+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik + ap's, wifi para 900 usuários - ajuda/recomendação

    Bom dia,

    Prezados colaboradores do fórum,


    Estou trabalhando recentemente com projetos de rede WiFi e surgiu a oportunidade de montar uma rede para 900 alunos conectados simultaneamente em uma escola.

    - Estava pensando em usar Router Mikrotik com AP's da Ubiquiti.


    Queria uma recomendação de qual modelo de router e Ap's usar, lembrando que essa rede precisa ser gerenciável, bloqueio de sites e permita utilizar Hot-Spot com usuário e senha.


    Desde já, Agradeço!

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik + ap's, wifi para 900 usuários - ajuda/recomendação

    um rb para gerenciar o dhcp e um monte de ap em bridge para suportar esse tanto de alunos

  3. #3

    Padrão Re: Mikrotik + ap's, wifi para 900 usuários - ajuda/recomendação

    é muitas variáveis, quantos mb de net vc tem, todos vão estar usando ao mesmo tempo, qual a área total de abrangência, para qual finalidade seria??? o que vai ser liberado para uso, tudo conta muito na hora de fazer o projeto, passa mais informações para nós, pois é uma rede bem complexa para te dizer o que usar sem ter mais detalhes.

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik + ap's, wifi para 900 usuários - ajuda/recomendação

    Oi bom dia instala a antena unifi e mais cara mas vai resolver o seu problema

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik + ap's, wifi para 900 usuários - ajuda/recomendação

    Citação Postado originalmente por hugomatosk Ver Post
    Oi bom dia instala a antena unifi e mais cara mas vai resolver o seu problema
    Dependendo pode mesmo ser uma solução. Mas não vai escapar de vários equipamentos espalhados pela área... O Unifi tem a vantagem da escalabilidade, mas mesmo assim tem que pensar em ter um servidor para a chegada dos unifi senão vai ter um gargalo.

  6. #6

    Padrão Re: Mikrotik + ap's, wifi para 900 usuários - ajuda/recomendação

    Citação Postado originalmente por gandhi Ver Post
    é muitas variáveis, quantos mb de net vc tem, todos vão estar usando ao mesmo tempo, qual a área total de abrangência, para qual finalidade seria??? o que vai ser liberado para uso, tudo conta muito na hora de fazer o projeto, passa mais informações para nós, pois é uma rede bem complexa para te dizer o que usar sem ter mais detalhes.
    Bom dia,
    1 - Fibra 100 mega + Net 100 mega;
    2 - São 900 alunos por turno, creio que os 900 não devam utilizar simultâneo, mas é melhor planejar pra que seja os 900 mesmo.
    3 - São 6 Aps no total, 1 a cada 90 metros;
    4 - Liberado: Navegador + Whatsapp + Instagram.

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik + ap's, wifi para 900 usuários - ajuda/recomendação

    Citação Postado originalmente por ernandesks Ver Post
    um rb para gerenciar o dhcp e um monte de ap em bridge para suportar esse tanto de alunos
    Alguma sugestão?

  8. #8

    Padrão Re: Mikrotik + ap's, wifi para 900 usuários - ajuda/recomendação

    Citação Postado originalmente por hugomatosk Ver Post
    Oi bom dia instala a antena unifi e mais cara mas vai resolver o seu problema
    Exemplo: Poderia utilizar uma UNIFI UAP-AC-M-PRO-US MESH?

  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik + ap's, wifi para 900 usuários - ajuda/recomendação

    Bom dia para o que vc quer fazer e um sistema bem mais complexo pois vc tem que ter um gerenciamento total da rede entra em contato comigo 11 965807160

  10. #10

    Padrão Re: Mikrotik + ap's, wifi para 900 usuários - ajuda/recomendação

    Vc tem que alem das aps colocar um mikrotik para gerenciamento para evitar futuros problemas de mal uso da rede

  11. #11

    Padrão Re: Mikrotik + ap's, wifi para 900 usuários - ajuda/recomendação

    Eu faria com aps Unifi e Pfsense gerenciando com proxy e Captive portal,fácil e garantido

  12. #12

    Padrão Re: Mikrotik + ap's, wifi para 900 usuários - ajuda/recomendação

    Muito ruim assim

  13. #13

    Padrão Re: Mikrotik + ap's, wifi para 900 usuários - ajuda/recomendação

    Por que ruim?

  14. #14

    Padrão Re: Mikrotik + ap's, wifi para 900 usuários - ajuda/recomendação

    Nao e so colocar as ap tem que montar todo um esquema para sua segurança e segurança dos alunos

  15. #15

    Padrão Re: Mikrotik + ap's, wifi para 900 usuários - ajuda/recomendação

    Citação Postado originalmente por Fernandols Ver Post
    Eu faria com aps Unifi e Pfsense gerenciando com proxy e Captive portal,fácil e garantido
    Eu faria do mesmo jeito. Gerência com o pfSense e Unifi com o sinal de rádio.

  16. #16

    Padrão Re: Mikrotik + ap's, wifi para 900 usuários - ajuda/recomendação

    Acho importante ter um proxy.
    Mikrotik faz proxy mas não recomendo. PFSENSE com certeza é uma opção.

    Eu consideraria cAP ou outros rádios da MikroTik com antenas maiores setoriais.

    Unifi não faz nenhuma mágica normalmente. Tem uma opção próprietaria de por todos os rádios na mesma frequência e ter soft-handoff. Mas no manual mesmo não recomenda a não ser em casos de aplicações VoIP pois reduz a banda total.

    Mágica de expansão com os pontos desconectados de cabos também não existe, é o velho WDS que reduz a banda a metade.

  17. #17

    Padrão Re: Mikrotik + ap's, wifi para 900 usuários - ajuda/recomendação

    Citação Postado originalmente por hugomatosk Ver Post
    Nao e so colocar as ap tem que montar todo um esquema para sua segurança e segurança dos alunos
    Claro amigo,mas a resposta que eu dei foi um resumo do que ele pode implementar na estrutura dele,essa questão de segurança é elementar mas se for citar tudo detalhadamente vira um projeto escrito aqui.