+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida na criação de um novo pop

    Olá a todos, pessoal queria que me ajudassem em uma dúvida, estamos em um projeto para descentralizar nossa rede usando em cada POP duas rbs, uma para ospf , e outra para o pppoe, mas usando uma máquina virtualizada com o nosso sistema.
    1 pergunta.
    Para rodar o ospf nos POP uma RB3011 aguentaria ou melhor uma 1100?
    2 pergunta
    Vamos ter as rbs nos pops para a autenticação , mas usamos o mkauth centralizado, isso mudaria muito o desempenho? pois afinal a autenticação continuaria centralizada mesmo com o concetrador pppoe por POP, ou estou raciocianando errado?

    Desculpa se a pergunta não ficou muito clara mas podem me perguntar que tendo esclarecer o máximo possível.

    Desde já agradeço a todos

  2. #2

    Padrão Re: Duvida na criação de um novo pop

    Idéia é seguir rfc4364?

  3. #3

    Padrão Re: Duvida na criação de um novo pop

    Ac.

  4. #4

    Padrão

    Para rodar o ospf nos POP uma RB3011 aguentaria ou melhor uma 1100?

    R: Aí depende de quantos clientes está atendendo nesse equipamento. 1100 é melhor que 3011, mas talvez não tenha necessidade de algo tão parrudo.


    =========================
    Vamos ter as rbs nos pops para a autenticação , mas usamos o mkauth centralizado, isso mudaria muito o desempenho? pois afinal a autenticação continuaria centralizada mesmo com o concetrador pppoe por POP, ou estou raciocianando errado?

    R: No MK-Auth não mudaria muito o desempenho pois continuaria recebendo o mesmo número de requisições, apenas teria uma rota maior a percorrer para autenticar o cliente. Nos concentradores aumenta um pouco o desempenho pois os clientes seriam gerenciados por cada concentrador de forma separada e não em um único concentrador.

  5. #5

    Padrão Re: Duvida na criação de um novo pop

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Idéia é seguir rfc4364?
    Digamos que sim , usariamos ospf/mpls

  6. #6

    Padrão Re: Duvida na criação de um novo pop

    Ac.

  7. #7

    Padrão Re: Duvida na criação de um novo pop

    Citação Postado originalmente por Lemaxtelecom Ver Post
    Digamos que sim , usariamos ospf/mpls
    Bom, nesse caso, tem de considerar que o roteador PE irá passar tráfego de todos os CEs conectados nele e de outros PE que o utilizarem como rota.

    Já o CE irá ter a carga de trabalho de PPPoE e controle de banda, sendo que controle de banda é um processo pesado.

  8. #8

    Padrão Re: Duvida na criação de um novo pop

    Rachei de rir com essa de que a rb1100 é melhor que a rb3011, só se for a rb1100ahx4!

    Mas sim, qualquer rb3011 suporta ospf tranquilamente.

    Mas qual a necessidade real de duas rb's em cada pop?

  9. #9

    Padrão Re: Duvida na criação de um novo pop

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Rachei de rir com essa de que a rb1100 é melhor que a rb3011, só se for a rb1100ahx4!

    Mas sim, qualquer rb3011 suporta ospf tranquilamente.

    Mas qual a necessidade real de duas rb's em cada pop?
    oi Andre td bom? bom a ideia do pessoal aqui e coloca uma pro ospf e uma pra autenticar local. foi o que me passaram

  10. #10

    Padrão Re: Duvida na criação de um novo pop

    É um gasto desnecessário, veja bem se você usar uma rb3011, vai atender com certo "charme" até umas 150 sessões pppoe (sem nat e com queues, acredito eu, de até uns 10Mb). É so configurar direito o OSPF que não terá problema, e logo não precisa de outro equipamento. Se quiser mais sessões pppoe, para até umas 300, da pra usar a rb1100ahx4, mais que isso já tem que partir pra uma CCR.

  11. #11

    Padrão Re: Duvida na criação de um novo pop

    separando o ospf do pppoe, por isso 2 rbs, no MEU ponto de vista não vejo como desnecessário, pois uso 2 hex750gr3, que fica mais em conta que apenas uma 3011, 1100ahx4 ou ccr.

  12. #12

    Padrão Re: Duvida na criação de um novo pop

    Acho que a confusão toda veio de um vídeo do Allan Caldas que o Lacier Dias comentou o exemplo de um POP contendo dois roteadores.

    A primeira vista parece fazer sentido mas pessoal não foi atrás da RFC para entender.

    Dividi-se a rede inteira em duas partes: a nuvem mpls com os PEs e os roteadores de acesso CEs. Então, o exemplo dele no vídeo era com apenas 1 CE, mas na verdade, em cada PE, vc pode pendurar vários CEs. O PE fica responsável pela comunicação dentro da nuvem MPLS enquanto o CE trabalha como concentrador. O desenho é feito para suportar multi-serviços, abrindo várias possibilidades de produto como IPTV (separada da rede internet), Clear channel, VPN-IPv4, etc. Aplicando VRF na interface do PE que se conecta ao CE, ganha no quesito segurança, deixando seus clientes sem acesso aos equipamentos internos da rede.

    Se não for aplicar o modelo, realmente não é necessário dividir em 2 routers.

  13. #13

    Padrão Re: Duvida na criação de um novo pop

    Citação Postado originalmente por grande999 Ver Post
    separando o ospf do pppoe, por isso 2 rbs, no MEU ponto de vista não vejo como desnecessário, pois uso 2 hex750gr3, que fica mais em conta que apenas uma 3011, 1100ahx4 ou ccr.
    Mas quantas rotas estão no OSPF? 90% de chance de jogar o OSPF para a mesma RB vai continuar na mesma, assim uma hex750gr3 fica mais barata que 2.

  14. #14

    Padrão Re: Duvida na criação de um novo pop

    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Mas quantas rotas estão no OSPF? 90% de chance de jogar o OSPF para a mesma RB vai continuar na mesma, assim uma hex750gr3 fica mais barata que 2.
    realmente, se fosse assim, mas não uso dessa forma.
    uso mpls....divido em PE e CE.