Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: PTP 14KM Socorro

    14 km é meio complicado para obter taxas boas e ccq bom tbm, ainda mais com varias interferências q podem estar cruzando esses 14 km. Ja tentei usar essas powerbeam em um enlace de 10 km num passou muita coisa não. Em um outro ptp de 5km com powerbeam consegui passar inacreditáveis 45 megas kkk, quase nada. Vai ter q trocar essas antenas se quiser uma melhor performance e dormir sossegado. ubiquite ja era

  2. #22

    Padrão Re: PTP 14KM Socorro

    Citação Postado originalmente por NTTURBONET Ver Post
    perdaoachei q tinha aido certo kk

    fiz aki Anexo 68619Anexo 68620Anexo 68621Anexo 68622
    Nada mudou!!!! Limite EIRP ainda ativo (você tem que desativar OK?). É o "Calcular o limite de EIRP" na aba wirelesse que tem que ser desmarcado/deselecionado.
    Para ter acesso a essa função, você deve HABILITAR os comandos EIRP instalador na aba ADVANCED
    E no rádio AP, na aba MAIN existe uma guia lá em baixo chamada "RegistroEstações" ... É onde você encontra as informações das estações na visão do AP.

    Sem isso... Bom...


    Boa sorte!

  3. #23

    Padrão Re: PTP 14KM Socorro

    Ta desativado o eirp na vou deixar desmarcado

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Nada mudou!!!! Limite EIRP ainda ativo (você tem que desativar OK?). É o "Calcular o limite de EIRP" na aba wirelesse que tem que ser desmarcado/deselecionado.
    Para ter acesso a essa função, você deve HABILITAR os comandos EIRP instalador na aba ADVANCED
    E no rádio AP, na aba MAIN existe uma guia lá em baixo chamada "RegistroEstações" ... É onde você encontra as informações das estações na visão do AP.

    Sem isso... Bom...


    Boa sorte!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ap1.PNG
Visualizações:	124
Tamanho: 	49,7 KB
ID:      	68623Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ap2.PNG
Visualizações:	120
Tamanho: 	57,0 KB
ID:      	68624Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         re1.PNG
Visualizações:	122
Tamanho: 	67,1 KB
ID:      	68625Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         re2.PNG
Visualizações:	124
Tamanho: 	63,5 KB
ID:      	68626

    eh isso

  5. #25

    Padrão Re: PTP 14KM Socorro

    Quantos megabits você pretende passar?

  6. #26

    Padrão Re: PTP 14KM Socorro

    tente achar uma modulação melhor, quanto pior o sinal menor o mcs. pois tenho um enlace com sinal -63/-74 e tou conseguindo passar 40mb nele ainda. va procurando a melhor modulação e aumento um pouco a largura do canal. e ative tambem o complience test via ssh.

  7. #27

    Padrão Re: PTP 14KM Socorro

    Citação Postado originalmente por NTTURBONET Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ap1.PNG
Visualizações:	124
Tamanho: 	49,7 KB
ID:      	68623Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ap2.PNG
Visualizações:	120
Tamanho: 	57,0 KB
ID:      	68624Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         re1.PNG
Visualizações:	122
Tamanho: 	67,1 KB
ID:      	68625Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         re2.PNG
Visualizações:	124
Tamanho: 	63,5 KB
ID:      	68626

    eh isso
    Agora que dá pra ter certeza que tanto AP quanto Station estão transmitindo em sua potência máxima, vamos a análise: Observe o sinal recebido na estação e o sinal recebido no AP. Na estação é de -74dBm/-72dBm H/V enquanto no AP é de -69dBm combinado. Pode-se concluir que o sinal emitido pela estação está chegando melhor no AP do que o sinal do AP está chegando da estação. Isso em geral é sintoma de alinhamento mal realizado ou um problema de fresnel na metade do trajeto pertencente ao rádio de sinal mais ruim (neste caso o sinal pior é -74dBm na estação, pois é menor que os -69dBm do AP).

    Quanto deveria chegar de sinal? A perda no espaço livre para 5800Mhz em 14.5Km é de aproximadamente 131dB.
    Se o EIRP cada rádio é 51dBm, e o ganho das antenas 25dBi, então: 51dBm - 131dB= -80dBm +25dBi = -55dBm<<<< este deveria ser o sinal recebido/informado em cada rádio. Se não extatos, algo próximo.
    Os sinais em média estão na casa de -70dBm. Em torno de 26% a mais que o sinal teórico.
    Eu diria então com base nestes dados: Que há obstrução de fresnel na linha de 80% e somados a isso um leve desalinhamento das antenas. O alinhamento perfeito trará poucos ganhos. Acho que pode atingir -65dBm. O resto é obstrução.

    Para resolver obstrução é necessário conferir a instalação desde o início:
    -A montagem foi feita corretamente? A frente de edificações/telhados/lajes e não atrás? Montagem na lateral de paredes (a parede ficando na lateral da antena e não nas costas?)
    - Há possíveis morros ou prédios na linha de visão ou próxima a linha de visão?
    - Há vegetação (árvores, pastagens, etc) próximas a linha do horizonte no campo de visão?
    -Há linhas de transmissão de energia no trajeto do sinal?
    -Os rádios foram instalados de modo a liberar 15~20mts do fresnel em volta do raio da emissão do sinal em todo o trajeto?

    Tens um longo caminho para solucionar esse mistério!

  8. #28

    Padrão Re: PTP 14KM Socorro

    15 por enquanto ta de bom tamanho

  9. #29

    Padrão Re: PTP 14KM Socorro

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Agora que dá pra ter certeza que tanto AP quanto Station estão transmitindo em sua potência máxima, vamos a análise: Observe o sinal recebido na estação e o sinal recebido no AP. Na estação é de -74dBm/-72dBm H/V enquanto no AP é de -69dBm combinado. Pode-se concluir que o sinal emitido pela estação está chegando melhor no AP do que o sinal do AP está chegando da estação. Isso em geral é sintoma de alinhamento mal realizado ou um problema de fresnel na metade do trajeto pertencente ao rádio de sinal mais ruim (neste caso o sinal pior é -74dBm na estação, pois é menor que os -69dBm do AP).

    Quanto deveria chegar de sinal? A perda no espaço livre para 5800Mhz em 14.5Km é de aproximadamente 131dB.
    Se o EIRP cada rádio é 51dBm, e o ganho das antenas 25dBi, então: 51dBm - 131dB= -80dBm +25dBi = -55dBm<<<< este deveria ser o sinal recebido/informado em cada rádio. Se não extatos, algo próximo.
    Os sinais em média estão na casa de -70dBm. Em torno de 26% a mais que o sinal teórico.
    Eu diria então com base nestes dados: Que há obstrução de fresnel na linha de 80% e somados a isso um leve desalinhamento das antenas. O alinhamento perfeito trará poucos ganhos. Acho que pode atingir -65dBm. O resto é obstrução.

    Para resolver obstrução é necessário conferir a instalação desde o início:
    -A montagem foi feita corretamente? A frente de edificações/telhados/lajes e não atrás? Montagem na lateral de paredes (a parede ficando na lateral da antena e não nas costas?)
    - Há possíveis morros ou prédios na linha de visão ou próxima a linha de visão?
    - Há vegetação (árvores, pastagens, etc) próximas a linha do horizonte no campo de visão?
    -Há linhas de transmissão de energia no trajeto do sinal?
    -Os rádios foram instalados de modo a liberar 15~20mts do fresnel em volta do raio da emissão do sinal em todo o trajeto?

    Tens um longo caminho para solucionar esse mistério!
    to lascado kkkkkkkk
    fiquei em duvida no ultimo 15 a 20 mts como seria isso ?

  10. #30

    Padrão Re: PTP 14KM Socorro

    Citação Postado originalmente por NTTURBONET Ver Post
    to lascado kkkkkkkk
    fiquei em duvida no ultimo 15 a 20 mts como seria isso ?
    É isso aqui: Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         images (1).jpeg
Visualizações:	122
Tamanho: 	7,3 KB
ID:      	68630

    Essa "bolha" central é chamado de zona de fresnel. É tão maior quanto menor a frequência e tão maior quanto maior a distância.
    Em 14Km o fresnel aproximado para 5800Mhz é de 15metros. Então seria aconselhável que alinha do sinal passe entre 30~40mts acima e ao lado de qualquer obstáculo possível.

  11. #31

    Padrão Re: PTP 14KM Socorro

    Citação Postado originalmente por NTTURBONET Ver Post
    15 por enquanto ta de bom tamanho
    Essa é a resposta pra minha pergunta? "Quantos megabits você pretende passar?" Rs

    Bom, se eu fosse eu, eu tentaria:

    - tirar o "A/N misturado" e deixar só no modo "N", se possível
    - como a sensibilidade da PB-M5-400 é -90dBm em MCS10, eu abaixaria potência de saída para 15dBm, ficando distante 25dBm da sensibilidade e com -65dBm no RX

    Em MCS10 você teria os seus 15Mbits. Você tá em MCS15 e querendo passar algo em torno de MCS10. Quanto maior o datarate, menor a sensibilidade e mais difícil passar o que você quer com um local obstruído/poluído.

    Se estiver errado, por favor, me corrijam.

    Abraços a todos e boa sorte!

  12. #32

    Padrão Re: PTP 14KM Socorro

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    É isso aqui: Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         images (1).jpeg
Visualizações:	122
Tamanho: 	7,3 KB
ID:      	68630

    Essa "bolha" central é chamado de zona de fresnel. É tão maior quanto menor a frequência e tão maior quanto maior a distância.
    Em 14Km o fresnel aproximado para 5800Mhz é de 15metros. Então seria aconselhável que alinha do sinal passe entre 30~40mts acima e ao lado de qualquer obstáculo possível.
    Deus lhe abencoe grandemente pela paciencia... debaixo da antena uns 3 mt a frente tenho um pe de manga de uns 10mt a algo aver no lado da torre de 12

  13. #33

    Padrão Re: PTP 14KM Socorro

    Citação Postado originalmente por surfinhu Ver Post
    Essa é a resposta pra minha pergunta? "Quantos megabits você pretende passar?" Rs

    Bom, se eu fosse eu, eu tentaria:

    - tirar o "A/N misturado" e deixar só no modo "N", se possível
    - como a sensibilidade da PB-M5-400 é -90dBm em MCS10, eu abaixaria potência de saída para 15dBm, ficando distante 25dBm da sensibilidade e com -65dBm no RX

    Em MCS10 você teria os seus 15Mbits. Você tá em MCS15 e querendo passar algo em torno de MCS10. Quanto maior o datarate, menor a sensibilidade e mais difícil passar o que você quer com um local obstruído/poluído.

    Se estiver errado, por favor, me corrijam.

    Abraços a todos e boa sorte!
    obrigado Deus abencoe,, como mudo o a/n

  14. #34

    Padrão Re: PTP 14KM Socorro

    Citação Postado originalmente por NTTURBONET Ver Post
    obrigado Deus abencoe,, como mudo o a/n
    Dá uma olhada nas configurações, não conheço painel de configurações UBNT, amigo.