon2008 Ver Post
    Outra possibilidade é ter varias portas uplink, agregando cada porta uplink a 1 porta PON de sua OLT
    essa seria a melhor forma.

  8. #8

    Padrão Re: Interface 1Gbps no limite e agora?

    Siga o conselho do avatar 52, utilize o bonding! Em minha concepção é a melhor forma de resolver sua necessidade!!

  9. #9

    Padrão Re: Interface 1Gbps no limite e agora?

    Citação Postado originalmente por Josailton Ver Post
    essa seria a melhor forma.
    Aparentemente a melhor forma é você contratar alguém que saiba realmente o que está fazendo... Porque para fazer uma pergunta dessas... Será que você chegou a ler o que falaram antes?

  10. #10
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Interface 1Gbps no limite e agora?

    Citação Postado originalmente por Josailton Ver Post
    essa seria a melhor forma.
    concordo lacp em mikrotik não balanceia corretamente

  11. #11

    Padrão Re: Interface 1Gbps no limite e agora?

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    concordo lacp em mikrotik não balanceia corretamente
    Amigo,

    O que te leva a crer que não balanceia bem?

  12. #12
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Interface 1Gbps no limite e agora?

    Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Amigo,

    O que te leva a crer que não balanceia bem?
    teste em produção lacp do mikrotik funciona bem com mikrotik com outros VENDOR não vai

  13. #13

    Padrão Re: Interface 1Gbps no limite e agora?

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    teste em produção lacp do mikrotik funciona bem com mikrotik com outros VENDOR não vai
    Alguém já testou esses switches da Mikrotik CSS fazendo LACP com um TP-Link do outro lado?

    Interessado em um para cá mas se não balanceia bem com router os, começo a desconfiar que o switchos será o mesmo BO. Certo?

  14. #14

    Padrão Re: Interface 1Gbps no limite e agora?

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Alguém já testou esses switches da Mikrotik CSS fazendo LACP com um TP-Link do outro lado?

    Interessado em um para cá mas se não balanceia bem com router os, começo a desconfiar que o switchos será o mesmo BO. Certo?
    Switch da MikroTik já é fraco, fazer LACP então você o destrói.

  15. #15

    Padrão Re: Interface 1Gbps no limite e agora?

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    teste em produção lacp do mikrotik funciona bem com mikrotik com outros VENDOR não vai
    Preciso discordar, tenho em produção de mikrotik para Datacom, vyos, Fiberhome... entre outros. Creio que você não teve sucesso pois não usou o modo 802.3ad, balance RR que é o padrão só funciona de mk pra mk mesmo.

  16. #16

    Padrão Re: Interface 1Gbps no limite e agora?

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Switch da MikroTik já é fraco, fazer LACP então você o destrói.

  17. #17
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Interface 1Gbps no limite e agora?

    Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Preciso discordar, tenho em produção de mikrotik para Datacom, vyos, Fiberhome... entre outros. Creio que você não teve sucesso pois não usou o modo 802.3ad, balance RR que é o padrão só funciona de mk pra mk mesmo.
    usei 802.3ad sim
    no cisco não balanceia corretamente da uma diferença de 200 a 300 mb de uma interface da outra

  18. #18

    Padrão Re: Interface 1Gbps no limite e agora?

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    teste em produção lacp do mikrotik funciona bem com mikrotik com outros VENDOR não vai
    Aqui também percebi isso. Hoje seguimento uplink por PON e ainda tenho uma análise de tráfego mais organizada.

  19. #19

    Padrão Re: Interface 1Gbps no limite e agora?

    Olá, será que poderia me ajudar com isso aqui https://under-linux.org/showthread.php?t=189726