+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor de email

    Ola pessoal

    Ja vou começar me desculpando pelo elevado nivel de ignorancia minha na materia, mas foi assim q aprendi muita coisa por aqui.

    Desejo hospedar meu proprio servidor de Email. Ja tenho alguns IPs publicos disponiveis para o efeito, restando-me agora registar o dominio. Tenho estado a ler sobre a materia e inclusive encontrei o ZImbra e alguns tutoriais no youtube sobre a instalacao. Antes de continuar gostaria de sanar algumas duvidas:

    1. Vou em breve registar o dominio. Muitas vezes tenho visto que para aceder certo serviço de email agente digita "mail.dominio.com". Sera que o dominio registado foi esse dai ou apenas "dominio.com" e o "mail" faz parte das configuracoes do dns?

    2. Enquanto nao efetuo o registo posso ir configurando o servidor e fazendo os primeiros testes ou melhor registar primeiro o dominino e aindicar na entidade registadora o dominio que irei usar?

    3. Em todos os tutoriais vejo que se deve instalar e configurar o Bind DNS. Tal servidor depois podera servir para reslover outros dominios ou apenas estara la para atender o servidor de email em questao?

  2. #2

    Padrão Re: Servidor de email

    Se precisar de ajuda entre em contato. Posso te ajudar com configuração de servidores para provedores internet e empresas que queiram ter seus próprios servidores.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por csjuniormga Ver Post
    Se precisar de ajuda entre em contato. Posso te ajudar com configuração de servidores para provedores internet e empresas que queiram ter seus próprios servidores.
    Muito obrigado. Podemos começar com as questoes que coloquei meu caro?

  4. #4

    Padrão Re: Servidor de email

    Citação Postado originalmente por Nhapinde Ver Post

    1. Vou em breve registar o dominio. Muitas vezes tenho visto que para aceder certo serviço de email agente digita "mail.dominio.com". Sera que o dominio registado foi esse dai ou apenas "dominio.com" e o "mail" faz parte das configuracoes do dns?

    2. Enquanto nao efetuo o registo posso ir configurando o servidor e fazendo os primeiros testes ou melhor registar primeiro o dominino e aindicar na entidade registadora o dominio que irei usar?

    3. Em todos os tutoriais vejo que se deve instalar e configurar o Bind DNS. Tal servidor depois podera servir para reslover outros dominios ou apenas estara la para atender o servidor de email em questao?
    Vendo as tuas mensagens acima descrito, vejo que vc esta um pouco perdido quando a configuração de dns, servidores de e-mails e quais são os relacionamentos entre eles.

    Inicialmente recomendo que vc faça o registro do dns, e aprenda como configurar o servidor de dns. Vc não precisa ter o bind instalado na tua maquina sendo que se for um dns no brasil, vc pode utilizar a propria interface de dns do registro.br

    Apos isto é bom começar com testes, no post vc não fala qual servidor (MTA) você vai utilizar, mas sendo genérico (MTA) você deve configurar para receber emails da internet, enviar emails para a internet. O fato de que os servidores de destino podem negar os teus emails por causa do dns reverso, coisas que vc deve aprender como resolver e evitar que o teu servidor seja bloqueado pelos principais servidores de e-mail na internet (gmail, yahoo, terra, etc).

    Por ultimo você recebeu os emails, e o que vc vai fazer com eles? como teus usuários vão receber os emails? webmail, imap/pop3, submission etc. Também tem a questão da segurança. O interessante é vc garantir que somente pessoas autenticadas utilizem o seu servidor de email e não terceiros.

    Bons estudos.

    Ps: Qualquer coisa, presto consultoria na instalação de servidores. Podemos combinar os custos para esta consultoria.

  5. #5

    Padrão Re: Servidor de email

    Legal submission para receber e-mail? Os principais servidores bloquearem? Só tem eles na internet? Pu*a m*rd# é cego querendo ajudar um outro a caminhar...

    Meu amigo, ninguém registra DNS, a gente "registra" ou compra o direito de uso de um nome alcançável na internet, que pode ser feito por serviços prestados em território nacional (mas que podem rodar em sistemas espalhados por qualquer parte do mundo...), Ninguém precisa registrar um domínio para testar e-mail, basta que no mínimo 1 ou mais servidores usem o mesmo servidor de Dns para que e-mails sejam trocados entre usuários...

    Minha dica é baseada no que percebi pelo modo como o amigo abriu a thread... Estude mais, senão vai sofrer para fazer isso funcionar...