+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Compartilhar internet com os moradores do predio.

    Boa noite pessoal,

    Eu estou mudando para um prédio totalmente novo, é uma única torre e não tem infra pronta, ele vai ser entregue daqui a 6 meses.

    Eu estou pensando em apresentar na reunião de condôminos a opção de contratar um link de 400 megas
    e compartilhar entre os 140 apartamentos e todos os condôminos dividem os valores dos Switch's POE, cabos utp, roteador, ap's POE, rack e as mensalidade do link.

    A ideia também é utilizar a infra para a instalação das futuras câmeras IP's e disponibilizar o acesso no celular dos condôminos (somente para visualizar as imagens das câmeras).

    Sabe se isso é possível ou se alguém já passou por essa experiencia e me aconselha outro projeto? Não tenho nenhuma licença da Anatel ou outra licença, sou somente um morador que trabalha com infraestrutura Cisco em uma empresa privada e eu estou pensando em administrar essa rede.

  2. #2

    Padrão Re: Compartilhar internet com os moradores do predio.

    Citação Postado originalmente por marcioliranova Ver Post
    Boa noite pessoal,

    Eu estou mudando para um prédio totalmente novo, é uma única torre e não tem infra pronta, ele vai ser entregue daqui a 6 meses.

    Eu estou pensando em apresentar na reunião de condôminos a opção de contratar um link de 400 megas
    e compartilhar entre os 140 apartamentos e todos os condôminos dividem os valores dos Switch's POE, cabos utp, roteador, ap's POE, rack e as mensalidade do link.

    A ideia também é utilizar a infra para a instalação das futuras câmeras IP's e disponibilizar o acesso no celular dos condôminos (somente para visualizar as imagens das câmeras).

    Sabe se isso é possível ou se alguém já passou por essa experiencia e me aconselha outro projeto? Não tenho nenhuma licença da Anatel ou outra licença, sou somente um morador que trabalha com infraestrutura Cisco em uma empresa privada e eu estou pensando em administrar essa rede.
    Licença já está opcional.
    A idéia é ótima mas a execução é complicada por precisar de uma aprovação, muitos dizem que não querem. E o link tem que ser comprado em nome do condomínio. Cuidado com multas pesadas por compartilhar, caso do vivo fibra por exemplo.
    Ainda sim tem que permitir a livre escolha dos moradores.

  3. #3

    Padrão Re: Compartilhar internet com os moradores do predio.

    Vamos imaginar que seja por vias legais, então eu teria que contratar um link dedicado em nome do condomínio e tirar uma licença específica?

  4. #4

    Padrão Re: Compartilhar internet com os moradores do predio.

    Não precisa da licença.

  5. #5

    Padrão Re: Compartilhar internet com os moradores do predio.

    Entendido,

    Obrigado pela ajuda.

    Pode encerrar o Tópico

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Compartilhar internet com os moradores do predio.

    Minha mãe mora num prédio com 28 andares e dois blocos com 4 apts por andar. Praticamente reformaram o prédio em alguns aspectos.
    1- telefonia fixa, eram duas linhas por apartamento, hoje uma e outra para interfone.
    2- não tinha gás encanado, hoje tem
    3- TV a cabo, não tinha mas usava antena coletiva, hoje mais de uma operadora inclusive fibra.
    4- wi-fi do próprio condomínio, e circuito de vigilância.

    Em muitos condomínios desse tipo, possui um medidor de luz próprio sob responsabilidade das operadoras ( TV a cabo e fibra) além do condomìnio, algumas com normas bem rigidas de segurança.

  7. #7

    Padrão Re: Compartilhar internet com os moradores do predio.

    140 x 3 = 420 pessoas (3 por apartamento na média)

    Então seriam pelo menos 420 aparelhos. Vamos considerar mais 1 aparelho adicional e já teremos 580 aparelhos.

    Tudo isso passando por único IP? Veja bem a infraestrutura que irá usar. Uma ONU desses planos GPON de alta banda, certeza que não irá aguentar nat de tantas conexões.

  8. #8

    Padrão Re: Compartilhar internet com os moradores do predio.

    Mesmo deixando de lado a questão de você precisar de licença, vejamos :

    - 140 apartamentos, então são 140 "clientes" com chance de dar problemas. Você disse que trabalha, então quem vai resolver o problema da pesoa que não consegue acessar o facebook dela às 10 da manhã ?
    - Nem todos querem. E daí a pessoa que antes até assinava se muda ,e o novo morador daquele apto não quer. Como fica seus valores e a cobrança ? Teria que cobrar mais caro as mensalidades, sempre, pra ir fazendo um fundo de reserva. Os moradores iam concordar ? Talvez até sim, mas gera muita incomodação..
    o cara quer direcionar portas pro programa p2p dele, daí tem que ser no roteador central ou coisa assim. Você vai fazer ? pra todo mundo ? E os que teimam em querer a porta 1234 e não aceitam ouvir que já está usada ?

    No caso, mais como opinião, se você não for fazer isso de um modo profissioinal, com análise dos custos , documentação e licenças, e preços compatíveis para o negócio se manter, nem comece pra não se incomodar. A última coisa que voce quer é chegar em casa cansado ás 8 da noite, e ter que ficar até 11 ou meia noite resolvendo problema tosco de gente que mexeu no computador e não acessa a internet agora.

  9. #9

    Padrão Re: Compartilhar internet com os moradores do predio.

    Concordo com os incômodos. Mas ainda acho que não precisa de licença. Não vai nem atravessar uma rua pública. Não vai servir terceiros. Um condomínio é uma cooperativa todos pertencem ao condomínio não tem venda de serviço a terceiros. Algumas empresas podem oferecer um certo número de ips dependendo da negociação.
    Talvez adquirir um AS do registro br pra empresa privada também é possível não sei como ficou com a falta de ipv4.

    Pode agregar WiFi em áreas comuns do condomínio interfone cftv.

    Lembre de fazer configurações de segurança e limitações de velocidade. 140 clientes fixos pode ser feito na mão internamente em um equipamento de qualquer marca. Procure sobre MikroTik e edgerouter da Ubiquity.

  10. #10

    Padrão Re: Compartilhar internet com os moradores do predio.

    Vou colocar uma CCR1009-7G-1C-1S+
    para não precisar substituir tão cedo.
    Vou utilizar ela como concentrador principal da rede.

  11. #11

    Padrão Re: Compartilhar internet com os moradores do predio.

    Citação Postado originalmente por marcioliranova Ver Post
    Vou colocar uma CCR1009-7G-1C-1S+
    para não precisar substituir tão cedo.
    Vou utilizar ela como concentrador principal da rede.
    Tenho certeza que vai sobrar. Kkk
    Eu uso 3011 pra números maiores que estes rodando servidores pppoe que você não vai precisar. Em alguns casos 2011 ainda.