+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Estrutura Provedor

    Boa noite pessoal!
    Venho aqui pedir a opinião de vocês sobre a estrutura de um provedor que estou montando. Priorizei equipamentos ubiquiti devido já conhecer a qualidade dos produtos, (nunca usei microtik). Gostaria que analisassem e dessem suas opiniões de como melhorar essa estrutura. Desde já agradeço a colaboração de todos.

    Torre A: Futuramente colocarei setoriais nela, essa torre fica na cidade onde já tem outros provedores concorrentes, porém, de péssima qualidade.

    Torre B: Torre situada na zona rural para atender 22 cliente que não terão visada na torre C.
    Torre C: Torre situada na zona rural para atender uma média de 200 clientes.

    Todos os PtP tem visada limpa com uns 200% de fresnel livre.
    Ainda não decidi sobre o ERP que vou usar, se derem dicas sobre algum que usem ou conheçam, ficarei agradecido.

    Vou editando o post com novas informações ou mudanças conforme necessário.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Layout Provedor.png
Visualizações:	481
Tamanho: 	597,4 KB
ID:      	68213  

  2. #2

    Padrão

    Amigo você ja tem alguma cartela de clientes ?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Guimagal Ver Post
    Amigo você ja tem alguma cartela de clientes ?
    Apenas 8 na torre B, e uma lista de espera de 108 na torre C, pois nenhum provedor atende lá, A torre C já está sendo instalada. Os únicos equipamentos que já possuo são as 2 powerbeam ac fazendo o PtP a torre b, 1 rocket M5 ligado a omni 13dbi. Era pra levar internet apenas pra minha irmã que possui empresa na torre B, muitas pessoas começaram procurar, e acabei que instalando amadoramente algumas cpes, agora quero profissionalizar minha estrutura.

  4. #4

    Padrão

    Muito importante você ja ter uma estrutura básica em funcionamento para fazer essa ampliação .

  5. #5

    Padrão

    Boa noite amigo, sobre aquele cache voce pode desativar ele, hoje em dia maior trafego em https impossível de fazer cache, e sobre mikrotik vai aprendendo aos poucos porque ele é ótimo gerenciador na rede, no inicio é chato mas depois vc não fica sem

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JhoniVaz Ver Post
    Boa noite amigo, sobre aquele cache voce pode desativar ele, hoje em dia maior trafego em https impossível de fazer cache, e sobre mikrotik vai aprendendo aos poucos porque ele é ótimo gerenciador na rede, no inicio é chato mas depois vc não fica sem
    Boa noite amigo,
    Pelo que pesquisei, o thundercache a partir da versão 7.2 (é o que eu pretendo usar) faz cache em https segundo o desenvolvedor. Ouço muito sobre mikrotik e pelo que ouço, é impossível duvidar de sua qualidade, mas ouvi alguns relatos aqui mesmo no forum, de problemas de RBs mikrotik com rádios e antenas ubiquiti, não sei se é verídico, mas preferi não arriscar. Mas em todo caso, qual seria o modelo mais indicado para substituir esses edgerouter que estou cogitando adquirir?

  7. #7

    Thumbs up Re: Estrutura Provedor

    Citação Postado originalmente por Ernanitim Ver Post
    Boa noite amigo,
    Pelo que pesquisei, o thundercache a partir da versão 7.2 (é o que eu pretendo usar) faz cache em https segundo o desenvolvedor. Ouço muito sobre mikrotik e pelo que ouço, é impossível duvidar de sua qualidade, mas ouvi alguns relatos aqui mesmo no forum, de problemas de RBs mikrotik com rádios e antenas ubiquiti, não sei se é verídico, mas preferi não arriscar. Mas em todo caso, qual seria o modelo mais indicado para substituir esses edgerouter que estou cogitando adquirir?
    amigo esquece isso de cache HTTPS principalmente esse aí TC7 que é só problema nem jogue dinheiro no lixo investindo em servidor invista só no que vale apena e no que você domina não seja que nem uns aqui que morre defendendo o cachê é se acham o tal blz

  8. #8

    Padrão Re: Estrutura Provedor

    Eu faria assim.
    Esquece cache.
    Sistema administrativo mk-autk na nuvem.
    Em cada torre uma rb 3011 (ramal).4 painéis setoriais.
    Fim.

  9. #9

    Padrão Re: Estrutura Provedor

    Citação Postado originalmente por Fallout Ver Post
    amigo esquece isso de cache HTTPS principalmente esse aí TC7 que é só problema nem jogue dinheiro no lixo investindo em servidor invista só no que vale apena e no que você domina não seja que nem uns aqui que morre defendendo o cachê é se acham o tal blz
    Por isso é ótimo trocar ideias, esqueceremos o servidor cache então

  10. #10

    Padrão Re: Estrutura Provedor

    Citação Postado originalmente por Fallout Ver Post
    amigo esquece isso de cache HTTPS principalmente esse aí TC7 que é só problema nem jogue dinheiro no lixo investindo em servidor invista só no que vale apena e no que você domina não seja que nem uns aqui que morre defendendo o cachê é se acham o tal blz
    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Eu faria assim.
    Esquece cache.
    Sistema administrativo mk-autk na nuvem.
    Em cada torre uma rb 3011 (ramal).4 painéis setoriais.
    Fim.
    Essas 3011 tem bom desempenho? Trabalham bem em conjunto com equipamentos ubiquiti? A diferença de valores é gritante, são bem mais conta que os ER-8 PRO

  11. #11

    Padrão

    Eu não conheço a linha dos Edgerouter Ubiquit.
    Imagino que seja melhor que Mikrotik rb3011.Mas cada equipamento se aplica a cada situação.
    Na minha opinião como vc está começando sairia muito caro.E a rb3011 aguenta ai uns 400 clientes com 250Mbps de tráfego.
    Acho que vale a pena vc pesquisar sobre.

  12. #12

    Padrão Re: Estrutura Provedor

    Maioria usa mikrotik pra gerenciar a rede . RB xxxx

    Mk auth gerenciar os clientes

    Switch

    Nas torres é que está a sua dúvida de misturar equipamentos . Não é o indicado , setorial 1 marca X , cliente marca Y

    Setorial 2 marca Y , cliente marca x

    Pra poder aproveitar ao máximo o equipamento .

    Eu tenho alguns pontos misturados com mikrotik , intelbras . ( todos os meus painéis são ubiquiti ) enquanto tem sinal bom pra todos blz . Mais deixa de aproveitar melhor os equipamentos

    Então se vai de ubiquiti , painel na torre , nanoloco / nanobeam clientes próximos . Air grid nos distantes .

    Acredito ainda que deve levar em consideração quais planos quer vender . Se
    For só os básicos 1 , 2 , 3 megas , pode ser linha M. Se quiser passar mais banda pra ou maiores planos . Pode estudar a linha AC .

    Só tem mais uma questão caso opte por AC , sinal tem que ser perfeito pra poder aproveitar o equipamento .

  13. #13

    Padrão Re: Estrutura Provedor

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Eu não conheço a linha dos Edgerouter Ubiquit.
    Imagino que seja melhor que Mikrotik rb3011.Mas cada equipamento se aplica a cada situação.
    Na minha opinião como vc está começando sairia muito caro.E a rb3011 aguenta ai uns 400 clientes com 250Mbps de tráfego.
    Acho que vale a pena vc pesquisar sobre.
    Com certeza irei pesquisar, se ela aguenta 250mb de tráfego é muito boa, e com o preço de um edgerouter da pra comprar 3 3011 pela pesquisa rápida q fiz aqui. Da pra fazer loadbalance nela? Qual seria o modelo da mikrotik pra lidar com uns 400mb tráfego?

  14. #14

    Padrão Re: Estrutura Provedor

    Citação Postado originalmente por guiggoo Ver Post
    Maioria usa mikrotik pra gerenciar a rede . RB xxxx

    Mk auth gerenciar os clientes

    Switch

    Nas torres é que está a sua dúvida de misturar equipamentos . Não é o indicado , setorial 1 marca X , cliente marca Y

    Setorial 2 marca Y , cliente marca x

    Pra poder aproveitar ao máximo o equipamento .

    Eu tenho alguns pontos misturados com mikrotik , intelbras . ( todos os meus painéis são ubiquiti ) enquanto tem sinal bom pra todos blz . Mais deixa de aproveitar melhor os equipamentos

    Então se vai de ubiquiti , painel na torre , nanoloco / nanobeam clientes próximos . Air grid nos distantes .

    Acredito ainda que deve levar em consideração quais planos quer vender . Se
    For só os básicos 1 , 2 , 3 megas , pode ser linha M. Se quiser passar mais banda pra ou maiores planos . Pode estudar a linha AC .

    Só tem mais uma questão caso opte por AC , sinal tem que ser perfeito pra poder aproveitar o equipamento .
    Nos PoP serão só equipamentos ubiquiti, setoriais, rádios e cpes. A escolha do Rocket Prism já foi pensando nisso, vamos trabalhar com pacotes de 5 e 10mb, será q ele da conta de uns 50 clientes?

  15. #15

    Padrão Re: Estrutura Provedor

    Eu ainda uso a linha M5 com planos inferiores . Vejo muita dificuldade de entregar planos maiores .

    Enfim , com sinal perfeito acredito que consiga sim . Porém tem que priorizar o alinhamento perfeitos dos equipamentos .

    Eu aprendi meio no chute mesmo , com planos pequenos no interior consegue entregar 2 megas com sinal -80 .

    Já na cidade com -65 já é difícil .

    Interferência , geografia da cidade , são os maiores viloes acredito .

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Ernanitim Ver Post
    Essas 3011 tem bom desempenho? Trabalham bem em conjunto com equipamentos ubiquiti? A diferença de valores é gritante, são bem mais conta que os ER-8 PRO
    Não tem nada a ver trabalhar equipamentos UBNT e MK na mesma rede, o problema é usar rádios MK e UBNT, pois aí você perde o TDMA.

    Exemplo:

    AP UBNT - Cliente MK = Sem TDMA
    AP MK - Cliente UBNT = Sem TDMA
    AP MK - Cliente MK = NV2 ou Nstreme (TDMA)
    AP UBNT - Cliente UBNT = Airmax
    RB para roteamento MK = Rádio (AP ou Cliente) UBNT = nada a ver.

    Não quero ser grosseiro, só quero acabar com esse mito idiota, rs.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Eu não conheço a linha dos Edgerouter Ubiquit.
    Imagino que seja melhor que Mikrotik rb3011.Mas cada equipamento se aplica a cada situação.
    Na minha opinião como vc está começando sairia muito caro.E a rb3011 aguenta ai uns 400 clientes com 250Mbps de tráfego.
    Acho que vale a pena vc pesquisar sobre.
    A linha EdgeRouter UBNT é superior à MikroTik, mas ainda tenho minhas dúvidas.

  18. #18

    Padrão

    Ernanitim sua estrutura fico boa---

    segue meu ponto de vista sobre -

    1- Cache - ja discutido e boa decissao n- nao tem uso atualmente que justifique o investimento .

    2- Sobre o router -- fique com 3011 ela atende bem o que voce precissa- sim faz load balance ( quase todo mikrotik faz ) .
    e nao tem problema de compatibilidade -- o router com radios ok .

    3- os radios -- seus pontos a pontos - use linha AC - as distancia sao pequenas e como voce ja mencionou tem visada perfeita -

    4- para atender os clientes ou seja os radios para multiponto - novamente recomendo a linha AC - com gps sync -
    e para os clientes pode colocar os M5 no firmware 6 que link com a linha AC de boa-- ou se o valor nao for para voce tao distante deixe seus clientes em AC tam bem -- tera otimo desempenho .

    5- na torre para atender 200 clientes - sera de boa - considere 25 clientes por radio com banda de 10 a 20 mb pode ser mais pode ser menos depende do ambiente e dos sinais que ira operar.

    para gerenciar tudo isso - escolha um programa como o ja mencionado MKauth - lembre de escolher um que tenha suporte
    mesmo que seja pagando mensal - vale muito apena caso vc nao seja da area e nao saiba mexer em redes .

    6 - algo que nao vi voce mencionar - mas gostaria de abordar aqui para voce ja ir pesquizando .-- use PPPoe para seus clientes isso deixara sua rede mais segura - nos enlaces veja se deixa em Vlan . e nao ceda interface ativa para os clientes -

    la na origem onde vai ficar a 3011 nao coloque o pppoe no mesmo mikrotik que ira fazer o roteamento ( voce pode fazer ) mas as boas praticas pede que nao seja juntos - asim deixaria um RB 3011 firewall - balance - nat - e outra para PPPoe da rede - .