+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Link Dedicado

    Uma dúvida pessoal, li uma matéria recentemente sobre link dedicado, dizendo que o mesmo garante mais estabilidade e entrega de banda que um link compartilhado, porem a minha dúvida é seguinte: Usando um mikrotik da vida e fazendo as configurações corretas de gerenciamento e garantia de banda, essa instabilidade só existiria para provedores que abusam e não configuram corretamente seus ativos?

    Na minha opinião, um link dedicado apenas garante mais segurança, gerenciamento remoto e cláusulas mais flexíveis de contrato (podendo o contratante compartilhar o link, por exemplo)... EM UM 'PROVEDOR IDEAL', O LINK COMPARTILHADO NÃO APRESENTARIA INSTABILIDADE E A BANDA CONTRATADA É ENTREGUE, ESTOU CORRETO?

    OBS: Sou estudante ainda do assunto.

  2. #2

    Padrão Re: Link Dedicado

    Citação Postado originalmente por PauloFagoto Ver Post
    Uma dúvida pessoal, li uma matéria recentemente sobre link dedicado, dizendo que o mesmo garante mais estabilidade e entrega de banda que um link compartilhado, porem a minha dúvida é seguinte: Usando um mikrotik da vida e fazendo as configurações corretas de gerenciamento e garantia de banda, essa instabilidade só existiria para provedores que abusam e não configuram corretamente seus ativos?

    Na minha opinião, um link dedicado apenas garante mais segurança, gerenciamento remoto e cláusulas mais flexíveis de contrato (podendo o contratante compartilhar o link, por exemplo)... EM UM 'PROVEDOR IDEAL', O LINK COMPARTILHADO NÃO APRESENTARIA INSTABILIDADE E A BANDA CONTRATADA É ENTREGUE, ESTOU CORRETO?

    OBS: Sou estudante ainda do assunto.
    Vou resumir de uma forma bem simples:

    Imagina que o fornecedor tem 100Mbps e vende para você 50Mbps dedicado.
    O link desse fornecedor vai ficar dedicando 50Mbps para você 24/7 Full.
    Se ele vender os outros 50Mbps de forma compartilhada, os consumidores do compartilhado vão dividir esses 50Mbps e nunca vão pegar banda do dedicado que é exclusivo seu.

    Tem muito mais coisas, mas isso já da uma base.

  3. #3

    Padrão Re: Link Dedicado

    Sim, isso eu entendi, mas mesmo assim, os 50Mbps dos clientes compartilhado, terá a mesma qualidade do 50Mbps do dedicado, (se o provedor fizer o dever de casa e não agir de má fé, visando lucros) O compartilhado só não terá a mesma segurança e privilégios, estou certo?

    O que estou colocando em cheque aqui, é a qualidade do link, se o provedor dimensionar bem a sua distribuição dos compartilhados, ele pode garantir a banda contrata e a estabilidade dos compartilhados também, certo? O Dedicado só ganha com IP Fixo, Privilégios adicionais, etc...

  4. #4

    Padrão Re: Link Dedicado

    Seguinte,

    no compartilhamento, a quantidade de banda necessária é levantada baseada em uma estatística de uso. Portanto, em horários de pico nunca terá a banda total contratada.

    Em link dedicado a banda é garantida 100%, ou seja, se na operadora faltar banda, é do compartilhado que vai tirar para entregar no dedicado. É como uma fila preferencial do supermercado. kkkkkkkk.

    Ou seja, se eu vendo um dedicado, coloco na conta que esse contrato precisa de 100% de banda. Se não estiver usando, posso usar nos compartilhados mas senão, ele terá os 100%.

  5. #5

    Padrão Re: Link Dedicado

    Como o proprio nome ja diz, é um link dedicado. É só pra vc.
    Sim, é bem mais estavel.

  6. #6

    Padrão Link Dedicado

    Citação Postado originalmente por PauloFagoto Ver Post
    Sim, isso eu entendi, mas mesmo assim, os 50Mbps dos clientes compartilhado, terá a mesma qualidade do 50Mbps do dedicado, (se o provedor fizer o dever de casa e não agir de má fé, visando lucros) O compartilhado só não terá a mesma segurança e privilégios, estou certo?

    O que estou colocando em cheque aqui, é a qualidade do link, se o provedor dimensionar bem a sua distribuição dos compartilhados, ele pode garantir a banda contrata e a estabilidade dos compartilhados também, certo? O Dedicado só ganha com IP Fixo, Privilégios adicionais, etc...
    Não é só IP Fixo e privilégios adicionais.
    Se o provedor for bom mesmo, mas muito bom mesmo, ele vai te entregar 40% do contratado de velocidade inicial em horários de pico, e 80% do contratado na média do mês.
    Tudo isso dentro das normas da Anatel.

    Link dedicado é 100% 24/7.
    Última edição por cometa; 11-01-2018 às 20:54.

  7. #7

    Padrão Re: Link Dedicado

    Conforme sua pergunta inicial, não existe este provedor ideal que vá compartilhar com determinado número de assinantes e entregar sempre 100% de banda que é o que o dedicado faz.
    Ele até pode entregar 100% em determinados momentos. Mas como é ambiente compartilhado muitos fatores do momento vão influenciar no desempenho neste momento. Alguns provedores tem mais link dedicado para compartilhar, outros menos, por isso que é assim no mundo inteiro.
    Eu até ja comentei em outro tópico que acho esta média de 80% que a dona Anatel estabeleceu, algo muito utópico e sem base técnica e sim uma medida bem populista para agradar usuário de provedores. Querer que um compartilhamento atinja 80% é querer que o compartilhado quase encoste num dedicado na questão qualidade. Quem deveria estabelecer critérios sobre internet devia ser o Comitê Gestor de Internet. Afinal são eles que tem o conhecimento necessário para estabelecer estes critérios. Até no nome eles já caracterizam a função para a qual foi criado.
    A Anatel deveria se ater somente aos aspectos de transmissão relacionados com ocupação de frequencias, ou então aspectos técnicos sobre cabeamento.

    Por exemplo, a Anatel estabeleceu estes 80% mas não disse como fazer. Foi o CGI que desenvolveu um medidor para isso. O Simet por exemplo quando instalado num roteador compatível vai fazer as medições e armazenar os dados para verificação. É um firmware inteligente pois só faz a medição nos momentos em que o usuário não está utilizando a conexão para não mascarar os resultados. Logicamente que a noite no horário de pico ele não mede na grande maioria dos casos pois o usuário está ¨colado ¨na net..
    E é ai que está o gargalo da maioria dos provedores incluindo os grandes como OI, Vivo.

    Mas é justo que a medição seja nos momentos de não uso pois assim os dados serão mais fieis.
    Mas a incoerência quanto a exigência destes 80% é tão grande que a dona Anatel nunca deu reconhecimento público ao trabalho desenvolvido pelo CGI neste Simet.

    Pergunto para vocês: qual provedor tem estes dados de garantia de banda na sua mão para se defender em caso de queixas no Procon, por onde normalmente começa a briga usuário x provedor? E caso tenha os dados do Simet, qual a certeza legal que será aceito como defesa, já que não há norma para isso?

    Já no dedicado ele é injetado diretamente no seu roteador sem passar por qualquer ambiente que ¨modele ¨ este tráfego. O único controle que existe é o limite de banda. Normalmente ele é feito para que você compartilhe com outros usuários seja num ambiente corporativo ou num ambiente comercial como provedor.

    Desculpem desviar um pouquinho da pergunta inicial sobre diferenças entre os dois links mas como o assunto se mistura acho apropriado diferenciar estes detalhes entre dedicado e compartilhado.

  8. #8

    Padrão Re: Link Dedicado

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Seguinte,

    no compartilhamento, a quantidade de banda necessária é levantada baseada em uma estatística de uso. Portanto, em horários de pico nunca terá a banda total contratada.

    Em link dedicado a banda é garantida 100%, ou seja, se na operadora faltar banda, é do compartilhado que vai tirar para entregar no dedicado. É como uma fila preferencial do supermercado. kkkkkkkk.

    Ou seja, se eu vendo um dedicado, coloco na conta que esse contrato precisa de 100% de banda. Se não estiver usando, posso usar nos compartilhados mas senão, ele terá os 100%.
    Valeu amigo, entendi.