Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Angry PPPoE IPv6 com Radius

    Galera,

    alguém aqui já usa o RouterOS para entregar IPv6 no PPPoE? Fiz os testes aqui, funciona tudo OK mas o Radius não está recebendo o PD. Aí não adianta, fica sem o log.

    Falei com o suporte do meu gerenciador e me passaram que é um pau do RouterOS mesmo. Alguém teve o mesmo problema aqui?

  2. #2

    Padrão

    Olá fhayash, desculpe a intromissão, mas qual o sistema gerenciador que você utiliza.
    Também temos interesse de implementar o IPv6 para clientes, e no nosso sistema de gerenciamento já tem implementado.
    Ainda nos falta aprofundar no IPv6, e que o BGPv6.

    Caso puder compartilhar essas informações, ficarei grato.

    Muito obrigado!

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cleicimar Ver Post
    Olá fhayash, desculpe a intromissão, mas qual o sistema gerenciador que você utiliza.
    Também temos interesse de implementar o IPv6 para clientes, e no nosso sistema de gerenciamento já tem implementado.
    Ainda nos falta aprofundar no IPv6, e que o BGPv6.

    Caso puder compartilhar essas informações, ficarei grato.

    Muito obrigado!
    Sem problemas. Usamos o IXC aqui, mas pelo que estou pesquisando é o RouterOS que não devolve para o Radius o parâmetro Delegated IPv6 Prefix.

    Pesquisando ainda......

    Como já vi gente comentando que entrega IPv6 via PPPoE no routeros, imagino que tenha solução. Mas, ainda sem conclusão aqui.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Sem problemas. Usamos o IXC aqui, mas pelo que estou pesquisando é o RouterOS que não devolve para o Radius o parâmetro Delegated IPv6 Prefix.

    Pesquisando ainda......

    Como já vi gente comentando que entrega IPv6 via PPPoE no routeros, imagino que tenha solução. Mas, ainda sem conclusão aqui.
    Aqui também utilizamos o IXC, mas como disse ainda não aprofundamos nisso.
    Você está usando a versão que utiliza o Debian 8 ou o Debian 9?
    Acho que pelo que conversei lá, na versão que utiliza o Debian 9 é justamente para melhorar a compatibilidade com o IPv6.

    Só confirmar com o Vomislei.

  5. #5

    Padrão Re: PPPoE IPv6 com Radius

    Ainda vamos migrar para o 9. Também me passaram isso agora

  6. #6

    Padrão

    Pois é.
    Estamos planejando essa atualização para o Debian 9 para ver como vai ficar.
    Mas nada a reclamar, sistema excelente. Nos atende em 100%

  7. #7

    Padrão

    O PD IPv6 no IXC não é informado no Login do cliente?

  8. #8

    Padrão Re: PPPoE IPv6 com Radius

    Na verdade, o RouterOS não manda de volta o delegated pd para o RADIUS.

  9. #9
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Aqui uso o ISPBox da DuoBox, e estou entregando IPv6 para os clientes, /56 e /64 via PPPOE. Agora bug no Radius, bom tudo pode se contornado desde que vc possa interagir com seu desenvolvedor.

  10. #10

    Padrão Re: PPPoE IPv6 com Radius

    Pelo que diz a Mikrotik, não é big. O RouterOs que não tem a property de leitura Delegated IPv6 prefix.

  11. #11

    Padrão Re: PPPoE IPv6 com Radius

    Aliás, entregar e funcionar foi tranquilo. Só que não serve pra nada se não logar quem está com cada prefixo naquela hora.

  12. #12

    Padrão Re: PPPoE IPv6 com Radius

    Eu entrego e administrou os ips dos clientes ipv6 em minha rede, sistema próprio!!!!
    Quem quiser ajuda
    [email protected]

    ou posta o problema aí!!!

  13. #13

    Padrão

    Bom,

    resposta do suporte Mikrotik. Não rola mesmo

    Hello,

    Yes, unfortunately at the moment it is not possible by using our RADIUS services.

    We will try to add this attribute in upcoming RouterOS releases.

  14. #14

    Padrão Re: PPPoE IPv6 com Radius

    Cara tem um problema implícito aqui. Tem gente confundindo o accounting do IPv6, com a funcionalidade de entregar os atributos do IPv6 na reply do radius... O freeradius (usado massivamente na maioria dos softwares de gerência de isp) atualmente suporta ambas as funcionalidades, desde sejam feitos ajustes nas queries e no banco a ser utilizado, eu tenho vários clientes que usam meu radius e já faz anos, que tem tudo isso implementado. Agora, acho difícil o Mikrotik não enviar os dados de accounting pra o radius, até vou testar.

  15. #15

    Padrão Re: PPPoE IPv6 com Radius

    @andrecarlim, pelo que estudei até agora, problema é que o RouterOS não entrega o IPv6 address e PD através do PPPoE e sim através de DHCP depois que a interface PPPoE sobe. Pelo menos isso que entendi

  16. #16

    Padrão Re: PPPoE IPv6 com Radius

    Exato, ele entrega tudo isso via DHCPv6.

    Estou implementando em Juniper e você pode escolher entregar o prefixo na LAN via PD (usando NA) ou via DHCPv6.

    Agora Cisco e Huawei ainda não tive chance de fazer.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    @andrecarlim, pelo que estudei até agora, problema é que o RouterOS não entrega o IPv6 address e PD através do PPPoE e sim através de DHCP depois que a interface PPPoE sobe. Pelo menos isso que entendi
    Tecnicamente é isso sim, todavia o Router OS sobe (ativa) o dhcp-server-v6 para cada interface pppoe de forma "transparente". Eu tenho vários cases em funcionamento!

  18. #18

    Padrão

    Alguém sabe como atender mais que 256 clientes com /56 no Mikrotik já que no RouterOS não há opção de puxar novos pools como dá para fazer no IPV4?

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rPr0x Ver Post
    Alguém sabe como atender mais que 256 clientes com /56 no Mikrotik já que no RouterOS não há opção de puxar novos pools como dá para fazer no IPV4?
    Tem que melhorar os dados aí do teu cenário para que a gente possa ajudar...

  20. #20

    Padrão

    No pool PD amigo, /56 eu só consigo entregar 256 redes.