+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida DHCP Windows Server e isolamento de clientes

    Olá, gostaria de saber se há alguma forma de isolar clientes usando o DHCP do Windows Server 2012, pois sumarizar uma rede /23 e fazer com que o DHCP distribua uma máscara /30 como faz o PPPoE seria muito mais prático que criar vários leases no DHCP (imaginem uma rede como a da NET tendo que criar lease manual pra cada modem...). O problema é que o serviço reclama quando tento dizer que a máscara será qualquer uma diferente de /23.

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida DHCP Windows Server e isolamento de clientes

    Deves isolar utilizando VLAN, mais é necessário que o teu Switch suporte VLAN.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida DHCP Windows Server e isolamento de clientes

    O problema é justamente que eles não suportam VLAN

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida DHCP Windows Server e isolamento de clientes

    Amigo, não entendi se você está interessado na segurança ou qual a intenção...

    Mas o problema não é o DHCP em si, é que rede não funciona assim como você está pensando.

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida DHCP Windows Server e isolamento de clientes

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Amigo, não entendi se você está interessado na segurança ou qual a intenção...

    Mas o problema não é o DHCP em si, é que rede não funciona assim como você está pensando.
    Realmente você não entendeu, eu sei bem como funciona, apenas queria saber se existe alguma forma de isolar diretamente pelo DHCP já que existe quando se fala em pppoe. Não queria fazer sub-redes roteando a comunicação, a intenção era isolar clientes wifi visitantes sendo que não tenho como separar os roteadores para guest e notebook do domínio (a famosa descoberta de redes) e seria burrice e trabalhoso implantar pppoe em uma rede interna.

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida DHCP Windows Server e isolamento de clientes

    Então amigo, você diz que sabe bem como funciona, mas não sabe absolutamente nada de rede... Se soubesse, como falei anteriormente, não estaria fazendo perguntas que não fazem o menor sentido...

    Agora que você disse o seu objetivo, vejo duas formas de fazer isso.

    1) se for pelo cabo, e for apenas um switch, você pode ligar o seu servidor, por exemplo na porta 1, e desativar o forward entre todas as portas e deixar somente com a porta 1.

    2) se for pela wireless, basta que ative o 'client isolation', isso fará com que os dispositivos conectados através de wi-fi não troquem pacotes entre si.

    Ficou claro o que é entender de redes?

  7. #7

    Padrão Re: Dúvida DHCP Windows Server e isolamento de clientes

    Parece que você tá tentando rotear com HUB, amigo.

    Faz o que andrecarlim indicou. Qualquer alteração que aumente a complexidade da rede, deve haver investimentos.

  8. #8

    Padrão Re: Dúvida DHCP Windows Server e isolamento de clientes

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Então amigo, você diz que sabe bem como funciona, mas não sabe absolutamente nada de rede... Se soubesse, como falei anteriormente, não estaria fazendo perguntas que não fazem o menor sentido...

    Agora que você disse o seu objetivo, vejo duas formas de fazer isso.

    1) se for pelo cabo, e for apenas um switch, você pode ligar o seu servidor, por exemplo na porta 1, e desativar o forward entre todas as portas e deixar somente com a porta 1.

    2) se for pela wireless, basta que ative o 'client isolation', isso fará com que os dispositivos conectados através de wi-fi não troquem pacotes entre si.

    Ficou claro o que é entender de redes?
    Valeu aí dono de todo conhecimento do mundo pela resposta, bastava dizer sim ou não (ou ignorar o tópico).

    Realmente não sei nada de redes já que você está dizendo deve ser porque conhece muito bem minha história na área de TI. Motivo pelo qual estou sempre estudando ou perguntando, bem melhor que sair dando patada nos outros, pra mim algo trivial em outra área pode ser quase impossível de aprender para você, por exemplo.

  9. #9

    Padrão Re: Dúvida DHCP Windows Server e isolamento de clientes

    Citação Postado originalmente por surfinhu Ver Post
    Parece que você tá tentando rotear com HUB, amigo.

    Faz o que andrecarlim indicou. Qualquer alteração que aumente a complexidade da rede, deve haver investimentos.
    Meu jovem, órgão público onde eu não determino as regras, infelizmente quem tem a chave do cofre não quer investir, o jeito é fazer gambiarras e/ou ligar o f***-se.

  10. #10

    Padrão Re: Dúvida DHCP Windows Server e isolamento de clientes

    Citação Postado originalmente por rossisolrac Ver Post
    Valeu aí dono de todo conhecimento do mundo pela resposta, bastava dizer sim ou não (ou ignorar o tópico).

    Realmente não sei nada de redes já que você está dizendo deve ser porque conhece muito bem minha história na área de TI. Motivo pelo qual estou sempre estudando ou perguntando, bem melhor que sair dando patada nos outros, pra mim algo trivial em outra área pode ser quase impossível de aprender para você, por exemplo.
    Infelizmente parece que os anos não ajudaram muito, e pare de tentar se explicar, esta piorando cada vez mais sua situação. Como eu disse, trabalhar em TI, não garante absolutamente nada de conhecimento em redes, o que garante isso é inteligencia e esforço. Novamente reafirmo, não quero arrumar confusão com ninguém. Só gosto que, como a bíblia diz em Romanos 12:2, "digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação". E aplico a mim mesmo esse ensinamento, peço desculpas se te ofendi, mas em minha defesa, em nenhum momento falei que eu tinha "todo o conhecimento do mundo".

    E fazendo alusão ao seu seu comentário ("bastava dizer sim ou não (ou ignorar o tópico)."), é porque a maioria dos usuários ignora as threads que o Under-Linux esta essa baderna, as pessoas nem sequer se dão o trabalho de escrever corretamente e querem ajuda para fazer tarefas que exigem certa pericia. Talvez o problema da humanidade seja esse, querem tudo fácil, sem precisar de nenhum esforço. Nem sequer tentam obter o conhecimento para posteriormente discutir uma ideia própria. Querem copiar tudo.

    E mais uma vez, ninguém esta aqui pra ficar "acariciando" o desejo dos outros, por isso, eu falo como acho que devo falar.
    Última edição por andrecarlim; 07-06-2018 às 15:59. Razão: erro de gramatica