Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas na rede utp

    Olá amigos.
    Bom dia.
    Hoje minha rede é híbrida.
    Possuo rádio,utp e fibra.Aos poucos estou migrando tudo para fibra.
    Porém na rede utp estou com um problema que vem se arrastando faz um tempinho e eu venho ignorando.
    A rede utp está com fonte 165 vdc,switch com poe modificado p 165vdc,cascateada,distancia de no máximo 60 mts,cabo em grande parte dos trechos alumínio cobreado.
    O ocorrido;
    Pode parecer mentira,mas em certos trechos da rede.Em quase certo horário,normalmente quando faz frio.A o trecho para de funcionar.Exemplo;dia 21/05 as 00:30 até as 07:35 ficou fora,depois voltou sozinho.dia 23/05 as 00:30 até as 07:29 ficou fora,depois voltou sozinho.
    De início pensei que fosse elétrica,que fosse switch,cabo ruim,loop na rede,campo magnético dos transformadores influenciando no cabo e etc.Mas estou começando a pensar que a temperatura tem relação com isso,pois tenho notado que é em dias de temperatura baixa que vejo estes problemas acontecerem.
    Estou migrando a rede para ftth,mas tenho que resolver estes problemas no utp até como didática.
    Enfim,gostaria de saber dos amigos se já passaram por este problema e qual foi a solução.Se acharam a solução.
    Desde já grato.

  2. #2

    Padrão Re: Problemas na rede utp

    Já trocou o lance do cabo? aqui ocorre isso, geralmente por ter tomado sol, e agora com o tempo frio, os cabos de rede acabam "morrendo", os pares metálicos internos devem ter se rompido devido a exposição ao calor e ao frio. Se trocou o cabo e não resolveu, já tentou por um cabo blindado?

  3. #3

    Padrão Re: Problemas na rede utp

    Provavelmente seja cabo. Temos esses problemas aqui as vezes. Em todos elas, o problema era o cabo.

  4. #4

    Padrão Re: Problemas na rede utp

    Sim.
    Já troquei os cabos,pois eram vários trechos.
    Tudo indica que seja o cabo.Só queira confirmar mesmo.
    Quero saber se pondo 100% cobre poderá resolver meu problema.

  5. #5

    Padrão Re: Problemas na rede utp

    sim seu problema e o cabo .. alias .. algum problema no cabo .. por ser cobreado e dependendo do fabricante.. e vc pode ter passado da metragem .. sim, pode dar esse tipo de problema .. 100% cobre vai resolver ? talvez .. como disse antes se for colocar a msm distancia que esta o cabo antigo cobreado vai funcionar e com tempo vai dar problema novamente .. mude o cabo e procure cabos de boa qualidade 100% cobre que tudo vai dar certo .. diminua a metragem de uma caixa para outra no maximo 80metros outra coisa importante... muitos por ai usam falam bem que funciona e etc .. eu nao gosto e nao acho legal .. enviar energia e dados no msm cabo ... mais isso vai de cada um, pois nao sou ninguem para dar opiniao sobre o que vc ou qualquer outra pessoa vai usar em sua rede ... enfim ... aqui tenho varias redes e o maior ramal tem 2,8km utp ..alimentacao separada fe..
    forte abraco e boa sorte e bom servico.

  6. #6

    Padrão Re: Problemas na rede utp

    Amigo, se você quer usar cabo utp para a estrutura da rede, usa 100% cobre. Alumínio cobreado não é pra isso. Aqui eu tenho um pouco de rede utp também e é tudo 100% cobre, rodando há algum tempo, nunca tive problemas. E não pretendo migrar para FTTH pois funciona perfeitamente hehe
    Única diferença é que eu trago fibra até certo ponto e depois distribuo no UTP. Não é 100% UTP, o grosso da estrutura é fibra mesmo.

  7. #7

    Padrão Re: Problemas na rede utp

    Citação Postado originalmente por andfonsek Ver Post
    Amigo, se você quer usar cabo utp para a estrutura da rede, usa 100% cobre. Alumínio cobreado não é pra isso. Aqui eu tenho um pouco de rede utp também e é tudo 100% cobre, rodando há algum tempo, nunca tive problemas. E não pretendo migrar para FTTH pois funciona perfeitamente hehe
    Única diferença é que eu trago fibra até certo ponto e depois distribuo no UTP. Não é 100% UTP, o grosso da estrutura é fibra mesmo.

    uso em uma boa tarde da minha rede cabo lan expert cobreado cabo muito bom .. isso ja esta fazendo 3anos kkk ... ate pq cabo 100% cobre veio sair por agora com precos mais acessíveis .. eu nao vejo muita vantagem em mudar para fibra por agora custo e investimento alto .. mais enfim cada um faz o seu..
    parabens irmao.

  8. #8

    Padrão Re: Problemas na rede utp

    A questão é que quando montei a rede fiz com lanexpert cobreado e funfou de boa.
    Quando houve rompimentos coloquei 2flex e xin-xings diversos.
    Como na hora funcionou ,achei que 100% cobre não era necessário.
    Me ferrei.Criei um monstro.
    Agora tenho vários trechos que terei que trocar o cabo .

  9. #9

    Padrão Re: Problemas na rede utp

    Não tenho experiencia em cabeamento, mas um detalhe do relato é com relação ao horário. Pelo que ele citou, sempre ocorre no mesmo horário...

    Mas também comentou que a rede tem no máximo 60m de lance e que isso tem ocorrido faz um tempinho... Bem estranho mesmo esta questão do horário. Andou trocando ou adicionando algum equipamento em cliente e logo depois começou isso?

  10. #10

    Padrão Re: Problemas na rede utp

    Não é exatamente no mesmo horário.
    Exemplo:hoje a temperatura está mais amena aqui,já abriu um sol.A rede está de boa.
    Eu demorei a chegar a este ponto de vista porque é difícil acreditar que a temperatura tem influência no funcionamento da rede rs.

  11. #11
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Problemas na rede utp

    Cabo de fibra ou UTP não importa, o fato é que os postes de enlace são muito baixos, sendo menor que 4,50 mt. no centro da rua; passa um caminhão com excesso de altura pronto. Eles passam de madrugada e numa cidade pequena sabe que pagará a conta.
    Nisso cria um monte de emendas, mais emendas, diferenças de materiais ou características do condutor uma hora tem que dar pau.

  12. #12

    Padrão Re: Problemas na rede utp

    Sim,estes problemas acontecem.Mas são localizados facilmente.
    A questão de temperatura baixa ter influência no funcionamento do cabo me parecia loucura rs.
    Para a ter ideia.Em períodos que frio mais intenso no meio do dia parava ou perdia pacotes do nada.
    Por se tratar de uma condição provisória na rede utp fui deixando de lado.Mas agora sei disso e terei que trocar vários trechos na rede.

  13. #13

    Padrão Re: Problemas na rede utp

    ja pensou em olhar se nao a suor dentro das caixas hermeticas...

  14. #14

    Padrão Re: Problemas na rede utp

    Já.
    Hoje troquei os textos inteiros.
    Em alguns dou retorno aqui.

  15. #15

    Padrão

    Adotamos rede mista, cada poste colocamos uma ONU e um switch com alimentação POE 24V do cliente, tem alguns lugares que puxamos o cabo para mais dois postes.
    Cada célula fica independente com o link da ONU, assim nao corremos o risco de queimar em cascata e nao dá gargalo na switch de entrada.

  16. #16

    Padrão Re: Problemas na rede utp

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não tenho experiencia em cabeamento, mas um detalhe do relato é com relação ao horário. Pelo que ele citou, sempre ocorre no mesmo horário...

    Mas também comentou que a rede tem no máximo 60m de lance e que isso tem ocorrido faz um tempinho... Bem estranho mesmo esta questão do horário. Andou trocando ou adicionando algum equipamento em cliente e logo depois começou isso?
    É o sereno que faz isso. Por isso o horário é praticamente sempre o mesmo, sempre. Em dias quentes, onde não tem praticamente sereno, isso não ocorre. De manhã o problema para porque o cabo seca.

  17. #17

    Padrão Re: Problemas na rede utp

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Olá amigos.
    Bom dia.
    Hoje minha rede é híbrida.
    Possuo rádio,utp e fibra.Aos poucos estou migrando tudo para fibra.
    Porém na rede utp estou com um problema que vem se arrastando faz um tempinho e eu venho ignorando.
    A rede utp está com fonte 165 vdc,switch com poe modificado p 165vdc,cascateada,distancia de no máximo 60 mts,cabo em grande parte dos trechos alumínio cobreado.
    O ocorrido;
    Pode parecer mentira,mas em certos trechos da rede.Em quase certo horário,normalmente quando faz frio.A o trecho para de funcionar.Exemplo;dia 21/05 as 00:30 até as 07:35 ficou fora,depois voltou sozinho.dia 23/05 as 00:30 até as 07:29 ficou fora,depois voltou sozinho.
    De início pensei que fosse elétrica,que fosse switch,cabo ruim,loop na rede,campo magnético dos transformadores influenciando no cabo e etc.Mas estou começando a pensar que a temperatura tem relação com isso,pois tenho notado que é em dias de temperatura baixa que vejo estes problemas acontecerem.
    Estou migrando a rede para ftth,mas tenho que resolver estes problemas no utp até como didática.
    Enfim,gostaria de saber dos amigos se já passaram por este problema e qual foi a solução.Se acharam a solução.
    Desde já grato.
    Amigo, com certeza seu problema é cabo. O horário é quase sempre o mesmo e em tempos mais frios devido ao sereno. Em épocas quentes, onde não há praticamente sereno, esses problemas são difíceis de acontecer. Isso não tem nada a ver com a distância, se o cabo for bom, de qualidade, você pode colocar 100 metros que vai funcionar sem problemas. Cabos com 60 metros como você tem colocado, não evita esse tipo de problema e nem ameniza. Pra zerar de vez esses problemas, coloque cabo de cobre e apropriado para uso externo, você gasta mais, porém economiza com atendimentos, reclamações, etc.

  18. #18

    Padrão Re: Problemas na rede utp

    Sobre a física por trás disso, quanto maior a temperatura, maior a condutividade, em praticamente todo metal, sem segredos até aí.

    Só que cabo barato é alumínio na alma, com praticamente uma TINTA ao redor. Esse processo de cobertura com cobre é a quente, e não gera uma camada perene de digamos 50 micrometros, em alguns trechos há mistura na alma do condutor, e ocorre a corrosão por oxigênio, a oxidação, entre os materiais quando isso não é feito com material de boa pureza ou em máquina mais rápida (Logo, mais cara).

    E... metal oxidado sim tem reações muito variadas com pequenas diferenças de temperatura! A cuprita e o oxido de alumínio que ficam entre as camadas desses metais fazem um contato meia-boca quando se tocam, mas conforme o frio retrai o cabo longo (E o calor expande), os cristais esmagados entre os materiais mudam de posição (Lembra, eles foram unidos com o fio lá pelos 200°C. O sol da tarde faz ele chegar a 60°C e isso não é um problema, o problema é cair pra 5°C de madrugada) e a condutância diminui nesse trecho. Talvez num lance de 60m tenha só 1 ponto com isso, mas isso muda o tempo de resposta do pacote de sincronia da rede UTP, e basicamente o chipset do switch ou roteador não recebe resposta em tempo hábil por isso entende que não há cabo conectado, ou que há colisão de pacotes (Tipo quando ele manda pacote de sincronia, dá timeout, manda outro, e no processo de envio do segundo pacote recebe resposta do primeiro). O timeout dessa sincronia em rede 100Mbs é basicamente o tempo que a luz leva pra circular 120m de cabo ida e volta + o tempo de um chipset ler o pacote e responder, se a velocidade de propagação for muito alterada (E ter alma de alumínio NÃO altera a velocidade de propagação! Ethernet usa altas frequencias, os sinais vão ao redor do cabo, não pela alma. Cabo de alumínio é ruim pra poe mas não necessariamente pra ethernet, tanto que até Cisco e Arruba tem patch cords com alumínio) esse timeout é excedido e o chipset não consegue nem fazer a sincronia inicial pra COMEÇAR a trocar pacotes tcp/ip com o outros chipset do outro switch.

    Se fosse alumínio puro, com pureza boa, não teria esse problema, a velocidade de propagação e a resistividade seriam mais perenes, diminui em dias frios mas não cria nada grave igual as cristalização entre cuprita e oxido de alumínio num processo ruim de mistura (Alias, se fosse um cabo bom, digamos Nexans, com alumínio, também não teria problema. O problema é processo de fabricação ou pureza de material, não o uso de alumínio exatamente).

  19. #19

    Padrão Re: Problemas na rede utp

    Exatamente este tipo de explicação que esperava,show de bola.
    Eu acompanho este fórum por isso,tem pessoas como o Rubem aqui.
    Não é babação.Mas pessoas terem o conhecimento sobre química,física,hardware,software e etc.Terem a boa vontade de explicar e compartilhar de seu conhecimento sem ganhar nada não é em qualquer lugar que se encontra.
    Sobre o problema.Eu já tinha esta ideia na pratica do dia a dia.Mas ter a explicação teórica é outra coisa rs.
    Muito obrigado a todos.

  20. #20

    Padrão Re: Problemas na rede utp

    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Olá amigos.
    Bom dia.
    Hoje minha rede é híbrida.
    Possuo rádio,utp e fibra.Aos poucos estou migrando tudo para fibra.
    Porém na rede utp estou com um problema que vem se arrastando faz um tempinho e eu venho ignorando.
    A rede utp está com fonte 165 vdc,switch com poe modificado p 165vdc,cascateada,distancia de no máximo 60 mts,cabo em grande parte dos trechos alumínio cobreado.
    O ocorrido;
    Pode parecer mentira,mas em certos trechos da rede.Em quase certo horário,normalmente quando faz frio.A o trecho para de funcionar.Exemplo;dia 21/05 as 00:30 até as 07:35 ficou fora,depois voltou sozinho.dia 23/05 as 00:30 até as 07:29 ficou fora,depois voltou sozinho.
    De início pensei que fosse elétrica,que fosse switch,cabo ruim,loop na rede,campo magnético dos transformadores influenciando no cabo e etc.Mas estou começando a pensar que a temperatura tem relação com isso,pois tenho notado que é em dias de temperatura baixa que vejo estes problemas acontecerem.
    Estou migrando a rede para ftth,mas tenho que resolver estes problemas no utp até como didática.
    Enfim,gostaria de saber dos amigos se já passaram por este problema e qual foi a solução.Se acharam a solução.
    Desde já grato.
    vc tem Switch tplink nesta rede?