+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Novo projeto fibra

    Olá pessoal, estou entrando na área de provedores agora, estou analisando o mercado já tem uns 5 meses sobre onde e como começar. Mas gostaria saber de vocês que fizeram provedores diretamente com fibra, o que levou vocês a fazerem isso, vocês já tinham conhecimento com redes e são da parte técnica, ou vocês são investidores em busca de retorno? Gostaria de entender mais esta parte do negócio, pois não tem muitas matérias sobre o mesmo. Até tentar entender um pouco mais dos passos necessários para conseguir realizar o projeto por completo!

  2. #2

    Padrão Re: Novo projeto fibra

    Bom dia Chefe,
    Pra começar a te responder sua pergunta, lhe faço outras?

    1- Fez analise de mercado?
    2- Tens Dinheiro, Mais dinheiro pra esse investimento, pois é alto?
    3- Designou Quantos clientes queres atender?

    Assim posso começar lhe dar uma luz.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Ebudny Ver Post
    Bom dia Chefe,
    Pra começar a te responder sua pergunta, lhe faço outras?

    1- Fez analise de mercado?
    2- Tens Dinheiro, Mais dinheiro pra esse investimento, pois é alto?
    3- Designou Quantos clientes queres atender?

    Assim posso começar lhe dar uma luz.
    Boa Tarde amigo,

    1- Sim, estou analisando algumas cidades pequenas do interior de SP.
    2- Tenho R$ 300 mil para iniciar o projeto e conforme for dando certo tenho mais dinheiro para investir.
    3- Cerca de 1200 clientes na primeira cidade, a intenção é fazer mais cidades conforme for dando certo.

  4. #4

    Padrão Re: Novo projeto fibra

    Bom, assim fica mais fácil decidir.

    LEMBRANDO QUE ISSO E SUGESTÕES:

    Tudo que sair do core, tentar fazer o minimo de fusão possível.
    Planejamento, é o que não ira te quebrar. Planeje 10x se possível cada rua cada CTO e caixas de emenda.
    Procure não centralizar sua OLT, pois se torna mais caro, exemplo Olt Huawei 21 MA5680T ou FiberHome an5116 que sao na faixas de 15 a 25 mil. Aonde decentralizando pode comprar uma UPlink ou Wank por 4500,00 com 8 portas que atende 64 clientes.

    Verifique queres trabalhar com Epon? ou GePon?

    Em nossa Rede temos os dois:
    Epon custo beneficio, atende clientes ate 25 mega tranquilamente
    GePon Valor muito auto, porem atendemos clientes empresariais com muito mais bandas 100 a 200 megas. (GePon também tem a vantagem do triple).

    Cabos que usamos aqui de marcas são:
    Prysman Decentralizados 12 FO
    Furukawa Centralizados 72 FO

    Fica a dica.

  5. #5

    Padrão Re: Novo projeto fibra

    Citação Postado originalmente por Ebudny Ver Post
    Bom, assim fica mais fácil decidir.

    LEMBRANDO QUE ISSO E SUGESTÕES:

    Tudo que sair do core, tentar fazer o minimo de fusão possível.
    Planejamento, é o que não ira te quebrar. Planeje 10x se possível cada rua cada CTO e caixas de emenda.
    Procure não centralizar sua OLT, pois se torna mais caro, exemplo Olt Huawei 21 MA5680T ou FiberHome an5116 que sao na faixas de 15 a 25 mil. Aonde decentralizando pode comprar uma UPlink ou Wank por 4500,00 com 8 portas que atende 64 clientes.

    Verifique queres trabalhar com Epon? ou GePon?

    Em nossa Rede temos os dois:
    Epon custo beneficio, atende clientes ate 25 mega tranquilamente
    GePon Valor muito auto, porem atendemos clientes empresariais com muito mais bandas 100 a 200 megas. (GePon também tem a vantagem do triple).

    Cabos que usamos aqui de marcas são:
    Prysman Decentralizados 12 FO
    Furukawa Centralizados 72 FO

    Fica a dica.
    Poxa cara, obrigado pela ajuda! Eu tenho uma dúvida bem grande na questão dos links. Pois como vamos pegar cidades do interior vamos fazer um enlace de rádio de um ponto que tenha link dedicado fibra até a cidade, já vi pessoas fazendo isso com 100km de distância.. A questão é a seguinte: Como eu sei que o sinal vai passar corretamente? Pelo que eu vi as empresas que prestam consultoria não fazem esse tipo de serviço, e se fazem, por cidade é bem caro, até tomar a decisão de qual cidade fazer o projeto.

    Você que já trabalha no ramo, utiliza esse site para checar os sinais das antenas: https://airlink.ubnt.com/ ? E as torres como funciona, eu tenho que colocar uma torre na cidade com altura no maximo de 30m, ou dá para alugar um ponto em um prédio alto na cidade para por a antena?

    Fora isso pretendemos utilizar Gepon, para não ter que refazer a rede depois quando tiver mais clientes.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por human98 Ver Post
    Poxa cara, obrigado pela ajuda! Eu tenho uma dúvida bem grande na questão dos links. Pois como vamos pegar cidades do interior vamos fazer um enlace de rádio de um ponto que tenha link dedicado fibra até a cidade, já vi pessoas fazendo isso com 100km de distância.. A questão é a seguinte: Como eu sei que o sinal vai passar corretamente? Pelo que eu vi as empresas que prestam consultoria não fazem esse tipo de serviço, e se fazem, por cidade é bem caro, até tomar a decisão de qual cidade fazer o projeto.

    Você que já trabalha no ramo, utiliza esse site para checar os sinais das antenas: https://airlink.ubnt.com/ ? E as torres como funciona, eu tenho que colocar uma torre na cidade com altura no maximo de 30m, ou dá para alugar um ponto em um prédio alto na cidade para por a antena?

    Fora isso pretendemos utilizar Gepon, para não ter que refazer a rede depois quando tiver mais clientes.
    Boa tarde,

    Todas as dicas que foram dadas são muito importantes, e já dão uma ideia de início, mas aconselho realmente a procurar profissionais experientes e habilitados para iniciar seus projetos, além de proporem uma rede descentralizada e escalável darão todo suporte no planejamento e dimensionamento da rede, além da parte de compartilhamento de postes junto as concessionárias de energia.

    Garanto que isso vai lhe poupar tempo e dinheiro, caso ache interessante me faça um contato.

  7. #7

    Padrão Re: Novo projeto fibra

    Olá Samuel, já falei com algumas consultoriais. Você tem alguma indicação de empresa no qual já trabalhou?

  8. #8

    Padrão Re: Novo projeto fibra

    Citação Postado originalmente por human98 Ver Post
    Olá Samuel, já falei com algumas consultoriais. Você tem alguma indicação de empresa no qual já trabalhou?
    Tenho sim, pode falar com Robson Lima da Ativa Telecom, 31 9-9230-1984 / 31 9-9889-3738 / [email protected]

    Temos muitos projeto desenvolvidos por ele em várias regiões do país, cara muito bom de se trabalhar.

  9. #9

    Padrão Re: Novo projeto fibra

    Brother, eu nunca fiz enlaces de rádios e fibras, dai vou com meus colegas. Procurar alguem que vai realmente te ajudar.

  10. #10

    Padrão Re: Novo projeto fibra

    Bom dia, a ConsultorTik presta este tipo de serviço desde a parte técnica até seu planejamento e projeto final! Caso ainda tenha dúvidas pode entrar em contato conosco!

    Atenciosamente: ConsultorTik
    http://consultortik.com.br/
    WhatsApp: (35) 9.9853-4244