+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antenas alg com

    Boa tarde,

    Algum amigo poderia dar um depoimento sobre antenas “alg com” ?

    Vale a pena comprar?

    To precisando fazer um enlace de 26km e passar algo em torno de 500 megas(futuramente), no momento apenas uns 100 megas.
    Visada perfeita, análise feita através do airlink.

    Alguém pode dar uma dica de qual rádio usar junto com ela, ou, se puder, indicar algo pra essa distância e essa quantidade de megas.

  2. #2

    Padrão Re: Antenas alg com

    Boa noite Fernando
    Cara seguinte ...
    tenho 25 Pops aqui na minha cidade todos com Algcom de 60 cm e radios da Intelbras apc5m
    funciona redondinho mais de 50% dos pops ja estão na fibra mas deixei as antenas de backup
    Tenho um dos pops rurais mais distantes com 38km So tem um detalhe ...
    vc so vai conseguir transmitir essa banda com radios digitais de alto desempenho, estamos falando de mais de R$30,000 o par
    Mas com esses apc5m da intelbras vc consegue passar 100mb mas ai trabalhando com 100% do equipamento
    Em um dos pops eu tenho as antenas da AlgCom e um par de radio digital AirFiber da ubiquit e passa ate 250mb
    mas ja sei que o AirFiber 24 passa ate 650mb mas fica na casa dos 30000 barão mesmo!!!

  3. #3

    Padrão Re: Antenas alg com

    Citação Postado originalmente por RogerioMaciel12 Ver Post
    Boa noite Fernando
    Cara seguinte ...
    tenho 25 Pops aqui na minha cidade todos com Algcom de 60 cm e radios da Intelbras apc5m
    funciona redondinho mais de 50% dos pops ja estão na fibra mas deixei as antenas de backup
    Tenho um dos pops rurais mais distantes com 38km So tem um detalhe ...
    vc so vai conseguir transmitir essa banda com radios digitais de alto desempenho, estamos falando de mais de R$30,000 o par
    Mas com esses apc5m da intelbras vc consegue passar 100mb mas ai trabalhando com 100% do equipamento
    Em um dos pops eu tenho as antenas da AlgCom e um par de radio digital AirFiber da ubiquit e passa ate 250mb
    mas ja sei que o AirFiber 24 passa ate 650mb mas fica na casa dos 30000 barão mesmo!!!
    Mas esta Antena não é compatível com estes rádios normais, tipo rocket m5, titanium, rb mikrotik, e demais ?

  4. #4

    Padrão Re: Antenas alg com

    Cara se tiver espectro, ideal de 1.2mts mais mimosa c5c e seja feliz.
    Tenho aqui 36km com 1.8mts e 1.2mts passando 520mb sendo este trafego de cliente, teste de banda 613mb.

  5. #5

    Padrão Re: Antenas alg com

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Cara se tiver espectro, ideal de 1.2mts mais mimosa c5c e seja feliz.
    Tenho aqui 36km com 1.8mts e 1.2mts passando 520mb sendo este trafego de cliente, teste de banda 613mb.
    Bom dia, desculpe a ignorância mas sou leigo em termos técnicos, esses 1.2mts seria o diâmetro da antena em metros ?

  6. #6

    Padrão Re: Antenas alg com

    Nessa distância e com esta banda, eu só arriscaria com rádios licenciados de 6ghz ou 7ghz. Já compra antena que comporte 2 ODUs, assim, dá para subir até 1gbps ou se pegar um rádio mais antigo, dá para passar quase 700mbps.

  7. #7

    Padrão Re: Antenas alg com

    bom dia!

    tenho um enlace de 50km com antenas de 1,2 metros da ideal!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mimosa 01.jpg
Visualizações:	157
Tamanho: 	202,0 KB
ID:      	68323

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mimosa 01-teste download.jpg
Visualizações:	134
Tamanho: 	125,2 KB
ID:      	68320Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mimosa 01-teste up e down.jpg
Visualizações:	148
Tamanho: 	134,6 KB
ID:      	68321Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mimosa 01-teste upload.jpg
Visualizações:	140
Tamanho: 	124,0 KB
ID:      	68322

    Esta no print os testes com a banda que passa... tem mikrotik nas pontas... no teste do mikrotik tem uma perca de +-5% em relação aos testes do próprio radio!

    neste enlace atendo um cliente de 200 megas!

    O ping com consumo em 200 megas fica em torno de 3ms de um radio pro outro!
    com consumo de 600 megas sobe de 2/3ms pra 7ms em média!

    o único problema foi que tive que colocar um switch tl-sg3210 da tp-link em cada ponta pra estabilizar a porta de rede em gigabit!

    ainda sim o conjunto com radios + switch + antenas custaram R$ 13.200,00 ... 8 meses atras! 1/3 de um licenciado que passa legalmente 320/366 megas!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mimosa 01.jpg
Visualizações:	114
Tamanho: 	214,3 KB
ID:      	68319  

  8. #8

    Padrão

    outro detalhe!

    com antenas IDEAL você consegue substituir o alimentador!

    caso futuramente queira colocar um digital no lugar deste enlace 5.8, basta trocar o alimentador, deixando o custo mais flexível!!

    e em uma emergência você poderá deixar seus mimosa de backup do digital... pois poderá voltar os alimentadores 5.8GHz!

    Porem antes sugiro calcular os enlaces em todas as frequências pra ver se a parábola irá lhe atender em todas!

  9. #9

    Padrão Re: Antenas alg com

    Gente....Por experiência própria. ..cai fora da Mimosa a B5C para mim foi um desastre...Pior que a 922 que tá vá lá. ..banda passa sin...E muito bem ... Mas não teve jeito de estabilizar a bosta da porta Lan dela...tiramos fora e botamos Siae...Nem lembro mais que tem enlace

  10. #10

    Padrão

    Gente....Por experiência própria. ..cai fora da Mimosa a B5C para mim foi...

    Vc fez um aterramento exclusivo para o radio?

    Instalamos Mimosa para 18Km... sem o aterramento a LAN ficava mudando de 100mbps para Glan, o aterramento resolveu.

    Par de radio homologado com selo e certificado R$ 5.500,00

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandopiassu Ver Post
    Bom dia, desculpe a ignorância mas sou leigo em termos técnicos, esses 1.2mts seria o diâmetro da antena em metros ?
    sim . 1,20 é o diâmetro da antena, pois quando passamos a usar radio digital usa-se mais o tamanho da antena como medida.

  12. #12

    Padrão Re: Antenas alg com

    Citação Postado originalmente por cleuzo Ver Post
    Gente....Por experiência própria. ..cai fora da Mimosa a B5C para mim foi...

    Vc fez um aterramento exclusivo para o radio?

    Instalamos Mimosa para 18Km... sem o aterramento a LAN ficava mudando de 100mbps para Glan, o aterramento resolveu.

    Par de radio homologado com selo e certificado R$ 5.500,00

    Temos 05 enlaces mimosa!

    o único enlace que tive problemas foi este ultimo, inclusive que passei os prints!

    para estabilizar este ultimo enlace colocamos Ubiquiti Fonte- Poe Airfiber Gigabit Poe-50-60w-br e SWITCH TL-SG3210 da TP-LINK,

    OBS.:

    * A fonte da UBNT possui aterramento e o mesmo tem que estar ativo!
    * Não sei explicar o motivo, porem não estabiliza com cabos curtos a porta, e ao colocar cabos com tamanho superior a 20 metros funciona perfeitamente!
    * o aterramento da carcaça do radio esta ligado diretamente a torre, que esta conectada a 16 hastes de cobre de 1,8 metros, que também esta ligado o aterramento das tomadas!
    * com as fontes originais o radio só funciona com o switch intermediando a conexão, já com fontes UBNT, linka normal porta LAN com LAN!

    QUE FIQUE CLARO!
    de 10 rádios instalados somente este tive problemas com porta LAN!

  13. #13

    Padrão Re: Antenas alg com

    Rapaz...fizemos de tudo...desisti...Não vou ficar brincando..Um radio que promete o que promete ...Tem o valor que tem e se comporta desse jeito pra mim é lixo...pq ou vendem a 400...500 e se arrisque quem quiser. ..Ou façam algo que realmente valia os centavos gastos...Por isso que digo...Nesse patamar de valor não pode te esses defeitos que tem...Então ...

  14. #14

    Padrão Re: Antenas alg com

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Rapaz...fizemos de tudo...desisti...Não vou ficar brincando..Um radio que promete o que promete ...Tem o valor que tem e se comporta desse jeito pra mim é lixo...pq ou vendem a 400...500 e se arrisque quem quiser. ..Ou façam algo que realmente valia os centavos gastos...Por isso que digo...Nesse patamar de valor não pode te esses defeitos que tem...Então ...
    não deixo de concordar com você!
    mas tem muito mais envolvido no nosso dia a dia, e infelizmente somos reféns de todas estas empresas, seja ubiquiti, mikrotik, mimosa, intelbras, entre outras e das empresas que vendem enlaces digitais, pois sempre me pergunto, se os componentes de rádios digitais são tão caros que não de para o preço ser melhor, ou que as empresas que fabricam os rádios 5.8 não possam melhorar o desempenho de seus rádios!

    Fico triste de saber que colegas não estão conseguindo ter resultados com estes equipamentos, mas temos 5 enlaces que se tivéssemos que colocar rádios digitais, não conseguiria com menos de R$ 175 mil, neste momento o mimosa esta nos atendendo!

    segue o link de um outro post
    https://under-linux.org/showthread.p...658#post823658

    nele tem diversos relatos de problemas e soluções.

  15. #15

    Padrão Re: Antenas alg com

    Citação Postado originalmente por JulianoVB Ver Post
    não deixo de concordar com você!
    mas tem muito mais envolvido no nosso dia a dia, e infelizmente somos reféns de todas estas empresas, seja ubiquiti, mikrotik, mimosa, intelbras, entre outras e das empresas que vendem enlaces digitais, pois sempre me pergunto, se os componentes de rádios digitais são tão caros que não de para o preço ser melhor, ou que as empresas que fabricam os rádios 5.8 não possam melhorar o desempenho de seus rádios!

    Fico triste de saber que colegas não estão conseguindo ter resultados com estes equipamentos, mas temos 5 enlaces que se tivéssemos que colocar rádios digitais, não conseguiria com menos de R$ 175 mil, neste momento o mimosa esta nos atendendo!

    segue o link de um outro post
    https://under-linux.org/showthread.p...658#post823658

    nele tem diversos relatos de problemas e soluções.
    Rapaz...Mas vou te dizer uma coisa...Depois que subimos o SIAE esqueci que o danado tá lá. ..Eu que entro de vez em nunca na gerencia pra ver como esta o sinal. .Mas tá lá cravado em -40 ao modula pra nada...E a net virou um foguete agora....Porque esse era o último salto ....Nos também temos 2 saltos pra chegar o link...um de 55km e outro de 15...digitalizados o último aí agora..que era onde tava a vaquinha...Mas vou te falar..mudou da água pro vinho...Não foi barato...Mas valeu cada centavo

  16. #16

    Padrão Re: Antenas alg com

    Também tenho enlaces digitais, a unica coisa que diferencia é que optei por equipamentos da WI2BE, estou próximo de Curitiba, e sempre estou em Curitiba, por isso achei vantagem em optar por WI2BE!

    O digital está lá com uptime de 284 dias, isso porque substitui um nobreak no local e tive que desligar para manutenção, caso contrario creio que seriam mais de 450 dias... sinal cravado em -42 e totalmente estável mesmo com chuva!

    Porem tenho um enlace mimosa passando a mesma banda, foi montado no mesmo mês que os WI2BE, O UPTIME, só não é idêntico porque por causa de raio tivemos o nobreak derretido!

    Não estou defendendo a marca MIMOSA, estou relatando o que tenho de experiencia com os equipamentos, para que o autor do tópico possa analisar antes de optar por algo, seja ubiquiti, mikrotik, rádios digitais,fibra, etc...

    Mas com certeza se tiver grana pra colocar na infraestrutura o digital é a solução mais top!

  17. #17

    Padrão Re: Antenas alg com

    Caro RogerioMaciel, boa noite, mim tire uma dúvida, vc disse: Em um dos pops eu tenho as antenas da AlgCom e um par de radio digital AirFiber da ubiquit e passa ate 250mb. (qual o modelo da antena Algcom e modelo específico do Radio)

  18. #18

    Padrão Re: Antenas alg com

    Tenho um ptp com 922 e RD34dbi ubiquiti, de 28km, preciso passar 140mb down e 20mb de up, (hoje só passa 90mb) Penso em trocar o Radio 922 por (Airfiber Af-5x 5ghz ou Rocket Rp-5ac-gen2-br Airprism) O que mim dizem?