+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual finalidade dessas opções NV2 MIKROTIK?

    Pessoal alguém sabe para qual finalidade servem essas opções? eu procurei no wiki da mikrotik mais não encontrei nada correspondente sobre as opções, e se elas servem para melhorar a performance do ptp ou ptmp.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.png
Visualizações:	406
Tamanho: 	11,9 KB
ID:      	68461

  2. #2

    Padrão Re: Qual finalidade dessas opções NV2 MIKROTIK?

    Alex, sem pesquisar, mas pela cara, parece ser a proporção de tempo que quer usar up e down link no AP

  3. #3

    Padrão Re: Qual finalidade dessas opções NV2 MIKROTIK?

    Bem isso, diz respeito ao tempo que o AP vai gastar com upload.

    Em tese pra PTP esse default tá ok, mas pra PTMP seria bom colocar o AP como Sync-master com rátio de 80%, e as estações como Sync-slave e 20% de rátio (Pra conexão que limita upload do cliente abaixo de uns 25% do upload, tipo 5M de down e 1M de up). Na prática só rede muito lotada de tráfego teria diferença pra medir, em rede meio ociosa tanto faz 90% das configurações.

  4. #4

    Padrão Re: Qual finalidade dessas opções NV2 MIKROTIK?

    Não funciona bem na prática a opção de sincronização, destroi o desempenho do setor.

    No forum da Mikrotik tem muita gente que tentou usar essa opções de sincronia pra somente voltar atrás. Já foram feitas tentativas de várias formas, com todas recomendações da Mikrotik, e nada! A própria Mikrotik afirma que é uma opção ainda experimental. Essa opção funcionaria em tese como a sincronização GPS, possibilitando usar canais iguais na torre entre antenas viradas uma contra a outra.

    No que tange o tempo do rádio dedicado entre download e upload, na prática tão usando 75 dynamic downlink pra redes ptmp, sobrando 25% pro upload. A opção Fixed Downlink tem tido bastante reclamações, melhor deixar em dynamic. A opção "Sync" deve ficar em branco, só serve pra sincronia via clock interno, que hj ainda é um fiasco.

  5. #5

    Padrão Re: Qual finalidade dessas opções NV2 MIKROTIK?

    Vale lembrar que isso ainda é experimental (MikroTik é um eterno beta).

  6. #6

    Padrão Re: Qual finalidade dessas opções NV2 MIKROTIK?

    As opções de dynamic downlink em porcentagem e fixed downlink funcionam, mas tem algum problema na opção de fixar a porcentagem em x%, pelos relatos que tenho lido, só a opção dinamica tá funcionando bem. Eu pessoalmente estou usando 75% Dynamic downlink nos setores, mas não dá diferença se o setor não tiver usando máximo de banda, se tiver passando pouca banda, não dá diferença. A opção de sincronia seria uma boa se na prática não fosse tão ruim, vc pode colocar uma antena virada contra a outra, com blindagem ainda por cima e pode tá uns 3 metros uma da outra que não funciona bem, há uma perda enorme de throughput. Uma dica, pra quem ta usando NV2, usem a versão 6.42 em diante pq a Mikrotik fez melhorias substanciais no protocolo pra aumentar o desempenho em ptmp, pra quem quiser detalhes, tem um topico lá na sala Wireless do forum da Mikrotik.

  7. #7

    Padrão Re: Qual finalidade dessas opções NV2 MIKROTIK?

    Aqui tem a explicação sobre ambas funções adicionadas a partir da versão 6.41.xx

  8. #8

    Padrão Re: Qual finalidade dessas opções NV2 MIKROTIK?

    @FabianoMartins2, obrigado por compartilhar o video, infelizmente para meu cenário não tem muita diferença essas configurações

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    @FabianoMartins2, obrigado por compartilhar o video, infelizmente para meu cenário não tem muita diferença essas configurações