Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Huawei NE20 para BGP

    Galera,

    alguém está usando o NE20 para BGP? Vi que tem uma limitação de 1mi de rotas na FIB. Isso é só de ipv4 ou somando ipv6?

    Alguém?

  2. #2

    Padrão Re: Huawei NE20 para BGP

    Não conheço NE20, mas a FIB são separadas. Há uma RIB e FIB para IPv4 e outra RIB e FIB para IPv6.

  3. #3

    Padrão Re: Huawei NE20 para BGP

    Opa. Valeu Artur. Espero que as rotas não cheguem a 1.000.000 tão rápido só para ipv4. Já beirando os 700.000 tá tenso

  4. #4

    Padrão Re: Huawei NE20 para BGP

    Temo a mesma coisa, infelizmente muita gente não sabe manipular todos os atributos do BGP (outros nem respeitam) e ficam poluindo a tabela global com anúncios desnecessários (tipo os cabeça gorda que anuncia os 4 /24, 2 /23 e 1 /22 e tem apenas uma operadora).

    Em casos muitos especiais que faço esse tipo de anúncio com apenas um upstream, não é pra sair fazendo igual cachorro louco.

    Hoje estou com um Juniper MX150 para uma pequena rede, diz o fabricante suportar 5M de rotas na FIB.

  5. #5

    Padrão Re: Huawei NE20 para BGP

    5 milhões aí é sossego. Mas quanto aguenta de banda um desses? Consegui um Huawei por menos de 50k. Quanto seria um desses?

  6. #6

    Padrão Re: Huawei NE20 para BGP

    Diz o datasheet que suporta 40Gbps. Mas, conheço quem tem essa caixa rodando com mais de 10Gbps.

    Aproximadamente $28k.

  7. #7

    Padrão Re: Huawei NE20 para BGP

    É por esse tipo de coisa que gosto de soft-router!

  8. #8

    Padrão Huawei NE20 para BGP

    Ah, conhece o MX150 por acaso? Já usou? Tem cases com ele? Estou indo pro segundo case, e afirmo, prefiro MX150 no lugar de outra coisa mais barata.
    Última edição por avatar52; 27-04-2018 às 23:27.

  9. #9

    Padrão Re: Huawei NE20 para BGP

    Sendo bem agnóstico quanto à tecnologia, escolho o que resolver meu problema, tiver caixa e gente para manter.

  10. #10

    Padrão Re: Huawei NE20 para BGP

    Eu uso o que for estável e confiável de acordo a necessidade, não importa marca ou preço.

  11. #11
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Huawei NE20 para BGP

    O NE20 é show de bola já vi com 30GB e as fib e rib são separada

  12. #12

    Padrão Re: Huawei NE20 para BGP

    E em qual roteador a FIB e RIB são juntas? São duas tabelas totalmente diferentes, o que ocorre é que as rotas da FIB sempre estão contidas na RIB, mas o contrário nem sempre acontece.

    Explica melhor aí Brunão, não entendi.

  13. #13
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Huawei NE20 para BGP

    em nenhum, eu não afirmei que são juntas, o que eu diz dizer é que a memoria alocada para armazenamento da FIB e RIB são separadas entre o IPV4 e IPV6 cada um tem um espaço alocado

  14. #14

    Padrão Re: Huawei NE20 para BGP

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    É por esse tipo de coisa que gosto de soft-router!
    No final, fizemos um salto intermediário. Colocamos um softrouter rodando. Idéia é deixar até chegar uma banda agregada de 10gbps. Depois disso, vamos saltar para uma caixa.

  15. #15

    Padrão Re: Huawei NE20 para BGP

    Fez em bsd ou Linux @fhayashi?

  16. #16

    Padrão Re: Huawei NE20 para BGP

    Fiz em Linux. Levantei um CentOS e meti um quagga.

    Ainda não mexi nos smp affinity mas por enquanto, passando 1,3gbps tá bem tranquilo

  17. #17

    Padrão Re: Huawei NE20 para BGP

    Que massa cara, chego de me emocionar lendo isso! Mas quase certeza que o irqbalance já está rodando, esse volume, acho que impossível sem ter "distribuído" as irqs.

    Mas assim eu tenho clientes que estão com 3 links + cdn, tudo com BGP em quagga, em horário de pico, chegando ~ 4Gbps com uso em 20% (se feito a média de todos os núcleos) para ficar assim tivemos que usar aqueles xeon e5, se não estou enganado o 2650 (dois Octa, tem 16 núcleos "reais", quando tem bastante núcleos eu desligo o HT), com 16G de ram e duas placas Intel x520, aquelas de duas portas, lacp na Wan e lan. Todos os links chegando em um switch ubnt aquele 16xg e "SAINDO" para outro desses, e cara vou ser honesto acho que passa fácil de 10g. Tem um que ainda revende trânsito, tem 11 sessões bgp de downstream com tabela Full sendo enviada para todos, e 5 sessões de upstream (3 links, 1 ptt-sp e 1 cdn de um chegado (Netflix, Facebook, akamai e Google)).

    Sei que eles já tem verba para um ne20, mas como combinamos com eles, se ver que o x86 começa a "apanhar", trocamos, maaaassssss até aqui, acho que mais de um ano já, muita tranquilidade e paz....

  18. #18

    Padrão Re: Huawei NE20 para BGP

    Top @andrecarlim

    Aqui, usamos uma máquina menor. Pegamos um HP com xeon E3, quad core mas 3ghz.

    Colocamos uma placa intel quad giga, se não me engano, i350 e uma x520-da2.

    Links estão chegando nas elétricas de 1 giga e saindo em uma das sfp de 10g.

    Idéia é ativar um transporte ptt-sp nessa porta de 10g que ainda está livre.

    Quanto ao IRQBalance, acredito que esteja rodando sim. Eu até li alguns docs sobre tunning desligando ele (IRQBalance) e colocando o affinity de core na mão, mas por enquanto não vi necessidade, até porque não tenho tantos núcleos para balancear, e acabei ficando na dúvida de qual melhor maneira de balancear núcleos/queue de cada placa. Achei melhor não mexer por enquanto.

  19. #19

    Padrão

    Então para conferir é fácil ps aux | grep -i irqb... Mas assim mano, se realmente estiver ligado, monitore com o top, e veja como está o uso de cada núcleo, na minha experiência pessoal, o irqbalance, sobre processadores Xeon, tende a distribuir a carga de rede sobre os núcleos 2,3 e 4, e deixa o primeiro meio "folgado" para as demais atividades, acho que foi pra gramado para imaginar que pode ter algum outro processo que dependa mais do primeiro núcleo, ai alivia a carga pra ele... no teu caso eu deixaria o HT ligado, pode proporcionar um melhor equilíbrio de carga, eu tenho alguns xeon e3 rodando, quad core, e deixei ligado o HT.

  20. #20

    Padrão Re: Huawei NE20 para BGP

    É, rodando está

    root 720 0.0 0.0 21656 1356 ? Ss May18 4:08 /usr/sbin/irqbalance --foreground

    Pelo menos por enquanto, pelo top, tudo no maior sossego. Só dá umas subidas nos flaps de rota que chegam.

    Mesmo nos momentos de pico, o SI fica em torno de 3% (média) Mas distribui razoavelmente proporcional a carga entre os cores.

    O HT, "acho" que desliguei na BIOS, então só no próximo reboot.