+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Recomendação de mikrotik para uso doméstigo gigabit

    Bom tarde Pessoal, Como vai?

    Gostaria de pedir recomendações à vocês sobre qual Mikrotik Routerboard utilizar na minha casa. Vou trabalhar com fibra de 300 Mbps inicialmente, e alguns desktops conectados à 1000 Mbps UTP, são cerca de 30 dispositivos conectados ( TVs, ChromeCasts, Home Theater, Smartphones, PCs e alguns "Servers" rodando OpenMediaVoult com SMB, FTP e etc... Gostaria de dimencionar um MK capaz de receber e transmitir com tranquilidade 1 Gb de velocidade, pois quero trabalhar com folga e sabemos que a cada dia a internet vai ficando mais rápida.
    Como vou trabalhar com fibra óptica, pensei em utilizar a RB960PGS que tem porta SFP, mas vi no site da MK que a "nova" RB750Gr3 tem muito mais Hardware do que a 960.

    - RB960PGS = CPU core count=1 CPU nominal frequency= 800 MHz Size of RAM=128 MB Storage size=16 MB
    - RB750Gr3 = CPU core count=2 CPU nominal frequency= 880 MHz CPU Threads count= 4 Size of RAM = 256 MB Storage size =16 MB

    E nos testes disponíveis no site da MK na maioria das situações (com o mesmo ambiente, é claro) a RB750 se saiu melhor do que a 960. E a 960 é bem mais cara que a RB750. E olhando por auto, vi que a RB750 nos testes está se saindo melhor do que a RB2011UiAS-IN que já vi muitas pessoas recomendarem para provedor. Eu não estou entendendo nada.
    Gostaria de saber se realmente é isso mesmo, e, claro, se vocês tem algum hardware MK para me recomendar.
    Como terei fibra na minha residência, se existir possibilidade de ter porta SFP, será ótimo.

    Obs.: Quero comprar um bom hardware, mais que não seja muito caro. Até uns R$650 eu fico sem comer pão alguns anos para comprar.
    Desde já obrigado à todos.

  2. #2

    Padrão Re: Recomendação de mikrotik para uso doméstigo gigabit

    Compra um switch gigabit 24 portas, deve achar por uns 500 reais. Estou entendendo que deixará o roteamento a cargo do router da operadora, certo?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Compra um switch gigabit 24 portas, deve achar por uns 500 reais. Estou entendendo que deixará o roteamento a cargo do router da operadora, certo?
    Obrigado pela ajuda Fhayashi. Mas não, não vou deixar o roteamento para o router da operadora não! Eu deixar o router da operadora em bridge e utilizar o Mikrotik como router da minha rede.

    Obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: Recomendação de mikrotik para uso doméstigo gigabit

    Entendi,

    Vejamos.

    O tráfego interno de 1gbps não seria roteado por estarem todos na mesma subrede, então não demandaria processamento do router.

    Já o tráfego internet, supondo que tenha 300 de download e 150 de upload, daria um tráfego de 450 mbps.

    Nunca usei a RB750GR3 então não posso opinar, mas a RB3011 consegue rotear isso. Como é uso doméstico, teria de ver o impacto das regras de firewall nessa performance. Veja que em redes de provedor o firewall é muito básico, deixando passar quase tudo, então a carga para a CPU é minimizada.

  5. #5

    Padrão Re: Recomendação de mikrotik para uso doméstigo gigabit

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Entendi,

    Vejamos.

    O tráfego interno de 1gbps não seria roteado por estarem todos na mesma subrede, então não demandaria processamento do router.

    Já o tráfego internet, supondo que tenha 300 de download e 150 de upload, daria um tráfego de 450 mbps.

    Nunca usei a RB750GR3 então não posso opinar, mas a RB3011 consegue rotear isso. Como é uso doméstico, teria de ver o impacto das regras de firewall nessa performance. Veja que em redes de provedor o firewall é muito básico, deixando passar quase tudo, então a carga para a CPU é minimizada.
    Não vou utilizar nenhuma regra de firewall.

    E é justamente essa a minha dúvida.
    RB3011 (se não me falha a memória) tem muito menos RAM do que a RB750Gr3 e o processador é Single Core. Enquanto a 750 é dual core.