Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Algum provedor usando Mikrotik Cloud Router Switch Crs317-1g-16s+rm L6?

    Esse switch funciona muito bem, mas tem algumas limitações no meu caso precisei fazer agregações e no routeros não tem essa funcionalidade em swos foi tranquilo ja uso ele a uns 04 meses passando um 8gb de trafego sem problemas.

  2. #22

    Padrão

    Comentário desnecessário hein amigo, só gera bate boca, se não for para ajudar fique em silencio, não tem necessidade de diminuir seus colegas do fórum, acho que você não entendeu ou sua intenção é só bagunçar mesmo, o que não estamos conseguindo fazer é repassar as interfaces em HW em RourterOS, ninguém ta querendo que aparece um HW junto a interface VIRTUAL LAN, você tem uma CRS317 em produção? Em SwOS funciona tranquilo porem é muito limitado.


    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Nossa os caras querendo "hardware offload" em VLAN. Dá pra ver que entendem bem!

  3. #23

    Padrão Re: Algum provedor usando Mikrotik Cloud Router Switch Crs317-1g-16s+rm L6?

    Agora sim que fiquei curioso... Qual é a limitação usando o SwOS? (O que se faz em routerOS que não se faz com o SwOS?). Faço a pergunta pensando em recursos de switch, nem vou falar de recursos de roteador...

  4. #24

    Padrão Re: Algum provedor usando Mikrotik Cloud Router Switch Crs317-1g-16s+rm L6?

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Agora sim que fiquei curioso... Qual é a limitação usando o SwOS? (O que se faz em routerOS que não se faz com o SwOS?). Faço a pergunta pensando em recursos de switch, nem vou falar de recursos de roteador...
    Vou responder baseado na minha necessidade, a principal pra min são alguns recursos de monitoramento não disponível em swos, protocolos de acesso https,ssh e principalmente mac-telnet , tem a questão de gerencia do swos cheio de bugs e que na maioria das vezes é necessário rebotar o switch , falando em roteador um grande problema que vejo o pessoal enfrentar é o fato de quererem fazer switch em roteador e roteador em switch, CRS deve ser usado exclusivamente como switch e não como roteador.

  5. #25

    Padrão

    Amigo você ta de brincadeira??? quer comparar as funcionalidades do RouterOS com o SwOS que é totalmente "CAPADO" o que da pra fazer setar um IP de gerencia e selecionar opções, se não fosse pra usar o RouterOS pra que colocariam a função de dual boot, você sabia que a 317 vem com dual boot??? faz assim que fica mais bonito pra você e pra mim, escreva no seu próximo post, EU SOU MELHOR QUE TODOS VOCÊS DO FORÚM E TENHO SEMPRE QUE DA A ULTIMA PALAVRA MESMO QUE SEJA ASNEIRA, NÃO IMPORTA O QUE FALEM SEMPRE VOU RETRUCAR PORQUE SOU O DONO DA RAZÃO... deixei os 3 pontos pra você continuar. Sucesso.

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Agora sim que fiquei curioso... Qual é a limitação usando o SwOS? (O que se faz em routerOS que não se faz com o SwOS?). Faço a pergunta pensando em recursos de switch, nem vou falar de recursos de roteador...

  6. #26

    Padrão Re: Algum provedor usando Mikrotik Cloud Router Switch Crs317-1g-16s+rm L6?

    Citação Postado originalmente por robervaldd Ver Post
    Vou responder baseado na minha necessidade, a principal pra min são alguns recursos de monitoramento não disponível em swos, protocolos de acesso https,ssh e principalmente mac-telnet , tem a questão de gerencia do swos cheio de bugs e que na maioria das vezes é necessário rebotar o switch , falando em roteador um grande problema que vejo o pessoal enfrentar é o fato de quererem fazer switch em roteador e roteador em switch, CRS deve ser usado exclusivamente como switch e não como roteador.
    Realmente amigo, ja desistimos do Router OS aqui pra esse equipamento, vai ficar exclusivamente como switch.

  7. #27

    Padrão Re: Algum provedor usando Mikrotik Cloud Router Switch Crs317-1g-16s+rm L6?

    Citação Postado originalmente por jcmaster85 Ver Post
    Amigo você ta de brincadeira??? quer comparar as funcionalidades do RouterOS com o SwOS que é totalmente "CAPADO" o que da pra fazer setar um IP de gerencia e selecionar opções, se não fosse pra usar o RouterOS pra que colocariam a função de dual boot, você sabia que a 317 vem com dual boot???
    Então, a intenção não foi comparar, mas sim entender mesmo a diferença, levando em conta que a intenção do equipamento é ser usado como Switch, e não como roteador. Mesmo assim obrigado por compartilhar seu conhecimento.


    Citação Postado originalmente por jcmaster85 Ver Post
    faz assim que fica mais bonito pra você e pra mim, escreva no seu próximo post, EU SOU MELHOR QUE TODOS VOCÊS DO FORÚM E TENHO SEMPRE QUE DA A ULTIMA PALAVRA MESMO QUE SEJA ASNEIRA, NÃO IMPORTA O QUE FALEM SEMPRE VOU RETRUCAR PORQUE SOU O DONO DA RAZÃO... deixei os 3 pontos pra você continuar. Sucesso.
    Nossa, que belo post! Meus parabéns, mas entendi bem a revolta, o comentário sobre o hw offload foi seu né? Mas me desculpe, quem não ta entendendo sou eu mesmo... Todavia vou deixar o teu comentário como citação e quem ler que tire suas conclusões sobre a sua pergunta e desculpe, fui eu mesmo que não entendi, você esclareceu bem! Segue:

    Citação Postado originalmente por jcmaster85 Ver Post
    Como configurou, poderia postar as regras? aqui não consigo, quando adiciono a vlan nas portas da bridge não entra no Hardware Offload.

    Sobre minha curiosidade foi real, nem sabia que o negócio tinha dual-boot e não pensei em outras necessidades... obrigado ao colega @robervaldd por responder.

    Citação Postado originalmente por robervaldd Ver Post
    ... alguns recursos de monitoramento não disponível em swos, protocolos de acesso https,ssh e principalmente mac-telnet , tem a questão de gerencia do swos cheio de bugs e que na maioria das vezes é necessário rebotar o switch ...

    Concordo plenamente...

    Citação Postado originalmente por robervaldd Ver Post
    falando em roteador um grande problema que vejo o pessoal enfrentar é o fato de quererem fazer switch em roteador e roteador em switch, CRS deve ser usado exclusivamente como switch e não como roteador.

  8. #28

    Padrão

    Amigo você tem quantos anos??? Tudo bem você ganhou, onde fica o botão pra encerrar a disputa, creio que se não fizer isso você não dorme hoje, caramba você foi procurar mensagens minhas pra dar uma resposta kkkkk(doente)... Ta vendo o tanto de lixo que foi gerado em cima do tópico por causa de um comentário besta seu totalmente sem necessidade, se não quer ajudar, se não sabe, se acha que é besteira, baboseira, matéria de jardim de infância, cara fica quieto não instiga os outros que estão procurando uma resposta e conhecimento extra, se soubessémos tudo não estaríamos aqui, falo nós porque você também esta aqui, creio que também tem muitas duvidas ou só esta aqui só por hobby??? Como diria aquele velhodeitado, ninguém nasce sabendo, sé é coisa boba pra você é melhor recolher-se ao silencio da sua sabedoria invés de perder a oportunidade e pronunciar-se feito um idiota.




    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Então, a intenção não foi comparar, mas sim entender mesmo a diferença, levando em conta que a intenção do equipamento é ser usado como Switch, e não como roteador. Mesmo assim obrigado por compartilhar seu conhecimento.




    Nossa, que belo post! Meus parabéns, mas entendi bem a revolta, o comentário sobre o hw offload foi seu né? Mas me desculpe, quem não ta entendendo sou eu mesmo... Todavia vou deixar o teu comentário como citação e quem ler que tire suas conclusões sobre a sua pergunta e desculpe, fui eu mesmo que não entendi, você esclareceu bem! Segue:




    Sobre minha curiosidade foi real, nem sabia que o negócio tinha dual-boot e não pensei em outras necessidades... obrigado ao colega @robervaldd por responder.




    Concordo plenamente...

  9. #29

    Padrão Re: Algum provedor usando Mikrotik Cloud Router Switch Crs317-1g-16s+rm L6?

    Galera, boa tarde.

    Não participo do fogo cruzado (rs). Busco apenas mais conhecimento.

    A minha dúvida pelo que percebi é a mesma de alguns.

    Considerações:

    1° - A Bridge com Hardware Offload veio para fazer o papel Switch no RouterOS.

    2° - Switch naturalmente trata VLan com seu alto desempenho para Layer2.

    Dúvida:

    As VLans criadas e adicionadas na Bridge com Hardware Offload recebem otimização de processamento (como era no modo Switch sem Bridge HW) ou a partir de agora teremos dois tipos de configuração de Switch:

    1° - Quando precisar utilizar VLan

    2° - Quando NÃO precisar utilizar VLan

    ?

  10. #30

    Padrão Re: Algum provedor usando Mikrotik Cloud Router Switch Crs317-1g-16s+rm L6?

    É que o que pessoal não entende é que com CRS, não funciona assim para lidar com VLAN... Tem que usar o recurso de switch... E não ficar criando VLAN como interfaces...

  11. #31

    Padrão Re: Algum provedor usando Mikrotik Cloud Router Switch Crs317-1g-16s+rm L6?

    @andrecarlim

    Em resumo então ... para CRS tratar VLan não podemos utilizar Bridge Hardware Offload mas sim o bom e velho recurso de Switch pois a Bridge Hardware Offload foi desenvolvida para uso de interfaces físicas.

    Entendi corretamente?

  12. #32

    Padrão Re: Algum provedor usando Mikrotik Cloud Router Switch Crs317-1g-16s+rm L6?

    Sim, exatamente como está descrito aqui:

    https://wiki.mikrotik.com/wiki/Manua...eries_switches

  13. #33

    Padrão Re: Algum provedor usando Mikrotik Cloud Router Switch Crs317-1g-16s+rm L6?

    Aproveitando o tópico alguém aqui utiliza controle de banda por vlan nesse switch com swos ? Caso sim pode relatar se funciona corretamente.

  14. #34

    Padrão Re: Algum provedor usando Mikrotik Cloud Router Switch Crs317-1g-16s+rm L6?

    Citação Postado originalmente por robervaldd Ver Post
    Aproveitando o tópico alguém aqui utiliza controle de banda por vlan nesse switch com swos ? Caso sim pode relatar se funciona corretamente.
    Olha eu ainda não usei, mas acho que funciona, já usei em outras CRS e funcionou perfeitamente. Segue...

    https://wiki.mikrotik.com/wiki/Manua...vice_.28QoS.29

  15. #35

    Padrão Re: Algum provedor usando Mikrotik Cloud Router Switch Crs317-1g-16s+rm L6?

    @andrecarlim

    Legal ... informações muito importantes.

    Tenho uma outra dúvida que faz parte deste mundo de Switch.

    Antes das versões de RouterOS 6.41 para trabalharmos em Switch a Mikrotik apontava a necessidade de criar MasterPort entre todas as interfaces e trabalhar no menu Switch.

    Após a versão de RouterOS 6.41 ela retirou o "MasterPort" e indica trabalharmos com Bridge.

    Aí vem a pergunta (rs): Para trabalharmos com VLans com RouterOS acima da 6.41, como fazer se não tem mais "MasterPort"?

    Saudações

  16. #36

    Padrão Re: Algum provedor usando Mikrotik Cloud Router Switch Crs317-1g-16s+rm L6?

    Aí tem duas opções. Cria a VLAN normal e faz a bridge ou trabalha nas funções switch.

    Abaixo tem mais info

    https://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Interface/VLAN

  17. #37

    Padrão Re: Algum provedor usando Mikrotik Cloud Router Switch Crs317-1g-16s+rm L6?

    Caro @fhayashi,

    Li a documentação que passou com bastante calma e encontrei apenas configurações de VLan usando Bridge. Poderia apontar onde localizou a configuração nas funções Switch?

    Saudações.

  18. #38

    Padrão Re: Algum provedor usando Mikrotik Cloud Router Switch Crs317-1g-16s+rm L6?

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Aí tem duas opções. Cria a VLAN normal e faz a bridge...
    Não é assim não! Assim vai ferrar a cpu do equipamento!


    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Após a versão de RouterOS 6.41 ela retirou o "MasterPort" e indica trabalharmos com Bridge. Aí vem a pergunta (rs): Para trabalharmos com VLans com RouterOS acima da 6.41, como fazer se não tem mais "MasterPort"?
    Na verdade, não mudou absolutamente nada, você apenas vai adicionar as interfaces na bridge, lembrar de ativar o hw offload nas interfaces que estão na bridge, e nas configurações de swicth configura igual fazia quando era master port. Tenho muito CRS assim, fazendo inclusive Q-in-Q!

  19. #39

    Padrão Re: Algum provedor usando Mikrotik Cloud Router Switch Crs317-1g-16s+rm L6?

    @godoy

    opa, foi mal. Mandei o link errado mesmo.

    https://wiki.mikrotik.com/wiki/Manua...eries_switches

  20. #40

    Padrão Re: Algum provedor usando Mikrotik Cloud Router Switch Crs317-1g-16s+rm L6?

    Pessoal ... lendo outra documentação encontrei e confirma o que o @andrecarlim falou (parabéns .. matou a pau)

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Não é assim não! Assim vai ferrar a cpu do equipamento!
    Na verdade, não mudou absolutamente nada, você apenas vai adicionar as interfaces na bridge, lembrar de ativar o hw offload nas interfaces que estão na bridge, e nas configurações de swicth configura igual fazia quando era master port. Tenho muito CRS assim, fazendo inclusive Q-in-Q!
    https://wiki.mikrotik.com/wiki/Manua...eries_switches

    Trecho traduzido diz:

    " ... De agora em diante, as BRIDGES tratarão de todos os encaminhamentos do Layer2 e o uso do chip do switch ( hw-offload ) será hw-offload automaticamente se as condições apropriadas forem atendidas. O restante dos recursos do RouterOS Switch permanece inalterado nos menus habituais. ..."

    Acredito que a reposta ao tópico ficou bem clara: a única mudança é que ao invés de apontar todas as interfaces para uma "MasterPort" deve-se criar uma Bridge com todas as Interfaces Físicas. As configurações de VLan permanecem no menu lateral "Switch". Dessa maneira todo encaminhamento utilizará a aceleração da Bridge por Hardware (hw-offload).


    Caro @andrecarlim , queria esclarecer uma curiosidade:

    Técnicamente já entendi Q-in-Q e como faze-lo. Na pratica, qual seria a usabilidade de marcar duas Tags de VLans no mesmo pacote?

    Saudações