+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Qual é o limitante de desempenho de um roteador?

    Olá a todos os colegas do fórum!
    Recentemente troquei meu roteador para um Belkin N600
    Instalei o Tomato firmware nele e nossa, é muito bom o controle que tenho.
    Porém estava fazendo uns testes, transferindo arquivos e o máximo de consumo de cpu que consegui foi 2%.
    Na imagem vocês vão ver que o roteador possui 64mb de ram e normalmente fica ocupando 68% de memória.
    Então, quando eu conecto muitos dispositivos ao mesmo tempo, tipo uns 50 smartphones, qual seria o limitante que começaria a causar lentidão na rede? A CPU ou a memória?
    https://www.dropbox.com/s/fusaqgj69t...elkin.jpg?dl=0

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual é o limitante de desempenho de um roteador?

    sempre vai ser o hardware ,se tiver como aconpanhar o uso de hardware no roteador voce vai ter pelo menos um parametro de ate aonde pode chegar com o equipamento.
    não conheço estes roteadores então não posso opinar muito ,mas o bom de roteadores mikrotik e que na parte de acompanhar o desempenho de hardware o routeros da um show.

  3. #3

    Padrão Re: Qual é o limitante de desempenho de um roteador?

    Citação Postado originalmente por filipedonato Ver Post
    Olá a todos os colegas do fórum!
    Recentemente troquei meu roteador para um Belkin N600
    Instalei o Tomato firmware nele e nossa, é muito bom o controle que tenho.
    Porém estava fazendo uns testes, transferindo arquivos e o máximo de consumo de cpu que consegui foi 2%.
    Na imagem vocês vão ver que o roteador possui 64mb de ram e normalmente fica ocupando 68% de memória.
    Então, quando eu conecto muitos dispositivos ao mesmo tempo, tipo uns 50 smartphones, qual seria o limitante que começaria a causar lentidão na rede? A CPU ou a memória?
    https://www.dropbox.com/s/fusaqgj69t...elkin.jpg?dl=0
    O roteador foi feito pra isso. Não acredito que esse venha a ser o seu problema. Vai rolar lentidão por muitas conexões.

  4. #4

    Padrão Re: Qual é o limitante de desempenho de um roteador?

    Citação Postado originalmente por eduardomazolini Ver Post
    O roteador foi feito pra isso. Não acredito que esse venha a ser o seu problema. Vai rolar lentidão por muitas conexões.
    É só uma curiosidade em saber qual é o fator que geralmente faz com que o roteador trave ao receber muitas conexões, se é a memória ram cheia ou a cpu em 100% .

  5. #5

    Padrão Re: Qual é o limitante de desempenho de um roteador?

    Citação Postado originalmente por filipedonato Ver Post
    É só uma curiosidade em saber qual é o fator que geralmente faz com que o roteador trave ao receber muitas conexões, se é a memória ram cheia ou a cpu em 100% .
    CPU amigo.
    Alguns limitam o firmware por associações, tentando evitar o travamento por carga alta de processamentos

  6. #6

    Padrão Re: Qual é o limitante de desempenho de um roteador?

    Esses roteador domésticos geralmente travam por falta de ip no pool dhcp. Reduz o lease pra 15min coloca um /23 veja se não para os problemas.

  7. #7
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Qual é o limitante de desempenho de um roteador?

    Roteador doméstico, até mesmo uns da ubiquit ou mikrotik caso esteja na função AP e DHCP server ativados a confiança cai consideravelmente.
    Acredito que para sabermos o exato basta tentar cadastrar IP ao MAC e a maioria só nos possibilita a ter 7, 10, 15 ou 31 usuários, nada mais do que isso. Nos mikrotik ou ubiquiti nunca fiz esse teste, mas em wireless dificilmente suportaria mais do que 30 ou 50 usuários.
    Para podermos ter mais usuários e/ou maior estabilidade desativo o DHCP nas LANs e wLan e caso esses roteadores mais baratos não permitam uso dois roteadores, uma delas somente em bridge e outra para autenticar a WAN e wireless desligado; Nesse caso precisa atribuir o IP em seu dispositivo( cada celular, note, consoles, PC com IPs diferentes), dá para dobrar os clientes conectados simultaneamente. Instalando um cooler, ou colocando um dissipador no chipset pode melhorar consideravelmente a estabilidade em sua rede ainda mais se a temperatura ambiente ultrapassar 27°C, nos dias em que for inferior a 20°C pode desligar para poupar energia; use uma fonte separada.

  8. #8

    Padrão Re: Qual é o limitante de desempenho de um roteador?

    Bom dia Filipe donato! Tudo bem? Você poderia me enviar o link dessa firmware Tomato pra esse roteador? Eu tenho um igual ao seu. Gostaria de mudar a firmware dele também. Desde já agradeço pela atenção.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por samuelbrutus Ver Post
    Bom dia Filipe donato! Tudo bem? Você poderia me enviar o link dessa firmware Tomato pra esse roteador? Eu tenho um igual ao seu. Gostaria de mudar a firmware dele também. Desde já agradeço pela atenção.
    Olá colega, creio que seja permitido postar links de outros sites nesse fórum, correto?

    Esse é o post da discussão:
    http://www.linksysinfo.org/index.php...ring-up.70850/

    Este é o link para Download:
    https://github.com/jethrogb/tomato/releases

    Preste atenção nas dicas de instalação para não fazer nada errado. (como por exemplo a versão do seu roteador, já que esse Tomato só funciona nas versões 1 e 3)

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por filipedonato Ver Post
    Olá colega, creio que seja permitido postar links de outros sites nesse fórum, correto?

    Esse é o post da discussão:
    http://www.linksysinfo.org/index.php...ring-up.70850/

    Este é o link para Download:
    https://github.com/jethrogb/tomato/releases

    Preste atenção nas dicas de instalação para não fazer nada errado. (como por exemplo a versão do seu roteador, já que esse Tomato só funciona nas versões 1 e 3)
    Bom dia Filipe donato! Obrigado amigo pela ajuda. Vou tentar aqui. Um forte abraço!