+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy esempenho compartilhamento SAMBA

    Ola Srs.

    Estou com um cliente com servidor Ubuntu server 14.04 lts e samba 4, onde:

    -Todas as estações estão com w10
    -Todos acessam a mesma pasta compartilhada em rede
    - está pasta está montada em todas as estações como z:

    O servidor é um Hp ml115 xenon (6 nucleos) 16mb , o sistema instalado em uma SSD Kingstom V300 e o programa com o brtrive em uma SSD Savage

    Agora vamos aos problemas...

    - o cliente usa um programa que roda uma nhaca de btrive 6.5
    - O compartilhamento é mandatário estar aberto e não funciona em AD
    - Somente com está pasta o compartilhamento fica muitooooooooo lento..e constantemente da erro nesse btrive.
    - então preciso reiniciar o servidor...não adianta interromper o serviço do samba
    - já habilitei e desabilitei os logs e nada aparece.

    O que me deixa mais doido... E que instalei o server 2008 r2 pra teste e simplesmente compartilhei a mesma pasta sem nenhuma gpo criada ou controle de fluxo..... E com 2008 roda que é uma beleza emuito mais rápido o acesso.

    abaixo a simples configuração do samba.

    [global]
    workgroup = contabilidade
    server string = %h server (Samba, Ubuntu)
    dns proxy = no
    log file = /var/log/samba/log.%m
    max log size = 1000
    # syslog = 0
    logging = syslog
    log level = 3
    panic action = /usr/share/samba/panic-action %d
    socket options = IPTOS_LOWDELAY TCP_NODELAY
    server role = standalone server
    passdb backend = tdbsam
    obey pam restrictions = yes
    unix password sync = yes
    passwd program = /usr/bin/passwd %u
    passwd chat = *Enter\snew\s*\spassword:* %n\n *Retype\snew\s*\spassword:* %n\
    n *password\supdated\ssuccessfully* .
    pam password change = yes
    map to guest = bad user
    usershare allow guests = yes

    [ph]
    path = /media/ph
    write cache size = 1048576
    comment = phoenix
    writeable = yes
    browseable = no
    guest ok = yes


    Por favor toda e qualquer ideia me ajuda...


    grupo ubuntu server

    https://chat.whatsapp.com/KAQiOsHOSox880xZ6Crj2x

  2. #2

    Padrão Re: esempenho compartilhamento SAMBA

    Cara é difícil ser o samba, mas eu presto esse tipo de serviço pericial, se precisar podemos combinar e analisar esse galho.

    Todavia a pergunta que não quer calar, porque não usar o Windows? Gasto com licença? Se usar Windows, não fica muito mais simples de você administrar? Acredito que Windows seja mais sua praia... Peço por favor que não me leve a mal...

  3. #3

    Padrão Re: esempenho compartilhamento SAMBA

    Bom dia Andre, obrigado pelo retorno, tenho 101% de certeza que é o samba, pois executei diversos teste com outros compartilhamentos simples....e infelizmente somente com esse programa da contimatic que usa o btrieve 6.5 que dá todo esse problema.

    Com relação ao uso do RUwindows, o principal ponto é o custo absurdo, pois tudo nele é pago.

    Trabalho com o Linux a mais de 10 anos, porem sempre nos deparamos com algo que nos coloca em xeque.

    Caso tenha alguma ideia de como melhorar a performance do samba agradeço.

  4. #4

    Padrão Re: esempenho compartilhamento SAMBA

    Olá Bartels,

    Mano, esse brtrive é muito antigo, pelo que sei é da época do windows NT! Pelo que vc falou do seu servidor, é um avião! Francamente caro colega, não se põe retalho novo em vestes velha! O que eu quero dizer é que esse servidor é muita areia para caminhaozinho do brtrive! aposto um picolé que se vc rodar ele num server velho com pentium 3 ele vai rodar até mais rápido!
    É um problema de limitação da própria arquitetura do software, pois a mesma não acompanhou as mudanças tecnologicas! A única forma de melhorar ele (brtrive) é fazendo engenharia reversa e rescrever todo o código para novas plataformas!

  5. #5

    Padrão Re: esempenho compartilhamento SAMBA

    Bom dia Tyatsu,

    Concordo com vc em numero genero e grau...sobre o problema debatido efetuei diversos teste, cenários e cheguei a seguinte conclusão e funcionabilidade:

    - o btrieve12 não é um bando de dados e sim um vetor;
    - por ser um sistema de vetor "totalmente ultrapassado" ele não consegue trabalhar com um servidor e ou hd de alta velocidade (no meu caso o servidor é um hp proliantte 150 gen9 com uma ssd savage);
    -isso mesmo que vcs leram acima, qdo foi montado um server-desk (um i3 6 geração com 4gb) com uma hd seagate de 1tb o sistema funcionou por 1 semana;
    - finalizando o porque cheguei a essa conclusão, usando o mesmo servidor hp proliante 150 gen9, instalei uma hd wester digital de 500gb, configurei a placa de rede em 10mbps (na mesma topologia fisica) e pra minha surpresa funcionol, confirmando a afirmação acima.

    agora uma opnião minha ==> a empresa que faz uso do btrieve12 (contmatic) não tem suporte, não tem respeito ao cliente, não tem conhecimento do que usa para desenvolvimento de sua plataforma.....isso porque eles não sabem como e qual as condições e configurações necessãrias para o uso de ultrapassado btrieve12.

  6. #6

    Padrão Re: esempenho compartilhamento SAMBA

    Talves vc tera que utilizar atributos no smb.conf para informar que o samba não deve tratar arquivos de extensão que este brtrive utiliza. Não lembro mas e algo agora mas sei q tem esta opção. Passei por lentidão e travar arquisos em sistema dataflex onde tive q utilizar esta configuração no smb.conf q não lembro.

  7. #7

    Padrão Re: esempenho compartilhamento SAMBA

    achei. tenta assim no seu smb.cont

    veto oplock files = /*.extencao btriebe12

    coloca as extensos os arquivos urilizado pelo btribe12