+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ptp - powerbeam m5 400

    Boa tarde meus caros.
    Estou com um problema recentemente, fechamos um PTP com um par de PowerBeam m5 400, porem a station do nada se desconecta e não se conecta novamente.
    So link na AP quando desliga ela e acessa ela novamente e bota pra scannear.
    Ja atualizei a versão do firmware, ja troquei fonte e nada adiantou.
    Algum dos amigos ja tiveram essa experiencia que possa me da uma ajuda?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ap.jpg
Visualizações:	201
Tamanho: 	138,2 KB
ID:      	68440Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         station.jpg
Visualizações:	200
Tamanho: 	145,5 KB
ID:      	68441

  2. #2

    Padrão Re: Ptp - powerbeam m5 400

    Citação Postado originalmente por MichelGoulart Ver Post
    Boa tarde meus caros.
    Estou com um problema recentemente, fechamos um PTP com um par de PowerBeam m5 400, porem a station do nada se desconecta e não se conecta novamente.
    So link na AP quando desliga ela e acessa ela novamente e bota pra scannear.
    Ja atualizei a versão do firmware, ja troquei fonte e nada adiantou.
    Algum dos amigos ja tiveram essa experiencia que possa me da uma ajuda?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ap.jpg
Visualizações:	201
Tamanho: 	138,2 KB
ID:      	68440Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         station.jpg
Visualizações:	200
Tamanho: 	145,5 KB
ID:      	68441
    Posta as configurações wireless dos dois rádios para análise, bem como a aba stations do rádio AP.
    Mas posso adiantar que tem alguns possíveis problemas aí só de ver as primeiras prints.
    Assim que analisar essas prints que pedi posso te contar melhor.

  3. #3

    Padrão Re: Ptp - powerbeam m5 400

    Boa noite amigo.
    Esta como no print as configurações do AP.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ap.jpg
Visualizações:	160
Tamanho: 	101,4 KB
ID:      	68442

  4. #4

    Padrão Re: Ptp - powerbeam m5 400

    Tive um problema parecido a alguns dias . Na vdd fazia tempo que tava de zica .... do nada 1 das pbe parava de passar net e perdia o acesso . Às vezes acessando do outro lado e reiniciando , voltava. Aí esses dias , ela mesmo conectada , perdi o acesso pelo cabo e tbm wireless . Acabei trocando , depois acessei normal. Essa já não da pra usar mais em PTp ..... acho que é a terceira que acontece isso . Acredito que seja problema crônico mesmo .

  5. #5

    Padrão Re: Ptp - powerbeam m5 400

    Boa noite amigo, estou suspeitando dela mesmo.
    Mesmo que as configurações tanto como alinhamento ou ajustes finos não estejam 100%.
    O enlace não tem nem 3km para esse tipo de problema, como se tivesse muito processamento em cima dele.
    Nem muita banda em cima dela tem, o desejado seria 40M no enlace.
    Mas como ele esta me dando esse problema, fica ate difícil de ajustes fino.
    Ai to apelando pros amigos mais experientes ou com casos parecido.

  6. #6

    Padrão Re: Ptp - powerbeam m5 400

    Citação Postado originalmente por MichelGoulart Ver Post
    Boa noite amigo, estou suspeitando dela mesmo.
    Mesmo que as configurações tanto como alinhamento ou ajustes finos não estejam 100%.
    O enlace não tem nem 3km para esse tipo de problema, como se tivesse muito processamento em cima dele.
    Nem muita banda em cima dela tem, o desejado seria 40M no enlace.
    Mas como ele esta me dando esse problema, fica ate difícil de ajustes fino.
    Ai to apelando pros amigos mais experientes ou com casos parecido.
    Como não foi postado a aba Stations do AP, nem a aba config da estação, para ver como está o sinal no outro sentido do enlace vou dar um chute aqui...

    Primeira coisa que posso dizer é pra testar um canal com frequências mais baixas, entre 5400~5600Mhz. Pode parecer besteira mas esses rádios as vezes se comportam mal em frequências mais altas que a base.
    Segunda coisa é o sinal. Com 51dBm de EIRP (no máximo em 3 Km ?!?!?!) era pra chegar algo entre -42dBm/-44dBm. Está chegando -64dBm.
    Verificando as chains na estação (não há dados do AP para análise), pode-se observar que horizontal está -64dBm e o Vertical -59dBm. Isso pode significar uma obstrução de fresnel, montagem das antenas na lateral de prédios, morros, etc. Montagem com altura insuficiente sobre lajes ou com posicionamento posterior a telhados. Ou ainda e mais provável é desajuste no alinhamento do enlace.

    Não podemos esquecer que o ajuste fino não é só feito no lado da estação. Deve ser repetido no lado AP após o up do enlace.

  7. #7

    Padrão Re: Ptp - powerbeam m5 400

    Quais configurações amigo?

  8. #8

    Padrão Re: Ptp - powerbeam m5 400

    Ja testei com essas frequências mais baixas também, por sinal, a que deu o primeiro problema esta em 5430, e também com essas frequências mais baixas, aqui onde esta esse PTP não passa banda.

  9. #9

  10. #10

    Padrão Re: Ptp - powerbeam m5 400

    pois é amigo, ja passei algumas com essas pbe.... esse enlace que comentei tbm é proximo coisa de 1,5km , fresnel um pouco obstruido , sinal -42 ..... e passa 10-15 mb apenas.... outra coisa estranha que tinha nesse enlace era não passar banda se deixasse na aba advanced , a LAN SPEED em automatico. não ia nem a pal.... mudava pra 100 parcial , funcionava. pesquisei muito e nem no forum da ubiquiti consegui alguma coisa.

    agora coloquei outra pbe400 , e deixei em automatico, por enquanto esta rodando blz. por isso digo que é um defeito cronico ou de algum lote sei la.

    só pra constar tenho outro enlace com pbe400 7,5 km , sinal 59-60 , passando em horario de pico 50MB - 60MB . faz uns 4 anos mais ou menos, não tenho do que reclamar. alias esse enlace está mais que ultrapassado, ja comprei outris radios para mudar.... assim que tiver tempo....

  11. #11

    Padrão Re: Ptp - powerbeam m5 400

    Citação Postado originalmente por MichelGoulart Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         station.jpg
Visualizações:	214
Tamanho: 	164,2 KB
ID:      	68443
    Veja que aí fala em -65dBm de sinal de TX. Isso é sinal pra lá de RUIM pra um data rate muito alto. Mal e mal serve pra MCS11.

    TESTA fixar em MCS10 ou MCS11 pra ver se fica estável. Provavelmente não vai ter muito throughput, mas se tiver conexão ao menos estável, então tá explicado, é sinal baixo pra data rate alto.

    Data rate automático funciona na base da redução só depois de alguns erros de recebimento, 3 erros e reduz o data rate. Mas na prática com zona de Fresnel tão ruim (-63 a -65dBm em 2,5km é péssimo, tá perdendo 15 - 20dBm de sinal!) é mais fácil cair a conexão do que reduzir o data rate.

    Data rate alto tipo MCS15 só funciona direito com sinal acima de uns -55dBm, não faz sentido nem testar com sinal ruim tipo -63 a -65dBm, isso é sinal que só fica ok abaixo de MCS12 (Que em 20MHz de largura passa sim quase 40Mbps em condições ideais! Não adianta subir o data rate se não tem sinal, com esse sinal é capaz de passar 30Mbps em MCS12, e cair pra 20Mbos hora que subir pra MCS13! Também não faz sentido aumentar a largura do canal, quanto mais largo o canal, mais sinal precisa (3dBm a mais pra 40MHz, em relação a 20MHz, pra de fato dobrar o throughput), então teste MCS11 em 20MHz de largura, nada de poluir espectro comendo 40MHz pra passar míseros 40Mbps, isso dá pra passar tranquilo com 20MHz apenas).

  12. #12

    Padrão Re: Ptp - powerbeam m5 400

    Boa noite amigo, então seria melhor baixar para 20Mhz, e fixar o MCS em 11.
    Porem não lembro se ressaltei aqui no tópico, ja testei em 20Mhz e com MCS fixado, porem fixado em 15, não passa banda nem F...
    Porem o ultimo teste que realizei depois que abri o topico com os amigos, foi..
    Deixei no canal 188-5940, e na station deixei apenas esse canal para ela busca.
    Esta passando entre 25 a 30Mb, porem não estável.
    E a station não parou mais de perde o link com o AP.
    O que o amigo recomenda então?

  13. #13

    Padrão Re: Ptp - powerbeam m5 400

    Citação Postado originalmente por MichelGoulart Ver Post
    Boa noite amigo, então seria melhor baixar para 20Mhz, e fixar o MCS em 11.
    Porem não lembro se ressaltei aqui no tópico, ja testei em 20Mhz e com MCS fixado, porem fixado em 15, não passa banda nem F...
    Porem o ultimo teste que realizei depois que abri o topico com os amigos, foi..
    Deixei no canal 188-5940, e na station deixei apenas esse canal para ela busca.
    Esta passando entre 25 a 30Mb, porem não estável.
    E a station não parou mais de perde o link com o AP.
    O que o amigo recomenda então?
    Amigo... Não tem fórmula mágica... Você pode até setar MCS, diminuir a largura do canal, etc etc etc... Enquanto você não resolver o que está matando teu sinal esqueça esse enlace.
    Eu conheço só 3 coisas que matam sinal: Alinhamento mal feito, Fresnel morto, rádio com defeito. Como não foi postado as abas solicitadas (Stations do AP e configurações wireless), não dá pra fazer análise.

    Fica a dica

    Boa sorte!

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Amigo... Não tem fórmula mágica... Você pode até setar MCS, diminuir a largura do canal, etc etc etc... Enquanto você não resolver o que está matando teu sinal esqueça esse enlace.
    Eu conheço só 3 coisas que matam sinal: Alinhamento mal feito, Fresnel morto, rádio com defeito. Como não foi postado as abas solicitadas (Stations do AP e configurações wireless), não dá pra fazer análise.

    Fica a dica

    Boa sorte!
    Bom dia amigo.
    Acho que ja havia postado anteriormente.
    Mais posso posta novamente.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ap_wireless.jpg
Visualizações:	155
Tamanho: 	95,2 KB
ID:      	68455Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Ap1.jpg
Visualizações:	194
Tamanho: 	126,7 KB
ID:      	68452Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Station_wireless.jpg
Visualizações:	139
Tamanho: 	90,0 KB
ID:      	68453Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Station1.jpg
Visualizações:	173
Tamanho: 	169,6 KB
ID:      	68454

  15. #15

    Padrão Re: Ptp - powerbeam m5 400

    Na boa, vamos lá, potencia 26db para 2km precisa de tudo isso, alinhamento errado jovem, algo obstruindo um dos chains, como todos falaram não existe mágica isso ta com uma cara de zona de fresnel obstruída, 99% de chance, isso sem ver fotos de como está posicionado suas antenas, na boa eu já sofri e bati cabeça com wireless..... e pelo menos já conseguisse resolver esse seu enlace???