+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas de MCS AP M5 x AP AC

    Então estou com uma dúvida , como funciona o trabalho do MCS do AP em AC mixed mode , se temos 5 opões para marcar ou deixar automático
    1x BPSK
    2x QPSK
    4x 16QAM
    6x 64 QAM
    8x 256QAM

    Pois bem . Como vai trabalhar uma air grid , e uma nanobeam por exemplo nesse AP ?

    Pois nas M5 pelo que pesquisei , colocando um cliente COM AIR GRID o AP já cai pela metade o rendimento . Digamos que está em MCS 13 com potencial de chegar a 50MB agregado , colocando uma grid nesse ap , ele vai trabalhar em MCS 5 , caindo o rendimento para 25MB no mesmo cenário ( de exemplo perfeito)

    As litebeam 120ac tem se mostrado mais eficiente que as Rocket M5 . Pelo menos pra mim . Porém tenho muitas Air grid na rede , o que limita tbm o AP .

  2. #2

    Padrão Re: Dúvidas de MCS AP M5 x AP AC

    Airgrid suporta todos os modos de modo 802.11N, ou seja, de BPSK até 64QAM.

    A diferença é que ele só tem 1 chain, só 1 polarização, então ele vai usar MCS0 até MCS7, que são as modulações com 1 polarização.

    MCS8 até MCS15 são modulação de dupla-polarização, MCS13 então também. Não adianta colocar em MCS13 e usar Airgrid, MCS13 é 64QAM com acho que 2/3, o Airgrid usará o modo 64QAM com 2/3 mas só com 1 polarização, que é MCS5.

    Enfim, o problema de Airgrid é só a falta de dupla-polarização pra fazer MIMO (O M do nome M5 é porque ele suporte Multi-alguma-coisa, mas é MISO ou SIMO, ou 1T2R, ou 2T1R, enfim, ele pode se conectar numa torre com 2 chains na mesma polarização (2 antenas na vertical, igual roteador de mesa com 2 antenas), ele tem CAPACIDADE pra isso, mas usar isso em ambiente outdoor é loucura, o throughput é péssimo. Capacidade não tem nada a ver com qualidade. Eu sou capaz de correr, mas.... em talvez 20% da velocidade do Usain Bolt...)), não tem como misturar ele e CPE's dupla polarização e esperar muita banda, com polarização simples EU não venderia planos maiores que 5Mbps, a não ser que tenha só 4 ou 5 clientes por setorial.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvidas de MCS AP M5 x AP AC

    então.. minha conclusão... estava instalando saladas de cpe, parei. só ubnt OK!

    agora vejo que errei mais de uma vez, ja deveria ter tentado instalar somente mimo , assim maximizaria a rede... mais como ja esta tudo misturado me resta ir aos poucos , usando apenas cpe mimo. ou tem 2 aps na torre... um misturado/planos menores...e outro AC e mimo/AC

    obrigado Rubem!!

  4. #4

    Padrão Re: Dúvidas de MCS AP M5 x AP AC

    Não tem problema trabalhar em siso se os planos não são muito altos e o rendimento do ap não vai cair ele vai apenas mandar siso para a argrid as que for de mimo vai ser vantagem apenas se vc vender velocidade maiores e bom intercalar colocar argrid na vertical e horizontal. assim vc divide mais o ap. Argrids vc coloca em clientes mais distantes como a argrid 27 pois a ubnt não colocou nada de baixo custo nas novas cpe ac em 27dbi. Ai vc vende os planos menores para quem tem argrid, e quem precisa de plano maior coloca mimo, ate uns 10 mb com siso no ap vai de boa desde que tenha nivel de sinal satisfatorio , mais lembra de intercalar coloca um cliente na vertical o outro na horizontal deixa nivelado que ai dois cliente ocupa um mimo pro ap achei sacanagem da ubnt não fazer a litebeam para ser colocada na horizontal.

  5. #5

    Padrão Re: Dúvidas de MCS AP M5 x AP AC

    ja tenho assim. o rendimento é satisfatório , mais assim, se tem uma air grid , o AP vai ''entender'' e usar apenas mcs 0 a 7 , então os cliente MIMO vai ter melhor rendimento mesmo usando mcs 0 a 7?

  6. #6

    Padrão Re: Dúvidas de MCS AP M5 x AP AC

    Citação Postado originalmente por guiggoo Ver Post
    ja tenho assim. o rendimento é satisfatório , mais assim, se tem uma air grid , o AP vai ''entender'' e usar apenas mcs 0 a 7 , então os cliente MIMO vai ter melhor rendimento mesmo usando mcs 0 a 7?
    Vai pois para ele ta sendo mandado mimo,deste que no ap fique setado todos os mcs, uma argrid vai a limitação e o siso enquanto para ela o maximo que vai e mcs7 para o outro o maximo e mcs15. Se vc não usa muito upload e bom setar um mcs baixo na cpe assim diminui interferencia e ajuda a aumentar a performance da ap.

  7. #7

    Padrão Re: Dúvidas de MCS AP M5 x AP AC

    acho que não funciona assim, pois quando tem air grid, mesmo deixando o AP em MCS 10 (tenho um assim) e com um cliente com uma nanoloco m5 setei o datarate em MCS9 , nas configurações do AP ele trabalha em MCS 3 .

    na vdd essa era a duvida inicial do topico...se em AC poderia ter um AP mais esperto e reconhecer mimo e siso...

  8. #8

    Padrão Re: Dúvidas de MCS AP M5 x AP AC

    Bom ai vc ta falando em upload quando seta na cpe o mcs vc ta setando o upload maximo dele, e tambem depende dos niveis de sinal um cliente se não tiver nivel de sinal satisfatorio para aquele mcs ele vai modular para baixo. Experimenta em bancada com potencias baixa um siso e um mimo no mesmo ap, vc vai ver qual o maximo dos dois. Procure por informaçoes de niveis de sinais para obter cada mcs.

  9. #9

    Padrão Re: Dúvidas de MCS AP M5 x AP AC

    eu uso MCS baixo mesmo... meus planos são baixos... maioria 2 e 4 MB ... porém nesse AP a nanoloco esta com sinal -62-62 ...
    no ap aparece conectada em MCS 3... por isso ACHO que trabalha no mesmo mcs das grid.

  10. #10

    Padrão Re: Dúvidas de MCS AP M5 x AP AC

    Bom tem que entender que algum ap so aumenta o mcs quando esta em uso o mikrotik faz isso com frequencia e tipo uma economia de energia agora os ac da ubnt não sei se faz o mesmo eu não tenho muita experiencia com a linha ac. Faz um teste de velocidade para ver se o mcs aumenta, o ideal e vc pegar e testar em bancada para ver os resultados se continua o mesmo problema, o rocket m5 isso não acontece muito, agora mikrotik sim ele aumenta mais quando ta em uso.

  11. #11

    Padrão Re: Dúvidas de MCS AP M5 x AP AC

    Só um detalhes, esse problema de AP ficar restringindo data rate mesmo quando tem sinal suficiente é problema do firmware! Os padrões do IEEE e os chipsets (Mesmo os baratos) não tem essa restrição! Eles DEVEM (Por força do padrão da IEEE) se comunicar com um cliente em MCS9, com outro em MCS3, e com outro em MCS15.

    Só que como isso gasta muito processamento, imagino que a UBNT as vezes capa certos suportes pra poder usar sem travamentos chipsets pobres tipo um AR7240 num Rocket M5 versão XM. Com chipset basicão desse não dá pra fazer muita coisa inteligente, porque se tentar, ele vai aquecer, e vai travar (Tipo meu Bullet M2 como AP nos fundos de casa, que trava 1 a 3x por semana, só limitando data rates e outras coisas ele fica estável. É botar pra processar muita coisa que trava, e dá um belo trabalho tirar a fonte da tomada pra ter acesso a ele novamente).

  12. #12

    Padrão

    Deve ser por isso que queimava tanto chip de rf dando perca de potencia nessas antenas xw devia esquentar absurdo por causa desses processamento de datarate alto.

  13. #13

    Padrão Re: Dúvidas de MCS AP M5 x AP AC

    Troquei um Rocket m5 por um lite Ac hoje , e realmente limita o datarate quando tem grid .

    Resumindo , talvez aguente um pouco mais de clientes , mais a banda passante vai continuar 16QAM 39/43 . Ou seja nos melhores hipóteses banda passando de 20 MB .
    Seria isso rubem?

    Mesmo sendo upload responsável por 10% do tráfego ?

  14. #14

    Padrão Re: Dúvidas de MCS AP M5 x AP AC

    É pra dar os 20Mbps em MCS4 em PTP. Em PTMP com digamos 10 usuários duvido que chegue a 15Mbps na real. Agregado mesmo, porque por mais que upload não use muita banda, ele gasta tempo de troca de dados, a estação pergunta se pode enviar, o ap responde que sim, o ap envia cada pacote, o ap responde o checksum de CADA pacote, e por aí vai, o tempo de resposta de pacote de upload come tempo de transmissão do AP também. Não é tão grave, não gera delay de segundos, é que a taxa de bytes por segundo cai, por mais que a sensação de velocidade não pior tanto, levar meio segundo a mais pra abrir um site não é o fim do mundo.

  15. #15

    Padrão Re: Dúvidas de MCS AP M5 x AP AC

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    É pra dar os 20Mbps em MCS4 em PTP. Em PTMP com digamos 10 usuários duvido que chegue a 15Mbps na real. Agregado mesmo, porque por mais que upload não use muita banda, ele gasta tempo de troca de dados, a estação pergunta se pode enviar, o ap responde que sim, o ap envia cada pacote, o ap responde o checksum de CADA pacote, e por aí vai, o tempo de resposta de pacote de upload come tempo de transmissão do AP também. Não é tão grave, não gera delay de segundos, é que a taxa de bytes por segundo cai, por mais que a sensação de velocidade não pior tanto, levar meio segundo a mais pra abrir um site não é o fim do mundo.
    E a nova geração rocket prism gen2 tem esse tipo de problema ou e mais robusto?

  16. #16

    Padrão Re: Dúvidas de MCS AP M5 x AP AC

    Citação Postado originalmente por guiggoo Ver Post
    Troquei um Rocket m5 por um lite Ac hoje , e realmente limita o datarate quando tem grid .

    Resumindo , talvez aguente um pouco mais de clientes , mais a banda passante vai continuar 16QAM 39/43 . Ou seja nos melhores hipóteses banda passando de 20 MB .
    Seria isso rubem?

    Mesmo sendo upload responsável por 10% do tráfego ?
    Melhor vc dividir se possivel as redes deixa as cpe siso em uma celula separa tipo coloca num nanostation m5 ou rocketm5 ate um nanoloco como ap se não quiser ocupar muito espaço. E deixa as mimo no ac pelo menos como um teste para verificar se melhora.

  17. #17

    Padrão Re: Dúvidas de MCS AP M5 x AP AC

    Não conheço bem os Rocket Prism.

    Nenhum aparelho devia ter esse problema, as vezes esse comportamento muda a cada atualização do firmware, é uma bagunça, UBNT obriga a gente a viver como noob testando equipamento até achar um Lego que encaixa, porque o protocolo da IEEE diz uma coisa mas o firmware faz outra.