+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy porta eth1 não funciona mikrotik

    Olá a todos.
    tenho um rb2011 que estava funcionando até poucos dias com configuração de ip fixo ligado a um modem de fibra com ip fixo também.
    ip do modem: 1.1.1.1 e ip do eth1 mikrotik 1.1.1.2
    ocorre que eu pedi para reiniciar o equipamento remotamente e depois disso ele simplesmente não acessa nada pela porta eth1 para receber o sinal da internet.
    já reiniciei o equipamento para o padrão de fabrica, e deixando o eth1 como dhcp e ele simplesmente não pega nada.
    não consigo mais acessar a pagina de configuração dela por html normal somente se eu usar o winbox por mac.
    o micro que eu ligo na porta LAN pega ip normalmente como era antes, mas o sinal na porta eth1 nada.
    alguém sabe me dizer o que pode ter ocorrido e se eu posso por exemplo mudar a porta de entrada de dados da eth1 por exemplo para eth2, tendo em vista que na tela do mikrotik onde tem internet port só me mostra eht1 ou sfp1?
    se eu colocar a porta da internet automática NÃO pega ip de forma alguma e se coloco ip fixo, depois que coloco ele salva e ao voltar na tela ele apagou o ip e gateway que coloquei fixo.
    fora isso terei que mandar para manutenção, mas antes quero tentar alguma solução por aqui.
    obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: porta eth1 não funciona mikrotik

    Citação Postado originalmente por chef Ver Post
    Olá a todos.
    tenho um rb2011 que estava funcionando até poucos dias com configuração de ip fixo ligado a um modem de fibra com ip fixo também.
    ip do modem: 1.1.1.1....
    esses endereços não seriam do DNS do cloudflare? Não deverias usar IP privado ao invés de Ips públicos nessa configuração?

  3. #3

    Padrão Re: porta eth1 não funciona mikrotik

    como falei antes, eu coloquei um ip 1.1.1.1 interno em um modem e ele gerando dhcp para os demais equipamentos ligados a ele, no caso o mikrotik que estava com ip fixo interno 1.1.1.2 e acessando o gateway 1.1.1.1 (rede simples).
    nem com ip fixo ou pegando ip por dhcp o mikrotik funciona mais, e ele estava funcionando, apenas depois que pedi para reiniciar o equipamento parou de receber ip ou acessar quando está com ip fixo interno.
    ja reiniciei o mikrotik para o padrao de fabrica e deixei ele todo automatico para pegar ip, mas não faz nada e como te falei, antes eu conseguia pela rede internet acessar a pagina html do mikrotik por um navegador, mas agora não consigo mais, apenas se eu usar o winbox com endereço mac.
    minha duvida e saber se eu consigo receber sinal do modem (seja por dhcp ou ip fixo interno) pela porta de rede eth2 do mikrotik ao invez de receber pelo eth1.

  4. #4

    Padrão Re: porta eth1 não funciona mikrotik

    Citação Postado originalmente por chef Ver Post
    como falei antes, eu coloquei um ip 1.1.1.1 interno em um modem e ele gerando dhcp para os demais equipamentos ligados a ele, no caso o mikrotik que estava com ip fixo interno 1.1.1.2 e acessando o gateway 1.1.1.1 (rede simples).
    nem com ip fixo ou pegando ip por dhcp o mikrotik funciona mais, e ele estava funcionando, apenas depois que pedi para reiniciar o equipamento parou de receber ip ou acessar quando está com ip fixo interno.
    ja reiniciei o mikrotik para o padrao de fabrica e deixei ele todo automatico para pegar ip, mas não faz nada e como te falei, antes eu conseguia pela rede internet acessar a pagina html do mikrotik por um navegador, mas agora não consigo mais, apenas se eu usar o winbox com endereço mac.
    minha duvida e saber se eu consigo receber sinal do modem (seja por dhcp ou ip fixo interno) pela porta de rede eth2 do mikrotik ao invez de receber pelo eth1.
    Amigo, troque a classe de IP. 192.168.20/0, 172.16.20/0 10.100.0/0. Esta classe de IP que vc está usando é pública. Faça o teste trocando o Pool para estes que informei.

  5. #5

    Padrão Re: porta eth1 não funciona mikrotik

    Já resetei para o padrão 192.168.88.1 e liguei em outro modem com IP interno 10.0.10.1 que gera dhcp e nada.
    Se fosse configuração ao deixar padrão tinha que funcionar. E tenho outro equipamento igual em outro lugar com a mesma configuração que funciona.

  6. #6

    Padrão Re: porta eth1 não funciona mikrotik

    Troca de porta então. Mais fácil de saber se esse é o problema

  7. #7

    Padrão Re: porta eth1 não funciona mikrotik

    Já mudei o cabo da eth1 para a eth2 mas no menu principal ele só me dá opção de setar a entrada da internet na eth1 ou sfp1. E não sei como mudar para pegar o sinal pela porta eth2

  8. #8

    Padrão Re: porta eth1 não funciona mikrotik

    Amigo, com a 2011 vc só não faz chover, o resto dá pra fazer de tudo rsrs.
    O que você precisa é aprender as opções mais básicas do RouterOS.

    Com o winbox você consegue configurar outra porta como link.
    Se ainda precisar de ajuda, entre em contato.