Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Distancia maxima para ptp com nano m5 16dbi antena integrada.

    Blz galera, mais uma vez venho pedir a ajuda de voces, preciso fazer dois PTPs, um com 3km e outro com 4,5km, ambos com visao total, ha duvida é a seguinte, será que consigo fechar o enlance com sinal de qualidade usando apenas o par de nanostion m5 somente com sua antena integrada de 16dbi???Desde ja agradeço pela atençao de todos!!!

  2. #2

    Padrão Re: Distancia maxima para ptp com nano m5 16dbi antena integrada.

    Com certeza amigão, pode fazer que fica 100%...

  3. #3
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Distancia maxima para ptp com nano m5 16dbi antena integrada.

    Citação Postado originalmente por jcmaster85 Ver Post
    Blz galera, mais uma vez venho pedir a ajuda de voces, preciso fazer dois PTPs, um com 3km e outro com 4,5km, ambos com visao total, ha duvida é a seguinte, será que consigo fechar o enlance com sinal de qualidade usando apenas o par de nanostion m5 somente com sua antena integrada de 16dbi???Desde ja agradeço pela atençao de todos!!!
    Bom Dia Jcmaster;

    Bom, conforme testes e clientes satisfeitos , te indico usar um Par de Nanostation m5 somente com a antena integrada,pra essa distancia

    Voce consegue fechar enlaces (tendo radio visada livre) de até 10km com esse equipamento. pra 4km eu acredito que terás , se BEM configurado, uns 30 a 40mbfullduplex pra esse enlace.

    Note que, visada full precisa que nao haja nada entre o radio 1 e o radio 2 (isso inclui arvores , fios de alta tensao, predios etc). muita gente "nao consegue"fechar enlace em 5.8ghz porque nao projeta bem o local onde colocam os rádios. tenha consciencia que se colocar em alguma torre, precisa ser aterrada corretamente, e o uso de cabos de rde FPA (blindados e pra uso externo)é altamente recomendável,ok. usando o POE do equipamento poderás utilizar até 80metros de cabo de rede entre o nano e o adapatador POE.
    De mais , o equipamento te atenderá muito bem, é uma ótima escolha tanto de hardware como em custo/benefício.

    Precisando de ajuda para configura-los, entra em contato que posso te ajudar,ok.
    Abraço.

  4. #4

    Padrão Re: Distancia maxima para ptp com nano m5 16dbi antena integrada.

    bom usa nano5 num sei se os nanos m5 ja estao vindo homologados pela a anatel....bllz
    mais é bom este equipamento...a

    abraçoo

  5. #5

    Padrão Re: Distancia maxima para ptp com nano m5 16dbi antena integrada.

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Bom Dia Jcmaster;

    Bom, conforme testes e clientes satisfeitos , te indico usar um Par de Nanostation m5 somente com a antena integrada,pra essa distancia

    Voce consegue fechar enlaces (tendo radio visada livre) de até 10km com esse equipamento. pra 4km eu acredito que terás , se BEM configurado, uns 30 a 40mbfullduplex pra esse enlace.

    Note que, visada full precisa que nao haja nada entre o radio 1 e o radio 2 (isso inclui arvores , fios de alta tensao, predios etc). muita gente "nao consegue"fechar enlace em 5.8ghz porque nao projeta bem o local onde colocam os rádios. tenha consciencia que se colocar em alguma torre, precisa ser aterrada corretamente, e o uso de cabos de rde FPA (blindados e pra uso externo)é altamente recomendável,ok. usando o POE do equipamento poderás utilizar até 80metros de cabo de rede entre o nano e o adapatador POE.
    De mais , o equipamento te atenderá muito bem, é uma ótima escolha tanto de hardware como em custo/benefício.

    Precisando de ajuda para configura-los, entra em contato que posso te ajudar,ok.
    Abraço.
    Ok, agora so mais uma duvida, nessas distancias 3km e 4,5km, quanto coseguirei de sinal -dbm em media, so para ter uma noçao??? Mais uma vez agradeço pela atençao de todos!!!

  6. #6

    Padrão Re: Distancia maxima para ptp com nano m5 16dbi antena integrada.

    amigo... com essa distancia ate com o nano5 vc fecha...
    porem, com o nano m5 conseguira mais banda.... mas... ele ainda nao é homologado.
    entao cuidado.

    sinal de -60 a -70

  7. #7

    Padrão Re: Distancia maxima para ptp com nano m5 16dbi antena integrada.

    cara essa distancia ja fechei com a NanoLoco M5 que a antena tem só 13 dbi
    o sinal en torno de -65 se tiver visada full e sem interferencia.
    provavelmente com esse ai voce consegue mais que isso e uns 60 mb full
    Última edição por rbginfo; 15-01-2011 às 12:21.

  8. #8

    Padrão Re: Distancia maxima para ptp com nano m5 16dbi antena integrada.

    era isso que eu queria saber pq os nanos m5 nao estao vindo ainda homologados pela a anatel se vem num estou sabendo ainda nao, usa o nano5, ele bem configurado fica bom todoo

    abraçoo

  9. #9

    Padrão Re: Distancia maxima para ptp com nano m5 16dbi antena integrada.

    Ok, tudo bem, concordo que os nano funcionam perfeitamente nessas condições. Também tenho PTP feitos com nano5 e usei até nano loco5 para enlace com menos de 1,5km e tá passando 12MB.
    MAS... sabendo que a antena do nano é setorial (60° de abertura) e que as antenas direcionais tem um ângulo muito menor de abertura, não seria aconselhável utilizar antena externa nos PTPs, principalmente aqueles mais distantes? Ou por exemplo NanoBridge M5?
    Com o barateamento dos equipamentos em 5.8Ghz, a tendência é o aumento de sua utilização mesmo por instaladores não-profissionais. Vocês não acham que o uso de antena externa direcional diminui os riscos de sofrer (e criar) interferência RF em 5.8Ghz?
    Leandro, gostaria muito de saber sua opinião a respeito.

  10. #10

    Padrão Re: Distancia maxima para ptp com nano m5 16dbi antena integrada.

    Olá a todos!
    Olha, eu tbm acho que vc consegue fechar com NSM5 esse ptp. Porem, caso vc ainda não tenha comprado, opte pelo Nano Brigde M5 ou Airgrid M5. São dois otimos equipamentos da ubiquite que são propios pra esse tipo de aplicação pois sua antenas são direcionais enquanto a do NSM5 tem uns 40° de abertura (se não me engano).Ou se vc ja comprou os NSM5 e caso não goste do resultado, use duas antenas de disco da Zirok propia pra Nanostation (reflete o sinal direcional).

    Caso precise de cotações para equipamentos wireless, conte comigo! Trabalhamos com a completa linha da Ubiquiti!

    Abraços

  11. #11

    Padrão Re: Distancia maxima para ptp com nano m5 16dbi antena integrada.

    rapzz vc consegue fechar uns -60 ou -65

    abraçoo

  12. #12
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Distancia maxima para ptp com nano m5 16dbi antena integrada.

    Citação Postado originalmente por katraka Ver Post
    Ok, tudo bem, concordo que os nano funcionam perfeitamente nessas condições. Também tenho PTP feitos com nano5 e usei até nano loco5 para enlace com menos de 1,5km e tá passando 12MB.
    MAS... sabendo que a antena do nano é setorial (60° de abertura) e que as antenas direcionais tem um ângulo muito menor de abertura, não seria aconselhável utilizar antena externa nos PTPs, principalmente aqueles mais distantes? Ou por exemplo NanoBridge M5?
    Com o barateamento dos equipamentos em 5.8Ghz, a tendência é o aumento de sua utilização mesmo por instaladores não-profissionais. Vocês não acham que o uso de antena externa direcional diminui os riscos de sofrer (e criar) interferência RF em 5.8Ghz?
    Leandro, gostaria muito de saber sua opinião a respeito.
    Entao, tudo depende de quanto se pode "gastar" pro ptp.
    Indicado e testado é antena externa , ta correto teu pensamento sim. porém como o M5 trabalha com protocolo tdma e nivel de controle de erros é alto, sua conexao pra enlaces curtos é indicada sim.
    Claro que se fossemos fazer padrao, nao tenho dúvidas de te dizer que iria de antenas externa+radio.
    Tudo depende do NÍVEL de investimento que se tem disponível,ok.
    Mas o rádio em questao é extremamente robusto pra até 50mbps hallfduplex.
    Abraço.

  13. #13

    Padrão Re: Distancia maxima para ptp com nano m5 16dbi antena integrada.

    sao equipamentos bons os nanosm5 mais os pro é que nao sao homologados

    abraçoo

  14. #14

    Padrão Re: Distancia maxima para ptp com nano m5 16dbi antena integrada.

    Respondendo ao dono do tópico, segue:

    Tenho 1 ptp 3,5KM c/um par de nano M5 c/seguintes dados:

    Sinal -73~-70
    CCQ 80~100%
    TX/RX 78~78Mbps
    Airmax ativado ( tb testei com airmax desativado, deu no mesmo )
    Ping 1~4ms, (com raros pings entre 5~10ms).
    (P.S.:Os dados acima foi com 100 usuarios simultaneos, consumo de até 20Mb...fiz testes de banda e passou os 35mb q tenho.)

    Em breve vou v se substituo esse par de nano m5 por um par de airgrid m5 ou nanobridge m5 só pra v se esse sinal melhora...quem sabe melhore pra +- -65~-60.

    Espero ter ajudado.

  15. #15

    Padrão Re: Distancia maxima para ptp com nano m5 16dbi antena integrada.

    Bom eu tenho um PTP com Nano Loco M5 de 1,5km passando 80mb full, eu um ptp de 11km com NanoBridge 22dbi passando 60mb full, e mais um de 6km com nanobridge passando 80mb full

  16. #16

    Padrão Re: Distancia maxima para ptp com nano m5 16dbi antena integrada.

    Citação Postado originalmente por rbginfo Ver Post
    Bom eu tenho um PTP com Nano Loco M5 de 1,5km passando 80mb full, eu um ptp de 11km com NanoBridge 22dbi passando 60mb full, e mais um de 6km com nanobridge passando 80mb full
    passar acima de 40-50mb FULL eu duvido.
    por onde vc fez o teste?

    pq eu duvido?
    pq a interface é /100, passa no maximo 100mb e olha la.
    50mb full = 50mb upload+50mb download Ao mesmo tempo = 100mb total de trafego na interface.
    acima disso, impossivel, devido a interface

  17. #17

    Padrão Re: Distancia maxima para ptp com nano m5 16dbi antena integrada.

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    passar acima de 40-50mb FULL eu duvido.
    por onde vc fez o teste?

    pq eu duvido?
    pq a interface é /100, passa no maximo 100mb e olha la.
    50mb full = 50mb upload+50mb download Ao mesmo tempo = 100mb total de trafego na interface.
    acima disso, impossivel, devido a interface
    amigo o cabo RJ45 é ful duplex e trabalha a 100 mb full o que corresponderia a 200 mb agregado.
    eu passei 80 mega full montando dois servidores ftp, um em cada lado e fazendo o download.
    e no bandwitch test do MK tambem marcou isso.
    no teste interno dos equipamentos está marcando na faixa de 230 mb

    se voce duvida eu monto e provo para voce a um custo acessivel...

  18. #18

    Padrão Re: Distancia maxima para ptp com nano m5 16dbi antena integrada.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.jpg
Visualizações:	833
Tamanho: 	129,2 KB
ID:      	16919

    segue o print do link de 10km passando 98 mb de down e 41mb de up

  19. #19

    Padrão Re: Distancia maxima para ptp com nano m5 16dbi antena integrada.

    Tenho um ptp de 1,1 km com nano m5
    nao cheguei a fazer o teste real para ver qto passaria em full, ate pq preciso de apenas 5mb full la.
    alinhei, vi o melhor sinal, melhor ccq... ping em 1-2ms e assim deixei.
    se me lembro bem, pelo teste do proprio nano passou algo em torno de 80-90mb em cada sentido.

    em todo caso, realmente acabei falando bobagem.
    nao é o cabo que é full ou que trabalha a 100mb... mas sim a interface.
    a interface do nano é 10/100 ou seja, ate 200mb agregado
    Citação Postado originalmente por rbginfo Ver Post
    amigo o cabo RJ45 é ful duplex e trabalha a 100 mb full o que corresponderia a 200 mb agregado.
    eu passei 80 mega full montando dois servidores ftp, um em cada lado e fazendo o download.
    e no bandwitch test do MK tambem marcou isso.
    no teste interno dos equipamentos está marcando na faixa de 230 mb

    se voce duvida eu monto e provo para voce a um custo acessivel...

  20. #20

    Padrão Re: Distancia maxima para ptp com nano m5 16dbi antena integrada.

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Tenho um ptp de 1,1 km com nano m5
    nao cheguei a fazer o teste real para ver qto passaria em full, ate pq preciso de apenas 5mb full la.
    alinhei, vi o melhor sinal, melhor ccq... ping em 1-2ms e assim deixei.
    se me lembro bem, pelo teste do proprio nano passou algo em torno de 80-90mb em cada sentido.

    em todo caso, realmente acabei falando bobagem.
    nao é o cabo que é full ou que trabalha a 100mb... mas sim a interface.
    a interface do nano é 10/100 ou seja, ate 200mb agregado
    nessa distancia eu tenhu uma nano loco M5 que no teste do nano da em torno de 230 mb e passa trankilo 80mb full.