+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link Down

    boa noite,

    tenho uma rb450 em minha rede com a seguinte configuração, tenho na eth1 um moden velox que prove a internet da empresa, a eth2 ligo num switchi 16 portas tplink 10/100/1000 rede local, na eth3 ligo numa powerben que faz um ptp para filial, o probema que tenho tido nessa filial lentidão, perda de pacotes, e quando olho no log da rb vejo sempre lá eth3 link down, o que ja tentei:

    atualizei a rb
    trocar a rb
    tentei um outro modelo a rb2011i
    troquei os conectores dos cabos da powerbean
    troquei a fonte da rb por uma de 24v 1A


    nada disso resolveu, nessa filial tenho a seguinte demanda, uso de um sistema, internet, pabx via ip com 6 ramais ip,32 cameras ip.

    testando o ptp não tenho perda nehuma, pois a distancia entra as duas antenas e somente 800mt com visada clara, se ligo esse ptp no Switch não tenho problema algum, percebo que a rb não esta aguentando a carga da rede, alguém já teve algum problema pararecido?

    preciso que esse ptp passe pela rb, pois tenho que criar uma redundancia desse link.

    nessa rb tenho uma bridge que interligo essas eth de menos a de entrada e claro.

    Grato

  2. #2

    Padrão Re: Link Down

    Qual o tamanho do cabo que vai para Powerbem? o cabo é 100% cobre?

  3. #3

  4. #4

    Padrão Re: Link Down

    Boa tarde,

    O cabo é cat5 furukawal com 5 mts, já troquei. Percebo que da este problema quando tenho uma carga grande nesse ptp.

    Quando tiro da rb e ligo no switichi a rede fica ótima, sem perda de pacotes. Quando passa pelo mikrotik começa as perdas de pacotes e cada 2,3 horas da link down.

  5. #5

    Padrão Re: Link Down

    qual a banda passante no PTP? pelo seu relato esta parecendo ser o PTP.

  6. #6

    Padrão Re: Link Down

    boa tarde,

    esta passando 80mb full, creio que não é o enlace. pois se ligar o enlace direto no switchi não tenho problema algum, quanto coloco o mikrotik é que começa a da o problema, fiz varios testes no ptp e não tive perda alguma, ping a 9ms. potencia dos radios em 10dbi.

    continuo achando que esses modelos mais barato de rb não aguenta um trafico de rede mais pesado. mas preciso ter ele na rede para controlar uma redundancia nesse ptp que ja estou criando.

    grato.

  7. #7

    Padrão Re: Link Down

    80mega é bastante trafego na interface da Routerboard, mais acho pouco provável de ser a RB,pois os mesmo 80mega passando pelo switch o problema não acontece, você pode comprar uma RB750gr3 ela tem porta giga e mais processador.

  8. #8

    Padrão Re: Link Down

    tenho uma rb 2011i que tem 3 portas giga, instalei essa rb novinha atualizada no lugar da rb750 e o problema continua, essa demora mais a dar link down, mas da umas 3 x ao dia. as vezes perde pacote num ping baixo. olha a imagem, ping de cima com mikrotik, ping de baixo sem mikrotik. este ping e sem carga alguma, o mais baixo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping.png
Visualizações:	193
Tamanho: 	580,0 KB
ID:      	68147

  9. #9

    Padrão Re: Link Down

    Citação Postado originalmente por joseluiz Ver Post
    tenho uma rb 2011i que tem 3 portas giga, instalei essa rb novinha atualizada no lugar da rb750 e o problema continua, essa demora mais a dar link down, mas da umas 3 x ao dia. as vezes perde pacote num ping baixo. olha a imagem, ping de cima com mikrotik, ping de baixo sem mikrotik. este ping e sem carga alguma, o mais baixo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping.png
Visualizações:	193
Tamanho: 	580,0 KB
ID:      	68147
    Tá aparecendo link down no log ou é perda de pacotes ?
    Essa RB2011 para processar pacotes de 64byte como relatou aí, é sofrível.
    Processador da RB2011 é inferior a uma rb433ah de 2009.
    80Mbps com pacotes de 64byte no meio é pedir pra essa 2011 abrir o bico.
    Mostre a tela do consumo de CPU e a de PPS na interface que chega ou sai o link

  10. #10

    Padrão Re: Link Down

    No LOG aparece LINK DOWN? Pode ser a antena reiniciando, verifique o UPTIME da mesma apos isso acontecer.

  11. #11

    Padrão Re: Link Down

    boa noite,

    vejo link down no log da rb, segue um print :

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rb.png
Visualizações:	256
Tamanho: 	220,6 KB
ID:      	68148


    existe alguma rb mais indicada do que a rb750 ou rb2011i. que aguente gerenciamento de uma rede com fluxo maior de dados para me indicar, pois usava essa rb somente para prover internet para esse cliente, mas agora vamos precisar de uma processamento mais pesado. pois tem essa filial e outras demandas que vai exigir um equipamento mais robusto. pois estou meio assustado com essas quedas de eth do mikrotik, e vejo pela net muita gente reclamando do mesmo problema.

    grato:

  12. #12

    Padrão Link Down

    Citação Postado originalmente por joseluiz Ver Post
    boa noite,

    vejo link down no log da rb, segue um print :

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rb.png
Visualizações:	256
Tamanho: 	220,6 KB
ID:      	68148


    existe alguma rb mais indicada do que a rb750 ou rb2011i. que aguente gerenciamento de uma rede com fluxo maior de dados para me indicar, pois usava essa rb somente para prover internet para esse cliente, mas agora vamos precisar de uma processamento mais pesado. pois tem essa filial e outras demandas que vai exigir um equipamento mais robusto. pois estou meio assustado com essas quedas de eth do mikrotik, e vejo pela net muita gente reclamando do mesmo problema.

    grato:
    A escada é assim:

    RB750Gr3 - tem que ser Gr3 viu.
    RB3011
    RB1100AHx4
    CCR1016

    E aí vai pra cima.
    Qualquer outra para usar NAT, Firewall, PPPoE, Queues, é gastar dinheiro a toda.

    Na minha opinião, todo provedor deveria começar já com uma RB3011, cresceu substitui para maiores.

    Mas quedas de interface, se realmente for isso, ou é cabeamento, configuração errada da comutação ou defeito em um dos lado de hardware.
    Mas ainda não vi seu log, como saber se é queda do link ether mesmo ?
    Esse Ping aí não mostra isso não !