Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    RURAL??? mete duas antenas 2.4 mas configurações pais JAPÃO, coloca canal 14 e já era, deixa em b/g
    Daí você encontra no caminho alguém que tenha uma terminação por satélite (Exercito/Marinha/Aeronáutica) ou uma operadora que tenha outorga na banda baixa do LTE e toma um fumo da Anatel...

  2. #22

    Padrão Re: Enlace 3KM - Zona Rural

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    E não vão aparecer mesmo. Mas mesmo em bridge elas tem um IP, que você pode fixar no seu PC ou roteador interno para que você possa acessá-los.

    Você está autenticando no teu provedor desse roteador ou na ponta desse PTP aí?
    Pois é, porém não da pra deduzir onde está o delay na minha comunicação por ping, em qual das antenas está o problema.
    Para fazer isso terei de acessar uma a uma e fazer um ping de dentro delas para o server. Ai vou descobrir. Vou tentar fazer isso. Mas tenho uma suspeita. Uma das antenas ta com apenas duas barrinhas de sinal e com muita árvore na frente. Tenho certeza que na primeira chuva ela cai.

    Bom, eu apenas peguei a antena do provedor e liguei na minha em modo bridge. Não tive que autenticar. Provavelmente a antena do provedor faz a autenticação na torre deles por meio de uma senha WPA mesmo. Essa senha deve ficar salva dentro da antena deles.

  3. #23

    Padrão Re: Enlace 3KM - Zona Rural

    Citação Postado originalmente por luizgoiana Ver Post
    Pois é, porém não da pra deduzir onde está o delay na minha comunicação por ping, em qual das antenas está o problema.
    Para fazer isso terei de acessar uma a uma e fazer um ping de dentro delas para o server. Ai vou descobrir. Vou tentar fazer isso. Mas tenho uma suspeita. Uma das antenas ta com apenas duas barrinhas de sinal e com muita árvore na frente. Tenho certeza que na primeira chuva ela cai.

    Bom, eu apenas peguei a antena do provedor e liguei na minha em modo bridge. Não tive que autenticar. Provavelmente a antena do provedor faz a autenticação na torre deles por meio de uma senha WPA mesmo. Essa senha deve ficar salva dentro da antena deles.
    Então é só configurar tudo certinho que você vai conseguir acessar de boa todas suas antenas sem precisar ir uma a uma. Mesmo em bridge.

    Digamos que a antena que autentica no provedor seja a primeira, e esteja com o DHCP dela ativo (fornecendo IP para a rede até chegar em você.

    Antena que autentica no provedor te fornece o IP 192.168.50.xxx no pool DHCP da própria antena (192.168.50.1 é o IP do rádio cliente do provedor), esse IP 192.168.50.xxx é o que vai passar pela bridge e ser fornecido para seu roteador interno da sua casa.
    Se você alterar o IP de acesso de todas as antenas que estão em bridge, para um IP de acesso dentro do pool 192.168.50.0, você sempre terá acesso a elas.

    Por exemplo:

    IP fornecido para seu roteador interno pela antena do provedor: 192.168.50.100

    Você colocaria suas antenas (por exemplo) Radio 1> 192.168.50.150 Radio 2> 192.168.50.151 Radio 3> 192.168.50.152 e assim por diante em todos os rádios da bridge. Então quando você digitar o IP no seu navegador, cada IP dará acesso a um rádio específico, sem a necessidade de se deslocar até onde eles estão.

  4. #24

    Padrão Re: Enlace 3KM - Zona Rural

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Então é só configurar tudo certinho que você vai conseguir acessar de boa todas suas antenas sem precisar ir uma a uma. Mesmo em bridge.

    Digamos que a antena que autentica no provedor seja a primeira, e esteja com o DHCP dela ativo (fornecendo IP para a rede até chegar em você.

    Antena que autentica no provedor te fornece o IP 192.168.50.xxx no pool DHCP da própria antena (192.168.50.1 é o IP do rádio cliente do provedor), esse IP 192.168.50.xxx é o que vai passar pela bridge e ser fornecido para seu roteador interno da sua casa.
    Se você alterar o IP de acesso de todas as antenas que estão em bridge, para um IP de acesso dentro do pool 192.168.50.0, você sempre terá acesso a elas.

    Por exemplo:

    IP fornecido para seu roteador interno pela antena do provedor: 192.168.50.100

    Você colocaria suas antenas (por exemplo) Radio 1> 192.168.50.150 Radio 2> 192.168.50.151 Radio 3> 192.168.50.152 e assim por diante em todos os rádios da bridge. Então quando você digitar o IP no seu navegador, cada IP dará acesso a um rádio específico, sem a necessidade de se deslocar até onde eles estão.
    Então é só fixar o ip pra elas? Vou pesqusiar onde faço isso no RouterOS. Mas, pra descobrir o gap da comunicação, terei de fazer o ping a partir de cada antena né? Fazendo do Windows não da pra saber onde a comunicação ta agarrando. Alias, da sim se eu fizer um ping para a antena. É vdd.
    Hoje vou descobrir isso.

  5. #25

    Padrão Re: Enlace 3KM - Zona Rural

    Pessoal.
    Estou indo para o 4º mês com a infraestrutura operando e estou passando aqui para dar um feedback:
    As SXT's Lite são MUITO estáveis, estou operando praticamente desde que as instalei sem ter que ir até nenhuma antena. Só um dia que fiz merda em uma e ela quebrou a comunicação da rede, daí tive que ir até ela.

    É muito estável e desde a instalação mudei pouca coisa. Acho que a única alteração relevante vou que baixei bastante o MCS. Uma das antenas tem uma árvore na frente, o que deixa a visada bem poluída. Após baixar o MCS ficou bem mais estável a rede, o ping melhorou e a rede parou de dar algumas travadas. Desde então, o setup é o mesmo.

    Obrigado a todos que me ajudaram. Abraços.