+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda para descentralização de Cenário com 3 CCR1036 fazendo NAT+PPPoE+OSPF, como separar isso?

    Prazados, boa tarde.

    Estou com 3 caçambas ambas carregando água, areia e carvão, ou seja, trabalhando com serviços concorrentes que não é interessante misturar.

    Após alguns estudos e videos assistidos do MUM e outros professores sobre boas praticas com MIKROTIK, fiquei indagado em implementar tais mudanças.

    -Meu cenário hoje: Anexo um rascunho
    1 SW Cisco 2960G recebe LINK e repassa pras CCR
    3 CCR1036 fazendo NAT+PPPoE+Queue+OSPF
    1 SW Cisco 2960G recebe as vlans de rota das CCR e saem as rotas para rua. (UTP/FibraPTP/FTTx)

    Quero dividir os serviços por equipamento, sendo que no cisco vai continuar apenas repassando o LINK e fazendo Port-channel.

    Intuito é uma caixa para cada serviço, ou seja caixa 1 OSPF, caixa 2 NAT masquerade, e caixas 3,4,5 concentrador PPPoE.
    O OSPF não é redundância de rotas e sim para roteamento de 3 blocos /27 de IPs públicos que forneço a alguns clientes, como não temos IP público para fornecer a todos, repassamos por R$15,00 a + mensal para quem requisita.

    Minha dificuldade é, como faço por exemplo para passar o OSPF da caixa 1 e o NAT+masquerade da caixa 2 para as caixas 3,4,5?

    Tenho um pouco de conhecimento desses serviços acima, porém como interligar a topologia que estou quebrando cabeça.

    Aguardo ajuda e desde já agradeço.

    Obrigado.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Diagrama1.png
Visualizações:	362
Tamanho: 	12,7 KB
ID:      	68610

  2. #2
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Ajuda para descentralização de Cenário com 3 CCR1036 fazendo NAT+PPPoE+OSPF, como separar isso?

    Então vamos por partes. Porque usar ospf?
    Se são tão poucas rotas. Use estatísticas.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda para descentralização de Cenário com 3 CCR1036 fazendo NAT+PPPoE+OSPF, como separar isso?

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Então vamos por partes. Porque usar ospf?
    Se são tão poucas rotas. Use estatísticas.
    Essas rotas são para os clientes PPPoE, como são 3 CCR, e não sei utilizar outro protocolo de roteamento optei pelo OSPF.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda para descentralização de Cenário com 3 CCR1036 fazendo NAT+PPPoE+OSPF, como separar isso?

    Mas se você usa PPPoE centralizado, e tem 3 /27, o que presumo ser 1 /27 em cada CCR, qual a necessidade de OSPF? Qual a necessidade de distribuir as rotas para os clientes entre as 3 CCRs?

    No meu ver, seu cenário aí poderia ser simplificado para 1 CCR recebendo link e fazendo NAT de IPs privados para a Internet (os públicos deixa passar sem NAT), e as outras 2 atuando como concentrador PPPoE de forma balanceada. Aí sim você precisa usar OSPF para repassar dos concentradores para a CCR do link, para evitar duplo NAT ou NAT nos IPs públicos.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda para descentralização de Cenário com 3 CCR1036 fazendo NAT+PPPoE+OSPF, como separar isso?

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Mas se você usa PPPoE centralizado, e tem 3 /27, o que presumo ser 1 /27 em cada CCR, qual a necessidade de OSPF? Qual a necessidade de distribuir as rotas para os clientes entre as 3 CCRs?

    No meu ver, seu cenário aí poderia ser simplificado para 1 CCR recebendo link e fazendo NAT de IPs privados para a Internet (os públicos deixa passar sem NAT), e as outras 2 atuando como concentrador PPPoE de forma balanceada. Aí sim você precisa usar OSPF para repassar dos concentradores para a CCR do link, para evitar duplo NAT ou NAT nos IPs públicos.

    Não posso deixar 1 CCR só pq não suporta, o OSPF como os clientes conectam em CCR alternada, por isso utilizo. Os clientes não são fixos por CCR.

    Eu só queria luz na config para fazer uma CCR trabalhar com o NAT masquerade + OSPF e as outras apenas receber tudo pronto e fazer apenas PPPoE+Queue

    Como que faço para a CCR do NAT repassar para as outras 3? Bridge? Trunk?

  6. #6
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: Ajuda para descentralização de Cenário com 3 CCR1036 fazendo NAT+PPPoE+OSPF, como separar isso?

    Com ospf nas outras vc vai anunciar a rede dos clientes, só não esqueci de sumarizar e desativar a mensagens de hello da interface dos clientes pppoe....na 1 primeira, onde tem o nat, vc vai ativar pra enviar a rota default.

  7. #7
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: Ajuda para descentralização de Cenário com 3 CCR1036 fazendo NAT+PPPoE+OSPF, como separar isso?

    Aqui tenho esse cenário usando trunk.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda para descentralização de Cenário com 3 CCR1036 fazendo NAT+PPPoE+OSPF, como separar isso?

    Amigo, procura meu canal no YouTube, André Carlim, tem alguns vídeos e tem um que já vai te ajudar com a história do nat. Se caso precisar de consultoria me chama lá.

    Mas assim, como está usando Mikrotik, evite a todo custo, usar qualquer regra de nat no mesmo equipamento onde serve PPPoE, vai matar o processador.

    Eu usaria uma das 1036 como Gateway/router/nat, e as duas outras 1036, como BRAS, deve conseguir atender até umas 3000 sessões com elas se não usar nat (conntrack ativa).

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda para descentralização de Cenário com 3 CCR1036 fazendo NAT+PPPoE+OSPF, como separar isso?

    Citação Postado originalmente por andrecarlim Ver Post
    Amigo, procura meu canal no YouTube, André Carlim, tem alguns vídeos e tem um que já vai te ajudar com a história do nat. Se caso precisar de consultoria me chama lá.

    Mas assim, como está usando Mikrotik, evite a todo custo, usar qualquer regra de nat no mesmo equipamento onde serve PPPoE, vai matar o processador.

    Eu usaria uma das 1036 como Gateway/router/nat, e as duas outras 1036, como BRAS, deve conseguir atender até umas 3000 sessões com elas se não usar nat (conntrack ativa).

    Obrigado, irei dá uma olhada. O que você falou é exatamente o que estou procurando fazer.