Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Alimentando ccr 1009 com -48

    Ter tem retificadora que carrega a 56V mesmo, outras tem carga suja com spikes de 60V!

    56V seria o mesmo que nobreak DC 12V que flutua as baterias a 14V, coisa nem tão comum, a maioria é 13,8V quando a temperatura é baixa (13,2V com calor, nos que tem compensador), e geralmente sistema 48V fica em ambiente nem tão quente, normal ver 55V (Eu nunca vi menos que isso, na verdade).

    Carregador -48V ("Retificador", como se isso tivesse só um diodo igual em 1950) por mais caro que seja as vezes é sujo e tem muitos spikes, algumas fontes funcionam só pelos spikes, quando o consumo é baixo só os spikes já são suficientes pra manter os capacitores eletrolíticos da fonte carregados. Mas por sorte como a tensão é alta, a corrente é baixa, então qualquer filtro LC filtra os spikes, e os equiptos 48V não sofrem nada com DC suja (Nada perto do ripple das fontes 12V).

    Só tenho certeza que funciona com 40V mesmo, não só com spikes, porque um dia um amigo me chamou com um nobreak AC 5kVA 96V, que não ligava, medi as baterias e tinham só uns 35V, ao invés de uns 84V que seria o mínimo (10,5V por bateria), e tinha isso porque ele ligou o rádio 48V com a fonte direto nas baterias, não na saída do nobreak, aí o rádio ficou ligado e consumindo, o nobreak desligou quando a tensão das baterias vazias chegou nuns 85V, mas o rádio continuou ligado até a tensão cair a 35V (Seria 4V por bateria, provavelmente comeu ANOS de vida útil só nesse dia!). Eu sempre imaginava que as fontes ligavam por causa do ripple e spikes, mas nesse dia vi que tem fonte que opera com DC limpa (Não tem nada mais limpo que DC direto de bateria).

  2. #22

    Padrão Re: Alimentando ccr 1009 com -48

    Gente bom dia talvez eu não tenha sido muito específico na colocação o que acontece no retificador tenha saída de - 48 só que se você inverter a polinização dos cabos na hora de você ligar sai 48 digo isso porquê temos uma Mimosa b5c que ela trabalha com 48 funcionando dessa forma ligada direto no retificador pois aí que ficou minha pergunta se fizesse a mesma coisa com a CCR no Jumper interna da placa não funcionaria também

  3. #23

    Padrão Re: Alimentando ccr 1009 com -48

    O que é polinização? Nunca tinha visto esse termo na elétrica.

  4. #24

    Padrão Re: Alimentando ccr 1009 com -48

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    O que é polinização? Nunca tinha visto esse termo na elétrica.
    Colega..Na boa...da pra ver que foi um erro do corretor ortográfico da porcaria do Android. ..É óbvio que seria POLARIZAÇÃO ... Se foi uma piada tá de boa ..Todos merecem descontração. .

  5. #25

    Padrão Re: Alimentando ccr 1009 com -48

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    O que é polinização? Nunca tinha visto esse termo na elétrica.
    Agora...Vai enriquecer algo para o tópico ou vai ficar só charlando professor??

  6. #26

    Padrão Re: Alimentando ccr 1009 com -48

    Seu burro, não "charlei" ninguém. Aff

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Muita fonte chaveada de baixa potência funciona com uns 40-45VDC mesmo.

    Toda fonte chaveada funciona com DC, geralmente tem um CI chaveador que é quem faz todo o trabalho, nominalmente no datasheet uns dizem precisar 60V pelo menos, mas isso é o que eles garantem, existe uma margem de funcionamento que ninguém pode garantir, por isso o jeito é mesmo brincar de Lego e encaixar até alguma ligar.

    E se não funcionar com 48V, pode usar conversor dc-dc pra elevar pra uns 80VDC, aí é quase certeza que toda fonte de baixa potência, e bivolt, funciona.

    (Fonte ATX quase nunca vai funcionar abaixo de uns 100VDC, porque são outros componentes, é potência 4 a 20x maior (E olha que falo de fonte ATX de 100W mesmo), tem mosfet chaveando, precisa tensão mais alta mesmo. Isso é só pra fonte bivolt compacta de potência tipo menos de 50 ou 70W)

    interessante, estas fontes corsair 430 que ja são chaveadas poderiam funcionariam com dc 48 ou -48? como ficaria a eficiência? tenho uma fonte no meu pc da corsair modelo rm 1000, que se não me engano conseguiu alimentar ele em uma situação de queda de fase (se é que posso dizer assim) com o multímetro ligado na tomada estava dando 21v , tudo da casa ja tinha desligado inclusive meu monitor que era fullrange , mas o pc continuou funcionando, pois eu escutava o som do jogo, foi quando a fase caiu ainda mais para 19v ai parou mesmo.

  8. #28

    Padrão Re: Alimentando ccr 1009 com -48

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Seu burro, não "charlei" ninguém. Aff
    Comentário ofensivo desnecessário típico de egocêntrico. ..Faz pena..Bom dia mestre

  9. #29

    Padrão Re: Alimentando ccr 1009 com -48

    Gostaria que fosse mais objetivo sobre essa ligação no retificador -48...se tenho que desmontar minha CCR e retirar a fonte original...e ligar direto na placa da CCR ....

  10. #30

    Padrão Re: Alimentando ccr 1009 com -48

    Citação Postado originalmente por emerson89 Ver Post
    Gostaria que fosse mais objetivo sobre essa ligação no retificador -48...se tenho que desmontar minha CCR e retirar a fonte original...e ligar direto na placa da CCR ....
    Usa um injetor POE e alimenta pela porta eth8, a que fica do lado do serial (DB-9).

    Tem muita versão da CCR1009, mas as primeiras usam 802.11at, ou seja, injetor poe gigabit dos mais comuns. Provavelmente um 802.3bt também vai ser reconhecido (Afinal o que muda é injetar tensão em pinos que tem capacitor desacoplando). Se não usa gigabit nessa porta pode usar qualquer injetor, só precisaria se preocupar se precisa gigabit em todas as portas, aí é injetor mais complicado de achar as vezes. Pega injetor gigabit de qualquer produto MK recente que serve.

  11. #31

    Padrão Re: Alimentando ccr 1009 com -48

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Usa um injetor POE e alimenta pela porta eth8, a que fica do lado do serial (DB-9).

    Tem muita versão da CCR1009, mas as primeiras usam 802.11at, ou seja, injetor poe gigabit dos mais comuns. Provavelmente um 802.3bt também vai ser reconhecido (Afinal o que muda é injetar tensão em pinos que tem capacitor desacoplando). Se não usa gigabit nessa porta pode usar qualquer injetor, só precisaria se preocupar se precisa gigabit em todas as portas, aí é injetor mais complicado de achar as vezes. Pega injetor gigabit de qualquer produto MK recente que serve.
    Vai de injetor gigabit de qualquer produto MK e seja feliz ... aqui usei o que veio na RB912.

  12. #32

    Padrão Re: Alimentando ccr 1009 com -48

    Minha CCR nao tem porta POE e uma 1036 12 portas

  13. #33

    Padrão Re: Alimentando ccr 1009 com -48

    CCR maior não tem POE porque consome mais que o padrão POE suporta.

    Aí realmente só abrindo, e colocando um conversor dc-dc pra diminuir de 48 pra 24V, porque se não me engano todas as 1036 suportam só até uns 28 ou 30V. Mas precisa ser um conversor dc-dc bem parrudo pra aguentar o consumo, digamos um desse, e com fan adaptado: https://produto.mercadolivre.com.br/...onversores-_JM Se ela tem picos de quase 70W, eu usaria conversor dc-dc que promete pelo menos 150W, e usaria fan sobre o conversor sem falta.

    Edit: Cuida a tensão de entrada dos conversores dc-dc baratos, eu tinha passado o link de um que suporta só até 40V.

    Sei que tem conversor dc-dc com entrada até 60V e que aguenta até 100W de consumo, só não achei agora.

  14. #34

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    qual retificadora vc usa Tutu ??? pois na XPS não funcionou aki só na emerson e na huawei


    Blz galera

    então estou me programando para efetuar um upgrade na sala do CPD para migrar tudo para 48v pois estamos montando um banco de baterias estacionárias para sistema OFF-GRID energia solar...

    no datasheet está sinalizando o contrário energia AC input de 100-240v e DC input como poe de 15-54v ?

    Agora fiquei na dúvida como usaram a saida conector do cabo AC ? para funcionar em 48v ? DC ?


    Powering

    Details
    PoE in Passive PoE
    PoE in input Voltage 15-57 V
    Number of AC inputs 2
    AC input range 100-240
    Number of DC inputs 1 (PoE-IN)
    Max power consumption 39 W
    Max power consumption without attachments 34 W

  15. #35

    Padrão Re: Alimentando ccr 1009 com -48

    A entrada AC é a entrada comum de tomada, aquele plug de 2 pinos, usado desde toca-fitas dos anos 80 até fontes de notebooks ou impressoras hoje.

    A entrada POE é... a porta ethernet escrito POE.

    Ou alimenta via AC (Tomada), ou alimenta via DC (No break 48V).

    Se quer alimentar com 48V terá que alimentar na porta POE então, deve ser a primeira na esquerda ou direita, vem escrito POE nelas (Em toda CCR tem).

    E como está escrito 15-57V, e não -15 to -57V, então a carcaça desse seu rádio é igual a maioria dos equipamentos, ou seja, com o negativo aterrado. E todo mundo que abrir uma CCR verá que o negativo da fonte é aterrado mesmo.

    Então não tem segredo, esquece a entrada AC e alimenta via POE, usar um injetor POE no padrão que sua CCR usa (802.3AT é o que a CCR1009 usa, é o comum da mikrotik, se não tiver nenhum de rádio gigabit da MK compra um desse tipo: https://produto.mercadolivre.com.br/...oe-injetor-_JM )

  16. #36
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Alimentando ccr 1009 com -48

    Citação Postado originalmente por emerson89 Ver Post
    Gostaria que fosse mais objetivo sobre essa ligação no retificador -48...se tenho que desmontar minha CCR e retirar a fonte original...e ligar direto na placa da CCR ....
    como falei não mexe em nada na ccr só liga o cabo na retificadora

    a fonte da CCR é meio que igual a da datacom full range

  17. #37

    Padrão Re: Alimentando ccr 1009 com -48

    Boa noite.
    Tenho uma grande dúvida faz tempo.
    No caso uso uma OLT que só tem alimentação AC 110v220v.
    Posso usar estes inversores que vendem no ML?
    Queria comprar um de 4000W,apesar de usar no máximo 500W.
    Sei que este produto não é para esta aplicação,mas não queria abrir meu equipamento.
    Por sinal em meu rack tem equipamentos de terceiros que são alimentos em AC. Não sei como resolver esta questão a não ser usar um Nobreak comum(por sinal são ruins) ou usar uma retificadora e usar um inversor.

  18. #38

    Padrão Re: Alimentando ccr 1009 com -48

    Qualquer fonte decente tem filtro LC na entrada, a primeira coisa que todas fazem é retificar e passar pra DC, então pode usar qualquer inversor lixo de 4000W ou menos.

    Não precisa ser senoidal, e na verdade inversor barato que SE METE a tentar ter senoide perfeita tem muito mais ruído que inversores de onda quase quadrada. Um de 4000W toca até geladeira pequena, mesmo sem ser senoidal. Pra tocar só fonte chaveada o consumo de partida das fontes é bem mais baixo, pode comprar um de apenas 2000W, mas TEM QUE ventilar ele, seja lá qual for a potência esse tipo de produto não é feito exatamente pra uso contínuo, são mais pra caminhão ou ônibus com uso eventual, pra uso contínuo TEM QUE ventilar a força (Alguns já tem um fan interno que atua conforme temperatura, coloque outros fan's baratos de 80mm nas laterais, geralmente a lataria lateral é o dissipador deles, eles esquentam MUITO antes do fan interno atual, não gasta R$ 30 pra colocar uma fonte 12V 1A e 3 fan's ao redor deles, melhor isso que comprar um inversor de 800000W e achar que ele sobreviverá muito tempo sem fan, até sem consumo nenhum eles aquecem bastante!

  19. #39

    Padrão Re: Alimentando ccr 1009 com -48

    Obrigado pelo retorno.
    Então,estive pesquisando sobre o equipamento a seguir:
    https://rondotec.ind.br/produtos-hom...r-24v-20a.html
    Será que este equipamento atende minha necessidade ?
    Alguém tem relatos do mesmo?

  20. #40
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Alimentando ccr 1009 com -48

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Obrigado pelo retorno.
    Então,estive pesquisando sobre o equipamento a seguir:
    https://rondotec.ind.br/produtos-hom...r-24v-20a.html
    Será que este equipamento atende minha necessidade ?
    Alguém tem relatos do mesmo?
    eu usaria uma retificadora -48 com uma inversora da proteco
    ou um nobreak bom