+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cidade pequena, upgrade nos planos de acesso, redução no número de instalações mês...

    Em cidades pequena percebemos que ao melhorarmos os planos dos clientes (upgrade), o número de novas instalações mês reduz drasticamente. Então analisamos e chegamos a uma conclusão:

    Quando um cliente esta com um plano um pouco ultrapassado, ele dificilmente compartilha com o vizinho, já que a velocidade mal da para o uso dos dispositivos da residencia. Obrigando assim o vizinho contratar sua internet uma vez que ao passar a senha para esse vizinho, ele percebe o quanto a internet fica lenta e solicita a troca de senha, reclama etc.

    __________________

    Quando o cliente ta com um plano atualizado, com banda sobrando, ele compartilha o acesso com os vizinhos, e não percebe qualquer alteração significativa na velocidade, assim um contrato fica servindo pra duas ou três residencias, como não temos franquia não fazemos nada a não ser trocar a senha, mais como sabemos eles passam novamente, e dessa forma o número de instalações/mês cai drasticamente, enquanto o consumo de banda na rede só aumenta.

    Alguém concorda?

  2. #2

    Padrão Re: Cidade pequena, upgrade nos planos de acesso, redução no número de instalações mês...

    Aqui tento controlar os acessos clandestinos da seguinte forma: minha cpe tem ip local 10.0.0.10 coloco ip no roteador 10.0.0.1 configurando no dhcp o gatway 10.0.0.10 e bloqueio o mac da porta wam, troco a porta de gerencia para 8080 para acessar remotamente pelo dmz, se desconfio algum dispositivo de vizinho conectado, geralmente fica nome do host bloqueio este dispositivo. Algum que sei que compartilha, mas cliente vip e não atrapalha, faço vista grossa.
    JMayer

  3. #3

    Padrão Re: Cidade pequena, upgrade nos planos de acesso, redução no número de instalações mês...

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Em cidades pequena percebemos que ao melhorarmos os planos dos clientes (upgrade), o número de novas instalações mês reduz drasticamente. Então analisamos e chegamos a uma conclusão:

    Quando um cliente esta com um plano um pouco ultrapassado, ele dificilmente compartilha com o vizinho, já que a velocidade mal da para o uso dos dispositivos da residencia. Obrigando assim o vizinho contratar sua internet uma vez que ao passar a senha para esse vizinho, ele percebe o quanto a internet fica lenta e solicita a troca de senha, reclama etc.

    __________________

    Quando o cliente ta com um plano atualizado, com banda sobrando, ele compartilha o acesso com os vizinhos, e não percebe qualquer alteração significativa na velocidade, assim um contrato fica servindo pra duas ou três residencias, como não temos franquia não fazemos nada a não ser trocar a senha, mais como sabemos eles passam novamente, e dessa forma o número de instalações/mês cai drasticamente, enquanto o consumo de banda na rede só aumenta.

    Alguém concorda?
    ja percebo isso ha alguns meses. Clientes que estamos migrando para planos de 10/15/20M estão compartilhando o acesso, percebo que alguns desses clientes tem trafego constante, não para nunca. Ja devem ter virado meus concorrentes com meu link.

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Cidade pequena, upgrade nos planos de acesso, redução no número de instalações mês...

    Já cheguei a compartilhar a internet, pois tinha link sobrando e era só dor-de-cabeça, eles instalaram sua própria foi um alívio e tanto sem contar que os roteadores só aguentavam cerca de 6 meses.
    Como era um plano caro, contratei um outro mas só me aceitaria na condição de não distribuir a internet e é melhor coisa que existe, estar na cláusula que não pode distribuir a internet e nem revender a internet além do perímetro do imóvel; exatamente o que rege o sinal wi-fi no ministério das comunicações.

  5. #5

    Padrão Re: Cidade pequena, upgrade nos planos de acesso, redução no número de instalações mês...

    Este é um assunto recorrente e realmente grave.

    Vai haver quem diga que o cliente faz o que quer com a conexão dele, evocando a famosa Neutralidade da Rede.

    Mas é como o meu amigo @jmayer disse: tem que haver bom senso de ambas as partes. Problema é que a maioria dos clientes quer levar vantagem... Por isso acho que planos altos pode ser um tiro no pé. Planos de 5 mega deve atender a maioria dos clientes. No momento que você prova para seu cliente que com 5 mega, algumas pessoas na residência vão poder navegar normalmente ele se convence disso. Problema é que a mídia só fala em altas velocidades, assim como propaganda de carros só fala em motores mais potentes. Não temos estradas para isso, porque então querer motores mais potentes? Mas a pressão da propaganda é forte.
    O mesmo acontece nas estradas digitais... Se conseguirmos educar o nosso cliente neste aspecto teremos meio caminho andado.
    Faz tempo que venho defendendo o consumo consciente de internet pois contrário do que muitos apregoam, internet é um bem consumível e como tal tem que ser utilizada com critério.
    Se criou com a Neutralidade da Rede um conceito de liberdade total na internet com relação ao consumo. Logicamente que a Neutralidade da Rede tem alguns princípios bons e necessários.
    Porém todo mundo quer contratar um plano compartilhado e utilizar como se dedicado fosse. E até a Anatel regula isso com exigência de 80% de média de consumo no plano. Está valendo porque está escrito no papel, mas uma média dessas é o grande responsável por gargalos nas redes.
    Até nem sei porque a Anatel se meteu neste campo de qualidade... Isto deveria ser assunto para o Comitê Gestor de Internet. Este seria o órgão indicado para se manifestar em assuntos sobre internet pois tem conhecimento para isso.
    Se vocês olharem os gráficos no ptt.br vão ver que o crescimento é exponencial. Comparem os gráficos diários e depois os semanais mensais e anuais. É uma explosão de consumo. As grandes operadoras estão aí oferecendo 20, 50 e até mais megas por plano. A concorrência está forçando elas a irem por este caminho. Mas um dia a casa cai... Já caiu na Alemanhã onde a Deutch Telekon se obrigou a criar a franquia. A maior deles não aguentou este negócio de liberação de consumo.
    E grande parte disso vem sim dos compartilhamentos com a vizinhança.
    Parabéns Vanderlã por estar conseguindo monitorar e controlar isso aí na tua cidade.

    Sei que o assunto é polêmico e vai ter opiniões em contrário. Respeito.
    O que não podemos confundir é controle da sua rede com serviço ruim. Aí é outro departamento.

  6. #6

    Padrão Re: Cidade pequena, upgrade nos planos de acesso, redução no número de instalações mês...

    Um pitaco: controle de conexões simultâneas não seria interessante para vocês?

  7. #7

    Padrão Re: Cidade pequena, upgrade nos planos de acesso, redução no número de instalações mês...

    e como faria esse controle (Avatar52)

  8. #8

    Padrão Re: Cidade pequena, upgrade nos planos de acesso, redução no número de instalações mês...

    Isso é uma coisa que eu sempre pensei, as empresas de telecom começaram com essa palhaçada (na minha opinião) de ofertar bandas altas, como se isso fosse uma necessidade do cliente.

    Para a grande maioria, não é necessário 20M, 50M etc.... Isso é puro marketing.

    Dai vem com história de que precisa aplicar franquia pois o tráfego não para de subir, oras, pensasse isso antes de oferecer link's astronômicos.

    Mas claro, vendo pelo lado do marketing, muito melhor o cliente leigo ficar louco de vontade de instalar pra contar pro amigo, parente, vizinho, que tem uma baita internet em casa. Mas dai vem o compartilhamento.

    Eu penso que a forma justa de entregar link's grandes é com franquia, mas o grande problema da franquia para nós provedores, é que lidamos com clientes leigos, que não conseguem entender porque a internet reduz antes do fim do mês. E ai sobra um problema pro suporte. É uma vantagem pro comercial vender, banda alta e preço baixo, mas depois é um pepino pro suporte.

    Eu estava justamente pensando esses dias na questão do limite de conexões simultâneas....

  9. #9

    Padrão Re: Cidade pequena, upgrade nos planos de acesso, redução no número de instalações mês...

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Um pitaco: controle de conexões simultâneas não seria interessante para vocês?
    Seria a forma maia sensata para ambas as partes.
    Como controlar isso?

  10. #10

    Padrão Re: Cidade pequena, upgrade nos planos de acesso, redução no número de instalações mês...

    Como fazer esse controle

  11. #11

    Padrão Re: Cidade pequena, upgrade nos planos de acesso, redução no número de instalações mês...

    Como fazer esse limite de conexões simultâneas?

  12. #12

    Padrão Re: Cidade pequena, upgrade nos planos de acesso, redução no número de instalações mês...

    Já utilizei internet de provedor que usa essa solução, o acesso era horrível, a limitação de conexão deve ser feito com muito cuidado, pois se não vai chover reclamações e perder clientes.