+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sugestão de troca de RouterBoard

    Bom dia, atualmente tenho uma R2011, tenho na rede 78 usuarios no ppoe, estou pensando em um upgrade nesse equipamento, quais vcs sugerem? o processamento ta chegando as vezes a 50%.
    Já me sugeriram a A RB 1100 AHx2 até a ahx4, pode ser uma delas ou tem outras opções?


    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Sugestão de troca de RouterBoard

    depende do seu crescimento amigo pode usar até a 3011 nesse cenário que ela ira se sair bem porém tudo depende de quanto é o seu crescimento e a quanto você quer chegar!

  3. #3

    Padrão Re: Sugestão de troca de RouterBoard

    Depende de alguns fatores, vc vai usar so pra fazer a autenticação dos clientes ou vai usar tambem como nat e balance tudo junto??? Tem q explicar melhor sua rede pra poder receber uma sugestão bem dimensionada a sua necessidade.

  4. #4

    Padrão Re: Sugestão de troca de RouterBoard

    Tenho duas rb2011, uma faz balance+nat e a outra so autenticar clientes, tem uns 100 clientes. Processamento batendo em 60% em cada uma

  5. #5

    Padrão Re: Sugestão de troca de RouterBoard

    OBS: FAÇO CACHE dns tambem na propria rb.

  6. #6

    Padrão Re: Sugestão de troca de RouterBoard

    Exato, atualmente utilizo para a autenticação e o Nat, não uso balanceamento.
    O crescimento depende do exponencialmente do $$, aqui onde estou trabalhando, é um distrito, esses clientes foram conquistados no período de 1 ano. E as solicitações não param de chegar. Por isso a preocupação no desempenho da RB.

  7. #7

    Padrão Re: Sugestão de troca de RouterBoard

    Citação Postado originalmente por gutoloureiro Ver Post
    Exato, atualmente utilizo para a autenticação e o Nat, não uso balanceamento.
    O crescimento depende do exponencialmente do $$, aqui onde estou trabalhando, é um distrito, esses clientes foram conquistados no período de 1 ano. E as solicitações não param de chegar. Por isso a preocupação no desempenho da RB.
    Na minha opinião a RB1100AHx4 é o melhor custo benefício no seu caso, é muito superior as 3011 e AHx2 e custa R$ 1.150,00.
    Você consegue concentrar com PPPoE e NAT nela umas 600 conexões com um tráfego de 500Mbps (nesse caso é o limite dela, nos cenários que usei).

  8. #8

    Padrão Re: Sugestão de troca de RouterBoard

    Muito boa observação, mas onde foi que vc achou ela (ahx4) nesse valor? Eu só axo ela acima de R$1500

  9. #9

    Padrão Re: Sugestão de troca de RouterBoard

    Cara se vc tem dinheiro pra gastar e tem uma previsão de crescimento de cliente bem alta vai de 1100, agora se vc acha q ainda vai demorar pra chegar nos 500 clientes não tem por que vc gastar 1200 conto numa rb pra colocar menos de 300 clientes, seria como qrer matar uma formiga usando uma bazuca, se a expectativa de cliente não é tão alta pega uma 3011, é boa, aguenta o tranco ate 300 cliente tranquilo dependendo dos planos, e vc compra 2 com o valor de uma 1100, por q pra min na minha opinião, uma rb concentrador é um elemento vital pra um provedor, é o coração, se parar vc tem uma rb reserva, agora vai comprar uma reserva pra 1100, gasto la em cima pra pouco cliente, eu faço assim, sempre tenho uma reserva, recentemente decidi trocar de rb, quando passei dos 100 clientes as duas rb2011 tão com peocessamento alto, uso uma pra nat e balance de 4 links e outra so pra concentrador, ja comprei 3 rb750rg3, duas pra colocar no lugar das 2011 e uma de reserva pra qualquer imprevisto, e sim são duas 750, esse modelo rg3 tem processador dualcore de 880mhz, o dobro de uma 2011, so tem menos portas e não tem sfp, mais não preciso de tabtas portas.

  10. #10

    Padrão Re: Sugestão de troca de RouterBoard

    Citação Postado originalmente por jadsonsilva Ver Post
    Cara se vc tem dinheiro pra gastar e tem uma previsão de crescimento de cliente bem alta vai de 1100, agora se vc acha q ainda vai demorar pra chegar nos 500 clientes não tem por que vc gastar 1200 conto numa rb pra colocar menos de 300 clientes, seria como qrer matar uma formiga usando uma bazuca, se a expectativa de cliente não é tão alta pega uma 3011, é boa, aguenta o tranco ate 300 cliente tranquilo dependendo dos planos, e vc compra 2 com o valor de uma 1100, por q pra min na minha opinião, uma rb concentrador é um elemento vital pra um provedor, é o coração, se parar vc tem uma rb reserva, agora vai comprar uma reserva pra 1100, gasto la em cima pra pouco cliente, eu faço assim, sempre tenho uma reserva, recentemente decidi trocar de rb, quando passei dos 100 clientes as duas rb2011 tão com peocessamento alto, uso uma pra nat e balance de 4 links e outra so pra concentrador, ja comprei 3 rb750rg3, duas pra colocar no lugar das 2011 e uma de reserva pra qualquer imprevisto, e sim são duas 750, esse modelo rg3 tem processador dualcore de 880mhz, o dobro de uma 2011, so tem menos portas e não tem sfp, mais não preciso de tabtas portas.
    Não é criticando amigo, mas usar RB2011 como concentrador é um erro primário.
    RB2011 é inferior a uma RB450G, chega ser até 4x inferior a uma RB750Gr3 que custa metade do preço dela.
    E 300 conexões para uma AHx4 não é matar formiga com bazuca, porque 300 conexões em uma 3011 é chegar no limite dela, sendo que você estará em metade da capacidade de uma AHx4.

  11. #11

    Padrão Re: Sugestão de troca de RouterBoard

    Citação Postado originalmente por gutoloureiro Ver Post
    Muito boa observação, mas onde foi que vc achou ela (ahx4) nesse valor? Eu só axo ela acima de R$1500
    Flytec amigo, mas é o modelo normal, a versão edition que adiciona o dude é mais cara mesmo.

  12. #12

    Padrão Re: Sugestão de troca de RouterBoard

    Shadown, acessei o flytec, vc pode me passar informações sobre esse site? Só compra na loja ne?
    Em relação ao que postou o amigo jadsonsilva, eu tb axei q nao seria desperdicio de potencia utilizar a axh4.
    Quando comprei a 2011, foi indicação de um amigo, porem, ele mesmo depois me informou que foi uma indicação errada, pois, pra concentrador ppoe ela nao guenta muita coisa, então, não quero cometer o mesmo erro. Comprar uma rb, pra depois ter q trocar novamente em pouco tempo. Ja tinha visto indicações da 3011 e falaram da 1100, mas conforme falei, tava na duvida entre a ahx2 ou a 4, e pela diferença de valores, devo ir de ahx4 mesmo. Vou matar formiga com bazuca mesmo, de repente, aparece outros insetos, ai tem q estar com um bom equipamento pra encarar.

  13. #13

    Padrão Sugestão de troca de RouterBoard

    Citação Postado originalmente por gutoloureiro Ver Post
    Shadown, acessei o flytec, vc pode me passar informações sobre esse site? Só compra na loja ne?
    Em relação ao que postou o amigo jadsonsilva, eu tb axei q nao seria desperdicio de potencia utilizar a axh4.
    Quando comprei a 2011, foi indicação de um amigo, porem, ele mesmo depois me informou que foi uma indicação errada, pois, pra concentrador ppoe ela nao guenta muita coisa, então, não quero cometer o mesmo erro. Comprar uma rb, pra depois ter q trocar novamente em pouco tempo. Ja tinha visto indicações da 3011 e falaram da 1100, mas conforme falei, tava na duvida entre a ahx2 ou a 4, e pela diferença de valores, devo ir de ahx4 mesmo. Vou matar formiga com bazuca mesmo, de repente, aparece outros insetos, ai tem q estar com um bom equipamento pra encarar.
    Aqui na minha região tem o pessoal que busca lá, se for comprar com esse preço a 3011 não compensa mesmo. Agora se for pagar o dobro do valor da 3011 na AHx4 aí compre a 3011 e depois se precisar adicione outra. OSPF e Vlan faz você adicionar mais concentradores no core de forma tranquila.

  14. #14

    Padrão Re: Sugestão de troca de RouterBoard

    No mercado livre a 3011 acha de R$800 e ja cheguei a achar a ahx4 por R$1.400

  15. #15

    Padrão Re: Sugestão de troca de RouterBoard

    Bom dia nobres, acabei comprando a RB3011, devido a configuração e minha realidade, tanto financeira quanto número de clientes.

  16. #16

    Padrão

    Boa noite, ontem fiz a migração da RB2011 para a RB3011, o processamento nem chega a 10%, gostei muito.
    Mas, como nem tudo são flores, gostaria mais uma vez pedir uma ajuda a vocês.
    Percebi logo um problema, e nao sei como resolver. Meu link é conectado na porta ETH1, e no log ele fica up/down constantemente, quer dizer, a hora toda (conforme imagem).
    Hoje eu mudei para a RB Antiga (2011) pra ver se isso tb acontecia, e eis q não, fica normal a conexão. Sem ups e dows.
    O que vocês acham? Sera q a Rb veio com problemas?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         underlinux-updown.png
Visualizações:	53
Tamanho: 	595,5 KB
ID:      	68761