+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Relato basestation UBNT 20dbi 90 graus vs nanostation

    Então pessoal. breve relato do que passei/passo ...

    tenho uma torre no alto de uma cidade , alto mesmo, torre a 972m e a cidade 900-910.

    tinha uma nano station m5 atendendo, 15 clientes apenas , porém 1 deles fica a 13 km de distancia em linha reta, teoricamente nano já é fraca pra isso ok. 13km piorou certo? sim. coloquei um rocket + base de 20dbi e txaram.... 10 centavos de melhora.

    ficou assim , cliente cancelou e tal. 1 ano se passou, tava indo, sinal 60 e pouco , ccq 60-70%. cliente voltou , fiz um ptp pra ele a parte ok. regulei o painel de varias formas , mais como estão espalhados os clientes , sempre metade tava ruim o ccq. no menu do rocket diz 90 a 98% . no cliente 50-70%.

    baixei potencia, frequencia, MCS 1 , 2 , nada resolveu.

    resolvi colocar uma nano novamente , e txaram.... ccq 85-95% nos clientes, sinal diminuiu um pouco, principalmente no mais longe uns 5 km. de -57 foi pra -73, mais com CCQ melhor.


    resumindo. painel deve ser montado em terreno nivelado E reto, pois se ficar abaixo de 90º nao funciona 2 km pra frente. pois seus 2 graus de abertura vertical(acho que é assim que fala) é um cocôzinho.

  2. #2

    Padrão Re: Relato basestation UBNT 20dbi 90 graus vs nanostation

    Citação Postado originalmente por guiggoo Ver Post
    Então pessoal. breve relato do que passei/passo ...

    tenho uma torre no alto de uma cidade , alto mesmo, torre a 972m e a cidade 900-910.

    tinha uma nano station m5 atendendo, 15 clientes apenas , porém 1 deles fica a 13 km de distancia em linha reta, teoricamente nano já é fraca pra isso ok. 13km piorou certo? sim. coloquei um rocket + base de 20dbi e txaram.... 10 centavos de melhora.

    ficou assim , cliente cancelou e tal. 1 ano se passou, tava indo, sinal 60 e pouco , ccq 60-70%. cliente voltou , fiz um ptp pra ele a parte ok. regulei o painel de varias formas , mais como estão espalhados os clientes , sempre metade tava ruim o ccq. no menu do rocket diz 90 a 98% . no cliente 50-70%.

    baixei potencia, frequencia, MCS 1 , 2 , nada resolveu.

    resolvi colocar uma nano novamente , e txaram.... ccq 85-95% nos clientes, sinal diminuiu um pouco, principalmente no mais longe uns 5 km. de -57 foi pra -73, mais com CCQ melhor.


    resumindo. painel deve ser montado em terreno nivelado E reto, pois se ficar abaixo de 90º nao funciona 2 km pra frente. pois seus 2 graus de abertura vertical(acho que é assim que fala) é um cocôzinho.
    É por isso que regula-se o downtilt.

  3. #3

    Padrão Re: Relato basestation UBNT 20dbi 90 graus vs nanostation

    Qual o radio que vc esta usando para os clientes distantes?

  4. #4

    Padrão Re: Relato basestation UBNT 20dbi 90 graus vs nanostation

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    É por isso que regula-se o downtilt.
    Exatamente. E para distância de 13km e numa torre tão alta assim como perto dos 60metros tem que fazer os cálculos de downtilt senão a culpa vai recair no ¨pobre ¨do painel que não tem culpa...

  5. #5

    Padrão Re: Relato basestation UBNT 20dbi 90 graus vs nanostation

    o ptp pra esse cliente tentei uma isobeam , porem ficou fraco o sinal...ai coloquei uma nanostation mesmo....

    no cliente tem uma air grid 27dbi...

  6. #6

    Padrão Re: Relato basestation UBNT 20dbi 90 graus vs nanostation

    só estou expondo minha experiencia com o painel.

    quem está no campo , sabe como é. no papel é tudo muito bonito e parece ser fácil.

    regulei o painel conectado nele , olhando os sinais no celular . .

    não to dizendo que é ruim, mais pra esse tipo de aplicação não presta .

  7. #7

    Padrão Re: Relato basestation UBNT 20dbi 90 graus vs nanostation

    Citação Postado originalmente por guiggoo Ver Post
    só estou expondo minha experiencia com o painel.

    quem está no campo , sabe como é. no papel é tudo muito bonito e parece ser fácil.

    regulei o painel conectado nele , olhando os sinais no celular . .

    não to dizendo que é ruim, mais pra esse tipo de aplicação não presta .
    Na verdade nada presta para atender clientes numa distância de 13km.
    Nesta distância tem que fazer um ponto a ponto com antenas bem direcionais e não com painel.
    Não tem nada a ver com um ponto estar numa altura e outro na outra. Isso se resolve com o dowtilt como o @sphreak citou. Mas sempre para distancias mais curtas.

  8. #8

    Padrão Re: Relato basestation UBNT 20dbi 90 graus vs nanostation

    Esse de 13km tirei do painel , mesmo sem ele ficou ruim pra cidade . Problema maior é o desnível mesmo

  9. #9

    Padrão Re: Relato basestation UBNT 20dbi 90 graus vs nanostation

    Citação Postado originalmente por guiggoo Ver Post
    Esse de 13km tirei do painel , mesmo sem ele ficou ruim pra cidade . Problema maior é o desnível mesmo
    Como está fixado o painel na torre: O suporte permite inclinar o painel? Se permite, o desnível é contornável.

  10. #10

    Padrão Re: Relato basestation UBNT 20dbi 90 graus vs nanostation

    Permite sim . Estou usando o suporte original da pra regular sim . Porém o melhor sinal pra todos e em linha reta , vou colocar ele novamente semana que vem . Pareceu melhor com a nano , mais não deu muita diferença .

  11. #11

    Padrão Re: Relato basestation UBNT 20dbi 90 graus vs nanostation

    Calculando o downtilt pelo site , deu que preciso deixar num
    Ângulo de 1.188 graus . Seria 1 grau apenas mesmo ?

    Ap a 984m , último cliente a 3850 m , a 920m.

    Pelo que entendi soma 2 graus de downtilt eletrônico mais 2 do painel .... 4 graus apenas .

  12. #12

    Padrão Re: Relato basestation UBNT 20dbi 90 graus vs nanostation

    Citação Postado originalmente por guiggoo Ver Post
    Calculando o downtilt pelo site , deu que preciso deixar num
    Ângulo de 1.188 graus . Seria 1 grau apenas mesmo ?

    Ap a 984m , último cliente a 3850 m , a 920m.

    Pelo que entendi soma 2 graus de downtilt eletrônico mais 2 do painel .... 4 graus apenas .
    Amigo. Qual a altitude geográfica da torre? E as altitudes geográficas do cliente mais próximo e do mais distante? Qual a distância entre o cliente mais próximo ena torre e o cliente mais distante e a torre? Qual a altura da sua torre?

    Com essas 4 respostas posso fazer algumas contas pra você.

  13. #13

    Padrão Re: Relato basestation UBNT 20dbi 90 graus vs nanostation

    Torre de 12m , a 972m

    Cliente mais proximo 930m de altura a 550m da torre
    Cliente mais longe 3560 metros
    Altura da antena na casa 5m
    Casa a 915 m

  14. #14

    Padrão Re: Relato basestation UBNT 20dbi 90 graus vs nanostation

    Citação Postado originalmente por guiggoo Ver Post
    Torre de 12m , a 972m

    Cliente mais proximo 930m de altura a 550m da torre
    Cliente mais longe 3560 metros
    Altura da antena na casa 5m
    Casa a 915 m
    Em uma conta rápida aqui, a inclinação para o último cliente realmente é cerca de 1° para baixo e para o primeiro cliente é 6° para baixo.
    O problema é que esse painel de 20dBi tem uma abertura na vertical muito estreita (não confunda com abertura em azimute da polarização vertical).
    Se não me falha a memória, essa abertura é da ordem de 8°. 4 acima e 4 abaixo da linha de centro. O painel te oferece uma amplitude de sinal de cerca de 15mts a 500mts da torre, enquanto você tem uma necessidade de cobrir uma diferença de cerca de 50mts de altura entre o cliente e a torre.

    Eu alinharia esse painel algo entre 3° e 4° abaixo da linha do horizonte e iria verificando a oscilação de sinal nos clientes mais próximo e mais distante. Mas lembrando que as antenas desses clientes tem que estarem com um alinhamento muito bem feito, inclusive ajuste fino de downtilt.

  15. #15

    Padrão Re: Relato basestation UBNT 20dbi 90 graus vs nanostation

    Entendi .... o cenário não ajuda mesmo .... se o tempo ajudar , amanhã vou colocar o painel novamente .

    Obrigado pela dica [emoji106][emoji106][emoji106][emoji106]

  16. #16

    Padrão Re: Relato basestation UBNT 20dbi 90 graus vs nanostation

    Então, pelas contas demonstradas pelo @sphreak é isso mesmo...
    Veja que você para atender bem o último cliente não vai precisar inclinar quase nada o painel. Porém vai precisar inclinar mais para atender o mais próximo.
    Isto acontece porque sua antena tem um ângulo muito restrito na vertical. Não seria o painel indicado para cobrir esta área mantendo eficiência em todo o setor.

    Na verdade o atendimento por micro-células é o mais indicado exatamente para fugir destas situações. Não atender clientes a 4km vai ajudar na eficiência do provedor. Não há como colocar outra torre mais perto destes clientes distantes? Ou pelo menos separar em dois painéis, um para atender perto e outro longe?

  17. #17

    Padrão Re: Relato basestation UBNT 20dbi 90 graus vs nanostation

    Talvez com a setorial da algcom, aquelas em formato corneta, fique melhor. A abertura vertical é maior que nesse painel que está usando.

  18. #18

    Padrão Re: Relato basestation UBNT 20dbi 90 graus vs nanostation

    Até pode ser , mais pelo número de clientes , e o que já gastei com o painel não vou mexer .

    Ratificando .

    Nano m5 funciona mais ou menos , visto a interferência grande na cidade. O que percebi e que com ela , cliente com 80%90 % de ccq não recebe mais que 2 megas .
    E no painel , com 70-80 recebe 4 megas...

    Painel funciona é muito bem sim , meu pop não ajuda pela localização . Tudo ok . Da-lhe Ubiquiti