+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Latência subindo

    Olá Boa tarde!
    Pessoal, vou tentar explicar meu caso.
    Tenho dois links que chegam em meu BGP, que depois vão até o concentrador PPPOE. Esse vai para o SW tplink TL SG3424 , fazendo VLans para meus APs.
    De uns tempos para cá estou notando a latência subindo, Jitter também e até agora não consegui encontrar o que pode ser.
    Pesquisei por aí e já me falaram até do MTU das VLans, mas estou perdido.
    Podem me ajudar com alguma ideia?

  2. #2

    Padrão Re: Latência subindo

    Bom dia!

    O firmware dos seus equipamentos estão atualizados?

    Como está o processamento do switch?

  3. #3

    Padrão Re: Latência subindo

    amigo eu nao entendi sua rede é cabeada ou fibra radio?

  4. #4

    Padrão Re: Latência subindo

    consegue montar um diagrama, para melhor análise

  5. #5

    Padrão Re: Latência subindo

    Monte um diagrama.

  6. #6

    Padrão Re: Latência subindo

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DIAGRAMA.jpg
Visualizações:	189
Tamanho: 	27,0 KB
ID:      	68141

    É mais ou menos isso...
    Última edição por Gervazio; 31-01-2018 às 08:57.

  7. #7

    Padrão Re: Latência subindo

    A latência sobe a partir da onde?

  8. #8

    Padrão Re: Latência subindo

    Nos testes de velocidade cliente mostra aumento da latência e Jitter, mas já fizemos testes dentro de CPE (AirGrid) e há latência até o concentrador PPPOE.

  9. #9

    Padrão Re: Latência subindo

    ja trocou o Switch?

  10. #10

    Padrão Re: Latência subindo

    Citação Postado originalmente por Gervazio Ver Post
    Nos testes de velocidade cliente mostra aumento da latência e Jitter, mas já fizemos testes dentro de CPE (AirGrid) e há latência até o concentrador PPPOE.
    Pelo que entendi ha algo errado no core da sua rede.

    Apesar de ter vlan nos APs, a vlan id=1 (default) esta passando nos pontos bridge da rede? pode haver um loop ai.

    coloca um MK nesse core e faz um torch, ativa o protocolo mac, analisa o trafego. Se precisar ir mais adiante usa o wireshark ou tcpdump do linux.

    Tivemos um problema uma vez em.um cliente que foi migrado para fibra mas o cabo antigo ficou conectado na lan do cliente ao inves de ter sido eliminado. Resultado loop na rede, que apesar de ter vlan em tudo nao eliminava a default. Hoje estamos roteando para depois passar as vlans por cima, e nao mais vlan em cima de bridge.

  11. #11

    Padrão Re: Latência subindo

    Não tem como ter loop aí, não há nenhuma ligação redundante ao switch. O que pode ter é estouro de broadcasting por algum motivo desconhecido, mesmo assim é válido eliminar a VLAN default.

  12. #12

    Padrão Re: Latência subindo

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Não tem como ter loop aí, não há nenhuma ligação redundante ao switch. O que pode ter é estouro de broadcasting por algum motivo desconhecido, mesmo assim é válido eliminar a VLAN default.
    Avatar52 que possa ser um storm de broadcast, concordo,
    mas com a default presente tem grande chance de ser loop sim. Um equipamento ruim na rede pode fazer isso.
    Partindo do principio que o diagrama da rede esta resumido, é um esboço que nao detalha os POPs.

  13. #13

    Padrão Re: Latência subindo

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Não tem como ter loop aí, não há nenhuma ligação redundante ao switch. O que pode ter é estouro de broadcasting por algum motivo desconhecido, mesmo assim é válido eliminar a VLAN default.

    Bom dia a todos @avatar52 eliminar a vlan default , seria criar uma vlan por exemplo uma vlan 10 entre o mk e o sw tp link usando como trunk ? e o storm control do switch nao é interessante usar?

  14. #14

    Padrão Re: Latência subindo

    Citação Postado originalmente por jeanpa Ver Post
    Avatar52 que possa ser um storm de broadcast, concordo,
    mas com a default presente tem grande chance de ser loop sim. Um equipamento ruim na rede pode fazer isso.
    Partindo do principio que o diagrama da rede esta resumido, é um esboço que nao detalha os POPs.
    @jeanpa quais detalhes quer dos pops?

  15. #15

    Padrão Re: Latência subindo

    Amigo, trabalho a alguns anos com análise de problemas de tipo, se fosse algo simples como já falaram, você já teria achado. Se precisar eu presto consultoria e posso te ajudar a achar esse problema...

  16. #16

    Padrão Re: Latência subindo

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Amigo, trabalho a alguns anos com análise de problemas de tipo, se fosse algo simples como já falaram, você já teria achado. Se precisar eu presto consultoria e posso te ajudar a achar esse problema...
    O amigo.
    Obrigado.
    Realmente não está sendo fácil de achar uma solução. Mexemos em algumas coisas e deu uma melhorada, mas a noite está tendo alguns picos de latência nos clientes.
    Confesso ser novo na área e estou me esforçando para aprender o possível. Também sei que há questões que só tempo e prática trazem conhecimento e este conhecimento deve ser reconhecido.
    Se vc puder dar algumas dicas do que pode ser eu agradeço muito...

  17. #17

    Padrão Re: Latência subindo

    Citação Postado originalmente por Gervazio Ver Post
    O amigo.
    Obrigado.
    Realmente não está sendo fácil de achar uma solução. Mexemos em algumas coisas e deu uma melhorada, mas a noite está tendo alguns picos de latência nos clientes.
    Confesso ser novo na área e estou me esforçando para aprender o possível. Também sei que há questões que só tempo e prática trazem conhecimento e este conhecimento deve ser reconhecido.
    Se vc puder dar algumas dicas do que pode ser eu agradeço muito...
    Então, eu gostaria de ter a dica exata! Mas é tanta coisa, não ser grosseiro, mas preciso comentar isso, como se popularizou o conceito da tal "dica"! Eu não sou muito de dar dicas, não porque não quero, mas porque acho que o certo a se fazer é investigar o problema, ficar mexendo onde não precisa não é bom!