+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Solução para CPE com sinal ruim

    Fala pessoal, tudo na paz?.

    Então, na imagem abaixo e como minha antenas estão pegando os clientes atuais. Como podem ver na imagem abaixo, existe alguns clientes com o sinal ruim e que gostaríamos de melhorar o sinal destes clientes.

    Na imagens do lado da atual tem uma solução que estava pesando e estou com duvidas se e viável eu fazer assim. Ja tenho 4 antenas de 90º grau, e queria colocar mais 4 antenas abaixo, para pega os clientes com o sinal ruim.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         duvida.jpg
Visualizações:	154
Tamanho: 	2,33 MB
ID:      	68191

  2. #2

    Padrão Re: Solução para CPE com sinal ruim

    Eu tinhas 6 setoriais numa torre bem por isso, 2 das 4 de cima estavam lotadas, então coloquei mais 2 abaixo, na mesma orientação.

    Só que precisa ter distanciamento decente entre as antenas, uns 2m talvez (Eu colocaria com pelo menos 4m de diferença na altura), e precisa distanciamento DE CANAIS! Lembra que canal de 20MHz precisa ter o centro do canal vizinho MAIS de 20MHz distante, por conta da emissão espúria fora da faixa. 25MHz entre centros é o ideal. Ou seja, se 1 antena está em 5675MHz, a outra poderia estar a 5700MHz, são 25MHz entre os centros.

    (Muita gente faz a noobice de colocar digamos 5675 e 5685MHz em antenas vizinhas, com canais a 20MHz de largura. Aí é pedir pra sofrer mesmo!)

    Ou seja, se tiver 6 setoriais na torre, vai precisar 4 canais com distanciamento de 25MHz entre cada um, sendo que as 2 setorias de costas pras novas setoriais, e se estiverem uns 4 ou 5m de distanciamento vertical entre eles, podem usar o mesmo canal sem problemas. Bom é evitar sobrepor, mas no mundo real NÃO TEM canal disponível pra todo mundo. Já é difícil conseguir 4 canais com 20MHz de distanciamento entre centro, que dirá conseguir 6 canais limpos assim numa torre em área urbana!

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Solução para CPE com sinal ruim

    Quando comprei o roteador pela primeira vez, o canal mais limpo era 3 e o pior o canal 1 e 11, 6 e 7 estes por conta da programaçao original na maioria dos roteadores. Atualmente uso o canal 5, mas logo terá de ser um outro canal que não seja 2.4 e 5.8
    Aqui por ser uma cidade relativamente pobre, mas duas operadoras oferecem serviços 4 G e duas em 3 G, mas alguns roteam sua internet do celular em outros dispositivos poluindo ainda mais. Hoje o alcance médio é de 20 metros, mas no meio rural chega a 200 metros de visada, não tardará em ter alcance de 2 metros praticamente um bluethoph.

    Acho que o ministério das comunicações libera frequências fechadas para PTPs e APs de servidores, mas por serem caros essas estações a maioria nem sequer entram com pedido além de ser algo demorado.

  4. #4

    Padrão Re: Solução para CPE com sinal ruim

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Eu tinhas 6 setoriais numa torre bem por isso, 2 das 4 de cima estavam lotadas, então coloquei mais 2 abaixo, na mesma orientação.

    Só que precisa ter distanciamento decente entre as antenas, uns 2m talvez (Eu colocaria com pelo menos 4m de diferença na altura), e precisa distanciamento DE CANAIS! Lembra que canal de 20MHz precisa ter o centro do canal vizinho MAIS de 20MHz distante, por conta da emissão espúria fora da faixa. 25MHz entre centros é o ideal. Ou seja, se 1 antena está em 5675MHz, a outra poderia estar a 5700MHz, são 25MHz entre os centros.

    (Muita gente faz a noobice de colocar digamos 5675 e 5685MHz em antenas vizinhas, com canais a 20MHz de largura. Aí é pedir pra sofrer mesmo!)

    Ou seja, se tiver 6 setoriais na torre, vai precisar 4 canais com distanciamento de 25MHz entre cada um, sendo que as 2 setorias de costas pras novas setoriais, e se estiverem uns 4 ou 5m de distanciamento vertical entre eles, podem usar o mesmo canal sem problemas. Bom é evitar sobrepor, mas no mundo real NÃO TEM canal disponível pra todo mundo. Já é difícil conseguir 4 canais com 20MHz de distanciamento entre centro, que dirá conseguir 6 canais limpos assim numa torre em área urbana!
    Alguns conhecimentos básicos eu entendo. uso APC 5m-90 da intelbras. atualmente tenho 2 delas. elas tem uma distancia da torre de uns 50cm a 60cm. e uso canais com diferença de 20 Mhz.

    Aqui na cidade tem apenas 3 provedores e 2 operadoras (vivo e claro). so sei que o espectro e muito poluído kkk

  5. #5

    Padrão Re: Solução para CPE com sinal ruim

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Quando comprei o roteador pela primeira vez, o canal mais limpo era 3 e o pior o canal 1 e 11, 6 e 7 estes por conta da programaçao original na maioria dos roteadores. Atualmente uso o canal 5, mas logo terá de ser um outro canal que não seja 2.4 e 5.8
    Aqui por ser uma cidade relativamente pobre, mas duas operadoras oferecem serviços 4 G e duas em 3 G, mas alguns roteam sua internet do celular em outros dispositivos poluindo ainda mais. Hoje o alcance médio é de 20 metros, mas no meio rural chega a 200 metros de visada, não tardará em ter alcance de 2 metros praticamente um bluethoph.

    Acho que o ministério das comunicações libera frequências fechadas para PTPs e APs de servidores, mas por serem caros essas estações a maioria nem sequer entram com pedido além de ser algo demorado.
    Na verdade eu nunca mexi nos canais dos roteadores.

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Solução para CPE com sinal ruim

    Os canais dos roteadores domésticos a maioria em 2.4 GHz vem com um determinado canal préfixado ou no modo automático e taxas e velocidades automáticas.
    Apesar de não mexer com internet ou informática como atividade principal, quando solicitado fixo um canal menos poluído naquele ponto do roteador, buscando canais com sinais mais fracos e reduzo o espaçamento para 10 MHz se o dispositivo permitir ao invés de 20 MHz ou 40 MHz ou automático. Isso permite mais celulares conectados, mas vídeos em HD ou superior pode esquecer; mais indicado a residencia de idosos.

    Como no imóvel onde moro tem pavimentos, cheguei a usar até 3 roteadores e ao invés de melhorar só piorou. Achei através do recurso de celular um ponto que menos recebia interferência e com apenas um roteador conseguiu cobrir toda a dependência do imóvel mesmo com 60 mw e ganho unit na antena. Mas uso antena de 15 dBi só pra não ficar incostado e nos pontos onde chegava com -100 melhora para -95; distancia de cobertura ganhei em menos de 3 metros, se for investir não vale a pena.

    Um outro problema são os telefones sem fios, muitos interferem em 2.4 ou 5.8 inclusive microondas.