+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Criar provedor via rádio

    Boa tarde pessoal!

    Estou pensando em começar um provedor via rádio para atender meu bairro, cerca de 50 pessoas, e preciso de uma orientação quanto ao equipamento, estou pensando em usar 4 basestation da ubiquiti com 90 graus, aí vem a dúvida, posso comprar somente o basestation ou teria que comprar também o rocket? Tendo em vista que meu cliente mais distante da torre fica a 800m, o que vocês me recomendam?

    Na hora de instalar na casa do cliente também gostaria de uma recomendação de vocês, pois eu estava pensando em usar nano m5, porém dei uma estudada aqui no bairro para montar melhor meu plano de negócios e então decidi destinar uma parte do orçamento para que eu mesmo pague o custo de instalação do cliente, porém se eu usar nano fica quase inviável e o retorno vai demorar, eu poderia usar algum equipamento similar? Caso não, tenho como instalar o nano no cliente e puxar mais de um cabo com controle de banda para atender outro cliente a partir dele?

    Com relação ao restante dos equipamentos o que vocês me recomendam? Pensei em usar RB750 na rede.

    Vou dar mais detalhes sobre o serviço que pretendo oferecer, vou contratar um plano de 35 mb da oi adsl (ficou muito caro o orçamento do link dedicado) e pretendo oferecer planos de 1, 2, 5, 7 e 10 mb aos clientes, sondei o maior concorrente e descobri que mais da metade dos assinantes usam 10 mb, logo acredito que também será meu plano com mais assinaturas.

    Ainda pretendo oferecer um roteador por assinatura aos clientes, qual modelo vocês acreditam que seja melhor e que tenha o melhor preço?

    Se eu estiver esquecendo de algum detalhe podem me avisar.

    É isso pessoal, quem tiver qualquer sugestão ou ideia fica a vontade, pois será meu primeiro provedor então toda ajuda é bem vinda e quem puder me tirar essas dúvidas aí em cima, nem que seja só uma delas eu já agradeço muito!!

    Abraços!!!

  2. #2

    Padrão Re: Criar provedor via rádio

    Basestation é antena setorial, Rocket é o rádio. Você precisa do conjunto Antena + Radio pra formar um AP...

  3. #3

    Padrão Re: Criar provedor via rádio

    Então eu teria que usar um rocket por basestation? Tem alguma sugestão de antena mais barata pelo baixo número de usuários que vou atender?

  4. #4

    Padrão Re: Criar provedor via rádio

    Procura por litebeam 5ac 120.

    Painel ALL in one da ubiquiti. Funciona com ac e m5

  5. #5

    Padrão Re: Criar provedor via rádio

    De início seria a melhor saída mesmo . Litebeam 120ac .

    Se a ideia é ofertar a maioria dos planos a 10mb , certo seria montar a rede toda em AC mesmo . Nano ac sai o mesmo preço ou menos que o M5 .

    Porém 30mb de link me desculpe , mais vai atender uns 5 a 8 clientes . E olhe lá .
    Dedicado e caro por um motivo . Qualidade .

  6. #6

    Padrão Re: Criar provedor via rádio

    amigo, porque nao vai de pacpon, talvez saia mais barato q radio, e podera vender muito mais banda, e ativacao do cliente pode usar roteador intelbras custa de 59 a 69 pila, muitos nao gostao desse tipo de rede, mais particularmente to gostando muito, uso utp, metro china, pacpon e radio, na questao de usar uma antena para varios clientes, eu uso aki tem antena com 5 clientes somente a antena e um switch, de 2 a 5 mgs, nao tive problema nao tenho uns 5 lugares assim,

  7. #7

    Padrão Re: Criar provedor via rádio

    Citação Postado originalmente por NTTURBONET Ver Post
    amigo, porque nao vai de pacpon, talvez saia mais barato q radio, e podera vender muito mais banda, e ativacao do cliente pode usar roteador intelbras custa de 59 a 69 pila, muitos nao gostao desse tipo de rede, mais particularmente to gostando muito, uso utp, metro china, pacpon e radio, na questao de usar uma antena para varios clientes, eu uso aki tem antena com 5 clientes somente a antena e um switch, de 2 a 5 mgs, nao tive problema nao tenho uns 5 lugares assim,
    Bom dia amigão, faz tempo q vc usa rede metro, estou pensando em iniciar com rede metro mas nem sei por onde começar tem como me dá uma Luz?

  8. #8

    Padrão Re: Criar provedor via rádio

    Bom dia a Todos.

    Então amigo.

    1) Estou pensando em começar um provedor via rádio para atender meu bairro.

    a) Na atual situação do Brasil e do Mercado de Provedor, vc têm que tirar a palavra "Pensar" por Planejar.
    Pois os usuários de Internet estão muito exigenteS, seja classe A B ou C.

    Planos muito baixo é só dor de cabeça, os clientes nem se quer navega, só quer medir a velocidade da Internet e ligar reclamando.

    Fora que todos eles semprem compartilham a Internet com os vizinhos.


    b) Vc têm que fazer uma pesquisa de mercado, sair de porta em porta para saber a real necessidade do cliente, hoje não adiantar mais vc achar que vai ter cliente, vc têm que sair realmente da poltrona para saber se é realmente isso que o cliente quer.
    Verificar os concorrentes, pontos fortes e fraco, e qual vai ser seu diferencial em relação a eles.


    2) Preciso de uma orientação quanto ao equipamento.

    a) SETORIAIS: Mikrotik Mantbox Rb 921gs-5hpacd-15s L4 (Rádio já vem integrado)

    Obs. Esse equipamento bem configurado com protocolo proprietário( Nv2). Você consegue passar até 20 megas.

    b) Para os Rádios Cliente: Mikrotik- Routerboard Rbsxt- Sq5nd L3 (lite 5) ou Mikrotik Routerboard Sxt Lite 5ndr2 Rb Sxt Lite5 - 16dbi. Com protocolo Nv2 habilitado tb, com MCS 11.

    c) Roteador no Cliente: Roteador Wireless TL-WR849N 300Mpbs, 4 Portas, 2 Antenas 5dBi - TP-Link


    d) Não esqueça de fazer todo desenho de sua rede bem como o Projeto.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MAPA DA REDE.jpg
Visualizações:	123
Tamanho: 	254,3 KB
ID:      	68635

    Dependendo do Orçamento do via rádio entre direto em FTTH, iniciando com epon.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Projeto FTTH.jpg
Visualizações:	105
Tamanho: 	269,4 KB
ID:      	68633Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Node-01.jpg
Visualizações:	105
Tamanho: 	274,8 KB
ID:      	68634


    Essas são só explanações básicas, pois existem muito mais variáveis envolvida EM UM PROJETO DE PROVEDOR DE INTERNET.


    CONSELHO: PESQUISE, PESQUISE E PESQUISE....


    IMPORTANTE!!!!!


    SE FOR PENSANDO EM ECONOMIZAR EM TUDO, E FIZER UMA SALADA DE RÁDIO BARATO EM SUA REDE, ESQUEÇA.


    HOJE A REALIDADE É OUTRO EM RELAÇÃO AOS ANTIGOS PROVEDORES VIA RÁDIO, OS CLIENTES NÃO ESTÃO PERDOANDO MAIS NADA.



    Atenciosamente,

    Paulo Ronaldo.
    Técnico Em Telecomunicações
    CREA-GO Nº 1012015505TD-GO
    (62) 9.9651-2882
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Projeto_Rede_Bela_Vista.jpg
Visualizações:	118
Tamanho: 	243,7 KB
ID:      	68632  

  9. #9

    Padrão

    Entao...
    Se vc quer um negocio para atender seu bairro vai de AC. Mas se vc quer crescer vai ter que partir para cabo/fibra.
    O problema de iniciar o cabo é o projeto na operadora de energia consequente aluguel de postes.
    Começamos com radio e passamos para fibra e tb mista de cabo/fibra.
    Desenvolvemos uma solução para fazer POE, usamos essa placa que alimenta que alimenta com 12V uma ONU e um switch, assim cada ponto fica isolado sem perigo de queimar tudo em cascata.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cleuzo Ver Post
    Entao...
    Se vc quer um negocio para atender seu bairro vai de AC. Mas se vc quer crescer vai ter que partir para cabo/fibra.
    O problema de iniciar o cabo é o projeto na operadora de energia consequente aluguel de postes.
    Começamos com radio e passamos para fibra e tb mista de cabo/fibra.
    Desenvolvemos uma solução para fazer POE, usamos essa placa que alimenta que alimenta com 12V uma ONU e um switch, assim cada ponto fica isolado sem perigo de queimar tudo em cascata.

    Bom dia, como funciona essa solução? Essas placas tem que serem homologadas?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sacnetcom Ver Post
    Bom dia, como funciona essa solução? Essas placas tem que serem homologadas?
    Nao ha necessidade e homologação por se tratar de alimentação de energia, equipamento passivo.
    Nele pode usar qualquer ONU ou switch. em 8 portas usamos switch intelbras e 16 portas usamos TP-Link.
    https://produto.mercadolivre.com.br/...ista-fibra-_JM

  12. #12

    Padrão Re: Criar provedor via rádio

    Citação Postado originalmente por sacnetcom Ver Post
    Bom dia amigão, faz tempo q vc usa rede metro, estou pensando em iniciar com rede metro mas nem sei por onde começar tem como me dá uma Luz?
    ola ,,, entao prefiro pacpon pelo fato da energia, e na questao q o valor e pratricamente o mesmo, mais a rede metro e simples eh conversor de midia---> placa metro ---->>>metro ---->>> assim por diante porem pro link passar precisa de energia em lugares q tem poucos cliente uso bateria e o contra da rede metro em meu ver eh fazer esquina,, por isso prefiro o pac pois fica passivo e se o cliente desliga a rede continua pois eh olt ---->>splitter onu pacpom ----->>>

  13. #13

    Padrão Re: Criar provedor via rádio

    Boa noite pessoal!

    Como o amigo recomendou acima dei uma pesquisada na rede cabeada com o pacpon e achei um pouco mais interessante pelo custo de instalação do cliente ser menor, ainda tenho que estudar essa possibilidade afinal tenho que decidir sobre os equipamentos e ainda tenho que conseguir passar o cabo pelos postes (vou na responsável pela energia aqui da minha cidade para saber qual a documentação necessária,

    Enfim, agradeço a todos pela ajuda e pelas dicas, muito obrigado!!!

    Abraços a todos!