+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão BGP Embratel

    Boa noite pessoal,

    Estou precisando ajuda para fechar corretamente as sessões BGP com a Embratel.

    Segundo eles me informaram é necessário configurar 2 peers com eles, sendo 1 com o roteador diretamente conectado a mim e um segundo peer com um roteador remoto, este que me enviará a full routing, o primeiro apenas um partial routing.

    Segundo eles devo adicionar no peer remoto a informação ebgp-multihop 5

    Como faço isso no mikrotik?

    E se tiver mais algum detalhe para fechar esse tipo de sessão e puderem contribuir.

    Quem puder me ajudar agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: BGP Embratel

    Habilita Multihop e em TTL coloca esse valor.

    Qualquer coisa dê uma lida na Wiki da MikroTik.

  3. #3

    Padrão Re: BGP Embratel

    Esse peer com o primeiro roteador só serve para não precisar colocar a rota estática para o segundo roteador?

  4. #4

    Padrão Re: BGP Embratel

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Habilita Multihop e em TTL coloca esse valor.

    Qualquer coisa dê uma lida na Wiki da MikroTik.
    Obrigado amigo pela resposta.

    Vou fazer isso e volto aqui comentar o resultado.

    Deixa só citar o problema que estou tendo.

    Tendo 2 link's, sendo que em 1 deles fecho apenas 1 sessão BGP e nesse da Embratel fecho as 2 como citei acima.

    Tudo funciona bem, até que o primeiro link caia. Ao cair, fico sem link nenhum, o da EBT parece não assumir para todos os destinos, ainda tem tráfego em cima dele, então acredito que para alguns destinos ele está respondendo, mas para vários outros não.

    Será que a questão do multi-hop afeta nesse sentido?

    O peer multihop da embratel está com a opção multihop setada mas informado o valor 255 no campo TTL.

    Vou fazer o teste e retorno mas estou pergunto pois o cenário está em produção, entã não é tão fácil parar ele no momento.

    Obrigado!

  5. #5

    Padrão Re: BGP Embratel

    Quando diz o primeiro caia, vc quer dizer o Embratel ou o outro?

    Você recebe fullrouting nas duas?

    RouterOS costuma demorar mesmo para convergir as rotas.

  6. #6

    Padrão Re: BGP Embratel

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Quando diz o primeiro caia, vc quer dizer o Embratel ou o outro?

    Você recebe fullrouting nas duas?

    RouterOS costuma demorar mesmo para convergir as rotas.
    Eu recebo full routing das duas operadoras, mas da Embratel recebo full routing na sessão multihop e partial routing na sessão diretamente conectada (segundo eles apenas rotas nacionais).

    Quando me refiro do link cair estou falando do link do outro fornecedor. Neste momento fico praticamente sem link nenhum, pois o da Embratel não está assumindo tudo, apenas alguns destinos. Whatsapp, netflix por exemplo, fico sem acesso, dentro outros, mas continuo com tráfego na interface do link da EBT então por isso vejo que estou com acesso a outros destinos.

    Não é questão do tempo de convergência acho, pois já aguardei quase 30 minutos e nada de voltar.

  7. #7

    Padrão Re: BGP Embratel

    Entendi.

    O que "deve" estar acontecendo.

    Você anuncia seus blocos nos 2 peers hoje. O Peer da Embratel só deve estar passando a rota para o segundo roteador e pegando seus blocos para reanunciar.

    Quando o outro link cai, você fica sem rotas de saída, por isso cai tudo. Provável que quando a Embratel caia, o outro está assumindo.

  8. #8

    Padrão Re: BGP Embratel

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Entendi.

    O que "deve" estar acontecendo.

    Você anuncia seus blocos nos 2 peers hoje. O Peer da Embratel só deve estar passando a rota para o segundo roteador e pegando seus blocos para reanunciar.

    Quando o outro link cai, você fica sem rotas de saída, por isso cai tudo. Provável que quando a Embratel caia, o outro está assumindo.
    O estranho é que o número de rotas recebido no peer multihop é grande, no peer EBT simples recebo bem menos, mas segundo eles apenas as rotas nacionais. Se somo o nr de rotas recebidos nos 2 Peers da EBT dá praticamente o mesmo total de rotas recebidas no link do outro fornecedor.

  9. #9

    Padrão Re: BGP Embratel

    Bom dia, estou tendo mesmo problema com EBT e ainda não conseguir resolver...

  10. #10

    Padrão Re: BGP Embratel

    Bom dia, desculpem nao ter atualizado o topico mas a correria nao deixou.

    Amigo redewpf, o que resolveu pra mim foi setar o multihop e em TTL informar o número de saltos. No meu caso 5 (isso eles me informaram no email de ativação do BGP)

    Além disso, tive que criar uma rota estática para o IP do peer multihop apontando para o meu gateway do bloco /30 onde fechamos a sessão.

    A principio era isso.

    Se tentar isso e não funcionar e quiser ajuda me avise, podemos nos falar por skype.

  11. #11