+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ptp de 1,8km com drop, funciona? Como fazer ?

    pessoal, um amigo me disse que se eu for fazer esse ptp de 1,8km com drop, eu teria que deixar a fibra bem esticada entre os postes, por que se deixar folgada ela atenua... essa informação é verdadeira ?

    de um lado tenho uma ccr1009, e do outro quero por uma rb260gs para atender 120 clientes na rede cabeada que já tenho nessa região ...

    o ptp fica bom ?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         5903b22a80713_gg.jpg
Visualizações:	259
Tamanho: 	359,8 KB
ID:      	68084

  2. #2

    Padrão Re: Ptp de 1,8km com drop, funciona? Como fazer ?

    Se não estou enganado já existe um drop para 2km.

  3. #3
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Ptp de 1,8km com drop, funciona? Como fazer ?

    Drop é recomendado lançar até 800mts e dependendo da qualidade. drop não tem kevlar, não tem loose, é somente capa e mensageiro. fica muito vulnerável aos efeitos do tempo.

    sugiro comprar uma bobina de fig8 ou minira AS80 que não tem custo elevado e vem no minimo 4 FO

  4. #4

    Padrão Re: Ptp de 1,8km com drop, funciona? Como fazer ?

    Bom dia amigo, funciona, tenho 1 ponto a ponto -+ 1500m e +- 3.000m no drop mono modo duas vias, funciona perfeitamente, ele só tem uma desvantagem, ele é mais frágil, aqui já tive problema de baterem a escada em cima do drop (por sacanagem) e quebrou.

  5. #5

    Padrão Re: Ptp de 1,8km com drop, funciona? Como fazer ?

    Como está a exigência das operadoras para o compartilhamento de postes atualmente... Até algum tempo atrás algumas exigiam cordoalha de sustentação. Nada de cabo autosustentável. E aí o drop poderia aguentar mais os ¨maus tratos ¨

    Uma das companhias, a AES era bem enfática no uso de cordoalha.

    Tudo espinado. Mas de um tempo para cá leio sempre sobre projetos só com cabos autosustentáveis. Está passando normalmente os projetos sem cordoalha ou a coisa está indo por conta de cada um?

  6. #6

    Padrão Re: Ptp de 1,8km com drop, funciona? Como fazer ?

    Tem que levar em consideração as especificações técnicas do fabricante. Mas dificilmente vc ira encontrar nas especificações recomendações para trecho maior que 400 m.

  7. #7

    Padrão Re: Ptp de 1,8km com drop, funciona? Como fazer ?

    Essa distância no Drop eu acho queimar dinheiro. Vai dar BO muito rápido.

  8. #8

    Padrão Re: Ptp de 1,8km com drop, funciona? Como fazer ?

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Essa distância no Drop eu acho queimar dinheiro. Vai dar BO muito rápido.
    Ele está se referindo ao comprimento total do cabo... entre vãos o padrão é no máximo 80 m, mas como relatado por outro usuário mais acima, ele já chegou a 3km

  9. #9

    Padrão Re: Ptp de 1,8km com drop, funciona? Como fazer ?

    Pois é, chegar chega até mais. Problema é confiar nesse cabo numa distância dessas. Muito lugar para dar BO

  10. #10
    Avatar de ToqueTelKrug
    Ingresso
    Jan 2017
    Localização
    União da Vitória
    Posts
    17

    Padrão Re: Ptp de 1,8km com drop, funciona? Como fazer ?

    Vai funcionar, porém terá bastante dor de cabeça com o tempo, faz com cabo fig8 4 fibras pelo menos, gasta mais agora, porém depois manutenção por rompimento será bem menor.

  11. #11

    Padrão Re: Ptp de 1,8km com drop, funciona? Como fazer ?

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Pois é, chegar chega até mais. Problema é confiar nesse cabo numa distância dessas. Muito lugar para dar BO
    Você diz BO policial para reclamar de vandalismo?

  12. #12

    Padrão Re: Ptp de 1,8km com drop, funciona? Como fazer ?

    ja vi ptp de 5 km com drop ftth, mas se quer dormir tranquilo investe um pouco mais e coloca um cabo melhor. Sem otdr pra identificar o problema vai ser praticamente impossível de achar o rompimento se nao for algo visual, sair picando cabo pra ver se tem potencia, fora o tempo de todo mundo tora.

  13. #13

    Padrão Re: Ptp de 1,8km com drop, funciona? Como fazer ?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Você diz BO policial para reclamar de vandalismo?
    Digo BO de problemas mesmo.

  14. #14

    Padrão Re: Ptp de 1,8km com drop, funciona? Como fazer ?

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Digo BO de problemas mesmo.
    Ah sim.... BO seria então OS. Verdade. Pois os fabricantes recomendam lances até 400m.
    Eu estava lendo um boletim técnico da Furukawa sobre os Drop e tem vários modelos e especificações de alguns melhoradas..

    Quanto a rompimento de cabos seja qual forem, eu retorno a questão da cordoalha....

    Será que esta exigência já caiu por terra para a maioria das concessionárias?

  15. #15

    Padrão Re: Ptp de 1,8km com drop, funciona? Como fazer ?

    Cara, o ptp na fibra pode ser de até 20km (no caso de sair direto de uma OLT) em "qualquer" tipo de fibra, no caso do drop o unico problema seria a resistencia do cabo, como o pessoal falou, aconselharia investir no minimo em um fig.8, mas se a necessidade é grande e não a possibilidade do investimento, manda no drop compacto mesmo, e aos poucos você vai trocando o trecho...