+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão usar /29 ou /30 ?

    Olá pessoal, estou para fechar algumas conexões BGP e OSPF. A principio faria duas /30 para as portas conectadas, acontece que ja vi operadoras utilizando o /29 ao inves do /30 e dizedo que é para o failover.
    Não entendi como seria isso, alguém tem ideia?

  2. #2

    Padrão Re: usar /29 ou /30 ?

    Não vejo nenhuma vantagem em entregar um /29 onde só existirá um host do outro lado. Ultimamente tenho usado muito /31.

  3. #3

    Padrão Re: usar /29 ou /30 ?

    Não se o Mikrotik aceita /31 achei isso na internet: https://forum.mikrotik.com/viewtopic.php?t=32935

    Se não estiver usando Mikrotik, desconsidere.

  4. #4

    Padrão Re: usar /29 ou /30 ?

    No RouterOS, acho que só rola aquele esquema fazendo 2 /32 e colocando a network sendo o IP do outro lado, não?

    Nem no IPv6 o RouterOS aceita o /127. Separei um /64 só para fazer os PTPs e vou usando como vários /126 aqui.

  5. #5

    Padrão Re: usar /29 ou /30 ?

    Mikrotik /31 funciona encima de gambiarra. Usa /30 mesmo.
    Caso use outra fabricante, creio que /31 seja a melhor solução, assim como o amigo acima relatou, ja que a RFC3021 é exatamente para links PtP

  6. #6

    Padrão Re: usar /29 ou /30 ?

    Só uma ressalva: MikroTik é uma fabricante que não segue RFCs, então não confio tanto na solução quanto deveria.

    Poxa, um roteador com esse nível de utilização mundial em ISPs, SPs, empresas e residências não seguir pelo menos a RFC3021 é inaceitável.

  7. #7

    Padrão Re: usar /29 ou /30 ?

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Só uma ressalva: MikroTik é uma fabricante que não segue RFCs, então não confio tanto na solução quanto deveria.

    Poxa, um roteador com esse nível de utilização mundial em ISPs, SPs, empresas e residências não seguir pelo menos a RFC3021 é inaceitável.
    Pois é. Será que arrumam na Unicorn Versi...Nah, duvido.