+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Uso simultâneo de banda 2.4Mhz e 5Ghz em Roteadores como Funcionam?

    Estou pensando em comprar um Unif Ap AC Lite ou Pro, e estou com algumas duvidas.

    Gostaria de entender melhor as consequências da minha escolha.

    As redes podem ter o mesmo nome para usar opção 2,4Ghz e 5Ghz.?
    As duas redes se comportam como uma só?

    É melhor usar dois nomes e duas redes separadas?
    Os equipamentos escolhem automaticamente o padrão em que vão conectar (B, G , N ou AC?
    Eles escolhem automaticamente a frequência em que vão conectar (2,4 Ghz ou 5 Ghz)?
    Se sim, como?
    Gostaria de orientações para fazer o melhor uso possível do meu equipamento.

    Abraço

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Uso simultâneo de banda 2.4Mhz e 5Ghz em Roteadores como Funcionam?

    Meu celular no caso moto G 5 consegue detectar simultaneamente as duas redes, tenho ativado o roteador portátil por algumas vezes mas não sei informar se opera em duas bandas simultâneas. Sua potência em RF é alta até mais do que alguns roteadores domésticos.
    De acordo com a fabricante ele pode rotear tanto em 2,4 ou 5 GHz.

  3. #3

    Padrão Re: Uso simultâneo de banda 2.4Mhz e 5Ghz em Roteadores como Funcionam?

    Os roteadores tem etapas de RF separadas, e antenas separadas, pra cada banda. O SSID e MAC são os mesmos,então se mandar um aparelho dual band conectar, ele vai conectar ora em 2,4GHz e ora em 5GHz.

    Sobre os smartphones e notebooks dualband, eles tem só 1 etapa de RF, então é 1 conexão por vez, se o sinal 5GHz cair e ele escanear só o 2,4GHz ele conectará nesse.

    Só conecta em 2 faixas diferentes se tiver um notebook com 2 placas minipcie, cada um com antena de uma banda, e mandar ambas conectarem na rede com SSID X e senha Y. Mas produto de fábrica tem só 1 etapa e RF, então conecta só em 1 banda, modo e data rate por vez.

    O comportamento é igual quando você conecta em 2 roteadores com um smartphone, colocando mesmo SSID e senha nos 2 roteadores, ele tende a conectar sempre no primeiro que responder, e geralmente é quem está mais perto ou tem sinal mais alto. Como dualband a tendência seria conectar primeiro em 2,4GHz mas só se essa faixa tivesse canal mais limpo, como eles são mais sujos (Nenhum canal 2,4GHz é exclusivo, ele é parcialmente ocupado pelos 2 ou 4 canais vizinhos) há um pouco de perdas de pacotes então em alguns locais e smartphones a tendência é conectar sempre em 5GHz, só cai pra 2,4GHz quando o sinal 5GHz some (Frequencia mais alta tem penetrabilidade mais baixa, ou seja, cai mais depois de uma mesma parede, cai digamos 3dBm a mais num mesma parede).

    Com Unifi não existem os problemas de roteador travar por ficar em moto AUTO, neles SIM é melhor deixar em auto, eles SIM tem sistema operacional decente (Um TPLink 740n de R$ 65 vai travar pelo menos 1x por semanase tiver muito pacote nas conexões e estiver em modo auto. Qualquer roteador barato tem esse problema, por isso são baratos, pra você gastar com otimização de configuração). Unifi é daqueles equiptos que fica 100% estável com um mobile velho em 802.11b e sinal -82dBm, do lado de um smartphone novo 802.11n em 2x2, não tem com o que se preocupar, bota a rede em modo auto, idem pra data rates e cia, e deixa o bicho trabalhar, porque o sistema operacional deles é MUITO mais inteligente que os roteadores domésticos comuns onde tem que ficar otimizando tudo. Com Unifi é configurar uma vez, e nunca mais mexer, vai operar nas 2 bandas perfeito, vai escolher o melhor modo, vai ter pouquíssima perda de pacotes com sinal baixo, é outro mundo em matéria de experiência de uso (Principalmente se tiver 2 ou 3, a troca de conexão de 1 pra outro Unifi nem é notada, no ping dá pra ver que dá uma falhada, mas numa chamada de voz ou num download não dá pra notar direito). Enfim, Unifi é dos poucos equiptos que realmente deixar tudo no default é uma boa. Precisa poder de processamento e sistema operacional muito bom pro modo auto operar bem, e isso custa R$ 500 mesmo, não tem como esperar que roteadorzinho de dona-de-casa de R$ 65 seja minimamente inteligente no modo automático.

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Uso simultâneo de banda 2.4Mhz e 5Ghz em Roteadores como Funcionam?

    ruben; no sábado agora fiz um roteamento pelo meu celular e pasmem, muito melhor do que esses roteadores domésticos ou será por que no caso a Claro estava com 50 M, enquanto os provedores pequenos ma chega a 5 M. A Tim em 4 G raramente chega a 16 M.
    Não senti um aumento exagerado no consumo da bateria, mesmo com 4 horas ativos, de acordo com a Motorola são 23 dBm em 4 G e 20 dBm no wi-fi ou no modo repetidor portátil.

    A maioria dos roteadores, os novos possuem 20 ou 23 dBm irradiados até menos, em muitas casa ainda ficam escondidos atrás do monitor, TV e pior normalmente na sala da frente e reclamando que não tem internet na casa toda mesmo com 50 m², sem contar que a durabilidade é restrita em torno de 3 anos. Troca de IPhone ou galaxy S todo ano ( 4.000) e não quer gastar num AP decente de 500.
    Dois anos que uso 3Com, quase um com bullet mas não sei o que é travar a menos que dê umas piscadas de luz. Ficamos atrás de roteadores com 100, 150, 300, 450, 720 Megas ou 1 Giga, onde num ambiente doméstico( 4 pessoas, 8 dispositivos) com bullet, groove ou mesmo tipo CPE/nanostation com 54 M resolveria.

  5. #5

    Padrão Re: Uso simultâneo de banda 2.4Mhz e 5Ghz em Roteadores como Funcionam?

    Tem que ver que esses 20-23dBm prometidos por muitos roteadores é em data rates altos. Sem um amplificador interno, a maioria dos roteadores baratos tem a saída de RF direto do chipset, com 12-14dBm nos maiores data rates, e a mania extremamente burra de tentar usar os maiores data rates (Por isso ao fixar a conexão em data rate baixo a estabilidade aumenta horrores neles). São equiptos onde a conexão cai, mas eles não descem pra data rates que operam com sinal baixo tipo MCS0.

    Smartphone tem o chipset de RF junto com o chipset principal, onde está desde GPU até a CPU, então basicamente a etapa de RF tem todo o poder de processamento da CPU do smartphone pra processar os dados quando opera como AP.

    A limitação aparece quando bota um smartphone, ou adaptador USb, ou notebook, como AP e conecta vários aparelhos neles. Quando a eletricidade acaba (Algumas vezes por semana. Roça é terrível) boto meu netbook como AP, e... enquanto tem só um smartphone conectado rodo até filmes 1080p tranquilo via wifi depois de 4 paredes, mas se conecto 3 smartphones é só um acessar algo via rede que a velocidade dos demais cai muito, basicamente não dá nem pra rodar filme a 240p simultaneamente em 2 smartphones! É tipo quando está copiando 1 arquivo no Windows e a velocidade de cópia a digamos 20MB/s, ao começar a copiar um segundo arquivo a velocidade de cada um fica em digamos 5MB/s, ou seja, a velocidade somada dos 2 é MUITO mais baixa que 1 instância apenas, é reflexo da falta de poder de processamento na última parte envolvida, o chipset do HDD no caso da cópia de arquivos no Windows, e o chipset interno de RF pobre nos smartphones, notebooks e adaptadores USB comuns.

    Na época dos provedores via rádio com planos de 64kbps dava pra usar placa PCI quase como como AP pra 30 clientes, era tráfego tão minúsculo que até isso dava conta. Mas dia que tentar usar todos os 4Mbps de throughput do padrão 802.11B em míseros 5 clientes com uma placa dessa, dá pra ver de longe como é hardware pobre, é botar qualquer placa com chipset mais poderoso, mais cache, amplificador melhor, e outro protocolo entre placa e CPU, que o desempenho melhora 10 vezes, usando o mesmo protocolo velho (Tá, o tipo de pacote mudou, de pacotinhos esparsos de 30KB do MSN, rumo a 25 conexões semi-abertas do Android, a coisa mudou muito, mensagem do MSN era perdida ou demorava, enquanto do Whatsapp é entregue sem falha e muito mais rápido porque a conexão semi-aberta tá mais pra "conexão aberta e sempre usada", tem muito mais tráfego hoje, não dá muita coisa em bytes por segundo, mas ocupa muito do roteamento com essas conexões semi-abertas sendo usadas quase todo segundo, é tipo usar p2p com 300 conexões simultâneas num modem ADSL USB de 2001, era certeza de travamento.

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Uso simultâneo de banda 2.4Mhz e 5Ghz em Roteadores como Funcionam?

    ruben, são 14 dBm, com antena que diz ter 3, 5, 6, 10 dBi e não tem nem 2 se bobear. Comprei da Hyperlink prometendo 15, mas em relação a uma antena unit, ganhei 5 metros e ganhei na zona escura. Multilaser nessa antena teve cobertura maior.
    Reduzi num bullet a 10 dBm, no moto G tenho cobertura mas outras marcas esquece, num determinado ponto alguns notebook acesso ao meu AP, troco a placa naquele que não funciona continua não funcionando.

    Celular da minha ex, é um Samsung J7, e no meu moto G5 S, tenho um alcance de mais 4 metros de vão livre no wi-fi, e o meu celular está com dual band ativado, teoricamente teria um ganho menor.
    Atualmente suas antenas estão na parte inferior do aparelho, e não mais na parte superior( alto falante, câmera etc). Acredito ser por questões de segurança( brincos). o que manda é como essas antenas são projetadas.