+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Enlace 11km com Airgrid

    Boa noite,

    Pessoal, o enlace que vou fechar será de 11km (maior parte área rural, sem muita interferência), e preciso passar até 15mb sem dor de cabeça com perda de pacotes e ping alto, por exemplo. Pensei em fechar com um par de airgrid. De acordo com o gráfico abaixo e a experiência de vocês, quero opiniões. Orçamento curto.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         calc.png
Visualizações:	155
Tamanho: 	27,5 KB
ID:      	68240

    Obrigado pelas contribuições.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GuttoSP Ver Post
    Boa noite,

    Pessoal, o enlace que vou fechar será de 11km (maior parte área rural, sem muita interferência), e preciso passar até 15mb sem dor de cabeça com perda de pacotes e ping alto, por exemplo. Pensei em fechar com um par de airgrid. De acordo com o gráfico abaixo e a experiência de vocês, quero opiniões. Orçamento curto.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         calc.png
Visualizações:	155
Tamanho: 	27,5 KB
ID:      	68240

    Obrigado pelas contribuições.
    amigo pra essa distancia vai ter dor de cabeça quando passar 10 megas ja vai aumentar latência causando lentidão nao e uma boa ideia ate 5 quilometro airgrid de boa passou disso problema

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bfwcache Ver Post
    amigo pra essa distancia vai ter dor de cabeça quando passar 10 megas ja vai aumentar latência causando lentidão nao e uma boa ideia ate 5 quilometro airgrid de boa passou disso problema
    5km ! no máximo ,no máximo mesmo rsrsrs

    airgrid não dá carinha ! proçessamento fraco,á latencia fica lá em cima (já sofri com isso).
    fiz ptp com 13mk com um kit dessa aqui:2 Routerboard Lhg Hp5 Xl 27 Dbi L3 - Kit Ptp

    tenho provedor desde 2006.
    sempre obtive melhores resultados com mikrotik.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace 11km com Airgrid

    Seria pra uso amador como diz alguns aí ? Ou pra atender clientes ?

  5. #5

    Padrão Re: Enlace 11km com Airgrid

    Pra atender clientes, e ultimamente nem pra isso está servindo.

  6. #6

    Padrão Re: Enlace 11km com Airgrid

    Pra clientes não vai . Digo pq tenho um link pra 30 clientes de 12 km , com 2 nanobridge com discos de 25dbi , e olha . Passa 10 -12 megas no sufoco ......sinal -65 . Porém tem a questão de interferência . Se fosse grid , não passava bem 5 mb .

    Aconselho no mínimo 2 antenas de 25dbi de disco no mínimo , mimo ,

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GuttoSP Ver Post
    Boa noite,

    Pessoal, o enlace que vou fechar será de 11km (maior parte área rural, sem muita interferência), e preciso passar até 15mb sem dor de cabeça com perda de pacotes e ping alto, por exemplo. Pensei em fechar com um par de airgrid. De acordo com o gráfico abaixo e a experiência de vocês, quero opiniões. Orçamento curto.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         calc.png
Visualizações:	155
Tamanho: 	27,5 KB
ID:      	68240

    Obrigado pelas contribuições.
    usa ao menos 2 powerbeam 400 mas para essa distancia eu usaria no minimo dish 30dbi pode ser ate lw

  8. #8

    Padrão

    Se for fazer o cálculo, com Airgrid de 27dBi é pra ter uns -57dBm (SE tiver a zona de Fresnel totalmente limpa, que até parece ser o caso, mas lembra que a zona de Fresnel começa na própria antena, então a CPE precisa estar uns 5m ACIMA da casa ou prédio que suporta ela, e a linha de visada tem que passar também uns 5m ACIMA da rede de alta tensão). Com -57dBm até dá pra usar MCS6, mas ia ter delay alto em dias de chuva quando o sinal cai um pouco (Água atenua sinal), na prática só MCS5 ficaria ok, e MCS5 passa 20Mbps agregado com sorte.

    Só que Airgrid tem um chipset básico e velho, etapa de RF bem simples, passa 20Mbps agregado num teste de velocidade lan-to-lan com só 1 conexão trocando pacotes, hora que tem que levar link de clientes, com 6Mbps com 5 mil pacotes, aí surgem os delays nos pacotes, no PTP em si não aparece nada de mais, mas no cascateamento computador>roteador>cpe>Ptmp>ptp-com-air>concrentrador>link-da-operadora, aí é que os delays aumentam, uma previsão de resposta em 4ms não se concretiza e a "fila" de roteamento no agregador fica zoneada.

    LHG vai ter o mesmo problema, mas eu digo que é lá pelos 30-35Mbps, num teste simples de velocidade dá pra ter 80Mbps nessa distância (Ou uns 50Mbps se ficar em 20MHz, ou uns 15-20Mbps se ficar em 10MHz), só que teste com 1 conexão não corresponde à realidade. Mas eu diria que se for pra uns 10-15 clientes de 2-5Mbps tá tranquilo, vai ter 3 mil pacotes por segundo só num ou outro pico eventual, 99% do tempo vai ter tráfego meio baixo e poucos pacotes. O chipset dos LHG é praticamente 5 anos mais recente, são 2 gerações mais novos, o poder de processamento (Que não vem só de clock, senão um Celeron 3GHz de 2007 seria melhor que um i7 2,5GHz de 2017) é muito maior. Airgrid servia pra PTP de provedor em 2010, quando tinham menos pacotes por cliente e muito menos banda na média (Eu vendia 256kbps...). Com LHG o sinal com zona de Fresnel limpa seria -62dBm, parece pior, mas tem que lembrar que essa velharia tosca chamada Airgrid só tem 1 polarização, onde ela passa 20Mbps em MCS5 um equipamento mimo (Tipo LHG) passa 40Mbps porque usa MCS12!

    (Tem Rocket com o mesmo chipset dos LHG, mas a etapa de RF dos LHG é mais pobre, por isso não dá pra comparar ptp com Rocket hardware XW (XM é velharia) com um LHG, o do Rocket será maior porque o tratamento dos sinais de RF será melhor, isso implica pacote mais legível pro chipset de RF, logo, menos calor nele, menos erros de processamento, ping mais estável, throughput mais estável (Desde que tenha sinal suficiente, por isso é FUNDAMENTAL ter uma ótima margem entre sensibilidade e sinal real, nada de maluquices tipo usar MCS15 com sinal -65dBm, isso é sinam pra MCS12 nessa distância, senão só gera perda de pacotes, que só aparece no delay nos pacotes quando há muito tráfego de pacotes, não nesses testes fajutos de 1 conexão trocando 1 único arquivo a 40-50Mbps)

    Com equipamento MIMO na pior das hipóteses você usar MCS9, que passa 13Mbps com ping ótimo. Só que... nada de usar chipsets toscos com projeto de 2008, nada de NS Loco ou pior, os NS5 comuns com chipset que os transforma em M5, com chipsets de 2004. Usa algo recente, os chipsets dos LHG5 não são os mais recentes, isso é com os LHG5 AC (São inclusive ARM! Nada de velhos mips!), aí dá pra passar 50Mbps mesmo com 8 mil pacotes sem afetar tanto assim o ping, é poder de processamento muito maior. Ser SISO é um problema, mas ter chipset AR7240 da primeira geração N é muito pior, esse hardware dos Airgrid é projeto de quase 10 anos, num mercado que melhora 100% a cada 2 anos.

  9. #9

    Padrão

    To usando essa rb e esse cartão Rubem o que vc acha? Eu por min te falo que e muito boa essa rb e esse cartão. https://mikrotik.com/product/m11g https://mikrotik.com/product/R11e-5HacD

  10. #10

    Padrão

    Pois é, é um chipset da Mediatek bem recente, o projeto é de 2014, mas tem ram pra caramba, e é um dos com clock mais alto da série.
    O chipset do cartão obrigatoriamente tem que ser recente já que é AC, é projeto de 2014 provavelmente também.

    O troço TEM QUE ser muito bom, porque só o cartão custa o preço de um Airgrid! Sinal que o cartão tem só na etapa de RF mais componentes que Airgrid como um todo, que tem boa parte do seu custo vindo da grade (E fonte). Pra ver como CPE doméstica é pobre, se existisse um cartão similar à pobreza da etapa de RF das CPE's domésticas seria algo assim: https://produto.mercadolivre.com.br/...-band-5ghz-_JM

    (E o RouterOS suporta mesmo um monte de cartãozinho simples de notebook, num cliente deixei uma RB912 que recebia o PTP, com um cartãozinho velho B/G saído de um note lixo qualquer (Positivo, Philco, CCE, algo assim), com uns 10m de cabo e uma antena 12dBi 60°, e o troço entrega muito mais banda que precisa como AP pra meia duzia de notebooks e smartphones. Ruins esses cartões não são, tem suas limitações mas pra uso doméstico, só com navegação, são mais que suficientes. Pessoal que usa CPE doméstica pra ptp de provedor não tá fazendo nada diferente de colocar um cartão desse em uma RB (912 ou RBM11) da vida)

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    To usando essa rb e esse cartão Rubem o que vc acha? Eu por min te falo que e muito boa essa rb e esse cartão. https://mikrotik.com/product/m11g https://mikrotik.com/product/R11e-5HacD


    TOP essa RB se usar antena boa melhor ainda